Microsoft reinventa Bloco de Notas do Windows 11 e dá-lhe novas capacidades

14 Comentários

Desde que lançou o Windows 11 que a Microsoft tem procurado trazer novidades para o Bloco de Notas. Está longe de ser uma solução complexa, mas tem inovado e recebido melhorias em várias áreas. Agora, a Microsoft revelou que esta app nativa vai ser renovada e receber novas formas de formatar o texto.

Bloco Notas Windows 11 Microsoft texto

Microsoft reinventa Bloco de Notas

A Microsoft continua a transformar o Bloco de Notas, tornando esta simples aplicação tão fácil de usar como o próprio Word. E agora é até capaz de gerar texto automaticamente usando inteligência artificial. No entanto, a mais recente adição ao Bloco de Notas do Windows é a adição de uma barra de ferramentas clássica que inclui opções de formatação de texto , que marca um antes e um depois para a aplicação.

Por enquanto, não encontrará estas opções de formatação de texto no Bloco de Notas, uma vez que apenas estão disponíveis para utilizadores do Windows 11 nos canais Canary e Dev. Como referimos, está incluída uma barra de ferramentas de formatação completamente nova, localizada junto às opções clássicas Ficheiro, Editar e Ver.

Ou seja, com este acrescento, o Bloco de Notas permite-nos agora utilizar texto a negrito, itálico, mas também hiperligações, listas e títulos. O surpreendente é que a Microsoft até incluiu o suporte para o Markdown, uma linguagem leve que muitos programadores utilizam para criar documentos estruturados.

Bloco Notas Windows 11 Microsoft texto

Windows 11 dá-lhe novas capacidades

De acordo com Dave Grochocki , gestor de produto de Aplicações Integradas do Windows: “A experiência suporta entradas e ficheiros do estilo Markdown para utilizadores que preferem trabalhar diretamente com a linguagem de marcação leve. Pode alternar entre as vistas Formatado em Markdown e Sintaxe de Markdown no menu de visualização ou selecionando o botão de alternância na barra de estado na parte inferior da janela.”

De qualquer forma, se não estiver convencido com esta adição porque acha que o texto simples deve ser sempre o foco do Bloco de Notas, tem a opção de remover toda a formatação da barra de ferramentas ou do menu de edição. É ainda possível desativar completamente esta nova barra de ferramentas nas definições da aplicação.

Com esta adição, o Bloco de Notas deixa de ser apenas um simples editor de texto. Passa a ser uma ferramenta muito poderosa e flexível, além de ser gratuito.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bicudo
    bicudo

    Obrigado por facilitares a vida a utilizadores mal intencionados microsoft. Não é a primeira vez que abro o notepad com passwords escancaradas para todos verem e nas reuniões teams é mato.

    1. Avatar de ahahah
      ahahah

      Onde é que isso é responsabilidade da Microsoft?

    2. Avatar de John Smith
      John Smith

      Usa o KeePassXC que vai limitar um pouco esse problema.

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    Já vão começar a estragar uma coisa, que até tem a sua utilidade.

  3. Avatar de Indignado
    Indignado

    Parvoice, retiram o wordpad e metem coisas no notepad … a microsoft está cada vez mais perdida …

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      quem é que usava o wordpad? nunca me lembro de lhe ter tocado na vida

    2. Avatar de ahahah
      ahahah

      Para quê ter duas aplicações se uma pode fazer tudo?

  4. Avatar de AO
    AO

    Estratégia da Microsoft: remover do Windows o WordPad que já tinha as opções básicas de formatação de texto e
    reinventar o Bloco de Notas (que deveria ser um simples editor de texto) para ficar mais semelhante ao WordPad.

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Solução: usar o notepad++

  6. Avatar de Simple is best
    Simple is best

    Completamente inútil o tempo perdido e dinheiro gasto em adicionar funções ao bloco de notas. O que o anterior tinha de bom era precisamente a simplicidade. Retirando isso deixa de ser útil. Em vez de se preocuparem em estragar o que está bom, deveriam ter pensado em arranjar alternativa para o Skype ou simplesmente não terem acabado com ele.

  7. Avatar de Mapril
    Mapril

    Terá que suportar outro formato de ficheiro além do simples .txt – qual será?

  8. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    A M$ só faz m****, não sei como uma empresa que faz tanta burrice consegue estar no lugar que está. Aqui está outro exemplo, ainda por cima deixa as tabs abertas e não pergunta se queremos gravar quando se fecha. É como olhar para uma chave de fendas e pensar, como vamos fazer uma chave pior do que esta.

  9. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Estragaram o que estava bem. Parabéns Microsoft >.>