A Microsoft matou os Sets, os futuros separadores das apps do Windows 10?

5 Comentários

A Microsoft tem estado a experimentar muitas novidades no Windows 10, procurando dar-lhe as opções pedidas e as que são lógicas para os utilizadores. Uma delas, os Sets, os separadores do Windows 10, foram bem recebidas. Mas, na verdade, nunca avançaram para as versões finais.

Aparentemente a Microsoft acabou por matar esta novidade. Os futuros separadores do Windows 10 são agora uma lembrança do passado.

Windows 10 Sets separadores Microsoft apps

Os separadores estão a ser esperados há já várias versões do Windows 10. Depois de serem testadas no programa Insiders, acabaram por desaparecer, sem qualquer informação específica da Microsoft.

Não se sabia se iriam ser incorporados nas atualizações, mas numa e depois noutra, nunca surgiram. A mais recente informação que agora surgiu dá mesmo conta de que poderá nunca chegar aos utilizadores.

A declaração de Rich Turner, Program Manager da Microsoft, no Twitter veio colocar um ponto final. Ficaram assim goradas as expectativas dos utilizadores e foram criadas ainda mais dúvidas sobre a sua continuidade no futuro.

O que eram os Sets

Os Sets vinham dar ao Windows 10 uma funcionalidade que há muito era pedida. Finalmente iriam haver separadores nas aplicações, que podiam ser organizadas de forma mais direta e simples. Com o carregar no + podiam ter na mesma janela um novo separador do Edge, um novo documento ou simplesmente um explorador de ficheiros.

https://youtu.be/3lEjuU-XFHg

Desta forma, do que chegou a ser visto, apenas as aplicações do sistema operativo e UWP (Universal Windows Platform) eram suportadas, podendo ser organizadas e tidas compartimentadas por tarefas, sem as misturar ou confundir. Podiam também aceder ao histórico dos separadores e voltar a abrir todos os que pretendiam.

Esta é uma perda importante para o Windows 10. A grande maioria dos restantes sistemas operativos já oferece esta funcionalidade e esperava-se que chegasse também ao da Microsoft. Nunca houve um compromisso de data para o seu lançamento, mas era algo que os utilizadores muito queriam.

Dica: Como configurar os Sets, os novos separadores do Windows 10

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LiveLX 90
    LiveLX 90

    O “QTTabBar” é bom para ter separadores no Explorador.
    Testei em Windows 7 e funciona bem em Windows 10 também.
    Tem muitas opções de personalização e isso faz o programa tornar-se muito complexo, mas depois de personalizado fica ótimo.

    http://qttabbar.wikidot.com/

    No meu ficou assim:
    https://i.imgur.com/8rWxcc6.jpg

    Já tinha deixado esta sugestão num outro artigo mas acho que nunca é demais enquanto o oficial não chega

  2. Avatar de carlitos
    carlitos

    Parece ser uma funcionalidade de produtividade interessante.

    Outra funcionalidade que necessitava ser melhorada é o virtual desktop.
    Só não uso porque não é possivel customizar o nome de cada desktop.

    A Microsoft fazia melhor em abrir o código das apps que não quer continuar a desenvolver.
    Ganhávamos todos mais.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Basicamente isto já acontece há muito no Chrome OS.

  4. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    “Nunca houve um compromisso de data para o seu lançamento, mas era algo que os utilizadores muito queriam.”

    Fala por ti. As generalizações são muitas vezes falaciosas.

  5. Avatar de Ubirajara
    Ubirajara

    Bom, talvez ficaram com medo de depois a comunidade pedir pra trocar o nome do SO para TABS ou SETS, kkk