Microsoft confirma remoção da app radio no Windows 10 Mobile

65 Comentários

O Windows 10 Mobile é ainda uma plataforma a ser talhada e aprimorada. Há ainda elementos a serem incorporados e outros a serem removidos ou adaptados.

Um dos que se sabe agora que irá desaparecer é a aplicação de rádio, que nas mais recentes builds foi removida. A Microsoft confirmou agora essa sua posição.

Radio

As mais recentes builds do Windows 10 Mobile trouxeram a realidade da aplicação dedicada ao rádio ter desaparecido. Não havia, no entanto, qualquer indicação que essa remoção seria apenas temporária ou se era uma eliminação permanente.

A Microsoft, que esteve em silêncio desde essa atura sem dar qualquer satisfação aos utilizadores deste sistema, resolveu agora esclarecer esta situação e dar um pouco mais de informação.

A partir de agora, e nas futuras builds do Windows 10 Mobile, esta será uma aplicação que não existirá. É, por isso, hora dos utilizadores procurarem alternativas. A Microsoft aconselha a utilização de aplicações de terceiros.

Não há, no entanto, qualquer justificação para esta tomada de posição e razão para terem abandonado a aplicação.

Radio

O rádio é ainda hoje uma das funcionalidade que muitos utilizadores procuram e valorizam num smartphone. É a forma de terem acesso à música sem consumirem dados.

Com esta mudança, a Microsoft vem mudar a sua postura. O hardware de suporte ao rádio vai manter-se, mas fica a cargo dos utilizadores a escolha da aplicação a ser usada.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Mais programadorzinhos para iOS e Android!

  2. Avatar de censo
    censo

    A app de radio do Windows é muito fraquinha, mas funciona. Mas tirá-la ?

    1. Avatar de john
      john

      … não parece fazer qq sentido …

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      A seguir tiram a calculadora,só visto.

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Agora já concordam comigo quando digo que a Microsoft não sabe tomar decisões?
    Já à umas quantas notícias que o digo…

    Eu uso Windows Phone e até gosto, mas levo com cada machadada de vez em quando que até assusta 😛

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A questão é entender porquê retirar a app… se existe e trabalha porquê retirar?!

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Sem app (ainda que o radio funcione via outras Apps) as pessoas ficam incentivadas a usar serviços streaming ou comprar mais músicas. É a única razão.

      2. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Provavelmente porque têm a ganhar em retira-la… A par do que já acontece com tantos smartphones Android, as marcas para receberem mais uns trocos por parte das operadoras, retiram o acesso ao radio FM, para obrigarem os consumidores a subscreverem planos de dados. Comigo é simples. O não ter radio FM é um deal braker (pelo menos enquanto existirem equipamentos que o tenham e outros que não o tenham). Telefone de topo que não tenha radio FM, fica automaticamente excluído de uma potencial compra. E poderia aqui apresentar enumeras razões para o radio FM continuar a existir e do porque ser melhor que apps com ligação à net e respectivo consumo de dados…

        1. Avatar de Herbert
          Herbert

          Concordo nos pontos apresentados por você.

      3. Avatar de Luís
        Luís

        mas nos últimos tempos trabalhava bem mal… mexias no telefone a app calava-se. Se era para funcionar assim ainda bem que saiu… há alternativas e bem melhores

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Apenas mais uma demonstração da enorme falta de consideração que a MS tem pelos utilizadores de WP.
    Já é tão comum, que nem impressiona.
    PS: Uso WP.

  5. Avatar de Limbus
    Limbus

    Nem a Microsoft se interessa pelas apps para WP.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Lumia 640 lte nunca desejei tanto que o meu telemóvel desse o pifo pra ter desculpa pra comprar outro com um SO diferente.. Farto da microsoft. Até dói porra

    1. Avatar de jaime
      jaime

      Subscrevo a 100%. Não vejo o dia de o ‘acidentalmente’ deixar cair e ele ser atropelado por um autocarro.

  7. Avatar de Zaark
    Zaark

    Se integrassem a função com o Groove Music, eu diria “muito bem” – toda a música centralizada numa app não é nada mal pensado. Mas remover por completo? Se há coisas que os haters dizem sem qualquer nexo apenas porque “haters gonna hate”, neste caso específico dou a mão à palmatória… :/

  8. Avatar de Tico
    Tico

    O pplware podia fazer aí umas comparações de aplicações de rádio para o windows phone…

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Pois, eu nem sei quais delas usam mesmo o hardware…
      A maioria são rádios online :/

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Uso FMRadioPlayer… é offline

    1. Avatar de Tony
      Tony

      +1 faz exatamente o que a da Microsoft fazia

    2. Avatar de Helder Figueira
      Helder Figueira

      Pena não ter RDS nem RT+. Mas é mrlhor que nada

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    Não há nada melhor que assistir à Micro$oft a dar tiros nos pés! É o rádio do W10m, é o W10, foi o W8 e o W8.1 …
    Desde o W7 não fazem nada de jeito!

  10. Avatar de hmmn
    hmmn

    na volta a microsoft quer matar o windows mobile aos poucos. LOL

  11. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Não sei porque tanta polêmica por a Microsoft remover a App da radio! Poucos utilizador, ou nenhuns, a usam mas como vai ser retirada lá vem as críticas! Por exemplo, a radio que eu mais ouço tem uma App para windows. Quase todas as radios nacionais tem App.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Eu utilizo: não tenho plano de dados para andar a ouvir a toda a hora via streaming. Infelizmente, os planos de dados não acompanham a tecnologia. Um plano de 3GB é publicitado como algo que nunca mais acaba num mês… :/

    2. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Conforme mencionado no artigo , “É a forma de terem acesso à música sem consumirem dados.”

      1. Avatar de Tony
        Tony

        Não é assim, a Microsoft tem na API para programadores o acesso às funcionalidades. E já ha apps a fazer a mesma coisa.

    3. Avatar de Tony
      Tony

      Não é por aí, porque dá jeito a quem não tem plano de dados móveis. Mas não ha problema a pelo menos 3 apps que fazem o mesmo na store, destaco a Radio FM Phone

  12. Avatar de Daniel Cardoso
    Daniel Cardoso

    Pessoalmente, acho que a Microsoft só está a prejudicar os seus próprios utilizadores com esta alteração.
    Mas como a aplicação não aparecia em nenhuma build das novas, parti logo do pressuposto que eles a fossem remover. Comecei a utilizar esta aplicação em alternativa, está muito bem feita e é rápida e simples. Utiliza na mesma os auscultadores para ouvir rádio, ou seja não requer acesso à internet e acima de tudo foi desenvolvida pelo português, Luis Costa.
    https://www.microsoft.com/pt-pt/store/apps/fm-radio-player/9wzdncrdlxnm

  13. Avatar de joao alves
    joao alves

    aff com isto estou cada vez mais perto de mudar para android… mais uns tempo e os telemoveis da MS so servem para fazer chamadas e enviar sms… e mesmo assim mal
    maldita a hora que comprei o 950xl affffff

    1. Avatar de Luís
      Luís

      se queres um telefone a engasgar-se todo força aí
      já usei, sei do k falo

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        vê se logo que nunca usaste android puro

        1. Avatar de Luís
          Luís

          por acaso não… tive azar nos androids k tive
          era só bloatware

        2. Avatar de Luís
          Luís

          não há pasta para apostar nos Nexus nem nos iPhones, tem q se ir para algo mais baratucho (mas que não se torne num pisa papéis)

    2. Avatar de irlm
      irlm

      mal-empregrado

    3. Avatar de Insider
      Insider

      Queres vender-mo?

  14. Avatar de Kekes
    Kekes

    Há alternativas, não tiraram o suporte a nível do sistema. Os que criticam, senão me engano, não é o iPhone que não suporta nada?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Eu tbm não percebo tanto barulho.

      Não é isto que me vai fazer parar de usar o W10M que tá top.

  15. Avatar de Tony
    Tony

    Solução equivalente: Radio FM Phone
    Para podcast: Grover Podcast (desktop e mobile)

  16. Avatar de RF
    RF

    Vendo Lumia 640 DS… Agora a sério, mas a Microsoft anda mesmo a querer acabar com o SO não anda?!
    Bem sei que a App RADIO não é nada de especial.. e bem que (deviam) ter feito algo mais bonito a nível gráfico, mas funciona bem! Agora temos que ver alternativas.. quando programadores para este SO já são poucos… Obrigado Microsoft!!! Já agora, até 200€ o que é que aconselham de Android ??

    1. Avatar de irlm
      irlm

      compra um iphone por esse tambem não tem desde sempre…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Huawei P8 Lite, P9 Lite, One Plus X e BQ’s sao algumas alternativas por esse preço.

  17. Avatar de Mário
    Mário

    Credo, tanta discussão por uma coisa tão simples… É só instalar outra aplicação, qual é o problema?

    Radio FM Phone – https://www.microsoft.com/pt-pt/store/apps/radio-fm-phone/9wzdncrfhxns
    FM Radio Player – https://www.microsoft.com/pt-pt/store/apps/fm-radio-player/9wzdncrdlxnm

    1. Avatar de Vítor M.

      E boas opções Mário. Obrigado pela partilha.

    2. Avatar de Tony
      Tony

      sim, acho que é isso

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tenho um Lumia 830 e já instalei e não acontece nada… Será que tenho que desinstalar o radio original??

  18. Avatar de TULIO
    TULIO

    Estes romanos são loucos……….. e eu a pensar que iam melhorar a aplicação, muito fraquinha, e afinal descontinuam…….. enfim ….. os inteligentes da da MS é so tiros nos pes……….disclamer uso W10 e tenciono continuar a usar…. mas por vezes julgo que a massa cinzenta não abunda para aqueles lados…

  19. Avatar de TULIO
    TULIO

    já agora… entendo que pretendam deixar margem para que os programadores independentes possam desenvolver as suas aplicações para areas que a MS não cobre, mas eu não me sinto seguro em instalar uma aplicação feita por um bakulakukula………… sei la o que esse tipo pos no codigo… se a MS quer que o W10m seja o SW utilizado pelas empresas tem que pelo menos dar o minimo………

  20. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    em vez de ser um artigo de mais do mesmo.. o “bota a baixo” do costumo ao W10M.. podiam mensionar algumas app alternativas.. e dizer tb que quem tem a app, vai continuar a poder usa-la naturalmente..

    1. Avatar de Luís
      Luís

      a última parte não é verdade… vai ser removida mesmo
      mas sim umas alternativas eram bem vindas (agora uso FMRadioPlayer)

  21. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    Nao tarda nada e a ms lança uma app para radio para android… É triste ver a falta de empenho na própria plataforma

  22. Avatar de Renato Antunes
    Renato Antunes

    Volta Nokia estás Perdoada.
    Só estou á espera que a Nokia volte ao ataque para mudar de telemovel…..
    Isto com a Microsoft vai de mal a pior……

  23. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    Tenho um Lumia 950 e um 650, até ao momento todos os que tive tinham rádio, Lumia 930, Nokia N9, etc.. e confesso nunca usava. Não estar lá o radio, ninguém dará conta, estamos na era do podcast e musica online. Criticar por removerem, isso é coisa dos iphoners e androiders, que falam fala, mas também não existe nesses SOs.
    Mesmo sem radio o Lumia continua a ser o equipamento de eleição. Excelente escolha!
    Tenho visto muitos boa gente, iphoners e androiders a mudarem para lumia com windows 10.
    E estão super satisfeitos!

  24. Avatar de Sergio
    Sergio

    Agora que jamais terei um wF mesmo.

  25. Avatar de Aeme
    Aeme

    Não faz qualquer sentido retirar o rádio.
    Se alguns não usam e comentam efusivamente outros e são muitos usam o sintonizador de FM que não tem falhas e cumpre perfeitamente o que lhe é pedido.
    Uso diariamente ? não frequentemente mas várias vezes por semana em diferentes locais mesmo de fraca receção não passo sem ele.
    Sempre tive smartphones com windows de muitos anos ( 2,5 anos cada ) para cá e não me estou a ver dentro de meio ano a ter um sem radio.

    1. Avatar de Joa
      Joa

      Mas há alternativas, e boas!

  26. Avatar de LuisPinto
    LuisPinto

    Se assim é, vou devolver o meu lumia, e pedir o dinheiro de volta… A Microsoft ja não é a primeira vez que mata algumas apps? É o radio, é here maps, o que é que falta mais??? Acho que vou continuar com o ios, e acabar com o os…

  27. Avatar de desilusão
    desilusão

    Que uns considerem correto acabar a app orque não utilizam, parece estupido.
    Outros argumentarem que lhes dava jeito manter, parece pateta, pois a MS faz o que lhe dá na bolha e está-se cag..do para a malta que comprou a me..da que os aparelhinhos se estão a tornar (atualizações todos os dias, lentidão, instabilidade etc) Talvez seja isso, o rádio está a emborregar o SO e há que retirá-lo 🙂
    Não compro mais nenhum, e parecido só se for novamente Nokia

  28. Avatar de Alucard
    Alucard

    Desculpem lá, eu tenho um Lumia 640 e gosto muito do telemóvel, mas isto não faz sentido nenhum. Se fosse um serviço descontinuado como o MixRadio, entendia, agora uma aplicação que não lhes custava nada em manutenção, é removida dos nossos equipamentos porque carga de água? E sem dizer água vai, a maioria do utilizadores só vai entender o que aconteceu quando quiser utilizar o rádio, estiver offline e ficar a ver navios. E sim, eu uso rádio FM que dados móveis neste país são a conta-gotas. A seguir vai o calendário ou a calculadora… Medo.
    Espero que as apps 3rd parties sejam boas.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      ou quando quiser usar o rádio e… onde está ele? não está

  29. Avatar de sakura
    sakura

    KISS software ……
    se não tiveres a app posta aqui que eu faco-te uma free.

  30. Avatar de Cantu
    Cantu

    Ontem o meu lumia 830 fez uma atualiazação e o rádio lá está fresco e fofo…. Será que a MS mudou de ideias?

  31. Avatar de 
    

    A pior borrada que fizeram foi remover a app de desporto (estava excelente) e a de receitas, é só lixo na store e removem as apps controladas por eles…qualquer dia sou eu que remove o windows phone.