Microsoft To-Do, a futura substituta da Wunderlist

29 Comentários

Com todas as tarefas que temos no dia-a-dia, há aplicações móveis essenciais que ajudam a fazer esse tipo de gestão para que nada fique esquecido.

Wunderlist ou Google Keep são dois dos nomes mais sonantes neste universo de aplicações de gestão de tarefas, mas agora há um novo nome a ter em conta e que irá mesmo substituir, no futuro, a Wunderlist: é a Microsoft To-Do.


Microsoft To-Do é a nova aplicação, ainda em fase de teste, da Microsoft. Trata-se de um novo gestor de tarefas, com uma interface limpa, bastante moderna e com uma abordagem diferente daquela que conhecemos das mais relevantes apps do género.

Desenvolvida pela mesma equipa de programadores da Wunderlist, está já disponível para Android, iOS e Windows 10 e o objetivo é que venha a substituir de forma total a Wunderlist, a aplicação comprada pela Microsoft em 2015.

A interface lembra, de facto, a Wunderlist, sendo possível criar várias listas diferentes de tarefas, configurar lembretes para cada tarefa de forma independente, adicionar notas e, claro está, que tudo ficará sincronizado em qualquer dispositivo onde a aplicação esteja instalada com a conta Microsoft.

 

O Meu Dia

Quanto às funcionalidades anteriores não se encontram grandes novidades, no entanto, esta nova app da Microsoft tem um recurso bastante interessante e que pode ser crucial na gestão das tarefas de cada dia.

As tarefas que tem nas várias listas terão certamente momentos diferentes e até dias diferentes para serem completadas, por isso, pela manhã poderá clicar no ícone da lâmpada para verificar tudo aquilo que tem para fazer durante o dia ou aquilo que eventualmente ficou por cumprir no dia anterior e ainda adicionar novas tarefas para esse dia.

 

Melhorias que surgirão em breve

A To-Do terá integração com o Office 365 e suporte ao Outlook. Além disso, tarefas como partilha de listas, por exemplo, serão também um objetivo da Microsoft. O Mac terá também uma aplicação dedicada e haverá também uma app exclusiva para tablets.

Assim que a aplicação esteja pronta com todos os recursos e plataformas cobertos, a aplicação Wunderlist será extinta e substituída na sua totalidade pela Microsoft To-Do. Até lá, poderá continuar a utilizar a Wunderlist sem qualquer limitação.

Microsoft To-Do

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Artur Santos Silva
    Artur Santos Silva

    “Substituirá”, “Irá revolucionar”, “Irá fazer”, “promete”, “chegará em breve” ! A esmagadora maioria dos artigos da Microsoft ultimamente não passam de intenções de algo…e muitas das vezes não têm qualquer seguimento.

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Confirmo

  2. Avatar de João MS
    João MS

    Instalei na esperança de que integrasse o que tenho no Wunderlist, mas não =(

    1. Avatar de jYkA
      jYkA

      No nome de utilizador está a opção de importar do wunderlist

      1. Avatar de João MS
        João MS

        Tens razão. Thanks!!

    2. Avatar de Papa Joe
      Papa Joe

      Não me tramem! Não da para importar o que temos no Wunderlist??

      Tou tramado…uso aquilo como base de dados…

      1. Avatar de E
        E

        Dá para importar as tarefas do Wunderlist e do Todoist. Vê a notícia original para mais detalhes.

    3. Avatar de N'uno
      N’uno

      Eu espero bem que dê! Tenho lá muitas centenas de tarefas, já para não falar no histórico…

    4. Avatar de João MS
      João MS

      Retiro o que disse. Dá sim para importar (apesar de que podia ser mais simples).

  3. Avatar de Luis Andrade
    Luis Andrade

    Esta nova aplicação não é semelhante à one note? Desculpem a ignorância 😀

    1. Avatar de Lucky Silva
      Lucky Silva

      @Luís Andrade. São 2 aplicações completamente distintas. O OneNote serve, essencialmente, para tirar/capturar notas (pessoalmente prefiro o Evernote, porque tem recursos que o One Note, não tem ainda). Esta aplicação serve especificamente para colocar as tuas tarefas. Tarefas, essas que, devem estar incluídas em projectos que queres levar a cabo, ou então em específico para uma acção.
      Eu uso o Evernote, como disse, para capturar/colocar tudo o que acho relevante para a minha vida, pessoal e profissional, desde coisas simples como digitalizações das contas a pagar (a aplicação Evernote faz logo a digitalização e guarda onde quiseres…) até projectos mais complexos, onde várias pessoas podem inclusivé ter acesso (começa por partilhar coisas com a tua cara metade e verás a ajuda que isso te dá para concluir diversas coisas)

      Em associação com o Evernote uso o Remember The Milk (é do género deste Microsoft To-Do e do Wunderlist, para não ir mais longe…) que se integram um no outro. No Remember Tke Milk, podes definir prazos, taags, e uma infinidade de coisas. Para mim, honestamente, é a melhor forma de me organizar e raramente falho um prazo ou uma acção importante.

      Aconselho a irem aos poucos colocando as coisas nos seus lugares, começando por conceitos simples e com o tempo vão perceber que, para além de estar tudo organizado, sai um peso de cima dos ombros porque sabem que no seu devido tempo e lugar devem concentrar atenções no que é relevante naquele momento.

      Haveria km de texto para colocar aqui e convencer as pessoas a serem mais organizadas com os seus projectos e tarefas profissionais e pessoais. Se possível vejam alguns vídeos no Youtube sobre Get Things Done (GTD) e rapidamente vão perceber o que estou a falar.

      PS: trabalho numa multinacional, fora de Portugal (fora da Europa, na verdade) e um dos factores que decidiram o empregador a me escolher foi precisamente esta capacidade de organização e levar em frente os projectos, e mesmo assim ter a minha vida pessoal intocada e sem estar a toda a hora a olhar para o email. Por aí já conseguem perceber a importância destas “pequenas coisas”.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Eu também prefiro o Evernote, e também uso GTD, no caso com o Wunderlist. Já tive o RTM instalado há uns anos, mas nunca apostei muito nele. Tenho saudades dos tempos em que usava um Palm, um PDA mínusculo e com uma bateria que durava semanas, e que me permitia organizar o meu “stuff” eficientemente. Foi nessa altura que li Covey, Allen e outros, e me decidi pelo GTD. Muito bom material, sem dúvida!

      2. Avatar de brsilvanma
        brsilvanma

        Excelente. Estou buscando depois de anos, me organizar melhor.
        Obrigado pelas dicas

      3. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Dá uma vista de olhos ao OneNote atual, de preferência o que vem com o Office 2016.
        Evoluiu muito.
        Eu encostei o Evernote

      4. Avatar de Luis Andrade
        Luis Andrade

        Obrigada pela ajuda e vou exprimentar esta aplicação ou outras do género 😀

        Cumps 😀

    2. Avatar de Joe Lou
      Joe Lou

      Não, servem propósitos diferentes.
      O one note é mais um bloco de notas, ou um caderno por assim dizer.
      Dá para por separadores e cada pagina é de livre texto!
      O ToDo são listas de tarefas.
      Claro que o onenote também dá para fazer o mesmo, no entanto este tem integração com o calendário, que o one note não tem.

    3. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Não!!!
      O OneNote, neste momento até batatas recebe!
      Dá uma vista de olhos: https://www.onenote.com/ (clica em “See it in action”)

  4. Avatar de N'uno
    N’uno

    Parece-me que é desta que vou mesmo desistir do Wunderlist. O que eu quero não é integração com ferramentas MS, mas sim integração com ferramentas standard, preferencialmente open source. Mas aguardemos para ver…

    1. Avatar de João MS
      João MS

      A vantagem da integração com ferramentas da MS, da Google, ou qualquer outro ecosistema minimamente completo, é precisamente essa…a integração. No opensource ainda não tens isto de forma tao integrada e organica.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Não é assim tão linear. No opensource há muita integração, quanto mais não seja ao nível do suporte de formatos abertos e standard. E no caso do Wunderlist, integra perfeitamente com o calendário da Google e por essa via com o thunderbird ou outros. Só não completas as tarefas no calendário. Mas concordo contigo, uma das vantagens do ecosistema MS é essa integração mais fluida, mas o senão é mesmo o uso de formatos proprietários. Eu estou curioso para ver até onde vai a MS nesta aproximação ao mundo linux…

  5. Avatar de manuel
    manuel

    no windows tem de ser ter o office 360 🙁

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    A comparar com o Todoist premium, ainda lhe falta muita coisa… Se for realmente para a frente, e houver esforço, sem duvida que mudo, até lá…

    Testar.

  7. Avatar de Kroko
    Kroko

    Possivelmente é por ser “nabo” e ainda não consegui encontrar uma aplicação que fizesse o que estou a procura, mas com tantos comentários de utilizadores pode ser que alguém me consiga ajudar, estou a procura de uma aplicação de borla que seja estilo tarefas mas que eu defina uma data e a aplicação funcione como alarme para me lembrar de algo, não pode ser estilo calendário porque no calendário eu tenho que ir ver e não faz de alarme. Desculpem a ignorância mas se alguém poder ajudar fico agradecido.

    1. Avatar de jYkA
      jYkA

      Wunderlist e futuramente esta microsoft to-fo

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      todoist permite lembrança (alarme) por SMS (só no EUA) e por email.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Mas para ter essa funcionalidade tem que ser pago, quase $29 por ano. Contudo, parece-me ser um bom substituto do Wunderlist.

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          €29, corrijo.

    3. Avatar de Jeff
      Jeff

      Já tentou o any.do? Ele faz exatamente oque procura.

  8. Avatar de Lauro
    Lauro

    Lamentável trocar o nome Wunderlist pelo próprio nome da empresa, que quem acompanha noticias de tecnologia sabe que deixa má impressão. Poderia ser só To-Do, mas que eu saiba já existe outro aplicativo com este nome. Que seja outro nome ainda, mas Microsoft To-Do ficou broxante. Eu sou apaixonado pelo Wunderlist. Não vou abandonar mesmo após trocar de nome e ter novas funcionalidades que irão implementar, e estou ansioso justamente pelas novidades para testar. Tirando o novo nome, espero que a Microsoft não estrague o que era praticamente perfeito mesmo com a simplicidade + funcionalidade.