Microsoft quer atrair utilizadores Android para o Windows Phone

71 Comentários

A queixa que mais vezes é ouvida sobre o Windows Phone e o Windows 10 Mobile é a da falta de aplicações para este sistema operativo, quer das oficiais quer das que são desenvolvidas de forma paralela.

Mesmo não sendo um problema que na verdade é empolado, existe uma diferença que muitos gostavam de ver esbatida. A Microsoft quer mostrar que afinal tem aplicações e para isso lançou uma app para Android que o mostra.
ms_app_comparacao_0

A mais recente oferta da Microsoft para o universo Android tem um propósito bem definido. Pretende mostrar a todos os utilizadores do sistema operativo móvel da Google que a oferta de aplicações do Windows Phone/Windows 10 Mobile consegue ser tão ou mais interessante que a que está a usar.

Para isso, faz uma comparação directa e personalizada, das aplicações instaladas no dispositivo, mostrando que para cada uma existe uma oferta, mais ou menos oficial, mas que pode ser usada.

Mas a verdadeira intenção é mostrar que não existe razão para que os utilizadores do Android não possam mudar a qualquer momento para um dispositivo Lumia e manter a excelência de oferta de aplicações e de funcionalidades, ao contrário do que é sempre dito.

Para usar a aplicação AppComparison, o utilizador do Android, só precisa de escolher as categorias em que quer comparar as aplicações e iniciar a pesquisa. Em segundos tem uma lista de aplicações, associado à que está no smartphone e a que pode ter no Windows Phone.

Para cada uma dessas aplicações pode aceder a informação mais detalhada e que é obtida directamente da loja de aplicações do Windows.







anterior próxima

Para além da comparação directa, a Microsoft colocou ainda no AppComparison uma lista de recomendações, que permite aos utilizadores conhecerem melhor a oferta do Windows Phone em várias áreas.

Esta é mais uma tentativa da Microsoft para cativar utilizadores do Android para o seu sistema operativo móvel. Depois do Switch to Windows Phone, surgida em Junho deste ano e do Transferir dados, que tinham como missão facilitar a transferência de dados entre smartphones Android e Windows Phone, surge agora algo de diferente para acabar com o mito da falta de aplicações no sistema operativo móvel da Microsoft.

Após testar a aplicação, os utilizadores vão concluir que existe efectivamente oferta e variada. Não é em muitos casos uma oferta “oficial”, mas consegue satisfazer as necessidades e garantir uma boa experiência de utilização deste sistema operativo que se prepara para se reinventar.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zenfone 2
    Zenfone 2

    Pois… mas faltam muitas made em Portugal, via verde, fon Zon etc.

    1. Avatar de censo
      censo

      Não precisas da fon zon para nada…é só meter a password da rede logo que a tenhas disponível…et voilá !
      Via Verde : experimenta pelo IE . O calculador de percurso não funciona…mas quem é que realmente usa isso ?
      Diz aí mais apps.

      1. Avatar de João MS
        João MS

        Há muitas e que nem sequer têm alternativa web…

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          De todas as aplicações que tinha no Android ajoelhar não tenho duas, só uma me deixa saudades. Era uma aplicação para ver folhetos e descontos em lojas, que no wp não encontrei nada com qualidade que me agradasse, a outra aplicação era parques de campismo nacionais! Falta de aplicações! Talvez! Mas de coisas novas! Para mim o problema das aplicações é cansei de vai comprar uma balança uma torradeira uma máquina da louca um aspirador que podem ter uma aplicação para telemovel para controlo do mesmo, essas aplicações apenas editem para as outras 2 plataformas, para wp ou não há ou tem que ser procurar bem! Com o projeto de portabilidade de app da iPhone talvez isso acabe, é a esperança! Ou Windows Phone ou Mobile outra ter o mesmo fim do BlackBerry!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        LOL. Wifi Analyzer!

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Tens tantas apps que não existem para WP…. É so ires ao TOP de gratuitas da Apple Store e comparar. Mas como tu dizes, “experimentar pelo IE”… não percebo o porquê de uma store quando podes ir pelo browser… Ah, online/offline, talvez seja por ai 😉

        1. Avatar de Full
          Full

          Nao vejo é a utilidade dessas tantas.
          Parece um caixote do lixo…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Falas a sério ou só porque tu não usas então não tem utilidade?

            Se é um caixote do lixo então deixa-me dizer-te, a Microsoft bem que gostaria de ter um caixote do lixo igual ao da Apple, e não é à toa que andam a tentar arranjar forma de converter as apps com mais facilidade.

            Para quem viaja, tens as apps Ryanair e Easyjet para WP? Pois… não há. App EDP, existe para WP? Nop… Apps do Sapo, existem todas para WP? Também não. Vale a pena continuar?

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Via verde existe!

  2. Avatar de Flavio
    Flavio

    Conseguem cheirar? Cheira mesmo a desespero…

    1. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      sim, que os outros não fizeram o mesmo 😀

    2. Avatar de JRibeiro
      JRibeiro

      Explica-me esse comentário. Tão triste.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    A MS que aposte mas é no seu sistema e deixe se de tretas. Nao é assim que vai lá.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Ó Nuno, o sistema é excelente, as apps é que algumas faltam e outras são mais simples que as versões para android.

    2. Avatar de Full
      Full

      Sistema? acho que nunca viste o Wind 10 phone.
      OS tem eles, o que lhes falta é markting. Porque na realidade se formos a comparar os IOS, o mais parecido acaba por ser o iOS, WP10 da 10/0 ao Droid a brincar.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Pelo que vejo nos meus amigos quem experementa windows phone já não volta ao android.
    Pena realmente não haver algumas app que há para o android.

    1. Avatar de Full
      Full

      Falta de markting my friend.
      Eles tem grande Sistema.

    2. Avatar de rui
      rui

      Dá para ver até por muitos comentários aqui que quem começa no mundo dos smartphones logo com windows phone acaba a mudar para outro. Mas quem vai de outro para windows phone já não larga mais. Eu só ainda não mudei para windows phone pois o meu android low cost faz tudo o que eu realmente preciso. Mas um dia irei.

      1. Avatar de Artur
        Artur

        wp low cost são muito melhores em termos de relação qualidade preço

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Concordo! wp lote cost e telemovel para 2 anos, Android é para 6 meses

  5. Avatar de Ragnar
    Ragnar

    Excelente SO mas pobre em Apps. Não é assim que vão lá, ou começa a haver um catalogo decente de aplicações ou não vai cativar muita gente. Eu pessoalmente gosto do Windows P,mas a falta de uma ou outra app que uso frequentemente fez-me não ter ainda mudado.

    1. Avatar de Artur
      Artur

      por exemplo…

  6. Avatar de Ivo
    Ivo

    Eu também acho que a Microsoft assim não vai lá. Desde a era dos smartphones sempre tive lumias. Tive lumia 800,900 e agora o 925. Acho um sistema operativo muito bem desenhado e fluído mas peca pela a falta de aplicações e muitas as x a tem e são uma autentica anedota como a do facebook Microsoft. Estou a espera do Windows 10 para ver se vale a pena continuar. Na minha opinião para Android não também tem muitos contras, talvez para ios mas são muito caros.

  7. Avatar de Simão
    Simão

    Pois mas é que nem as oficiais… E as que tem não prestam… O facebook e o instagram são uma desgraça. Depois snapchat, YouTube nem vê-los… Isto só em termos das principais redes… O facebook messenger ainda é o que está mais igual ao Android. No resto das aplicações está fraco. Mais de metade são porcarias que têm o nome que procuramos, mas na essência não são nada do que queríamos. Um bom SO, mas a loja não tem hipóteses. Faz lembrar a antiga loja da nokia, Ovi Store, que era um autêntico flop.

    1. Avatar de Full
      Full

      Todas as que mencionas te não fazem falta nenhuma lOl Alias, tudo o que mencionas te são redes sociais, que na realidade não interessa a ninguém.

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Desculpa lá se não és das “redes”, mas o que para ti não interessa não significa que não interesse a mais ninguém. E eu sou utilizador de WP, portando sei bem que as únicas aplicações que ainda são oficiais são as respeitantes a redes sociais, e nem essas têm qualidade suficiente. No universo das aplicações para WP sobram poucas com qualidade, que não estejam ligadas a “redes sociais” ou serviços específicos. O resto são imitações fracas de APPS que encontramos na Play Store ou na AppStore.

        1. Avatar de Full
          Full

          Não me parece que o publico que eles querem atrair são os utilizadores de redes sociais 24/7. Não me parece que um adulto vá usar essas apps. Browser funcina bem para alguma curiosidade no face.
          Sou utilizador de iOS, e no entanto tenho zero dessas Apps instaladas, e como eu, devem existir milhões.
          Mas enfim, já vi por ai fazerem revews dos novos Lumias 950/XL baseados na App do snapchat…
          Grandes maquinas, excelentes para trabalhar, com um OS adequado para trabalho. Joguinhos, há sempre a Xbox ONE, eles também as vendem.

    2. Avatar de rui
      rui

      Sacas um amulador android para o pc. Está feito. 🙂 Tens por exemplo o bluestacks ou o andy (talvez o melhor). Redes sociais, 10 minutos por dia num pc chegam muito bem. Quando ao snapchat, usa whatsapp. Ah mas não queres pagar aquele valor minúsculo ao fim do ano. Desculpas de meninos. Esse teu comentário é só desculpas de meninos.

    3. Avatar de Artur
      Artur

      facebook está em beta no Windows 10… (feito pelo facebook) e vai ser universal
      Instagram a mesma coisa
      YouTube tens melhores opções do que a feita pela google no Android
      só n tem snapshot (e um melhor ate que a versão oficial) porque obrigaram a retirar tal como a google fez com a App da Microsoft para o YouTube (apesar destes terem seguido os ali e tudo indicado pela google)

  8. Avatar de KeePass
    KeePass

    Isso é como dizer “não temos mulheres, mas temos aqui uma shemale, é parecido”.
    Ainda não é desta que mudo, e então depois do que a Microsoft tem feito com o Windows 8/10 em que quer roubar dados à força, caga nisso.

    1. Avatar de Delta
      Delta

      Isso de roubar dados não é desculpa, tanto a Apple como a Google (principalmente a Google!) ficam com os teus dados todos. Infelizmente cada vez se tem menos privacidade. Em relação às apps, é verdade que não uso muitas, mas as pouco que uso funcionam bem, às vezes as não-oficiais até são melhores que as oficiais que tenho no meu Android. Mas repito, isto é com o meu uso.

      1. Avatar de KeePass
        KeePass

        Não estava a tirar por nenhum, pois hoje em dia privacidade é nula, mas entre ser espiado e ter apps “bem desenhadas” e outro com apps “pó desenrascate” .. Tu entendes!

  9. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    De todos os OS moveis que tive oportunidade experimentar WP8.1 e o W10M é sem duvidas o melhor em desempenho, estabilidade, configuração entre outros pontos positivos que o torna em quase tudo melhor que os outros. As apps que são desenvolvidas é que infelizmente essas são mal adaptadas ou seja, ligeiramente inferior ás lançadas nos OS concorrentes sem duvidas. Mesmo que tenha notado um grande avanço estes últimos tempo principalmente na loja do w10mobile a concorrência supera. Mas na escolha final no meu caso prefiro optar pelo OS do que as apps.

  10. Avatar de André
    André

    Se me permitem…
    Lumia 950 XL, com a dock (oferecida)… penso que será o Smartphone/PC ideal.
    Eu como técnico penso que deixa de ser necessário andar com o portátil “às costas” …
    A ver vamos !!!

    Relativamente à oferta de apps, usa-se as que existem ! 🙂 não se joga “angry birds”, joga-se outra coisa !

    OneDrive, com o Office 365, bate qualquer aplicação de produtividade. Associado a um monitor e/ou TV…
    (a minha opinião, vale o que vale)

    Atentamente,
    André!

    1. Avatar de censo
      censo

      Não jogas o angry birds se não o instalares…

    2. Avatar de Ruben Jr.
      Ruben Jr.

      tens office em android e IOS, até melhor que no proprio WP..deixem se de promover um SO que como foi dito aqui no pplware, 75% foge para outros SOs por este n servir para nada

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Erro crasso da Microsoft.A não ser que se pague.No WP é de borla nos outros nem sei.

    3. Avatar de john
      john

      Instalei os angry birds todos DE BORLA da xbox live, mas o meu favorito é mesmo o Bad Piggies.

  11. Avatar de José Silva
    José Silva

    Eu era um utilizador android e desde a uma ano que adquiri um windows phone (pela simples razão que o meu android era um pouco lento e de vês em quando bloqueava) e posso dizer não posso posso estar mais contente, muito rápido, tenho quase todas as apps que utilizava no android realmente é pena em portugal se esquecerem de desenvolver aplicações para WP, o que tenho feito é cada vez que encontro uma situação dessas lembro as entidades que criaram a app para android ou ios para não se esquecerem do wp .

    1. Avatar de Ruben Jr.
      Ruben Jr.

      experimentasses um bom android, g4, galaxy s6, nexus 6p…claro se n tens mais de 200euros recomendo te lumia por ser fluido, mas n contes com apps porque n ha

      1. Avatar de john
        john

        Hein ?!?! Pessoal dos androids, esqueçam comprar smartphones abaixo dos 200 euros. Se o fizerem, não se venham queixar que é lento ou encrava. Tivessem dinheiro para comprar uma coisa melhor.

        Pelo contrário, podem comprar o wp que quiserem, que vai ser sempre, mas sempre, rápido e fluído.

  12. Avatar de SC
    SC

    Dps de muitos anos com Android(desde o Froyo), estou a pensar mudar de ares e ir para o Lumia mas a falta de apps deixa-me muito reticente.
    Usei esta dica do “Appcomparison”e verifiquei que só fez “match” de algumas apps e dps foi à loja fazer uma pesquisa e constatei que não tem muitas que uso regularmente.
    Existem algumas apps(não muitas) equivalentes ou similares… mas não é a mesma coisa.
    Espero ansiosamente que os projectos que estão em andamento sejam concretizados para facilitar a conversão dos códigos (android e ios) para a plataforma windows.
    Abc a todos.

  13. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Windows Phone é fraco. Vendi o meu Lumia (um ano) e voltei para Android porque simplesmente não tinha aplicações suficientes para o meu básico.
    O sistema é bonito e funcional mas para o SO ter falta de programas e ter como opção usar se um browser não é solução.
    Até que o Windows Phone nem tinha boas opções de browser a não ser o proprietário e um outro.
    Pode estar melhor agora mas está muito atrás. Não estamos a falar de telemóveis, isso é coisa do passado, estamos a falar de mini computadores com GPS, camera fotográfica e filmar, rádio e também telemóvel.

  14. Avatar de kreetor
    kreetor

    Boas,
    Tenho acompanhado as ultimas evoluções do WindowsPhone, e cada vez mais estou tentado a trocar.
    Não tem 3/4 aplicações que uso, mas não é por aí.

    Agora quantos aos comentários que tenho visto, acho engraçado as pessoas colocarem a culpa na MS, quando a culpa é das próprias developers que não apostam no WP.

    Abc.

    1. Avatar de Delta
      Delta

      A culpa não é de ninguém, a MS bem que tenta chamar os devs, mas eles não podem ter prejuízo só para chegar a +1 SO.

    2. Avatar de João MS
      João MS

      É um ciclo vicioso. As pessoas não compram porque não há apps, não há apps porque as pessoas não compram (o que faz com que o mercado seja pequeno e não rentável para os developers, que não têm obrigação nenhuma em fazer apps para WP).
      A MS falhou porque deixou-se dormir no “inicio da corrida”. Agora está a tentar corrigir isso e, na minha opinião, vão por um bom caminho. Acho que estão a ganhar terreno com o continuum porque acredito ser o futuro.

      1. Avatar de dunno
        dunno

        As universal apps vao contribuir mais para o aumento de quota que o continuum. O continuum vai ser um nicho.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Sim,que eu tão depressa não vou trocar o meu 735.

        2. Avatar de João MS
          João MS

          Não tenho muita fé nas universal apps. Afinal quem é que utiliza apps no Windows desktop? O Continuum vai ser um nicho no inicio mas vai-se tornar o standart num futuro não muito distante, penso eu.

        3. Avatar de Fox
          Fox

          O facebook em android já fio uma app html5 (ou como a Microsoft lhe chama: “unviversal app”) e eles rápidamente passaram para android nativo.
          Tira as conclusões que quiseres.

  15. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Gosto do sistema, mas de facto para alem do numero de aplicaçoes ser inferior existe uma serie delas muito aquem das versoes para android ou iphone.. Apalavrados, 94% e perguntados são 3 exemplos.

  16. Avatar de irlm
    irlm

    Alguem já comprou apps? ou sou o unico que não me preocupa se tem apps ou não, tenho todas as apps que preciso no windows mobile 10.

  17. Avatar de Tony
    Tony

    Prefiro um OS sempre estável com 20 apps que preciso num universo de centenas de milhares, do que um OS que fica lento com as mesmas 20 apps que preciso num universo de milhões.
    Android para crianças acho muito positivo tem um montão de jogos e para pessoas que gostam de apps para NotWorking

    1. Avatar de john
      john

      +1
      Completamente de acordo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Há quem opte pelo melhor dos 2 mundos, muitas apps e sistema fluido e com suporte, iOS/iPhone

  18. Avatar de JRibeiro
    JRibeiro

    É pena não apostarem no SO com melhor potencial. Espero que esta mentalidade mude, mas para ser sincero vivo bem com aquilo que o Windows Mobile/Phone oferece, o resto são caprichos.

  19. Avatar de Neves
    Neves

    Tenho o WP e não troco,grande parte das app não tem interesse nenhum e as mais importantes estão em todos os SO.

  20. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Sou utilizador do Windows Phone desde início. Já lá vão 3 Lumias: 800, 820 e 830. Apesar de gostar muito do sistema e ver qualidades nele que os outros não tem (como a câmara de vídeo), por exemplo, tenho de admitir que a falta de aplicações, bem como, a falta de um dispositivo com acabamento Premim (semelhante ao iPhone), são um entrave aos utilizadores que queiram migrar de sistema. É um facto, e a Microsoft tem de trabalhar nisso sob pena de ver o Windows Phone desaparecer a curto prazo.

  21. Avatar de Steve saiz
    Steve saiz

    Para quê ter milhões de apps e depois não ter espaço para instalar no android!!!o meu lumia só tem 8gb mas dá para passar as apps para o sd.Quando aparecer um Android com clear black talvez mude,ou não!!!

    1. Avatar de Bruno Miranda
      Bruno Miranda

      Milhões, não!!!

      Basta este sistema operativo não ter suporte para uma aplicação por exemplo que eu utilize com frequência para me afastar deste!!!

      Pensei em mudar para o WP quando falaram em poder migrar as apps do android para o WP, mas como isso está longe, prefiro ficar bem quieto!!!

  22. Avatar de Tico
    Tico

    A única aplicação que está melhor para windows mobile do que no android é o here maps, no windows phone tem mais opções como é o caso de ter uma opção de atualização nas coleções e ainda ter as opções de sem portagem, com ou sem pavimento…, mas, não é por uma única aplicação que se escolhe um sistema operativo, que além de não ser nada “atrativo”, parece que não foi gasto tempo nenhum para o criar. É mesmo muito mau, pelo menos por enquanto… Quanto ás aplicações nem vale a pena comentar, muito más mesmo. Neste momento o Android para dominar só precisa de fazer uma única coisa, é apertar com as fabricantes para atualizarem os smartphones, já que as fabricantes ao não os atualizarem estão a revoltar os clientes que vão se apercebendo que o sistema operativo no mercado é mais recente e ainda estão com várias versões de atraso.

  23. Avatar de HB
    HB

    O Windows Phone é uma pescadinha de rabo na boca, ou seja, o sistema não tem mais utilizadores porque não há investimento por parte de programadores e marcas no seu sistema e esse investimento não existe porque o número de utilizadores é reduzido comparativamente ao iOS e Android.

  24. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só venho aqui pessoal a queixarem-se que não mudam porque não tem apps…
    E a Microsoft tem culpa de os gajos da nos,via verde, edp, snapchat, facebook, etc serem umas empresas de m**** e só querem programar para iOS e Android?
    O face foi feito pela MS pois o pascasso do Mark embirrou com a MS, como fez a google e o nabo do Snapchat…
    Ps: Experimentem a PerfectTube num emulador de WP e verem que põe a app do Youtube oficial do Android a milhas!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Querem estas apps para Windows Phone? E querem mudar para WP se existirem?
      Enviem emails, queixem-se às empresas, porra!
      Se eles vierem que afinal há mercado em WP eles fazem-nas!

  25. Avatar de Mr.Mr.
    Mr.Mr.

    Boas a todos. Tenho acompanhado tanto a evolução do WinPhone como a do Android e embora tenha sido utilizador de um iPhone 5 chegou a hora em que terei de optar por um dos dois sistemas operativos acima (Galaxy J5 vs Lumia 640) e muito honestamente ainda não me consegui decidir. Já li algumas reviews e sei que por vezes o Android não é muito fluido, também devido a algumas experiencias passadas e estou tentado a experimentar o WP, será que compensa? Quais é que são as vossas opiniões acerca do sistema?

    PS: users de WP acusem-se 😛

  26. Avatar de Nogueira
    Nogueira

    Qualquer dos sistemas operativos atualmente existentes são bons, é que questão de gosto, capacidade de comprar o melhor equipamento possível, e dar a utilização ao mesmo.
    Qualquer argumento de que este ou aquele sistema operativo é melhor, é pura especulação.