Microsoft traz novidade para o Windows que muitos pediam há vários anos

32 Comentários

A Microsoft habituou os utilizadores do Windows a ter software essencial presente. Estas propostas são úteis, mas muitos querem ter a liberdade de as trocar por outras mais completas. Apesar de poderem trocar, as originais nunca desaparecem. Isso muda agora, com a Microsoft a oferecer a possibilidade de remover algum software do Windows, algo que era pedido há vários anos.

Microsoft Windows Edge software apps

Microsoft muda as regras para o software

Sendo o sistema operativo mais usado, o Windows tem algumas obrigações implícitas. Deve dar aos utilizadores um leque de opções de software que garanta que este sistema pode ser usado para a maioria das tarefas sem extras. Ainda assim, os utilizadores querem controlo e escolher que apps usar, dispensando as propostas presentes.

A Microsoft tem obrigado os utilizadores a recorrerem a muito do seu software, indo ao limite de impedir que essas propostas sejam desinstaladas. Isso vai em breve ser alterado, fruto das políticas que a DMA dirigirá ao Windows, outro dos afetados com as novas regras na Europa.

Microsoft Windows Edge software apps

Em breve o Edge poderá ser desinstalado

Do que foi revelado pela própria gigante do software, o Edge passará em breve a poder ser desinstalado. Este browser tem sido uma das peças que muitos querem ver fora do Windows, algo que a Microsoft impedia que acontecesse, alegando ser essencial para o sistema funcionar.

Além do Edge, a Microsoft abre também outras portas para a remoção de software. Falamos da pesquisa na web do Bing que pode ser removida usando os mecanismos padrão do Windows que estão disponíveis para desinstalação, caso os utilizadores optem por fazê-lo.

Microsoft Windows Edge software apps

Novidades do Windows para os seus utilizadores

A somar a isto, a Microsoft também permitirá a pesquisa na Web de terceiros na caixa de pesquisa na barra de tarefas do Windows. O Windows também fornecerá informações aos programadores sobre como criar feeds de notícias de terceiros no painel de widgets do Windows.

Por fim, a Microsoft também mudará o login no Windows. Deixará de ligar automaticamente os utilizadores a outros produtos e serviços que combinavam dados, inclusive Edge, Bing e o serviço Iniciar. Com esta mudança, o Windows volta a dar aos utilizadores algum controlo e uma escolha mais clara do que estes querem e podem usar.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Acho bem! Venham agora criticar a Microsoft! A verdade é que muita concorrência continará a não deixa desinstalar produtos da marca nativos!

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Peca por tardio!! Isso já existe nos outros SO há anos.

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    embora muita coisa (não tudo é verdade) já posse possível de desinstalar por linha de comandos, se vier a ser implementada como anunciado, é uma excelente notícia para quem usa windows.
    tomara que a apple seguisse o mesmo caminho

  3. Avatar de HAS
    HAS

    “Do que foi revelado pela própria gigante do software, o Edge passará em breve a poder ser desinstalado.”

    O Edge já pode ser desinstalado, tanto no windows 10 como no 11, a semana passada já o desinstalei destes 2 sistemas operativos.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Mas ainda não é um processo simples, é preciso correr uma ferramenta específica, reiniciar, reparar o Edge, e depois então ir desinstalar e reiniciar novamente.
      Futuramente a ideia é só ir desinstalar e está feito (talvez seja necessário reiniciar).

      1. Avatar de HAS
        HAS

        Nao é preciso nenhuma ferramenta, basta ir ás definições»aplicações e ai na aplicaçao Edge, o botao “desinstalar” já funciona.
        Fiz isso no windows 10 e 11, a semana passada.

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Aahah vai lá ver se não continua lá!!!!!

  4. Avatar de TT
    TT

    A google devia de permitir o mesmo no Android e a Apple no IOS!

    1. Avatar de mcGomes
      mcGomes

      uso Android One, mas mesmo assim tive que desativar aplicações para não as ver lá.. concordo plenamente com isso, devia ser possível desinstalar a aplicação que fosse
      +1

    2. Avatar de Sandro Alves
      Sandro Alves

      Podes desinstalar via ADB (depuração USB)

      adb shell
      pm uninstall -k –user 0

  5. Avatar de HAS
    HAS

    Desde a semana passada que já é possivel desinstalar o Edge nos dois sistemas operativos.
    Eu já o desinstalei através do botao desinstalar

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O Edge sempre foi possível de desinstalar. Nunca o tive nem no 7, 10 nem 11. Lá aparecia instalado, com alguma grande actualização, bastava ir aos programas e funcionalidades e mandar desinstalar. Há uns 5 anos que é assim.

      1. Avatar de Pedro Simões

        E agora é de vez se quiseres e sem problemas no futuro

  6. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    A notícia contêm um erro: o que vai ser possível remover (de vez) não é o Edge. Esse sempre foi possível remover (apesar de voltar a ser instalado em qualquer grande actualização, sem avisar). O que vai ser possível remover é o core do Internet Explorer (passou a ser designado web explorer desde o Win 10.2) que é a base do explorador de ficheiros do Windows. Com o update de Janeiro, o explorador de ficheiros passou a usar um serviço próprio, o que permite remover o web explorer aka IE.
    O mesmo para a barra “Cortana” (agora Co-Pilot) que já permitia mudar o motor de busca (se bem que era preciso aceder ao registo para alterar a definição padrão, para surgir o menu para mudar de motor).
    A grande mudança é no serviço de login, que volta ao padrão do Windows 7, em que o login passa a só servir para aceder ao sistema operativo, com o resto dos serviços a precisar de login próprio, em vez de ser activado aquando do login padrão. Isso sim é uma grande alteração, pois separa os serviços e ajuda a defender o utilizador.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E agora é de vez e sem retorno, dependendo do utilizador e não de atualizações ou de outras técnicas menos claras

  7. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Pessoalmente não desinstalo o Microsoft Edge porque é um excelente browser/navegador de internet. Agora a pesquisa na web do Bing isso não me serve para nada. Nada bate o Google Search, nem por sombras.

    1. Avatar de SD
      SD

      😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

    2. Avatar de José
      José

      Também dou adepto do Edge. Uso o Mozilla a par porque o uso há muito tempo, mas o Edge é muito bom. O Bing, nem tanto, nisso o Google leva vantagem sobre muitos motores de pesquisa, que de vem em quando, experimento, mas falham onde o Google não falha.

  8. Avatar de Arrio
    Arrio

    e so ovelhas, ainda nao percebi o que tem de melhor o chrome vs o edge!

    e edge e melhor.

    a sonae esta a passar tudo para edge, pela seguranca fiabilidade e conpatibilidade com tudo.

    qual e paranoia de serem contra o windows, nao gostam nao usam.

    1. Avatar de Limpa chaminés
      Limpa chaminés

      “a sonae esta a passar tudo para edge”, epa mal disseste isto já nem precisei ler o resto… ora uma empresa que tem muita história de explorar os trabalhadores e dar mau ambiente de trabalho ainda ser utilizada como referência…

      1. Avatar de Arrio
        Arrio

        estas a viver ha 5 anos atras.

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          A pagar o ordenado mínimo (algumas vezes menos) e a ter um lucro do caraças em 2024 e ele está a viver 5 anos atrás!?

  9. Avatar de Jorge Aragão
    Jorge Aragão

    “Em breve o Edge poderá ser desinstalado” que excelente notícia!

  10. Avatar de José
    José

    Vou tirar para quê? Estou bem servido.

  11. Avatar de JR56
    JR56

    Eu gostava era de fazer pesquisas nos navegadores sem me aparecer centenas de sites brasileiros quando quero pesquisar em Portugal, lingua Portuguesa e matérias que nada têm a ver com o Brasil ! Um estudante ou um profissional qualquer que queira informação técnica não consegue livrar-se de sujeitos e sites que “ensinam”e/ou apresentam matérias que não têm interesse ! E filtrar para Portugal e lingua Portuguesa não adainta porque não nos livramos dos mesmo sites !!

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      adiciona isto na pesquisa:
      -br
      exemplo:
      pesquisa -br

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não resulta.

  12. Avatar de Robert Roberto
    Robert Roberto

    O Edge é brutal

  13. Avatar de Gloria
    Gloria

    Finalmente o Edge era um pesadelo!

  14. Avatar de Contador
    Contador

    Estou a imaginar as pessoas a desinstalarem o Edge. “Pronto, agora a vida já faz mais sentido, posso ser feliz à séria. Finalmente sou livre!!! E saem cantarolando pela rua”. O pc até parece que fez upgrade para um processador intel K nao sei quê. Até tinham pesadelos e choravam por não poder desinstalar o Edge. Era mesmo uma tristeza. A real causa das depressões neste país.

  15. Avatar de hskan
    hskan

    que forma estranha de dizer que foram obrigados

  16. Avatar de Paulo Aguiar
    Paulo Aguiar

    Viva!
    Tenho o Windows 11 (23H2) com todas as atualizações feitas.
    Na barra de tarefas existe um espaço em que podemos “Procurar” (search).
    Habitualmente no lado direito desse espaço havia sempre uma figurinha que mudava de dia pra dia, que estava relacionada com um tema que a Microsoft elegia para esse dia.
    De há uns dias para cá essa figurinha deixou de aparecer, no entanto o tema continua a aparecer atualizado diariamente.
    Alguém sabe como resolver isto?