Microsoft Wallet: o sistema de pagamentos do Windows 10 Mobile

29 Comentários

Os sistemas de pagamentos estão, ainda que de forma lenta, a entrar nos hábitos dos utilizadores dos smartphones. Facilitam o pagamentos de contas, com o simples aproximar do telefone de um terminal.

Depois da Apple, da Google e até da Samsung terem aderido a estes sistemas, chega agora a vez da Microsoft chegar ao mercado e apresentar a Microsoft Wallet, a sua proposta para o Windows 10 Mobile.

Windows 10 Mobile Microsoft Wallet

Desde que a Apple apresentou o Apple Pay que as restantes marcas têm procurado chegar ao mercado dos pagamentos móveis, integrados com os sistemas operativos e com os seus equipamentos. A Google tem já uma presença forte e até o Samsung Pay está a chegar à Europa.

Quem estava a ficar para trás, sem ter uma oferta nesta área era a Microsoft e o Windows. Mas a empresa de Redmon tem uma novidade, o Microsoft Wallet. A sua aplicação Wallet passou a ter suporte para pagamentos via NFC.

Esta tecnologia é a mesma que a maioria dos seus concorrentes usa e permite que apenas com o aproximar do smartphone de um terminal de pagamento que suporte estes pagamentos os mesmos se realizem.

Microsoft Wallet

A versão 2.0 do Wallet está agora a ser disponibilizada na mais recente versão da Build de testes do Windows 10 Mobile e permite já que os pagamentos sejam feitos por NFC. Os utilizadores apenas vão necessitar de associar os seus cartões de crédito a esta plataforma para que de imediato fiquem habilitados a poder realizar pagamentos desta forma.

Outro requisito que o Microsoft Wallet tem é que seja usado num dos mais recentes smartphones Lumia. Segundo a Microsoft este sistema terá como requisito a utilização por um Lumia 650, Lumia 950 ou um Lumia 950 XL.

A chegada desta funcionalidade é esperada para meados do Verão, altura em que deverá também ser lançada a actualização de Aniversário do Windows 10.

Para já esta novidade apenas pode ser usada nos Estados Unidos e pelos utilizadores que estiverem no programa Insider. O serviço irá suportar cartões MasterCard e Visa de oito grandes bancos e poderá ser usado em mais de um milhão de terminais. Não existe qualquer informação sobre a disponibilização internacional deste novo serviço.

A Microsoft dá assim um passo grande no que toca a aproximar-se da concorrência em serviços complementares aos sistemas operativos móveis.

Microsoft Wallet

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pinguino
    Pinguino

    Sempre bom ver as outras a copiar a apple e a apple pat. Por isso adoro o meu iphone

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Infelizmente para ti a primeira marca “conhecida” a ter este servico foi a Google (2009), a Apple implementou este servico no final de 2014. Afinal quem copia quem?
      Mas nao se trata de copiar seja o que for, sao servicos que todos usamos e obviamente que terao de estar ao nosso dispor em qualter tipo de dispositivo que nos possa proporcionar isso.
      Quando compras um carro tambem vais comprar um carro da marca que acreditas que foi a que descobriu a roda? O teu comentario alem de errado e tambem infundado.

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Não, não foi, não inventes que o Google wallet é mais parecido com o PayPal, ate a Google ter
        Copiado com o Android Pay

        1. Avatar de Ricardo Pontes
          Ricardo Pontes

          É só ires ao YouTube e podes ver pessoas a pagar com o google wallet por nfc no android 2.3!
          O google wallet para alem de ter sido um “PayPal” da google, já tinha todas as funcionalidades do Android pay/Apple pay

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            tinha a funcionalidade de pagamento por NFC mas a sua implementação era bastante diferente, impedindo por exemplo aproveitar vantagens do contrato do cartão de crédito/débito emitido pelo banco, etc

  2. Avatar de Pinguino
    Pinguino

    Para que lancar novos servicos quando os lumias morreram e o w10 foi o maior flop da historia mobile e para portateis

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      O SO Windows Phone morreu, mas o Windows 10 Mobile esta bem vivo, a evoluir como nenhum outro SO envoluiu e actualmente prefiro o W10M a qualquer outro, muito rapido, fluido, fiavel, e com especificacoes e capacidades unicas.

    2. Avatar de Machado
      Machado

      O tempo dar-te-á razão…ou nao.
      😀

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Já deu razão que chegue!

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Já? Ainda vejo lumias a serem vendidos… Ainda vejo pessoas e empresas a fazerem as suas uwp apps… Ainda vejo insider previews a serem lançados para os users… Enquanto houver uma dessas, o W10M não está literalmente morto como muita gente julga…

    3. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Já sabemos que és um MS hater e um Apple lover. Não precisas de comentar isso duas vezes… 🙂

  3. Avatar de Nathan
    Nathan

    A Microsoft realmente é muito confusa…

    Mandaram a equipa que fazia esse hardware embora e é claro que abandonaram o WP, assim como o mercado o rejeitou por completo.

    Mas vêm com isto? Aposto que vão portar para Android logo logo.

    Btw, so 8 bancos nos Estados Unidos? Isso é mesmo para rir…

    Compare-se com o número de bancos do Apple Pay:

    https://support.apple.com/en-us/HT204916

    Nos EUA há um banco a cada esquina… Suportarem só 8? Boa sorte!

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      O normal é começar com poucos e ir crescendo no suporte. Esses 8 bancos podem representar mais de 80% dos clientes

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Aqui, bastava 1 banco e tinha 80% dos clientes…

    2. Avatar de Quintasx
      Quintasx

      Quando a Apple lançou o seu serviço lembro me perfeitamente que existiam no máximo duas mãos de lojas/b ancos… Por isso onde está o espanto?

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        Não há espanto nenhum num lançamento gradual, mas com a Apple não foi bem como descreves. A Apple quando apresentou pela primeira vez o serviço tinha já 5-6 bancos, mas quando o serviço foi lançado ao público já havia quase 500.

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        O espanto é que a Apple foi a primeira, e isso já foi há 2 anos.

        Too little, too late..

    3. Avatar de Tony
      Tony

      O Microsoft Wallet ainda só está em fase de testes, por isso nem que houvesse só um banco a suportar não seria fora do normal.

  4. Avatar de JDG
    JDG

    O que era porreiro era estes gigantes tecnológicos unirem-se e fazer uma plataforma única em vez de cada um ter a sua…acho que os consumidores ganhavam mas meter os 3/4 grandes numa sala a discutir isso não me cheira que seja possível!

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      Uma plataforma única não é muito necessária, na prática a movimentação de dinheiro em “todas” as plataformas que têm aparecido nos últimos tempos funcionam basicamente da mesma maneira que o Apple Pay, assentando em acordos com os bancos e os sistemas de cartões como a Visa.
      Para o consumidor as plataformas acabam por ser mais como sistemas de autenticação dos dispositivos junto dos bancos. É com as contas nos bancos que a pessoa continua a gerir o dinheiro e é com os bancos que a pessoa lida para emitir cartões.

  5. Avatar de Tony
    Tony

    Um post sobre Microsoft é um detector de fanboy Apple

  6. Avatar de Rita
    Rita

    Sou so eu que considero que a Microsoft n tem estrategia? Lanca um SO mobile promete updates, falha no 8.0. Volta a fazer o mesmo para o 10. Lanca apenas 2 smartphones com um SO cheio de bugs e incompleto. Lanca um SO para pcs cheio de bugs incompleto. Diz que tem projectos para portar apps mas nunca se ve nada no windows phone ou mobile. Acaba com o heremaps, kid corners, mixradio entre outros. Lanca melhores versoes das suas apps para a concorrencia, agora copia o apple pay mas sem bancos. Eu tinha ideia que so grandes lideres conseguiam chegar a CEO de empresas com a microsoft mas pelo rumo desta, penso que ate alguem sem estudos faria melhor.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      PST! De baixo para cima:
      – Não foi a M$ que acabou com o Here Maps/Drive para Mobile mas sim a própria Here… De qualquer forma existe no Win10 Desktop e não deverá terminar, além disso a aplicação Maps recebeu mais uma atualização e usa os mesmos dados que as aplicações da Here para Android e iOS
      – O mesmo se passou com outras aplicações que NÃO SÃO DA M$….. Se não são deles porquê cair-lhes em cima?
      – Lançou mais 2 smartphones com o Win10 (Lumia 550, Lumia 950 e Lumia 950XL – só aqui tens 3) e com o 8/8.1 lançou muito mais que 2
      – As aplicações da Facebook foram todas portadas do iOS com a tal aplicação lançada pela MS
      – O Windows 10 Mobile tem recebido atualizações regulares, umas para os Insiders outras para os utilizadores dito normais
      – Adorava o Kids Corner assim como o Rooms (descontinuado dentro de uma atualização do 8.1) mas vieram (ou vêm) coisas novas como a Apps Corner

      Para terminar, a questão dos bugs e SO incompleto é uma constante de qualquer SO atual. É procurar e ver quem tem mais bugs (no SO e não em aplicações de outros a correr no SO!). Um SO se está completo está estagnado e vai ser substituido por outra versão ou morre. Com o Windows 10 não se passou isso em qualquer uma das plataformas, seja na móvel, no PC ou nas consolas!

      Eu também fiquei chateado por saber que o meu bom HTC 8X não iria receber o Windows 10 mas mais uma vez aqui se diz que foi por falta de interesse da HTC e não da M$….. Mas também ele foi lançado em 2012 (http://www.gsmarena.com/htc_windows_phone_8x-4975.php) ou seja tem já 4 anos…. mesmo assim passou da versão 8.0 para a versão 8.1 (com todos os updates que a 8.1 teve e foram pelo menos 2)

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        So uma nota, as apps facebook (face, messenger, instagram) foram portadas do ios contudo nao foi utilizada a ferramenta da MS (project astoria/islandwood) mas sim uma ferramenta que a própria facebook fez, Osmetta. Supostamente estão a aplicar isso nos 3 SO mobile. (o que eu posso dizer e que esta a funcionar excelentemente no meu l535)
        Um exemplo de aplicação (das mais famosas) que utiliza a ferramenta da MS são todas as aplicações da king (candy crush e etc)

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Consideras que não tem estratégia, porque estas analisar mal as coisas.

      Primeiro, o WP teve update do 8.0 para o 8.1. Para o W10M nem todos os WP8.1 tiveram update, boa parte deles por culpa do fabricantes não querem actualizar o firmware.

      Em relação ao Win10, alem de não estar cheio de bugs nem incompleto, esta um SO muito capaz e eficaz.

      O HereMaps terminou, porque a app oficial de Mapas faz exactamente o mesmo que o HereMaps fazia, logo não fazia sentido dar suporte a duas apps iguais.

      Qual é aplicação da Microsoft que funciona melhor noutro SO que no Windows? Nenhuma… salvo aplicações que logicamente são destinadas ou exclusivas de determinado SO, coisa que é rara.

  7. Avatar de Zé

    Mas a ser verdade é um tiro no pé. Pois possuo um Lumia 735 com NFC, e segundo o que avançaram, não poderei utilizar a app. Devem pensar que vou a correr comprar um móvel novo só para usar o Wallet, devem andar a sonhar acordados….

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Quase de certeza que esse modelo terá a Wallet. O 650 não tem nada assim de diferente para ser suportado e esse não

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        Não basta haver NFC. É um sistema de pagamentos por isso haverá requisitos de segurança ao nível do hardware que os modelos mais antigos podem não cumprir