Microsoft não quer mesmo o Windows 11 instalado em PCs não suportados

51 Comentários

Com o fim do suporte da Microsoft ao Windows 10 a chegar, a empresa parece apostar agora tudo no Windows 11. Os últimos passos que deu vão nesse sentido e querem separar as águas. Acabou com o suporte para os PCs não suportados e quer agora dar conta disso. A mais recente posição, revela que a Microsoft não quer mesmo o Windows 11 instalado em PCs não suportados.

Windows 11 Microsoft PCs suportados requisitos

Windows 11 fora dos PCs não suportados

A Microsoft atualizou discretamente a sua documentação de suporte para remover o código do Registo do Windows que permitia a instalação do Windows 11 em PCs com Windows 10 não suportados. Numa declaração ao Windows Latest, a Microsoft esclareceu que os requisitos do sistema não foram alterados, mas deve voltar ao Windows 10 se tiver um PC sem suporte.

O Windows 11 tem requisitos de hardware mais rigorosos do que o Windows 10, pelo que não é recomendado atualizar a maioria do hardware mais antigo, incluindo dispositivos “concebidos para o Windows 10”. Para instalar esta versão, um PC precisa de ter 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e DirectX 12 para gráficos, mas a principal alteração é a exigência de TPM 2.0 (chip de segurança) e UEFI com SecureBoot.

Desde o anúncio da nova versão que a Microsoft recomenda que os utilizadores não utilizem PCs sem suporte. Ao mesmo tempo, o documento de suporte da Microsoft sempre ofereceu uma secção de instruções com passos para instalar o Windows 11 em PCs não suportados.

Windows 11 Microsoft PCs suportados requisitos

Microsoft mudou documentação que tinha

Estava tudo bem até à última semana de janeiro de 2025, quando a Microsoft atualizou silenciosamente o documento de suporte para remover o guia. Não quer justificar a sua decisão, mas a empresa ofereceu algumas explicações. Numa declaração, um porta-voz da Microsoft confirmou que os requisitos do Windows 11 continuam alterados e o bypass ainda funciona, mas a empresa já não o recomendará.

“No momento da publicação e ainda hoje, a intenção por detrás desta página de suporte é detalhar formas de instalar o Windows 11 em dispositivos que cumpram os requisitos de sistema”. A Microsoft adicionou ainda que quem usar este sistema num PC sem suporte que não cumpre os requisitos deve voltar imediatamente ao Windows 10, sem adicionar nenhuma informação adicional.

A quem instalou o Windows 11 num dispositivo que não cumpre os requisitos de sistema, a Microsoft recomenda que reverta para o Windows 10 imediatamente. Os requisitos mínimos de sistema do Windows 11 permanecem inalterados e podem ser encontrados no artigo nos sites da Microsoft.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Boas já desde abril do ano passado dei fora do win e não sinto falta saltei para o Ubuntu e ainda adquiri uma nova maquina sem SO e instalei o Ubuntu e ela tinha os requisitos necessários para rodar a nova versão do win , sinto me satisfeito sou livre de fazer o quero, não sou Obrigado a satisfazer o monopólio da Microsoft

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Experimenta o Deepin 23, baseado em Debian 12 e vais te surpreender! Pelo desempenho, pela beleza da interface do desktop e pelos muitos ” pormenores ” que o tornam bem interessante. Visualmente tem muita semelhança com W1 e MacOS. O único senão é ainda não permitir acesso na deepin Store ao Flathub para que seja possível instalar directamente apps flatpak que eu prefiro. Mas nada que não se resolva com a instalação da app EASY FLATPAK. No site Flathub explicam como fazer! Tem A.I. e faz backup no momento da instalação. Assim será possível reverter o sistema para um ponto desejado, tal como no Windows. Por ser baseado em Debian acho mais fluido que o Ubuntu, embora tb o tenha usado durante muito tempo. E também tenho máquinas HP que possuem os requesitos exigidos pela Microsoft, mas o Deepin proporciona-me muito mais tranquilidade/estabilidade

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Queria dizer que em termos de visual é muito semelhante ao W11 e pormenores de MacOS. Quanto à app EASY FLATPAK, ela encontra-se em https://flathub.org/

      2. Avatar de Vilna
        Vilna

        É uma distro chinesa? hum…

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          E então? Não usas nada chinês? Que eu saiba em muitos sectores a tecnologia chinesa está mais à frente que a americana. Mas o facto é que estou bastante satisfeito com o Deepin. Eu uso Windows desde 1995 e comecei com o Ubuntu em 2004. E já testei a larga maioria das distros do Distrowatch e usei muitas delas. Descobri o Deepin 19 e não me convenceu, nem o 20.8. Agora a vers. 23 está ok. E a 25 promete mas ainda está em desenvolvimento.

          1. Avatar de JoãoAlves
            JoãoAlves

            Deepin experimentei por ciriosidade e é simplesmente mau, não é por ser chinesa mas o ambiente gráfico daquilo está cheio de bugs, tenho coisas muito importantes no meu PC para confirar nessa distro. Uso Fedora Silverblue desde o ano passado, super estável.

          2. Avatar de J Goncalves
            J Goncalves

            Cada um faz o que melhor lhe parece e respeito quem prefira isto ou aquilo, mas apoiar produtos chineses é ir contra o mundo ocidental. E isso é o que ‘eles” querem. Impor o que é deles em detrimento do ocidental. Mas pronto tudo bem.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Acontece-me o mesmo. Uso Windows desde que me lembro. Já perdi a conta os milhões que dei a a Microsoft todos os anos, aliás tive que penhorar a casa por causa disso.
      Mas o pior nem é mesmo isso, é a Microsoft sempre a controlar o que faço na minha máquina e sempre a impedir-me de fazer o que quero. Não consigo programar, trabalhar, jogar, lazer… nada, uma vez que o Windows é tão autoritário tenho que justificar sempre que abro uma nova janela no explorer. Estou cansado…

      Tenho estado a pensar instalar o Deepin que acham? Pelo menos esta distro é feita num país com liberdade de opinião e expre4ssão onde empresas e governos não controlam os utilizadores.

      1. Avatar de Joao Rego
        Joao Rego

        E mto limitado, usa mac.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        O amigo usa o que quiser e o que lhe apetecer! Mas o grave é quem se diz paladino da liberdade, controlar as pessoas tambem, isso é que é grave!!!

      3. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Vê os meus 2 comentários acima a respeito do Deepin. Tenho máquinas com os requisitos e marimbei-me no W11.

    3. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Parabéns! Mas o Ubuntu é feioso e cinzentão, estático…… eu passei por lá mas depois optei por instalar o W11, através do Rufus, até hoje sem problemas, atualizações todas, Office a condizer…sincronização total e imediata…há pouco comprei um portátil a primeira condição foi ter o W11!

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        O Ubuntu é feioso porque não sabes configurar e personalizar a interface gráfica. De estático não tem mesmo nada, assim como qualquer distro Linux, bate aos pontos o Windows. E para não falar na loja de software. Quanto à instalação do W11 com o Rufus este mesmo post do pplware informa o que está a acontecer no momento. Muito em breve vais ter problemas com o funcionamento do W11 em hardware não certificado. De qualquer forma tenho 2 pcs com os requisitos exigidos e marimbei-me no Windows. Estou bem mais satisfeito com esta distro ” chinesa “, que além dos atributos que já enunciei num comentário mais acima, consome metade da memória ram em comparação com o W11!

      2. Avatar de JoãoAlves
        JoãoAlves

        Puto, parabéns a ti por estares a mandar postas de pescada sem sequer saber do que falas, nem nunca sequer usás-te Ubuntu ou Linux na vida.

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Primeiro vá aprender a escrever senhora doutora! Usaste e não usás-te, que nem existe em português! Vē-se bem que usas Linux, pois é muito comum aqui virem defender uma distro Linux e o texto vir cheio de erros. Está visto que a primeira falha evidente do Linux é a correção automática. Já usei as distros , Ubuntu, , mint, debian e endeavouros, mas como digo são para serviço básico, a começar pela ausência de gramática portuguesa á altura!

      3. Avatar de Lamap
        Lamap

        Pessoalmente prefiro Linux com gnome. Infelizmente há aplicações que obrigam ao uso do win. Optei por ter o meu PC pessoal e principal com Linux. Num PC mais antigo instalei win 10 e por curiosidade fiz a migração para o w11 seguindo o processo indicado pela Microsoft. Até agora correu bem, atualizações etc. Mas não confio na ms, hoje é assim, amanhã é assado. Para já não me vou dar ao trabalho de voltar ao 10. Se começar a correr mal decido se volto ao 10.

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          Relê atentamente o que escreveste…..

    4. Avatar de Mário
      Mário

      Olá!
      Eu quero fazer o mesmo.
      Mas o não ser NTFS e não permitir sem a utilização de outras ferramentas, a instalação de qualquer programa Windows, faz-me não o fazer.
      Desde logo, porque eu tenho uma segunda partição. E não quero perder nada do que lá tenho!
      Quando isto estiver resolvido, farei o que quero. Migrar para o Linux!

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Desculpa esfarrapada. Faz back up do que tens na partição que não queres perder para um disco externo ou pen usb de grande capacidade e instalas o Linux repondo os dados que guardaste. Para quê complicar o que é simples. Mas parece-me que não estás preparado para Linux

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Creio que esse tipo de atitude da Microsoft vai fazer ela se dar muito mal no futuro.
    Quanto à malta que ai mudei para linux e tal, mas nem toda a gente sabe mexer em Linux e ainda é complicado apra muita gente e não é assim tão simples só mudar, deixem de tretas.
    Creio e que a Apple pode vir a ganhar também com isso já que um computador Apple dá para muitos anos e receber várias atualizações do MacOS.
    è muito bonito a Microsoft dizer para regressar ao Windows 10 o qual está a acabar o suporte o que deixa muita gene na mão.

    Mais altura menos altura, as consequências para a Microsoft com esta teimosia de requisitos, vai lhe sair caro.

    1. Avatar de MJSantos
      MJSantos

      O pessoal fala, mas.. experimenta a instalar o mac os numa máquina não Apple a ver o que dá.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Concordo totalmente. Vai mesmo sair-lhe muito caro!
      A maioria dos utilizadores do Windows, são em PC/S sem requisitos!

  3. Avatar de CA
    CA

    O fascismo chegou ao windows 11, que tem eles a ver com o se temos Tpm 2 e secure boot? Se tens Tpm e seure boot tudo bem, senão tens é problema teu e ponto final, devia ser assim, por conta e risco de cada um agora impor, valha-nos, que ditadura! Pensam que é tudo capitalista para comprar máquinas novas, vão ter muitos amigos!

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Percebes que o meu comentário é sarcástico?
    Obvio que cada uma deve de usar aquilo que quiser e lhe fizer mais sentido, e todos os SO têm os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.

    Eu por exemplo uso o Windows para trabalho, Linux para um pi que tenho em casa a fazer de servidor e para lazer e edição iPadOS (não é mac, mas é da Apple).

  5. Avatar de Tozzini
    Tozzini

    Quais as distros Linux desenvolvidas na Europa?

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Eis as distros europeias
      Arcolinux – Belgium
      Slax – Czech republic
      Exherbo – Denmark
      Daphile – Finland
      Manjaro, Lubuntu, Mageia – France
      Manjaro, OpenSUSE, Haiku, Knopix – Germany
      AntiX and MXlinux – Greece
      Linux mint, Zorin, Solus – Ireland
      Endeavour and NixOS – Netherlands
      Alpine Linux – Norway
      SparkyLinux – Poland
      ReactOS and KolibriOS – Russia
      Void – Spain
      CRUX – Sweden
      Kali Linux – Switzerland

      1. Avatar de tozzini
        tozzini

        Obrigado :)!

  6. Avatar de Joao Rego
    Joao Rego

    Linux nao serve para nada, mto limitado. Usem mac que é mto superior ao windows. O novo spider man da marvel corre maravilhas no meu mac m4 pro

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tem de ir falar isso as empresas que o usam!!!

  7. Avatar de João Paulo Dias Sousa Faria
    João Paulo Dias Sousa Faria

    Nada que o Rufus, não resolva. Instala um ISO W11, com a colocação do tpm a zero, pode escolher essa opção, na colocação do ISO e assim, instalar o Windows 11 em máquinas que a Microsoft diz não querer ver o W11 a correr. Divirtam-se.

    1. Avatar de AM
      AM

      E já agora, cortem as atualizações, atrapalham muito quem trabalha e divirtam-se como diz o nosso amigo João Faria

  8. Avatar de AGB
    AGB

    A maioria das pessoas que instala o win11 em PCs sem suporte tem secureboot, UEFI e tpm2, o problema aqui é o requerimento estúpido e artificial de um CPU 8th gen/Ryzen 2000.

    Intel 8th gen não é mais que um refresh doutro refresh, há ZERO motivos a não ser obsolescência programada para não alargar os requisitos à 6ª geração

    1. Avatar de danyyel
      danyyel

      Concordo AGB.
      Inclusive creio que há máquinas de dá para acrescentar o tal chip TPM2.0. e acredito que até a 4ª geração seria possível e valia o investimento.
      A malta que fala de linux, fala de meia duzia de máquinas. no meu caso 2/3 do parque informático do teu serviço segundo a microsoft passa a ser lixo em breve. (500 máquinas) expliquem-me como ponho o linux a funcionar com AD sem dar problemas constantemente.

  9. Avatar de tozzini
    tozzini

    O problema é saber se existe suporte após a instalação

  10. Avatar de iFernando
    iFernando

    Do Android ninguém se queixa e só dá para 2 a 3 anos.

    1. Avatar de AGB
      AGB

      7 anos na Samsung e na Google, fachabor.

      Fora que uma pessoa tende a manter um PC por muito mais tempo que um telemóvel

    2. Avatar de AM
      AM

      Depende amigo, tenho um Samsung A70 à 6 anos e serve perfeitamente.

  11. Avatar de Aziado
    Aziado

    Muito pouca gente quer, ou gosta, do Windows 11, não vai haver o Windows 12. Como vai a M*rdasoft, dar a volta a isto?

  12. Avatar de João Silva
    João Silva

    Então e os PCs não suportados? As pessoas mandam para o lixo e compram um novo para o Windows 11? Isso do TPM 2.0 e CPUs suportados é só uma invenção para obrigar as pessoas a gastar dinheiro. Das duas uma: ou a maioria continua com Windows 10 ou vai haver muita gente finalmente a mudar pra Linux. Há muita escolha e há o wine para correr programas do Windows.

    1. Avatar de João Paulo Dias Sousa Faria
      João Paulo Dias Sousa Faria

      Caro João, o que se diz por aí é falso. Já instalei o W11 em máquinas que já foram para o lixo. Basta inabilitar no ISO W11 com a pen USB a correr com Rufus. Alguma dificuldade eu digo-lhe como fazer.

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Lê melhor o post, parece que não deste a devida atenção. Essa do Rufus já o mundo conheçe há anos e funcionava…..mas parece que vai deixar de funcionar…..

        1. Avatar de João Paulo Dias Sousa Faria
          João Paulo Dias Sousa Faria

          Obrigado Paulo pela info. Divirta-se.

        2. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Não vai nada deixar de funcionar, a MS voltou atrás!

  13. Avatar de João Paulo Dias Sousa Faria
    João Paulo Dias Sousa Faria

    Meus caros com o Rufus, podem instalar o W11 até em máquinas que já foram para o lixo. O que se diz é falso. Basta desabilitar na instalação o tpm. Divirtam-se.

  14. Avatar de Mário
    Mário

    Um técnico de informática, que também usa Linux, disse-me recentemente; “Mário, entendo que queiras migrar para o Linux. Mas não te aconselho. Não é tão simples quanto o Windows é”
    -Eu quero migrar para o Linux.
    Mas só o farei, quando existir uma distro, que seja NTFS durante a instalação. E quando permitir a instalação de qualquer programa Windows, de uma maneira prática e simples.
    Até lá, esperarei e permanecerei no Windows

    1. Avatar de MJSantos
      MJSantos

      Porquê essa insistencia em NTFS?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Porquê?
        É simples. Porque eu tenho uma segunda partição no meu windows e não quero perder nada.
        Há poucos anos, na mesma situação, instalei o Zorin. Perdi tudo o que tinha numa segunda partição. E não quero que o mesmo volte a acontecer.
        Estou fartíssimo do Windows. Mas só irei migrar para o Linux, quando o formato for NTFS, para manter a outra partição que tenho, intacta e também ser exe. Até lá; suporto o Windows

  15. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Tem malta que diz que o Deepin 23 tem ambiente gráfico que é só bugs…. e outros que mesmo que seja uma boa distro, por ser chinesa é contra o mundo ocidental e que por tal devemos repudiar. gostava de saber quais os dispositivos e apps que eles usam no dia a dia e onde são feitos…..mentalidades!

  16. Avatar de Mário
    Mário

    O Windows continuará a ser o líder. E assim será, até que o Linux resolva as três questões que impedem que se torne o Sistema Operacional mais utilizado do mundo. O formato das partições não ser NTFS. O tornar as linhas de código totalmente opcionais. E a adopção do exe, para a instalação de programas Windows. Sem ter isto resolvido, o Linux permanecerá longe do Windows!