Microsoft bloqueia atualizações do Windows 10 a quem usar o antivírus Avast e AVG

63 Comentários

[Atualização] Posicionamento da Avast referente a este problema

Ter o Windows 10 atualizado e sempre com as mais recentes versões é algo essencial. Só assim recebem as mais recentes correções de problemas e até as novas melhorias que foram sendo desenvolvidas e lançadas.

A atualização de novembro do Windows 10 trouxe algumas novidades, mas que agora estão a ser bloqueadas. Todos os utilizadores com o antivírus Avast ou AVG estão a ter problemas em atualizar, podendo mesmo ver esta instalação ser bloqueada.

Windows 10 AVG Avast antivírus Microsoft

Novo problema de antivírus com atualizações do Windows 10

A Microsoft tem procurado manter um controlo bastante apertado nas suas últimas atualizações. Quer garantir que apenas nos momentos certos estas são entregues aos utilizadores, evitando assim problemas graves e que podem ter consequências bem piores.

Este processo tem funcionado e, aparentemente, foi agora novamente ativado. Está a ser usado em utilizadores que tenham instalado os antivírus AVG ou Avast. A Microsoft descobriu um problema recente e assim resolveu colocar estes em pausa.

A revelação deste problema está na página de suporte da Microsoft, onde a marca revela que detetou o problema com a ajuda da própria Avast. Afeta as versões 1903 e 1909 do Windows 10.

Windows 10 AVG Avast antivírus Microsoft

AVG e Avast têm problemas com o SO da Microsoft

O problema parece estar presente em todas as versões do software antivírus que usem o motor Antivirus 19.5.4444.567 ou anterior. Apenas com a atualização deste software será possível posteriormente a atualização do Windows 10.

Tanto a Avast como a AVG publicaram artigos (1 e 2) sobre este problema que está a afetar as atualizações do Windows 10. A Microsoft recomenda de forma firme que nenhum utilizador tente contornar esta limitação. Fazer a atualização de forma manual irá causar sérios problemas ao Windows 10.

Este é mais um problema que está a afetar o sistema operativo que mais utilizadores usam. O problema com um antivírus é grave e pode limitar a atualização de qualquer um destes elementos. É por isso urgente resolver este problema, ainda que seja com uma simples atualização de software.

Atualização: Posicionamento da Avast referente a este problema

Conforme observado nas nossas mensagens de serviços, tanto para Avast quanto AVG, os utilizadores que estão a utilizar versões anteriores do nosso software precisam primeiro atualizar o antivírus antes de realizar atualizações para as versões mais recentes do sistema operativo da Microsoft.

Qualquer aplicação Avast ou AVG, que contenha o antivírus versão 19.5.4444.567 ou anterior, pode ser afetado quando houver a tentativa de atualização para o Windows 10 1903 ou Windows 10 1909.

A Avast e a Microsoft sempre trabalharam juntas para solucionar questões como esta, por meio de um processo controlado. Embora isso possa afetar menos de 1% da base de clientes Avast e AVG, a segurança de todos os nossos clientes é a nossa prioridade absoluta, e é importante que eles usem as versões mais atuais dos nossos produtos para obter os recursos mais recentes e garantir proteção completa.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Com os 2 piores Antivírus, não é de admirar.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Quais são os 2 melhores?

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Utilizador e bom senso

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Muito útil…

        2. Avatar de Vítor M.

          😀 está boa sim senhor.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Achas Vitor? Eu acho triste. Falar mal toda a gente sabe mas fazer um comentário construtivo partilhando (admitindo que sabem) quais são os melhores antivirus grátis, isso já é mais difícil…

        3. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Normalmente são os 2 piores…

        4. Avatar de JCFB
      2. Avatar de Carlos Costa
        Carlos Costa

        gratuitos? Kaspersky Free e bitdefender free

      3. Avatar de rand
        rand

        Windows Defender mais scan mensal com malwarebytes.
        Uso também a ferramenta TinyWall para firewall.

        Não sei se é a melhor combinação mas até agora não me tem deixado ficar mal.

        1. Avatar de LuisAlfa
          LuisAlfa

          malwarebytes muito bom as vezes uso

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Uso igualmente excepto a firewall

      4. Avatar de eduardoS
        eduardoS

        Eset Avira

      5. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Há muitos anos que deixei de usar antivírus. Já percebi que os antivírus são parte do problema e não parte da solução. O Windows defende-se sozinho, mas, obviamente, o utilizador tem de o ajudar.

      6. Avatar de Iglésias
        Iglésias

        Um deles é Kaspersky

    2. Avatar de eduardoS
      eduardoS

      Quem usa Avast e AVG tem mais é que viver no limbo mesmo.

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    O título é exagerado. Tenho várias máquinas com Windows 10 e Avast, e actualizaram para a versão 1909 do Windows sem qualquer problema. É claro que tento manter todo o software de antivírus sempre actualizado para não haver problemas de maior como foi dito neste artigo que poderão existir se não fizer as actualizações.

  3. Avatar de golo
    golo

    os antivírus referidos, só os usei uma vez entre tantos outros e não valem nada, detectam falsos positivos em tudo o que mexe e não mexe, ficaram riscados na minha lista como outros, por isso não é de admirar que tenham problemas.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Quais os que aconselhas?

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Norton ou Karspersky.

      2. Avatar de Matias
        Matias

        EHS Hyper Security

      3. Avatar de P. Ribeiro
        P. Ribeiro

        Luís, usa o que vem com o Windows, o Windows Defender. Integrado no SO, não intrusivo, seguro… É suficiente e não te dá problemas de incompatibilidades.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nenhum, não preciso de antivirus o que vem no windows chega perfeitamente porque o melhor antivirus é o utilizador.
        Podes ter o melhor antivirus do mundo mas se fores um nabo em TI ficas infectado na mesma.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Então especialistas em IT aconselham que os utilizadores não utilizem anti virus, é isso? Especialistas em IT são tão bons que caçam virus à estalada, é isso?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Especialistas em IT sabem que o melhor Antivirus são eles. Mas já percebi que não sabes do que estou a falar.
            Eu não sou especialista em IT e não uso antivirus a não ser o que vem por defeito, porque a melhor defesa que podemos ter num pc é o seu utilizador.

          2. Avatar de PeterSnows
            PeterSnows

            Sim é isso mesmo. Prefiro um utilizador informado que o melhor anti-vírus do mercado.
            Um utilizadores que não corra executáveis duvidosos, que saiba distinguir um bom site de um falso (certificado, url, ), que saiba ver uma email real de outro falso (ver como foi enviado o email, se o conteúdo é duvidoso (path de envio duvidosa, links estranhos escondidos por texto bonito, …)), ….
            O melhor é educar o utilizador.
            Não existe anti-vírus que resista a um utilizar que não sabe detectar de onde vem o perigo.
            .
            Ou isso , ou não dar permissões aos utilizadores e limitar o mal que podem fazer.

      5. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Se sabes o que fazes, fic-te pelo do Windows. Se não sabes o que fazes…nem devias ligar o pc.

  4. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    O Windows Defender e uma pesquisa semanal com o MalwareBytes, chegam para o utilizador do dia a dia

  5. Avatar de Mário
    Mário

    Depois de ter experimentado vários anti-vírus entre os quais estes dois que aqui são refeidos cheguei á conclusão que o Windows Defender faz a mesma coisa e até melhor que a maioria dos anti virus. Problema resolvido….

  6. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    Antivírus Avira é dos melhores, mas pode- se desativar a função da Microsoft nas defenicoes,caso queira correr riscos.

  7. Avatar de Jose Pereira
    Jose Pereira

    Há muitos anos que uso o AV da microsoft, top.
    Bom senso é a melhor proteção.

  8. Avatar de Menino
    Menino

    Acho que como a maioria dos usuários, começa quase sempre com um desses, passei a não gostar muito, ambos enchem o saco com um rebanho de coisa extra que nunca vou usar e pra piorar o avast ainda fala, sem falar nos problemas de falso positivo e pesa pra caramba até o avira entra nessa. Kaspersky free, panda free ou até mesmo o windows defender, funcionam muito bem.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Eu estava com o avast e nenhum problema de virus bastou seguir a sugestão do baboo em usar o panda free foi o suficiente de um ransoware encriptar todos os meus arquivos bo win 7 ultimate..portanto voltei a usar o avast novamente

  9. Avatar de Thiago
    Thiago

    Sou engenheiro residente pela DXC e usamos o McAfee e também deu problemas com este antivirus.

  10. Avatar de Gil. Araújo
    Gil. Araújo

    Uso o Kaspersky Total Segurity, há 3 anos, sempre me protegeu, inclusive quando entro num site com cadeado verde do Google, ele n deixa abrir quando verifica que é um site perigoso. Gosto também do Eset.

  11. Avatar de Gil. Araújo
    Gil. Araújo

    Uso o Kaspersky Total Segurity, há 3 anos, sempre me protegeu, inclusive quando entro num site com cadeado verde do Google, ele n deixa abrir quando verifica que é um site perigoso. Gosto também do Eset.

  12. Avatar de Gil. Araújo
    Gil. Araújo

    Uso o Kaspersky Total Segurity, há 3 anos, sempre me protegeu, inclusive quando entro num site com cadeado verde do Google, ele n deixa abrir quando verifica que é um site perigoso. Gosto também do Eset.

  13. Avatar de McGomes
    McGomes

    Trabalho em TI e no Windows 10, o ANTIVIRUS do próprio Sistema Operativo funciona muito bem.

    1. Avatar de RdB
      RdB

      Só podes estar a brincar… nem acredito no que acabei de ler.

      1. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Porque não sabes. O melhor é nem ligares o pc. Os antivírus são parte do problema e não parte da solução. Aqui o McGomes está pleno de razão.

  14. Avatar de André Murcho
    André Murcho

    O Anti vírus da Microsoft é a melhor opção. Faz tudo o que os outros fazem. Prefiro o Windows defender, do que instalar outra porcaria gratuita ou crackeada ativada “á Zé do pipo” . Se quiser comprar um antivírus que vale a pena, compro licenciado.

  15. Avatar de André
    André

    Agora o pessoal fica na duvida, qual dos 2 males escolher? ou teem que instalar o AVG ou AVAST para evitar as actualizações ou então nao instalam estes 2 cancros de AV e teem de gramar com o cancro das actualizações.

  16. Avatar de JCFB
    JCFB

    ublock origin no browser e bom senso para mim chegam. Não uso antivírus porque desperdiçam desnecessariamente recursos do computador.
    Até o win defender removi da instalação do windows

  17. Avatar de EmersonBastos
    EmersonBastos

    Gosto bastante do Avira, até hoje não ha do que reclamar.

  18. Avatar de João
    João

    É mais uma manobra de marketing fatela da Microsoft enfim com a continuação há-de aparecer coisas ainda mais ridículas

  19. Avatar de luis
    luis

    cortei esse tipo de problemas
    LINIX MINT

  20. Avatar de RdB
    RdB

    ALERTA! Estou traumatizado com a maioria dos comentários acima.
    Para um utilizador casual o Windows Defender resolve 95% (digo eu mas deverá ser ainda inferior) dos casos de potenciais ameaças. Para o utilizador regular o Windows Defender não é suficiente! Repito NÃO É SUFICIENTE! Tem baixa taxa de deteção de ameaças vs a maioria dos antivirus pagos. E não… o utilizador e o bom senso não são a solução. Pelos vistos a maioria das pessoas não sabe que há virus/malware silenciosos que se instalam sem que o utilizador tenha de clicar em nada… enfim… já me alonguei. Adeus e boa sorte para os corajosos que não têm anti-virus.

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Desculpa, mas então tens de aprender/ler/investigar. Há anos que larguei os antivírus e a partir daí acabaram-se os problemas com as máquinas. Tenho equipa com pc Windows, só com o defender, tudo gente capacitada a mexer num pc…e pasme-se : zero problemas. Tens é de saber. Como já repeti antes, os antivírus são parte do problema e não da solução.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Xoninhas diz-me uma coisa, imagina que usas uma Pen, imagina.. e pensa neste caso. Usas uma pen e metes num pc de um amigo que confias muito, mas o PC esta infectado, imagina se o “Hacker” remotamente se apercebe disso.

        Vai a tua pen e tens la um CCleanerx64_setup.exe (exemplo quem diz CCleaner diz outro programa seja ele qual for) e ele substitui e mete um igual, mas com malware a executar por detrás (um joiner) basicamente faz com que tu quando abrires o ccleanerx64 ele abre o executável normal, da para instalar tudo certo, mas por detrás instala um trojan.

        E esse trojan esta encriptado contra todos os antivirus, não há deteções.

        Chegas a casa, metes a pen no teu PC e imagina só que instalas quando precisares… (ele pode fazer spread também) mas imagina que instalas no teu PC ou noutro pc qualquer.

        Como vais adivinhar que aquilo é um malware? Pelo Windows Defender? ROFL, nem detecta metade. Um crypter básico da a volta ao Windows Defender de uma maneira simples.

        Wait vais ver o icon? Da para mudar, vais ver o que as informações? Da para mudar.

        Quem diz pen, diz outra coisa qualquer seja Cloud etc…

        Meus amigos, o melhor antivirus é o utilizador. Mas nem sempre ganhas, nem sempre saberás quando isso acontece ou poderá acontecer. É raro, mas quem é perito nisso pensa nestas coisas muito alem do que imaginas, arquitectar um plano é para sábios não para lammers.

        1. Avatar de Lina de Siracusa
          Lina de Siracusa

          Conclusão: Nunca metas a tua pen no pc de um amigo!

          1. Avatar de Fer
            Fer

            Pois! É que, quanto muito, passa a ser amigo/a colorido /a.

  21. Avatar de Gil. Araújo
    Gil. Araújo

    N tenho certeza, mas acho que os desenvolvedores de AVs usam a engine da Microsoft em segurança. Uns tempos atrás, a Kaspersky entrou em conflito com a Microsoft, pois n deixava o seu antivírus funcionar no sistema. Entraram em acordo, onde decidiram que o as AVs ao serem instalado, o W. Defender é desligado, pra n ter conflitos. Lógico, o dólares foi alto da Kaspersky. Concordo com os comentários, no tocante que a melhor segurança está o usuário, onde n se deve clicar em tudo na internet. Nos testes de AVs, o WD, se encontra com boas avaliações. Vale apena testar. Como o meu Av, só termina há um ano, vou tendo a segurança da Kaspersky. Acabando vou testar o WD.

  22. Avatar de Marcus Vinícius Morrone Sartori
    Marcus Vinícius Morrone Sartori

    Pessoal, como eu sempre acompanhei o fórum do Baboo, de antivírus gratuito tem o Eset, Avira e o Panda… AVG é fraco e Avast é bom, pq nunca me deu problemas. Dos pagos temos: McAfee q é ótimo, Kapersky, Norton, entre outros. Sempre é bom ir pesquisando

  23. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    E assim se alimenta um mercado de antivirus no famigerado sistema da Microsoft. Ha que ganhar dinheiro com os trouxas hahahaha

  24. Avatar de Flávio Pacheco
    Flávio Pacheco

    Tanto se escreve acerca dos antivírus.. Não se esqueçam é dos Backups.
    Uma Firewall bem configurada e bom senso chega para as ameaças que falamos.
    Para um uso profissional aconselho Panda Active Defense 360.
    Para caseiro deixem o Defender (se não houver guito), se trabalharem com Bancos e cenas desse género o Kaspersky dá uma boa ajuda.
    Problemas com actualizações da Microsoft todos temos e ninguém morre..

    1. Avatar de Vítor M.

      Grande verdade. Backups e sempre com a cloud à mistura, não se esqueçam. Bem lembrado Flávio.

      1. Avatar de Flávio Pacheco
        Flávio Pacheco

        Penso que das opções mais economicas para uma rede pewuena é colocar um NAS na rede com software tipo Veeam ou Windows backup. Convém é o Windows única ter conhecimento das credenciais de acesso á partilha de rede mas sim o próprio software. Desta forma evitam os bichos que vos encriptam a informação.
        A reposição é facilitada pois utilizam tecnologia Snapshot. Assim não interessa se é vírus ou actualizações. Dá asneira e não querem perder tempo.. reposição.