Microsoft volta a forçar atualização do Windows 10 nos PCs dos utilizadores

26 Comentários

Ao contrário do passado e das versões anteriores, as atualizações do Windows 10 tem uma vida útil curta. Estas expiram ao fim de alguns meses, levando os utilizadores para as versões recentes e com as mais recentes correções de segurança.

Por norma estas atualizações não são impostas aos utilizadores e a empresa entrega esta gestão a quem precisa de manter as suas máquinas numa versão específica. Agora, e com o fim de vida de mais uma atualização, a Microsoft vai começar a obrigar à atualização do Windows 10.

Windows 10 atualização Microsoft 1903 PCs

Volta a atualização forçada da Microsoft

Foi em maio de 2019 que a Microsoft lançou a versão 1903 do Windows 10. Esta trazia, como sempre um conjunto de novidades e a correção de muitos problemas. Com um fim de vida marcado para dezembro de 2020, é hora de avançar as máquinas para uma nova versão.

Assim, a Microsoft está a preparar já a atualização necessária e irá impor a sua instalação. Esta decorrerá de forma automática e sem que os utilizadores tenham qualquer controlo sobre a mesma. Esta atualização não poderá ser bloqueada ou evitada.

Versão 1903 tem de ser atualizada

É esperado que a atualização seja aplicada e que traga todos os PCs para a versão mais recente suportada. Isto significa que o salto poderá ser dado para a versão 20H2 ou para a 2004. No limite, o salto é dado para a versão anterior, a 1909.

Windows 10 atualização Microsoft 1903 PCs

Curiosamente, também a versão 1909 deverá receber uma atualização automática em breve. Segundo o ciclo de vida das versões do Windows 10, esta atinge o seu limite em maio de 2021, devendo por isso ser feita a atualização de forma compulsiva e forçada.

Windows 10 fica assim com uma versão mais recente

Existem muitas razões para que os utilizadores estejam ainda na versão 1903. A principal está relacionada com bloqueios feitos na altura do seu lançamento. Isto impediu que fosse disseminado por todos, que assim ficaram bloqueados.

Não é desejado ou esperado que a Microsoft faça estas instalações forçadas. A verdade é que acabam por ser necessárias, para que os PCs dos utilizadores fiquem protegidos e na versão mais recente do sistema operativo da Microsoft. Assim, e mais uma vez este será um processo que decorre sem qualquer controlo.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A. M.
    A. M.

    “…Assim, a Microsoft está a preparar já a atualização necessária e irá impor a sua instalação. Esta decorrerá de forma automática e sem que os utilizadores tenham qualquer controlo sobre a mesma. Esta atualização não poderá ser bloqueada ou evitada.” … mas e quando essa actualização não instala porque dá erro sempre ao instalar!???

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tempestade num copo de água. Isto acontece no sistema da apple e não vejo qualquer artigo a falar do mesmo em que até o título é de forma depreciativa mas no final diz “assim o sistema operativo fica com a versão mais recente”. Obter o sistema com correções de segurança e desempenho não deveria ser opcional.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Se for como está descrito no texto, em que a actualização acontece automaticamente sem que os utilizadores possam controlar, então estás enganado: nenhum dos sistema da Apple (iPhone, iPad, Mac) sofre uma actualização de versão sem que o utilizador o permita.
      A única atualização automática nos Mac é das definições do scanner de possíveis aplicações maliciosas. Até as actualizações de segurança do sistema e aplicações requerem que o utilizador o permita. Um utilizador pode manter o seu aparelho com a mesma versão e com a segurança desactualizada até quando bem entender.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Acontece o mesmo no Windows. Se tiveres atualização automática ele atualiza.
        Tenho uns quantos PCs em casa e nenhum actualizou automaticamente.

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Cortano, o texto diz que o utilizador não tem forma de impedir a actualização da versão 1903.
          Pelo o que pude perceber das políticas de actualização do Windows 10, as opções do sistema apenas permitem adiar uma actualização por 1 ano, no máximo!

  3. Avatar de pedro
    pedro

    tem piada o tom crítico que o “artigo” transpira… ainda esta semana o meu ipad instalou uma nova versão do sistema operativo, de forma obrigatória, sem pedir qualquer autorização.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não é verdade. O iPad OS pode descarregar a nova versão, mas sem a indicação do utilizador, ele não instala. Portanto, o que dizes não corresponde à verdade.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Não existem actualizações obrigatórias no iPad. Se o teu iPad actualizou automaticamente é porque tu definiste no sistema para fazer actualizações automáticas. Só tens que ir às definições e repor para não fazer actualizações automáticas.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E comigo fizeram borrada, tenho o 1909 e ao passar para o 2004 forçado, deixou de iniciar. Há qualquer alteração que o Windows faz no sistema EFI que deixa de ser detetado, até no boot menu da BIOS não aparece lá o Windows Boot Manager. Revertendo de novo para o 1909, voltou logo a arrancar.

    1. Avatar de O bastardo
      O bastardo

      Se é um Asus é natural que dê burrada, tenho em 3 modelos diferentes o mesmo problema. Solução: instalar a ultima versão do zero, passam logo a maioria dos problemas. Mas se tens Asus vais ter disso permanentemente…

  5. Avatar de art
    art

    A actualização 20H2 apareceu-me , pelo menos para já , para instalação manual ….ao contrário do que vocês dizem …tanto que optei por não instalá-la já …. agora se calhar até ao final do ano fina obrigatória , mas não sei

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Se fosse com a Apple, o pplware dizia ” Apple lança actualização para melhorar a segurança dos utilizadores”, mas como é o Microsoft, diz “força actualização”! Tudo normal!

  7. Avatar de AJMS
    AJMS

    A ultima actualização 20H2 provocou-me o Erro 0x80070035 no caminho de rede, tive de fazer downgrade.

  8. Avatar de AJMS
    AJMS

    Com a ultima actualização 20H2 fiquei com Erro 0x80070035 no caminho de rede, tive de fazer downgrade.

  9. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Deviam fazer como a Google. Nada de ter actualizações e quem quiseres a ultima versão é só comprar um computador novo. Assim ficava tudo feliz

    1. Avatar de A. M.
      A. M.

      +1!!….muito bom!!

  10. Avatar de AJMS
    AJMS

    A Versão 20H2 originou no meus pcs Código de erro 0x80070035 A rede Caminho não foi encontrado no Windows, obrigando a voltar à 2004.

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Se for o mesmo problema que eu tive, e um problema comum. Existe um work-arround: remover as partilhas do registo do sistema a cada encerramento e voltar a montar no arranque. Um script VBS agendado no encerramento (para remover as partilhas) e um .bat no arranque (para voltar a cria-las)… Elegante, não? Elegante mesmo era a MS não fazer merda a cada atualização.

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Vocês ainda não perceberam que não mandam no Windows!! A Mirasoft faz o que quer do Windows, se ela quiser vocês deixam de poder instalar outras aplicações que não estejam na store dela.

  12. Avatar de António
    António

    Tudo bem, é a filosofia da microsoft e é o conceito de democracia deles! A competência deles é tão fraca que têm de impor tudo. Que mexam no meu computador só espero que não me dêem os problemas de funcionamento habituais, pois preciso muito do computador! Problema é não conseguir desinstalar o edge!

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu há mais de um ano que não consigo actualizar para a versão 1903 dá “erro ao instalatar componente” aos 60% da instalação e não me tem apetecido formatar o PC a ver se resolve.

  14. Avatar de Paula Sarilho
    Paula Sarilho

    Obriga???? E se instalar algo que não queremos??? É manipulação e talvez esteja a abrir portas à algo complicado… Não sei mas não acho que não tem legitimidade para obrigar ninguém a nada. O ideal é ser vantajoso para o utilizador e se o for e demonstrar que é, para quê a obrigatoriedade???? Não me cheira bem isso e a ser assim é desta que mando smartphones às urtigas e vou viver tranquila como vivia antes da autoestrada da informação.

  15. Avatar de Tuga
    Tuga

    Tanta gente problemática. Eu só atualizo os meus pc’s Windows se eu quiser. Ninguém me obrigou nem me obriga a nada. Ah, esqueci-me ….eu sei utilizar o Windows…é isso !

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nao vou atualizar, e por acaso a Microsoft acha que manda mais que eu, no que me pertence, ela que tente, ha algumas soluções para evitar a atualizacao, mas, caso as mesmas falhem, e so formatar.

    Gta v
    Forza horizon 4

    E alguns outros , so funcionam ate a versao 1909 ‍♂️

  17. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Não sei o que anda a Microsoft a fazer mas estes updates só me têm causado problemas. Desde o não conseguir fazer login no Windows ao não conseguir executar os programas que preciso para trabalhar, tais como Foxit Reader, Adobe XD, Illustrator, Photoshop, Microsoft Office e Teams, Skype, Visual Studio, SQL Server, Docker, Hyper-V. Até as funcionalidades de networking deixam de funcionar, ou seja, não me consigo ligar à Internet. Tudo deixa de funcionar após os updates. Sou sempre forçado a reinstalar tudo usando uma imagem estável da empresa. Também já me aconteceu com o computador pessoal por 2x este ano sendo que a última foi na semana passada ao mesmo tempo no PC de pessoal e profissional. Sempre após updates.

    Não sei o que andam a fazer mas neste momento os updates deles não são bem-vindos. Fazem-me perder dias de trabalho.

  18. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Eu tinha alguns erros nas máquinas onde o sistema operativo era o Windows, mas desde há algum tempo para cá nunca mais tive quaisquer problemas com o Windows.
    A solução foi bastante simples, utilizar Linux.
    Windows só no local de trabalho, e vamos ver até quando…