Microsoft vai acabar com outra funcionalidade muito usada no Windows 10

43 Comentários

A Microsoft tem estado a mudar o Windows 10 de forma silenciosa. A cada nova versão que é lançada há pequenas alterações que mudam a forma como este sistema é usado e na localização de muitas das opções.

Na mais recente versão de testes lançada, as mudanças foram significativas, mas nem todas são imediatamente visíveis. Sim, há um novo Menu Iniciar, mas também desapareceram opções que estavam no Painel de Controlo. É assim dado mais um passo para acabar com uma funcionalidade muito usada.

Windows 10 Sistema Definições Painel de controlo utilizadores


O fim de mais uma opção do Painel de Controlo

A cada nova versão do Windows 10 a Microsoft tenta alterar o seu sistema, dando-lhe novidades importantes. Estas mudanças fazem parte dos ciclos de desenvolvimento deste sistema e procuram sempre melhorar esta proposta em várias áreas.

Antes destas serem lançadas passam por um processo de avaliação e testes, para garantir a sua qualidade. Foi precisamente isso que aconteceu na mais recente atualização do programa Insiders. Este veio trazer algumas mudanças escondidas e que certamente alteram a forma de usar o sistema.

Windows 10 Sistema Definições Painel de controlo utilizadores

Microsoft mudou localização do Sistema para as Definições

Há muito que as Definições do Windows 10 têm estado a receber as opções que podem ser encontradas no Painel de Controlo. Esta mudança chegou com o Windows 8 e tem estado a ser feita de forma gradual e sempre de maneira a ser o mínimo intrusiva.

A verdade é que agora foi dado mais um passo, com a área Sistema a ter sido migrada para as Definições. Toda a informação ali presente passou a estar na área Sistema, no separador Acerca de. Aqui, e tal como antes, pode ser obtida toda a informação do sistema onde o Windows 10 está a correr.

Windows 10 Sistema Definições Painel de controlo utilizadores

Windows 10 vai perder esta funcionalidade com o tempo

Na verdade, a Microsoft está apenas a dar continuidade a um processo que já tinha iniciado antes. O fim do Painel de Controlo é uma certeza e muito em breve todas as opções vão ser migradas. Agora foi o Sistema, com toda a informação ali presente.

Assim, e de forma silenciosa, foi feita mais uma mudança importante no Windows 10. O novo Menu Iniciar é de todas as alterações a mais visível, mas não é necessariamente a mais importante para este sistema da Microsoft.

Microsoft deu ao Menu Iniciar do Windows 10 uma novidade que todos vão adorar

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    O fim do Painel de Controlo é completamente impossível porque é uma das funcionalidades que os utilizadores mais adoram! Agora, percebo que quem não gosta do Windows esteja constantemente a fazer força para que isso aconteça!

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Eu prefiro o painel de controlo ao outro

    2. Avatar de Andrey Oliveira
      Andrey Oliveira

      Claro, eu mesmo instalo o Windows no PC só pra usar o painel de controle. Garante horas de entretenimento e diversão pra toda a família. Já para navegação na internet e edição de documentos faço no celular.

      Só micreiro e formatador de PC se importa com o painel de controle.

      1. Avatar de PJRO
        PJRO

        Comentário infeliz é evidencia ignorancia

        1. Avatar de Vivas
          Vivas

          vosse escreve muinto mal

          1. Avatar de Julio
            Julio

            tira o acento do “é” que irá entender.

          2. Avatar de Antonio
            Antonio

            “vosse”!!!!ou VOcÊ?

    3. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Eu acredito que a transição completa para o novo painel de controlo será inevitável, mas a longo prazo. Só espero que eles não tentem “emburrecer” em demasia o novo painel… Por vezes querem simplificar tanto que acabam por complicar

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tentem lá alterar o nome de um utilizador de conta local através das Definições… Só através do Painel de Controlo. Se acabarem com o Painel de Controlo que transfiram todas as funcionalidades.

    1. Avatar de Ska
      Ska

      Computer Management 😉

  3. Avatar de Marco
    Marco

    As indecisões da Microsoft já chateia…trocam sempre as coisas de sítio.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Sim, isso chateia um pouco!

  4. Avatar de indignado
    indignado

    Lá vão eles outra vez bater no velhinho … em vês de inventarem como o raio do menu iniciar e com o painel de contorlo podiam era colocar uma opção para ter o menu iniciar clássico de volta , isso é que era, simples e rápido sem mariquices.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Já não está em desenvolvimento deste 2017. Não me metia nisso.

        1. Avatar de BluePT
          BluePT

          Mentira… agora chama-se open-shell!

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Atalho de teclas Win+Pause/Break vão deixar de funcionar para aceder ao sistema?

    1. Avatar de POOR
      POOR

      Ou o botão direito do rato sobre o “Este PC” e depois propriedades…

  6. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    o grande problema é que no velho painel de controlo a interface é simples e facilmente chegamos onde queremos num instante, já no seu substituto definições, tem de se andar ali às voltas para chegar ao mesmo local de configuração, já é mais que certo que mais dia menos dia as funcionalidades passem definitivamente para a interface definições e acabem com a velha interface do painel de controlo.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Quase aposto em como no meio desta transição se irão perder funcionalidades. Veja-se o caso da opção que se tinha antigamente para controlar a altura das barras de título das janelas. Ao passarem as definições de visualização do painel de controlo para a área de definições aquela opção desapareceu e nunca mais voltou

    1. Avatar de Bárbara
      Bárbara

      Verdade e mto jeito a mim me davam!

  8. Avatar de gabriel b
    gabriel b

    O grande problema é os velhos não se adaptarem ás novas opções. Para mim definições ou painel de controlo é igual. São os dois fáceis.

    1. Avatar de Ranzes
      Ranzes

      Tás a chamar velhos aos outros, mas se calhar nem conheceste ou nunca ouviste falar do Windows 3.1.

      1. Avatar de fim do mundo
        fim do mundo

        ou trabalhar em linha de comandos quando nem havia sequer Windows, há pessoal que devia pensar um pouco antes de escrever seja o que for.

    2. Avatar de PJRO
      PJRO

      As frases escritas demonstram a robustez da mente e a natureza do indivíduo.
      A escolha da foto de perfil clarifica a tendência da personagem.

    3. Avatar de Mario
      Mario

      Não te preocupes que há-de chegar a tua vez, e depois vais te queixar do mesmo. É geracional e inevitável, tal como a “mudança”

  9. Avatar de carlitos
    carlitos

    És um espertinho! Vais ser um Einstein… no futuro.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    a vantagem nas definições é que é mais rapido aceder atraves da pesquisa… mas para isso é preciso migrar tudo para lá

  11. Avatar de João M
    João M

    Acho que, no limite, é tudo uma questão de hábito.
    Quem “cresceu” com o painel de controlo sabe onde estão as coisas e o que quer fazer e onde; quem conhece as definições já sabe também onde se faz as coisas por lá. É uma questão de “elasticidade”.. ou nos adaptamos ou não. Já +e normal que, a cada mudança, a reacção primária é ser contra… afinal, quem é que gosta de mudanças? 😀

    Claro que há boas e más alterações mas, neste caso, espero para ver. Desde que não tirem opções, adapto-me bem.

    1. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      eu já venho do tempo do msdos que era só linha de comandos para executar as funções e programas que usavam na época e com o parecer do Windows e ferramentas e este passar a ser um sistema operativo e as constantes evoluções ao longo dos anos, que remedio se não uma pessoa ir-se adaptando, custa ao inicio que é algo novo, mas depois de bastante uso já é o novo normal, não vale apena andar agarrado ao velho, que mais tarde ao mais cedo é substituído por outra coisa qualquer, como é aqui o caso, algum dia tinha de acontecer o painel de controlo desaparecer, ainda para mais já desde o Windows 8 que já tem o substituto o interface definições, confesso que ainda não me adaptei a 100% ao novo definições pelo simples facto do velho painel de controlo ainda existir, mas quando desaparecer lá vai ter de ser mais uns tempos a procurar pelas coisas, mas depois de saber torna-se mais rápido.

  12. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    A mim nem aquece nem arrefece, natural as coisas mudarem. Agora andam todos a chorar mas depois habituam-se, nas definições existe a pesquisa que serve para ajudar a ir ao sitio certo.

    1. Avatar de Bárbara
      Bárbara

      Sim, mas a pesquisa mostra o que querem que mostre. Enquanto que se souber onde está, não depende disso e vai logo lá.

  13. Avatar de Bárbara
    Bárbara

    Não sou expert apenas usuária mas por necessidade tenho que “explorar” o produto não me ficado apenas pelo word,etc. assim que recebo um produto digital a primeira coisa que faço e dar-lhe atenção e “ajeita-lo” a mim, perco tempo mas passo a conhecer melhor e vou ganha-lo depois no dia a dia e o que sinto (nessa âmbito de usuário) e que cada vez complicam mais as coisas …elasticidade, como referiram sim, adaptação também mas ….fonix não sou de elástico lol. A meu ver cada vez mais tornam o Windows cada vez mais “fechado” para o utilizador comum, a grande maioria não é técnico nem Eng. informático, e é feito propositalmente (opinião de uma leiga)tanto limitam que …. Eu tento adaptar-me ao Linux…ainda não consegui mas faço por isso que a alternativa é cada vez mais ponderada.

    1. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      Não é necessário ser nenhum expert em informática, o Windows até é bastante simples de trabalhar, o problema está em quem tem poucos conhecimentos quer logo começar a casa pelo telhado, que pelos vistos é o teu caso, tens de começar pelo básico e essencial e ir evoluindo por etapas, quando tens duvidas hoje facilmente tens respostas a tudo numa breve pesquisa na internet, seja escrita ou em vídeos, já eu não posso dizer isso que durante muitos anos não tive essa sorte, tinha de aprender tentativa e erro e quando corria mal não dava para voltar atrás, tinha de começar de novo, portanto tens de levar as coisas com calma que isto não é nenhum bicho de 7 cabeças, quanto a Linux hoje em dia a situação é idêntica, mas como é claro a interface é completamente diferente do Windows, apesar de já estar muito mais facilitada, estas ainda carecem um pouco de mais conhecimento para operar com elas sobretudo quando já se quer ir mais alem para efectuar tarefas mas complexas que no Windows são executadas em meia dúzia de clicks.

      É tudo uma questão de ter muita calma e vontade para aprender a dar as voltas, hoje temos informação disponível logo ali para o que precisarmos para aprender a trabalhar seja com o que for, só é preciso é perder tempo para tal.

      tenho formações de muitos programas que tive de perder horas de vida para trabalhar neles, ainda assim estou sempre aprender coisas novas, os programas estão sempre a evoluir e tem-se de acompanhar, se não ficamos para trás.

  14. Avatar de Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso

    Há algumas vantagens nas novas configurações, porém a Microsoft demora em demasiado para fazer tal transição que torna o painel de controle um item fundamental no sistema operativo.
    Espero um dia ainda ver as configurações funcionando em ser esplendor máximo…

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Barbara se estas numa de experimentar o linux posso sugerir o Novo Zenwalk que foi lancado recentemente. Esta muito bom

    1. Avatar de Bárbara
      Bárbara

      Boa noite, grata pela indicação Sardinha Enlatada ,já fui espreitar, oportunamente vou experimentar…já experimentei vários por curiosidade se bem o que trás o pacote mais completo para mim é o Ubuntu Studio,pois estou a tirar um curso de multimédia.

  16. Avatar de Wesley
    Wesley

    Daqui uns anos ninguém nem vai se lembrar do painel de controle

    1. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      o pessoal mais velho, vai-se sempre lembrar pois viveram com estes sistemas, já as futuras gerações sim, essas quando algum dia virem o painel de controlo ai referenciado vão questionar-se o que era e para que servia.

      isto vai ser sempre assim, eu por exemplo venho dos primórdios da informática com MSDOS, outra geração mais tarde quando começou na informática já estávamos no Windows 95, outros mais tarde no Windows xp e assim sucessivamente e não sabem como era antes do seu tempo, conhecem apenas pelo que lhes é contado ou pelo que vão vendo na internet.

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Errado. As pessoas vão ter é saudades.
      O novo painel de definições é muito basicamente uma UWP (Universal Windows Platform) que na minha opinião é o principal cancro do windows.
      Todas as aplicações UWP que utilizei até agora, mais tarde ou mais cedo acabam por dar problemas.

  17. Avatar de ProT
    ProT

    E essa “funcionalidade” ou as restantes alguma vez funcionaram bem? Pelo que amigos e conhecidos me contam, essa marca do Gaitas deixa muito a desejar. Que sorte eu não usar o Janelinhas.

  18. Avatar de Mario
    Mario

    A Microsoft NUNCA acabou com a linha de comandos… Por uma razão muito simples: é a base de qualquer OS…
    Autoexec.bat? Config.sys? Ainda existem, nem duvidem, mas a geração existente e futura nem vai saber no que está a mexer, e depois estranham-se que o antivírus não os protege.

  19. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Epah, Tanta comentário, tanta comentário…o que eu tenho a dizer é: nada que um “God mod” nao resulte…basta procurar no YouTube por essa função…agora o Definições mais parece o Windows 3.1…fundo branco e letras pretas…o gajo que inventou essa treta não se estava pra chatear e disse assim” epah, estou me a cag…pra porcaria do design…também pra porcaria que me pagam, serve perfeitamente…a Apple paga mais do que a Microsoft…tá bom…os utilizadores que se acostumem…não gostam…instalem o powertoys” e pronto…tá feita uma cagada às três pancadas