Microsoft vai partilhar todos os dados de navegação no Edge com o Windows 10

9 Comentários

A Microsoft procura, sempre que possível, integrar os seus serviços e aplicações. É desta forma que consegue dar aos utilizadores uma experiência de utilização ainda melhor e com o máximo de funcionalidades.

Para aumentar ainda mais esta união, a gigante do software estará a preparar mais uma mudança. Vai dar ao Windows 10 acesso aos dados de navegação do Edge, para assim estes poderem ser acedidos de qualquer parte do sistema operativo.

Microsoft Edge Windows 10 dados browser


Edge e Windows 10 vão partilhar dados

Mesmo sendo uma aplicação distinta e que funciona de forma independente, o Edge é já uma parte essencial do Windows 10. Este browser conseguiu ganhar o seu espaço no ecossistema da Microsoft e é hoje a opção lógica para muitos utilizadores deste sistema.

Agora a Microsoft quer ir mais longe e fazer a partilha de tudo o que é visto no seu browser. Uma nova opção presente no Edge irá ativar a partilha de dados entre o navegador e o Windows 10. Esta opção apenas será usada se o utilizador autorizar.

Microsoft Edge Windows 10 dados browser

Microsoft vai ativar esta opção no browser

A ideia desta mudança é dar ao sistema operativo acesso aos dados, que depois podem ser pesquisados e consultados. Será possível, por exemplo, usar a caixa de pesquisa do Windows 10 para consultar dados do histórico da navegação ou outra informação relevante.

Esta união não ficará por aqui e mais tarde poderá ser acedida por qualquer outra app do sistema. Assim, o utilizador poderá personalizar as suas aplicações com base no que visita na Internet e nos seus sites favoritos.

Microsoft Edge Windows 10 dados browser

O que será feito depois com toda a informação?

Por agora a novidade está ainda em testes na versão Canary do Edge. A Microsoft deverá em breve tornar esta opção acessível a todos os utilizadores do Windows 10, para assim tornar a partilha ativa dentro do sistema operativo e do próprio browser.

Apesar de ser uma opção interessante, levanta algumas dúvidas. A Microsoft tem um passado complicado no que toca à recolha de dados e aqui fica aberta mais uma porta para a utilização duvidosa de toda esta informação. O cruzamento de dados e a publicidade dirigida será depois uma possibilidade real dentro do Windows 10.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FAR
    FAR

    Tal e qual android, mas em Windows. #Medo

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Medo não.
      Só usa quem quer.

  2. Avatar de Digo eu
    Digo eu

    E que tal resolverem antes o problema do Edge ter deixado de permitir diretamente DNS sobre HTTPS, ou melhor ainda, estender essa proteção a todo o sistema em vez de apenas ao browser?

  3. Avatar de Spoky
    Spoky

    Ainda bem que não uso essa porcaria do Edge nem quero, Firefox is the king.

    E hey, eu sei que no Android pode acontecer a mesma coisa, mas há coisas em que se pode fugir, outras não.
    Esta é uma delas.

    1. Avatar de Casa a arder
      Casa a arder

      Firefox king?
      HAHAHAHAHAHA
      Essa porcaria já tá lá em baixo bem no lodo. Lento, trava, e incompatível com vários sites. Metam na cabeça que o Firefox já era.

      1. Avatar de DR
        DR

        A onde é que trava? Só se for no seu PC, no meu está impecável, e tem muita mais privacidade, muito mais personalização etc, é só mais um fanboy dos chromium, enfim…

      2. Avatar de António
        António

        Por acaso o Chrome, não sei porquê trava, até trava mais que o Firefox, que no meu computador é o que trava menos!

      3. Avatar de relax
        relax

        Percebes bola de browsers. Next.

  4. Avatar de António
    António

    A Microsoft copia tudo! Na empresa os funcionários divertem-se, os outros que façam, depois, vão ver as estratégias e os truques que já saíram e, passado algum tempo, adotam e copiam! Há muitos anos que não há nada de novo e relevante na Microsoft! Já foi pioneira mas era quando não tinha concorrência!