Microsoft vai renovar o Explorador de Ficheiros, mas terá de remover muitas funcionalidades

14 Comentários

A Microsoft parece apostada em renovar o Windows 11 e as apps que ali estão presentes. Estas últimas viram surgir muitas novidades, não apenas na imagem, mas também nas próprias funcionalidades que oferecem aos utilizadores. A próxima parece ser o Explorador de Ficheiros, que ao renovar-se perde muitas funcionalidades.

Windows 11 Explorador Ficheiros Microsoft

As mudanças no Explorador de ficheiros têm vindo a acumular-se quase desde que o Windows 11 surgiu. Muitas vezes de forma discreta, a Microsoft renova ou altera o que oferece aqui, numa tentativa de melhorar a utilização deste elemento essencial.

Agora, e do que mostrou na mais recente build de testes do Windows 11, há mais mudanças a caminho, com o remover de muitas funcionalidades. A Microsoft alega que esta limpeza faz parte de um esforço para limpar o número de configurações do Explorador de Ficheiros. Muitas são configurações herdadas e não estão a ser usadas regularmente.

Comment
byu/jenmsft from discussion
inWindows11

Claro que muitos dos utilizadores não receberam de bom grado esta mudança e recorreram às redes sociais para manifestar o seu desagrado. Querem que a Microsoft mantenha tudo como está e que as opções continuem presentes.

As seguintes configurações não vão surgir mais nas Opções de Pasta no Explorador de Ficheiros:

  • Ocultar conflito de mistura de pasta.
  • Mostrar sempre ícones, nunca miniaturas.
  • Exibir o ícone do arquivo nas miniaturas.
  • Exibir informações sobre o tipo de arquivo nas dicas de pasta.
  • Ocultar arquivos protegidos do sistema operativo.
  • Mostrar letras de unidade.
  • Mostrar descrição pop-up para itens de pasta e área de trabalho.
  • Mostrar arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores.
  • Use o assistente de partilha.

Comment
byu/jenmsft from discussion
inWindows11

Importa recordar 2 situações importantes. Estas opções podem continuar a ser ativadas no Registo do Windows 11 e não desaparecendo assim de forma direta. Por outro lado, esta é uma build de testes destinada a validar as alterações que a Microsoft quer aplicar, podendo esta decisão ser revertida.

Esta deverá ser apenas mais uma alteração ao Explorador de Ficheiros do Windows 11. Os planos da Microsoft para esta app são muito maiores e este deverá continuar a ser um dos pilares do seu sistema operativo.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eestaem
    Eestaem

    Pena, o sistema de partilha é bem útil

  2. Avatar de teste
    teste

    Microsoft: a empresa que passa anos, lentamente, a acrescentar funcionalidades uteis, correcoes, updates, versoes melhoradas do que ja tinham, afinaçoes em varios parametros do software, desde os velhos windows ate hoje em dia, para no final de contas dar um revamp completo e mandar anos e anos de trabalho ao ar e começar do zero, retirando dos clientes, nas novas versoes, as funcionalidades que outrora lhes ofereceu.
    (retirando e “ocultando” do utilizador basico a funcao de reaver as configuracoes que o utilizador ja usa ha anos e ja se habituou.)

    1. Avatar de bla bla
      bla bla

      Tbm não consigo compreender as decisões que se tomam nesta empresa.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    …e vai ficar pior? Então é melhor não mexer!

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mais outra acha para a fogueira.Sempre a piorar a situação.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu até quero ver para o ano o que aí vem com o Windows 12.Daqui a 15 meses saberemos.Mas se só for um upgrade visual e pouco estrutural do Windows 11 há muita,mas muita gente em todo o mundo que não vai gostar nadinha disso.A começar por mim,por exemplo.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        E eu que nunca mexi no Windows 11,vejam bem.Mantenho-me no Windows 10 porque não tenho computador para tal.Nem processador,nem TPM,nem o raio que eles decidiram na altura.Agora só me resta esperar pelo mês de Julho do próximo ano,quando vem o dinheiro a dobrar,a ver se compro um PC novo.Caso contrário fico-me pelo que tenho.

  5. Avatar de Susana
    Susana

    E mais uma coisa: A Microsoft, além de não melhorar quase nada nos Windows (Windows 11 é quase igual ao 10.), eles ainda bloqueiam o update apenas por teres um Intel de 7° geração ou mais antigo! Isto quando as pessoas conseguem colocar Windows 11 em Core 2 DUO sem TPM 2.0 usando programas que ultrapassam os bloqueios! VERGONHOSO!

  6. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Gosto do Windows 11 mas da versão tweakada super leve sem pressa das funcionalidades, exceto da porcaria.
    Agora este tipo de mexidelas é vergonhoso.

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      *sem perda

  7. Avatar de Paulo Calado
    Paulo Calado

    Nostalgia do quanto eu era produtivo no Windows 7.
    Deveriam fornecer uma nova versão do Windows 7 preparada para as novas máquinas.

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    A única coisa melhor no W11 são as tabs no Explorer.

  9. Avatar de Abilio
    Abilio

    Já há muito que releguei o Explorador para a zona dos poucos utilizados.
    Para gestão de ficheiros (…) uso o QDir