Microsoft esconde recolha de dados na última atualização do Windows 7

24 Comentários

Todos se recordam dos problemas que surgiram com o Windows 10 e a recolha de dados. A empresa esteve debaixo de fogo diversas vezes e porque não alertou para este pormenor muito importante.

Mesmo com esta situação, a Microsoft parece não ter aprendido. A mais recente atualização de seguraça do Windows 7 traz elementos para recolha de dados, mais uma vez sem que os utilizadores tivessem sido alertados.

Windows 7 Microsoft atualização recolha dados

A mais recente atualização do Windows 7, chegada via Patch Tuesday, está focada na segurança. São vários os problemas que corrige e que estavam a mostrar ser uma ameaça para os utilizadores. Mas aparentemente a Microsoft teve outros planos e colocou algo mais.

A Microsoft escondeu algo na sua atualização de segurança?

São vários os relatos que esta correção de problemas trazem instrumentos para recolha de dados dos utilizadores. Esta não é uma situção nova, mas mais uma vez a Microsoft optou por não comunicar aos utlizadores.

O problema é ainda maior porque a as atualizações de segurança da Microsoft têm de ser focadas neste ponto. Ao introduzir este novo componente, a empresa está violar as suas próprias regras.

Windows 7 Microsoft atualização recolha dados

O Windows 7 está a fazer recolha de dados dos utilizadores

Já no passado a Microsoft tentou esta tática com o Windows 7. A ferramenta em causa estava identificada como necessária para apoiar para a migração para o Windows 10. Os dados que recolhia serviam para determinar se as máquinas eram elegíveis para uma migração sem problemas.

Há uma teoria que revela que esta nova versão pretende resolver um problema de segurança efetivo. Não existe qualquer informação que suporte esta ideia, mas a verdade é que depois de instalada, todo o sistema de recolha de dados fica ativo.

Esta é mais uma situação que não pode ser esclarecida pela Microsoft. Apenas a empresa sabe o que instalou e qual o propósito desta ação. A verdade é que mais uma vez está a recolher dados sem alertar os utilizadores para este facto.

Cuidado! Afinal não é apenas o Windows 10 que recolhe dados

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de J. Frazão
    J. Frazão

    Estes tipos são inacreditáveis.
    Apesar de já todos sabermos que estas coisas acontecem ficamos sempre ainda mais aborrecidos ao ler noticias destas.
    Infelizmente não posso sair desta esfera da Microsoft. A empresa onde trabalho e os seus parceiros estão todos “presos” ao Office.

    1. Avatar de Robson
      Robson

      Isso não é desculpa, isso é preguiça de aprender a usar outro sistema operacional como o Linux. Office? Existem vários e gratuitos como o LibreOffice que abrem e salva arquivos do mês Office. Agora, eu acho ótimo as pessoas serem investigados pela Microsoft… Lembra daquele ditado que diz: quando se é corno mais de uma vez é chamado de corno convencido? Não estou chamando ninguém de corno, estou querendo dizer que as pessoas que usam o Windows gostam de ter sua privacidade violada e não tão nem aí…. Vai em frente, puxa o saco de quem não te respeita, mané!

      1. Avatar de J. Frazão
        J. Frazão

        Palmas para o professor Magalhães da Fonseca!!!
        Vai la fazer um dashboard ou relatório em LibreOffice e enviar para destinatários que utilizam Microsoft Office.

        1. Avatar de Jorge Carneiro Barufaldi
          Jorge Carneiro Barufaldi

          J. Frazão, bom dia.
          A versão 6.2 do libreoffice está totalmente compatível com o MS-Office.
          Pode fazer e enviar que dá certo!
          Experiência própria!
          Dou treinamento de Excel para empresas e utilizo linux no meu computador pessoal, até a versão 6.1 concordo com você mas da 6.2 pra frente ficou ótimo

          1. Avatar de J. Frazão
            J. Frazão

            Jorge,
            Não sabia disso ainda. Vou analisar essa questão.
            Muito obrigado pela dica

        2. Avatar de Pedro Gonçalves
          Pedro Gonçalves

          J. Frazão, a questão aqui é que quem está “errado” não é quem usa formatos abertos mas sim quem utiliza formatos proprietários. O formato está definido mundialmente pelo “Organization for the Advancement of Structured Information Standards” e é o “OpenDocument Format”

          Quem utiliza diferente disso é que está deveria utilizar um software proprietário ou não, mas que conseguisse ler o formato universal definido.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    “Todos se recordam dos problemas que surgiram com o Windows 10 e a recolha de dados”
    Eu me recordo todo dia, pois ela AINDA existe.

    Muitos podem argumentar, “mas você reclama da recolha de dados do Windows 10 e usa Google, Facebook, WhatsApp, logo não pode reclamar”.
    Falso. Primeiro não se pode partir pra premissa que a pessoa use tais produtos só porque uma maioria (gado de manobra) usa. Apelo a maioria é uma falácia.

    Geralmente quem preza pela privacidade e SEGURANÇA (meu caso) não usa nada dessas e muitas outras empresas. Não é porque você usa Google pra tudo que eu use, que você não consegue largar o vício do Facebook que eu faça uso do mesmo, não é porque você não consegue imaginar alguém que não use WhatsApp que ela não exista.

    Sem contar que aí há outro problema. Ser espiado dentro do próprio sistema operacional e ter os dados interceptados por terceiros (crackers). Afinal, todos sabemos que o Windows não é famoso por sua segurança, muito pelo contrário, só a existência da palavra “antivírus” e das inúmeras empresas que produzem já denota fraqueza neste aspecto.

    Voltando a parte de “ser espiado dentro do próprio SO”, enquanto que Google, Facebook, WhatsApp e similares podemos “optar” por não usá-los, ser espiado dentro do próprio SO torna sua busca por privacidade, segurança algo em vão – resumindo: perda de tempo, já que o próprio SO rouba informações de você independente de você usar Google, WhatsApp, Facebook. Isso eu acho inaceitável. O SO era pra ser o ponto neutro nesse sentido.

    O fato da Microsoft esconder, amenizar a existência de dados, denota que coisa boa aí não tem. Todas as versões do Windows tem telemetria, fugir do Windows 10 para o 8.1 ou 7 não mudará em nada. Diminuirá a quantidade de dados enviados, é fato, mas não deixará de enviar nada. Não adianta usar programas de terceiros para remover ou desativar isso. Remover atualizações específicas, remover ou editar dados no registro (regedit), modificar as configurações, usar o programas de terceiros (muitas vezes proprietários que também pode te vigiar) é em vão. Sendo todo sistema de código fechado, não há como ter 100% de certeza que tudo foi desativado. Usuários de Windows 10 já relataram que suas configurações foram alteradas ao reiniciar o computador, fazer uma atualização ou simplesmente utilizar aplicações de terceiros para bloquear, como ShutUp10. O ideal nesse caso é não utilizar o Windows.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Não utilizas essas, utilizas apps similares. Ou achas que os vossos amigos do Telegram não têm acesso a nada? Os do linux não têm acesso a nada? Os do libreoffice não têm acesso a nada?

      Não há almoços grátis. É algo que muita gente em 2019 ainda não aprendeu. E não é por escreveres um testo com 400 palavras a gritar a todos os cantos que só te importas com segurança que esse facto vai mudar.

      Se não queres partilhar nada com ninguém, desliga-te da internet e retira qualquer aparelho Electrónica da tua casa. Queres um exemplo? Só para comentares aqui, partilhaste o teu nome e o e-mail. Sendo fakes ou não, o teu ip vem ligado a seguir. “Já fostes” tu e a tua teoria da segurança e que só a microsoft/google/facebook/whatsapp é que recolhem dados teus.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Outro erro seu, achar que todos são iguais a ti. Atualmente não uso smartphone, cansei da limitação e duopólio entre Android e iOS. Quando surgir um sistema alternativo com foco em privacidade eu talvez pense em voltar a usar, por hora prefiro meu dumbphone.

        Já usei Linux – sistema muito bom e variado, mas atualmente venho testando o BSD por mera curiosidade. E os programas que uso são selecionados muito bem. Tenho sim preferência por programas da linha FOSS, neles posso verificar o código.

        O foco aqui não é ter 100% de privacidade e sim compartilhar o mínimo de dados possíveis, ainda mais com empresas que eu não estou de acordo com a conduta. Quanto menos, melhor. Nomes podem ser mudados, e-mail idem (existem e-mails descartáveis também – mas não me daria ao trabalho de usá-los aqui), IP é algo genérico, o meu não é fixo e neste caso não tenho porque escondê-lo, quando uso a DW sim – por segurança e pra manter o anonimato. Aqui no Pplware não tenho porque fazer isso, gosto do site. Não existe teoria de segurança, você falou, falou e apenas enrolou. Se te incomodou tanto pelo meu texto, então teve algum efeito sobre ti.

        O meu foco aqui é mais alertar sobre as práticas do Windows e de outras empresas. Facebook, WhatsApp, Google e tudo mais – você pode optar por não usar, agora seu próprio sistema operativo te vigiar e compartilhar tudo, bem aí o buraco é mais fundo. O problema nem é a telemetria em si e sim o fato da intercepção. Quando ao fato de não só o WhatsApp, Facebook e Google recolherem dados, isso eu sei, mas você quer que eu cite diversas empresas ou resuma entre as mais usadas, use a lógica rapaz. Se você não se incomoda com telemetria, não ler os termos de uso, não liga pra nada e é do tipo que usa do jargão batido do “não tenho nada a esconder” o problema é todo seu.

        1. Avatar de A.
          A.

          Faço das tuas palavras as minhas infelizmente há muitas pessoas que “só acordam para o problema da Privacidade” quando sentem as consequências na “no corpo a doer” por exemplo “fiquei sem emprego, pois os patrões souberam de mais pelo facebook de coisas que afianl não era bom ser do domínio publico..!

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      Pensei que o problema com Shutup10 fosse só comigo, quer dizer que tudo é desbloqueado do nada por culpa do windows?? fala sérioo, recomenda alguma alternativa?

  3. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Eu por acaso gosto do Windows mas estes tipos deveriam eram levar multas pesadas até perceberem que o que fazem é bosta. Não respeitam nada de nada usam e abusam das pessoas que usam os seus produtos. Mas parece que a moda pegou em andar a recolher dados para tudo e mais alguma coisa. Até posso perceber, mas quando é abusivo isso ninguém tolera. Eles acham-se que são grandes e nunca tombam como grande empresa, mas isso pode estar prestes a mudar se eles continuarem com este paradigma.

  4. Avatar de Napoleon
    Napoleon

    Uns tipos incorrigíveis.
    Mal posso esperar para saber que Bruxelas lhes aplicou uma bem forte…!

  5. Avatar de claudya guerr
    claudya guerr

    Que chato isso. Pior é esconder dos usuários. Pergunta para os mais entendidos: o Chromebook roda Photoshop? Estou pensando em comprar um.

    1. Avatar de mmoitas
      mmoitas

      nop, chromebook roda tetris e solitário.

      1. Avatar de claudya guerr
        claudya guerr

        Valeu mmoitas.

  6. Avatar de claudya guerr
    claudya guerr

    Que chato isso. Pior é esconder dos usuários. Pergunta para os mais entendidos: o Chromebook roda Photoshop? Estou pensando em comprar um.

  7. Avatar de MaxDirley
    MaxDirley

    Sabe o que eu acho, a Microsoft assim como a polícia, estão preocupados com a segurança da internet, estão vigiando dia e noite para descobrir possíveis terroristas, vendedores e fornecedores de armas e ladrões, pedofilia, e tudo que seja ilegais.
    Por mim podem me investigar a vontade não devo nada e não tenho porque me aborrecer, não tenho nada a esconder!!

    1. Avatar de mmoitas
      mmoitas

      Tens o perfil adequado, para ires para a Coreia do Norte, sim porque por lá ninguém tem nada a ser investigado.
      Boa viagem!!!!

  8. Avatar de MaTolo
    MaTolo

    E a EU com o RGPD não faz nada?

  9. Avatar de Markito
    Markito

    Aqui sempre formatei e nunca atualizei o Windows 7 – Compilação 7601: SP1. Está ótimo, rápido e tudo funcionando perfeitamente.

  10. Avatar de Caramelo liquido
    Caramelo liquido

    Ha pessoal que gosta de apanhar. Violacao de privacidade ? Nao tenho nada a esconder. Roubam-me os dados ? Nao tenho nada a esconder. Roubam-me passwords ? Nao tenho nada a esconder. A questao nem e essa, a etica moral e de respeito ja deixou de existir a muitas dessas empresas de tecnologia. ACho triste isso acontecer, porque o utilizador deveria consentir ou nao essas coisas e nao ser forcado a aceita-las. Mas infelizmente ha sempre pessoas que gostam de pensar um passo mais atras. “Nao tenho nada a esconder neh ?” Tristeza

  11. Avatar de A.
    A.

    Será desta actualização que estamos a falar ?

    https://portal.msrc.microsoft.com/en-us/security-guidance/releasenotedetail/48293f19-d662-e911-a98e-000d3a33c573

    há duas nessa data, se for é claro que podemos não intalar mas traz actualizações importantes pelo descritivo uma ate é no Kernel do Windows, pelo que percebi

    uma sugestão qurem pressionar estes organismo da UE, eu sei que eles vão dizer que temos de colocar as queixas perante o orgnismo nacional que em Portugal é a “piada” da CNPD pela sua constante falta de meios! e não só… mas sera ?

    https://edpb.europa.eu/edpb_pt (o organismo relacionado com o RGPD)