Microsoft volta a encher o Windows 11 de publicidade indesejada, agora do Copilot Pro

11 Comentários

A Microsoft tem estado a reforçar o Windows 11 com novas funcionalidades de IA, que chegam com o Copilot. Estas estão já presentes e a dar novas capacidades aos utilizadores, com algumas a necessitarem de uma assinatura Pro. Para tentar encaminhar os utilizadores para este modo pago, a Microsoft está agora a voltar a encher o Windows 11 de publicidade indesejada.

Windows 11 Copilot Pro Microsoft publicidade

Após disseminar a IA com o Bing, a Microsoft parece interessada em massificar esta funcionalidade com a sua integração no Windows 11. O Copilot não é um assistente pessoal, mas oferece muitas funções que dão acesso à gestão do sistema e a toda a informação que a IA consegue gerar.

A versão Pro do Copilot oferece alguns extras, que os utilizadores também podem explorar e agora surge como uma nova área das definições do Windows 11. Esta parece estar dedicada a promover o Copilot Pro, revelando que este dá acesso a usar versões mais recentes do GPT, incluindo ChatGPT-4 Turbo, e criar imagens de IA com mais rapidez.

Como é normal, a gigante do software não permite que este anúncio seja removido ou escondido. Os utilizadores apenas podem aceder a 2 botões. Um permite subscrever o Copilot Pro no Windows 11 e o outro dá acesso à lista completa de novidades que esta versão oferece.

Curiosamente, a Microsoft não colocou apenas uma entrada destas nas definições. As referências ao Copilot Pro e ao que oferece estão em duas zonas distintas, ambas com a mesma informação e acessos. Estas são similares ao que já existia antes com o Office 365 e que também não podia ser removido ou escondido.




anterior próxima

Por agora, esta publicidade não desejada surge ainda de forma limitada. Está nas últimas versões de teste do Windows 11, em alguns casos até de forma escondida e não ativa. Espera-se, ainda assim, que seja alargada às versões estáveis que a maioria dos utilizadores usa no dia a dia, ainda que sem data definida para esse passo ser dado.

A Microsoft tem um passado bem recheado de situações em que invade o sistema operativo dos utilizadores com publicidade indesejada. O Windows 11 já teve a sua quota-parte destas situações e desta vez é o Copilot Pro a assumir o destaque. Se os utilizadores querem esta entrada? Na verdade, não, mas é algo que não conseguem controlar.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Na UE nem Copilot, muito menos o Copilot Pro loooolll

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      A sério ? Pensava eu que estava em Portugal, afinal o que vejo da minha janela deve ser outra nação…

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Cada vez mais Linux e sistemas operativos da Apple fazem mais sentido.

    Hoje em dia cada vez precisamos menos do Windows.

    1. Avatar de Carlos+Braga
      Carlos+Braga

      Rodrigo, tem razão, qual é a versão Linux com Gui que sugere. É que fala-se muito pouco do Linux nos dias que correm, com excepção é claro da malta das TIs.

      1. Avatar de jose Sousa
        jose Sousa

        Linux Mint, Linux MX

      2. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        Por aqui instalado recentemente o EndeavourOS Galileo, muito satisfeito, rapidez a abrir, simplicidade aliada ao essencial (bem completo). Foi o substituto adequado ao Windows 11 e fiz a opção porque precisava de mais segurança!

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Sendo sistemas para elites, fazem mais sentido para quê ? ou para quem ?

      1. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        O Linux não é um sistema para elites, nem para os esclarecidos em TIs. Eu uso o Linux e não sou de informática. Agora tens de ter alguma paciência (porque somos desde a escola habituados a usar só o windows). Talvez a instalação de aplicações não seja tão direta, mas através de comandos, o que torna o sistema mais seguro!

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Compreendo, mas eu uso e abuso do windows, não tenho nem nunca tive qualquer problema e diz-me a experiencia que em 99% das vezes os problemas estão entre a cadeira e o teclado e o resto é problema de hardware.

  3. Avatar de fmov
    fmov

    Srs. tentem lá desinstalar o Safari do Sistema Apple e tirar o Chrome do sistema da google…
    Não consigo compreender essa aversão a Microsoft…
    Como os outros sistemas podem bem instalar e utilizar outras aplicações sem ser as da Microsoft, ao esta interdito pela Microsoft?