Microsoft publicou o Código fonte do Word e MS-DOS

56 Comentários

O negócio da Microsoft foi construído, em parte, graças ao MS-DOS. Para quem não sabe ou já não se lembra, o MS-DOS apareceu na década de 1980, tendo resultado de um pedido da IBM, que na altura necessitava de um bom interpretador da linguagem BASIC. Nesse sentido, a Microsoft desenvolveu duas versões: o PC-DOS para os equipamentos da IBM e o MS-DOS para restantes marcas…tendo tido como base o 86-DOS.

Três décadas depois…a Microsoft disponibilizou o código fonte do MS DOS 1.1 e 2.0 e do Microsoft Word para Windows 1.1a.

msdos_00

Longe vão os tempos em que o MS-DOS era um sistema operativo sensacional, que cumpria aquilo a que se propunha. Passados 34 anos do lançamento do MS-DOS e 25 anos após o lançamento do Word, a Microsoft, em parceria com a Computer History Museum, anunciaram a disponibilização das primeiras versões do Word e MS-DOS.

De referir que o MS-DOS “nasceu” do 86-DOS, que foi desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products. A Microsoft contratou Paterson em Maio de 1981 e comprou, em Julho, o 86-DOS 1.10 por “apenas” US $ 75.000, tendo posteriormente mudado o nome para MS-DOS.

msdos_01

Roy Levin, engenheiro da Microsoft e director da Microsoft Research referiu num post que:

“…É incrível pensar no crescimento desde aqueles dias em que a Microsoft tinha menos de 100 funcionários e um produto da empresa, o MS-DOS, tinha menos de 300KB (sim, kilobytes) de código-fonte. A partir dessas raízes, crescemos em poucas décadas e tornamo-nos uma empresa que tem mais de 200 milhões de licenças de Windows 8, e uma comunidade com mais de mil milhões de utilizadores que usam o Microsoft Office.

Grandes coisas vêm de origens modestas, e os futuros serviços e dispositivos da Microsoft também seguirão esse caminho, assim como o MS-DOS e Word for Windows fez…”

Quem quiser desde já descarregar o código fonte do Microsoft DOS v1.1 e V2.0 pode fazê-lo gratuitamente através do link disponibilizado em baixo.

Ainda usou o MS-DOS? Que recordações guarda desse sistema operativo?

Download: Microsoft DOS V1.1 and V2.0 Source Code

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O bom e velho amigo DOS….

    Acho que ainda sou capaz de saber algumas sintaxes de cor 🙂

    E que jeito alguns comandos ainda dão hoje em dia 🙂

  2. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    format c:
    fdisk
    cd..
    cd diretoria
    dir
    dir/p

    acho que já não me lembro de mais!
    só o utilizava para formatar e instalar de novo o W95! 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol!

        Prince megahit

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      E o tempo que demorava a formatar e instalar num disco de 4GB (P.ex)?

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        4Gb uiui vais muito à frente, já estou como o outro ainda sou do tempo de ter um disco rigido de 40 MB instalado num 8086 , a correr a 8 Mhz com 640 Kb de mem, se não me engano.

        1. Avatar de Artec
          Artec

          Também tive um…com ecrã ega 16 cores, salvo erro.

      2. Avatar de Filipe N.
        Filipe N.

        4GB???… Isso já era muito evoluido…
        A minha primeira máquina (x86) tinha um 80286, 1MB de memória e um HD de 70MB… e os meus amigos/colegas fartaram-se de me perguntar para que é que eu queria uma coisa “tão potente” quando eles ainda andavam com 8086, 512KB e HDs de 20MB e tinham o sonho de aumentar a memória para 640KB… ahahahah

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      lembro-me ainda o:

      tree
      md
      copy
      time

      e para ir para o Windowns 95

      win

      😉

      são os que me recordo

      1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
        PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

        comandos utilizados: dir /b %systemroot%\system32\*.exe
        e voila, têm a lista do que podem usar

        o mais retrogrado que utilizei foi o 95 🙂

  3. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Hehe, bons tempos do memmaker, doublespace, barrotes, mcafee, batch files, DOS 6.22 e caixas de disquetes dos indianos com o corel e windows 3.1 …

    1. Avatar de Paulo Costa
      Paulo Costa

      E as famosas apresentações da demoscene, que também acompanhavam os cracks, fairlight, the humble guys, paradox, skidrow! Ah e o mítico ARJ!

    2. Avatar de Renato Pires
      Renato Pires

      hahahahaha barrotes!!!! LOLOLOLOL ke dores de cabeça!!!! tiveste bem! já nao me lembrava dessa!!!

  4. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    E instalar um jogo no DOS que estava em 12 disquetes????

    Que belos tesourinhos 🙂

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      12? acho que ainda instalei alguns com 20 ou mais.
      Velhos tempos…

    2. Avatar de Jorge MD
      Jorge MD

      E descompactar dezenas de disquetes com Pkunzip e ARJ?
      O pior era quando dava erro CRC quase na última disquete. 🙁

    3. Avatar de Artur Mendes
      Artur Mendes

      Num dos fifas usei 100-120 disquetes

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Isso mesmo Artur Mendes. Velhos tempos. xD

    4. Avatar de Lino Lisboa
      Lino Lisboa

      Velhos tempos….

  5. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    que lembranças….
    comecei a mexer nuns pc’s amstrad sem disco rigido na altura. tinha que se fazer o carregamento do SO sempre que se ligava a maquina, ecrã era preto e branco 🙂 que recordação…

    mais tarde a minha primeira maquina já usava ms-dos 6.22. ainda hoje me lembro de tantos comandos… e ainda hoje dão jeito quando se trabalha em ambiente windows e se quer repor um sistema do nada.

    usar descompactadores como o ARJ, LHA, PKUNZIP etc… lembro-me que o primeiro fifa eram 3 disquetes compactadas em arj e era um comando enorme para gravar o jogo e o nascar eram 4… hoje já é tudo mais graficamente apelativo…

    remember

    1. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      arj -vva c:\jogos\ qualquer assim para descompactar

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      DOS 6, não é o DOS do Windows 95?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não, o 95 trazia já o 7.0. O DOS 6.22 era à parte.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ah ok… Eu lembro-me é do manual do DOS 5, grande canhão, todo em português, a capa era mais ou menos assim…

          http://www.aescomputers.net/BBB/AESBB013(MS%20DOS%205).jpg

          Hoje em dia, compra-se um computador, vem numa caixa mais pequena que o manual do DOS…

  6. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    O Nascar lembro-me perfeitamente 4disks, mas lembro de outros jogos que eram bem mais!
    O meu primeiro computador foi-me oferecido usado,muito velho, onde jogava o Princesa of Pérsia, muito lento, que memórias incríveis! Tinha um programa para criar bases de dados e processador de texto!
    Mas lembro-me tão bem de mexer no MS-DOS!
    Que nostalgia, estou ou estamos a ficar velhos!
    Se pararmos para pensar e vermos como o mundo evoluiu em tão pouco tempo, em termos tecnológicos! Onde e quando é que eu iria pensar que estava com um tablet nas mãos a escrever um post sobre o MS-DOS?
    Cumprimentos a quem trabalhou com MS-DOS

  7. Avatar de vnds
    vnds

    Trabalho numa empresa q presta serviços pra mercados e usamos msdos nos pdvs …msdos com rede tcpip vixi não tem nada melhor

  8. Avatar de ARF
    ARF

    Do DOS não tenho nenhumas saudades, na altura já usava Mac OS :-), mas da idade que tinha nessa altura sim…. Ah, alguns dos jogos referidos eram fixes.

    #ECHO OFF
    LH DOSKEY
    CLS

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Isso é muito parecido com comandos DOS
      só o LH é que não estou a ver o que é, deve ser ListHives?

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        LH –> load high, carregava programas em high memory, desde que o himem.sys (gestor de memória extendida) estivesse carregado, e usava-se o parâmetro DOS= HIGH,UMB no config.sys

        estamos velhos………. como vinho do Porto, malta de agora, se vir uma disquete pergunta o que é e para que serve… ou se abrir a consola do Windows… é tabu

  9. Avatar de Jonnie
    Jonnie

    Ei… Tenho o win3.1 e msdos no boxer (o dosbox no mac) e nao ha nada melhor que isso 🙂

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      e aqueles joguinhos que ja vinham com ele, dos gorilas a atirar bananas, o nibbles e ainda uma cena tipo sound sort ou sort sound, que mostrava algoritmos de ordenação acompanhados com som

  10. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Joguei lá xadrez, tive um programa que fazia e imprimia sistemas de totobola – ainda não havia totoloto – alguém sabe onde poderei ainda encontrá-lo? Acho que dá para instalar no Vbox.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Lol… Random.org ?

  11. Avatar de Rascas
    Rascas

    Para os interessados o Pipplware para o Raspberry Pi inclui um emulador do MS-DOS (5.0 se não me engano)

  12. Avatar de JJ
    JJ

    Boas memorias… grandes jogos clássicos…
    Como o bom jogo português… ELIFOOT_II!!!

    1. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      grande jogo mesmo, Elifoot 🙂 que boas recordações desse jogo, passava horas nele mais uns quantos amigos.

  13. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Nostalgia…
    Espero que ajude a dar um empurrãozinho ao ReactOS que tanto precisa…

  14. Avatar de JP

    MS-DOS num Schneider Euro PC com 9 mhz de velocidade, sem disco duro, CGA, a jogar simcity e a testar o protools e o works. Isto era tecnologia meus senhores 🙂

  15. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Um pouco off-topic, lembro-me de comprar disquetes de baixa densidade e fazer um buraco com um berbequim num dos cantos da disquete para “passá-la” a Alta Densidade…Puro mito!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      E de ter disquetes originais que já não tinham interesse, mas como tinham patilha partida não se podia gravar. Então punhasse fitacola e ficava pronta para format a:

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      É nada mito… em algumas, funcionava!

      1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
        PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

        será que funciona com os HDDs? xD

  16. Avatar de Jose Neves
    Jose Neves

    e ninguem se recorda do Stacker?!! 😉

  17. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    E jogar o jogo erótico Vida!!! lolololol

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nem criar o DOS conseguem, lol, têm de o comprar já feito. e antes disso já a xerox e a Apple estavam a fazer o futuro ahahha, microsoft losers

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tal como o 86-DOS deu origem ao MS-DOS a Apple também desenvolveu as early versions do MacOSem parceria com a Xerox PARC.

      Fazer o futuro? Deve ser por isso que estão na precária situação financeira que estão a perder mercado em todas as frentes tanto no computing como no mobile computing.
      Já para não falar que toda a arquitectura de SOs Apple dos ultimos 20? anos é baseada em UNIX, coisa que TAMBÉM não desenvolveram.

      Não sou nenhum fanático Microsoft, mas trabalho numa infraestrutura MASSIVA de Citrix FARMS e não vejo la PORRA de Mac nenhum 🙂

      Se gostam e tem necessidade de um MAC, força, mas deixem o elitismo estúpido de parte porque até para aumentarem a compatibilidade com o restante mercado de software/hardware foram meter processadores INTEL.

  19. Avatar de Eskiso

    LOL é nostalgico extrair o source e ver: “Data de modificação”: 18/08/1983 15:26

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Inda me lembro de quase todos os comandos, no 6.22 começou a minha carreira em IT.
    O primeiro jogo que joguei foi o Gorilla (qbasic), alguém se lembra?

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      Muitas tardes ocupei eu quando nem 15 anos tinha… Gorila e Nibbles…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu lembro-me, era um fundo azul, dois gorilas, e tínhamos de escrever números para mandar as bananas!

      Tipo Angry Birds PVP.

  21. Avatar de Lowered

    Bons tempos a procurar a Carmen de país em país…
    E isso já foi bem depois de começar a mexer em pc’s!
    Operation Wolf e Prince of Persia então foram mitos!
    Mas já antes disso andava de roda do “load aspas aspas” com uma caneta a rodar fita e uma chave de precisão para ajustar cabeças.. 😀

  22. Avatar de Henrique
    Henrique

    EXISTE UM SISTEMA OPERACIONAL LIVRE, DE CÓDIGOS-FONTE ABERTOS E INTEIRAMENTE GRÁTIS QUE REALMENTE RODA PROGRAMAS DE WINDOWS.

    O SEU NOME É… REACTOS!!!!!!!

    PÁGINA OFICIAL -> http://www.reactos.org

  23. Avatar de Henrique
    Henrique

    Com o vazamento dos códigos-fonte do Windows NT 4.0 e do Windows 2000 no início de 2004, há exatos 10 anos atrás, mais a liberação recente dos códigos-fonte do MS DOS 1.1 e 2.0 e do Microsoft Word para Windows 1.1a, vai ser bom para o desenvolvimento do ReactOS!!!!!!!