Microsoft vai mudar o Menu Iniciar do Windows 11 e desta vez vai agradar aos utilizadores

18 Comentários

O Menu Iniciar tem sido uma das imagens de marca do Windows e uma das que a Microsoft parece ter escolhido para modernizar nos últimos tempos. Depois de experiências complicadas no Windows 8, tem estado mais próximo do que é normal. Com o Windows 11 isso foi elevado ainda mais e uma mudança descoberta mostrou como vai mudar para algo que utilizadores devem gostar.

Windows 11 Menu Iniciar Microsoft

Microsoft vai mudar o Menu Iniciar

A Microsoft prepara-se para renovar por completo o Menu Iniciar do Windows 11. No novo design que foi descoberto, que quer tornar a experiência do utilizador mais simples e funcional. Um exemplo claro desta mudança está na secção “Recomendados”, há muito criticada, que poderá desaparecer de vez.

Além disso, o Menu Iniciar mudará para um layout de página única, permitindo que os utilizadores acedam às aplicações fixadas e a todas as aplicações instaladas com mais facilidade. O menu Iniciar atual do Windows 11 está dividido em três secções principais: Aplicações fixas, Conteúdo recomendado e Lista de todas as aplicações.

Com o novo design, esta estrutura é substituída por um menu mais amplo e mais longo. Os utilizadores poderão navegar entre as aplicações fixadas e todas as aplicações mais rapidamente graças ao novo painel. É também adicionada uma nova opção às definições para a secção “Recomendado”, que foi muito criticada no passado.

Mudança do Windows 11 vai agradar todos

Com esta configuração, os utilizadores podem desativar completamente os ficheiros e aplicações recomendados no Menu Iniciar. No entanto, desativar esta funcionalidade também afetará o separador de ficheiros recentes exibido no Explorador de Ficheiros. Espera-se que a Microsoft torne estas duas opções independentes uma da outra na versão final.

O novo Menu Iniciar não está apenas a melhorar a sua aparência, mas também a sua funcionalidade. A secção “Todas as aplicações” será apresentada em três layouts diferentes: lista, grelha e categoria. A Microsoft ainda não anunciou oficialmente o novo design, mas a atualização deverá estar disponível para os utilizadores na segunda metade do ano.

De referir ainda que o design, que se encontra atualmente em fase de testes, poderá sofrer algumas alterações na versão final. Como pode ser visto, tudo aponta para uma mudança importante e que os utilizadores vão certamente gostar, trazendo um novo Menu Iniciar, que tanto tem mudado nos últimos anos.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Desde que a Microsoft dê liberdade de escolha, os utilizadores ficam satisfeitos.

  2. Avatar de Indignado
    Indignado

    Aquele menu iniciar fez-me lembrar os blocos quadrados com aplicões do windows 3.1

  3. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Desde, o windows 8, que o Iniciar, piorou, brutalmente.
    Vale mais deixarem, como estava, no 7, dando opções de estar, à esquerda, ao centro ou direita, na barra inferior. Em vez de despejarem 6000000 coisas, deixem, só os programas, instalados e o acesso, rápido, ás definições, outra falha, gigante, que tem andado por, vários, menus, em vez de estarem ali (como é o caso, do painel de controlo, que passou, para fora, sem sentido).

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Continua a existir a opção de estar à esquerda, centro ou direita.

      1. Avatar de Nuno Almeida
        Nuno Almeida

        Continua não, voltou depois de muito pressão.

    2. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Diz-nos que não sabes usar o Windows 11 sem dizer que não sabes usar o Windows 11…

    3. Avatar de Humberto
      Humberto

      O Windows 11 é uma aberração, mas o 10 é proximo de perfeito.

  4. Avatar de Little Boy
    Little Boy

    Uau microsoft não somos dignos de tal feito, obrigado! Já que estão numa de agradar ao freguês falta o copilot, recall, publicidade, aplicações que não deviam vir instaladas e algumas das quais nem permitem desinstalar, telemetria (que dê para desligar verdadeiramente, opt-in de preferência).

  5. Avatar de PTO
    PTO

    Já nem me lembro de usar o menu iniciar no meu Windows 11.
    É tudo feito através da caixa de pesquisa da barra de tarefas.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Retirei tudo de lá, que não tinha interesse para mim, e tenho de estar sempre a carregar “Tudo” quando quero ver os programas, a Microsoft bem que poderia colocar uma opção para quem quer ver a lista de programas de forma imediata, com a opção de mudar para o outro ecrã onde estão os afixados e o resto.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Mas podes fixar os programas que mais utilizas? Quase nunca tenho que fazer “mostrar tudo”. Quando preciso de um programa que não está fixado no Menu Iniciar, faço pesquisar.

    2. Avatar de Aziado
      Aziado

      O menu iniciar deveria ser, só, para listar todos programas instalados no PC. O resto foi só lixo que a Microsoft, lá meteu.

  7. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Uma série de opções muito boas e ao agrado de todos os gostos.
    Ao contrário da maioria das opiniões acho que o MS tem vindo a melhorar na abrangência das possibilidades e num sistema completo, flexível, acessível e configurável!

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Windows 10 > 11

  9. Avatar de Coelho
    Coelho

    Os “recomendados” continuarão a tomar um grande espaço no menu.

  10. Avatar de Vítor
    Vítor

    Microsoft, entendam uma coisa que ainda não entrou na vossa cabeça, mudar para Windows 11 não traz vantagens nenhumas, até antes pelo contrário, uma vez que quem tem um hardware abaixo da 8 geração terá de gastar muito dinheiro para que sejam cumpridos os requisitos mínimos, entendam que tem muita gente que terá dinheiro para essa mudança, já entenderam ? Ou querem um desenho 3d ?

  11. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Nada disso! Tenho há desde que apareceu, através do rufus, a funcionar com todas as atualizações e sem problemas!