Microsoft mudou as regras para o Windows 10 Mobile

85 Comentários

Quando lançou o Windows 10 Mobile a Microsoft deixou no ar a dúvida dos requisitos mínimos para que este pudesse ser instalado.

Esta questão pode agora ter ficado resolvida de forma definitiva, com novos requisitos a surgirem e que esclarecem algumas das situações que sugiram com a sua chegada.

Windows 10 Mobile

Se durante os testes iniciais do Windows 10 Mobile a Microsoft permitiu que dispositivos com apenas 512MB de RAM o conseguissem instalar, depressa se percebeu que esta não seria uma situação para o futuro.

Este passo confirmou-se no lançamento, ao serem deixados de fora todos os equipamentos que continham apenas essa quantidade de RAM, limitando a sua instalação a dispositivos com pelo menos 1GB de RAM.

Mas tudo ficou agora esclarecido com a informação de suporte da Microsoft a ter presente os requisitos mínimos para que um smartphone possa correr o Windows 10 Mobile. Estes têm de ter pelo menos 1GB de RAM e 8GB de espaço livre.

Windows 10 Mobile

Com esta mudança ficam de fora os equipamentos que antes se acreditavam que pudessem vir a poder correr o Windows 10 Mobile, e que tinham 512MB de RAM e 4GB de armazenamento.

A ideia que tem sido transmitida para esta alteração está associada à performance e à experiência de utilização que a Microsoft quer que os dispositivos que correm o Windows 10 Mobile forneçam.

Fica assim também desfeita a ideia de que todos os equipamentos que corriam o Windows Mobile 8 iam ter a capacidade de correr a mais recente versão do SO móvel da Microsoft.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Aqui deste lado o 630 continua a funcionar com o w10 mobile sem lag e sem grandes problemas.

    1. Avatar de Paulie
      Paulie

      O lumia 925 com 1gb de ram nem update teve ainda falam do android..ao menos no android ha apps

      1. Avatar de David
        David

        Estranho o teu caso: tenho um 920 e teve o update . No entanto, admito que a autonomia da bateria baixou drasticamente e que sinto o sistema um pouco mais lento do que quando tinha o WP8.1 instalado. De resto, tem funcionalidades muito interessantes.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Lumia 535 e ainda ontem teve um update ao W10m

        2. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Tens a versão insider, não tens a versão estável. Com esta alteração das regras, quer o 920 e o 925 deveriam ter acesso ao Windows 10 Mobile (Stable)…. mas eles vão dizer que os processadores não são bons o suficiente…. lol

          PS: Eu tenho um Lumia 920.

        3. Avatar de Alex M.
          Alex M.

          Quando actualizei o 640 da ninguém Maria também ficou super lento, reparei que a memória ficou completamente cheia fiz um soft reset e ficou a funcionar às mil maravilhas e não perdeu dados nenhuns

        4. Avatar de Paulo
          Paulo

          Tenho um lumia 920 e. Aí tenho o w 10 como e que fizeste obrigado

        5. Avatar de Paulo
          Paulo

          David tenho um lumia 920 e não teve atualização para w10 como fizeste obrigado

      2. Avatar de rand
        rand

        Só uma pergunta. Instalaste o upgrade advisor? No meu Lumia 735 tive que instalar esta app para poder fazer a atualização para w10.

    2. Avatar de LUMIA 630 DS
      LUMIA 630 DS

      +1000

  2. Avatar de hmmn
    hmmn

    “Com esta mudança ficam de fora os equipamentos que antes se acreditavam que pudessem vir a poder correr o Windows 10 Mobile, e que tinham 512MB de RAM e 4GB de armazenamento.”

    então o teu windows mobile não vai ter mais updates? … ainda dizias mal do meu android.

    xD

    1. Avatar de carlos
      carlos

      qual é o teu android com 512mb de ram que recebeu o android 6?!?
      ou
      qual o teu android lançado há + de 2 anos que recebeu o android 6?
      ou
      qual o teu android que custou menos de 100€ e foi actualizado para o android 6?

      parem lá de dizer mal só porque sim… cada um usa o que gosta e o que quer e pode

      1. Avatar de dunno
        dunno

        Ou android 5 lol

        1. Avatar de ACMSEBR
          ACMSEBR

          Em mesmo tenho um Android que utilizo para fazer atividades físicas que tem processador DUAL CORE 1.2 e 1GB de RAM que não passa e não passara para o 5 pior o 6 atualmente usa o 4.1.2 (Jelly Bean).

          1. Avatar de ACMSEBR
            ACMSEBR

            ops! Ele tem 16GB de memoria interna.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Aqui Toshiba AT300 1GB Ram, 16GB Memória Interna, Nvidia, €500 de custo e está preso no 4.1 nunca recebeu um update na vida.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            QUAD-CORE 1.3 e está no 4.0 não no 4.1!!

        2. Avatar de jeton90
          jeton90

          Aqui HONOR 7, comprado com b120( android 5.0.1) B140 ( android 5.0.1), b170 ( android 5.0.2), b180 ( android 5.0.5) e agora à um mês B330b ( MM 6.0.1)

      2. Avatar de Romeu
        Romeu

        Aqui o Nexus 5 que foi lançado em Novembro de 2013 continua a recebê-las “on time”.
        Android 6.0.1

        Equipamentos mais baratos, até posso compreender. Mas os “topo de gama” é que já não – os clientes pagam-nos bem.
        Daí eu dizer que é o meu primeiro Nexus e se tivesse de comprar outro (e se pudesse, claro) seria um Nexus.

        Cumps

      3. Avatar de VC
        VC

        A vantagem do Android/Linux em relações aos outros SO é que tudo é possível, por isso sim, existe um smartphone com 512MB RAM a correr o Android 6, chama-se Nexus S!

        http://www.phonearena.com/news/Unofficial-Android-6.0-Marshmallow-port-now-available-for-the-Google-Nexus-S_id75690

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Mas podes ter W10M num 512 de ram. Windows Insider app. Agora não prometo fluidez.
      A MS faz bem em ainda deixar uma porta aberta para quem quer.
      Agora o android? Nem porta tem, só mesmo root e roms de na sei aonde xD
      Quem se ainda safa um bocado no meio disto tudo é a apple mas depois arriscam-se a levar com as bocas do user a dizer que com o ultimo update o telemóvel ficou quase inutilizável… (iphone4)

    3. Avatar de neok
      neok

      quem diz que não recebe updates? lá por não receber o novo s.o. não quer dizer que deixe de receber updates relacionados com a versão que se tem. Eu sei que é uma coisa que os fandroids não percebem bem, enfim…

      1. Avatar de R
        R

        tenho o 630 ds WP8.1 e as únicas actualizações que tive desde que apareceu o WP10 foram as do here e do drive a acabar com o serviço. de resto mais nada. mais nenhuma app teve actualizações. a MS além de tentar forçar a actualização para W10 nos desktops, parece querer forçar os donos de equipamentos wp 8.1 a mudar de equipamentos compatíveis com wp10.

  3. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    920/925 (1GB) e 1020 (2GB) continuam de fora

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Se os testers não tivessem dito que não funcionava bem eles estariam a receber o 10 Mobile… Assim só via insider 🙁

  4. Avatar de XPTO
    XPTO

    Boa noite pessoal,
    Alguém conhece uma app tipo (slot machine) que possa instalar no tablet e controlar com outra app instalada num telemóvel.
    Obrigado

  5. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Sistema feio, bugado, sem graça realmente, muito fraco e pessado o “Windows 10 mobile”. Já deixei claro que esse sistema está condenado ao fracasso.

    1gb de ram para rodar essas janelas desbotadas! Hora, Microsoft desiste do mercado de smartphones, já não basta ter falido a Nokia? Oq Você quer ainda Microsoft?

    Eu Já tive um nokia com Windows mobile e nunca +, não recomendo o Windows mobile para ninguém. Se você quer um smartphone para não ter dor de cabeça, recomendo um que corra o (sistema) Android ou o ios .

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Como podes falar mal do windows 10 mobile se o ultimo smartphone que tiveste ainda era nokia? De rir enfim, quanto a noticia em si nao é la grande novidade. Quanto ao android o utilizador comum actualmente olha mais as specs que ao sistema em si

      1. Avatar de Manuel Monteiro
        Manuel Monteiro

        Tens a certeza que foram devolvidos 80% dos telemóveis comprados na fnac? Sendo verdade já te perguntaste se aconteceu o mesmo noutros vendedores se smartphone ou se foi só na fnac?!

      2. Avatar de Rafa
        Rafa

        Eu posso referir a mesma situação que o Kel, tive um Nokia 710 com Windows Phone 7.5 que só teve actualização para o 7.8 quando era prometido o 8… Teve na minha posse 1 mês… Por isso ele está correcto, houve smartphones Nokia com windows mobile sim…

        Neste momento a minha namorada tem o Microsoft 535 com Win10 e está satisfeita…

    2. Avatar de Mendes
      Mendes

      Não sejas mentiroso…. Nunca tiveste nenhum Windows Phone….
      Tens um Android de 50€ e tás com sorte…
      Ou então tiveste mesmo o Windows Mobile …. Com 10 anos!!!!

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Windows Mobile, passei muito tempo com ele no meu primeiro Smartphone HTC Touch Cruise.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          LOL
          Windows Mobile mas 6.5.3 a correr bem! Depois apareceu o Windows Phone 7!

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Vens do Brasil para dizer um chorrilho de asneiras,parece que são encomendadas,é que nem disfarças nem dás um argumento que tenha jeito, deste uma demonstração publica de estupidez,desaparece e volta para o Sertão.

    4. Avatar de LUMIA 630 DS
      LUMIA 630 DS

      Kell, como dizem os Americanos : Get a Life

    5. Avatar de Mota
      Mota

      Pesado*

      Não assassines uma língua que não é tua sff e ainda para mais com opiniões da treta.

      1. Avatar de Bruno Miranda
        Bruno Miranda

        A língua é tanto dele como tua.

    6. Avatar de Mota
      Mota

      Pesado*

      Não assassines uma língua que não é tua sff e ainda para mais com opiniões da treta.

    7. Avatar de Mota
      Mota

      Pesado*

      Não assassines uma língua que não é tua sff e ainda para mais com opiniões da treta.

    8. Avatar de Joaquim Moreira
      Joaquim Moreira

      No Brasil devem ter um Android diferente do resto mundo, porque nesse resto do mundo precisas de melhor Hardware num Android para funcionar minimamente que num Telem. com W8.1 ou até mesmo W10. Já agora informa-te a Nokia não faliu…. (se calhar foi um Android que te deu essa noticia…).

    9. Avatar de André
      André

      Sistema feio e bugado? Bom na verdade ele é bem fluido inclusive seus aplicativos que não travam, pelo menos não comigo. Falando de WP 8.1 está ótimo, referente a feio, a única diferença é que existem tiles. Que ao meu ver é o diferencial. Bom você não vai entender porque vive dentro da caixinha e não consegue pensar fora.
      Bom seu comentário de o quanto de memoria é necessário para rodar um WP 10. Bom enfim, tem muito sistema ai que com 2 de ram peida, porque não foi desenvolvido para o funcionamento ideal.

      Se eu for recomendar algo para alguém, recomendo qualquer hunnnn… para usuários comuns. O android é o suficiente, tem o mais do mesmo, agora, para pessoas pensantes, inovadoras e destemidas o windows é uma ótima opção, e para que quer um sistema parrudo IOS.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Fica assim também desfeita a ideia de que todos os equipamentos que corriam o Windows Mobile 8 iam ter a capacidade de correr a mais recente versão do SO móvel da Microsoft.”
    Ideia por parte de quem? Da Microsoft ou dos consumidores? É que não se trata de ideia. Mas sim a Microsoft ter dito que todos esses equipamentos iam correr windows 10.
    Pessoalmente é o SO que mais gosto. Mas até a Microsoft mostrar um caminho claro, objectivo e certo espero na concorrência.
    E tal como eu estão milhares de utilizadores e como é obvio os OEMs.

    Para não dizerem que a Microsoft nada disse do update… Vejam o video.
    https://youtu.be/L2vwjQLAN08

  7. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    O Nokia Lumia 920 não vai receber a atualização. Pois tem um processador Snapdragon S4 Pro, estes processadores não são compatíveis (segundo a Microsoft).

    1. Avatar de David
      David

      onde viste isso? consegues enviar link da noticia?

      tenho o 920 com o WM10 10.0.10586.218 instalado. Será que não vou conseguir fazer update?

  8. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Pplware, já que gostam de remover comentários, já podiam era bloquear os comentários ali do Kel que já começa a ser spam, em todos os artigos ele faz os mesmo cometários… deem lá um jeito nisso…

    Já agora pessoal, para quem perdeu a notícia, foobar2000 já está na Windows Store e Play Store.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se em todos os artigos meteres a mesma informação, começas a ficar como o kel, inconveniente e as pessoas começam a ver isso como spam.

      Por vezes, a melhor maneira de lidar com inconvenientes é ignorar. Deixar falar, se não tiverem plateia, acabam por se calar.

      Obrigado pela informação do Foobar.

      Cump.

      1. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        Ficava como o Kel? nao sei não, não sou eu que ando praki a colocar sempre a mesma porcaria de comentário, já para não falar que ele anda a colocar os mesmos comentários noutros sites.

        Acho piada que o Pplware apaga certos comentários, que muitas das vezes contêm informação relevante, no entanto deixam passar estes comentários absurdos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Claro, a tua opinião é sempre a tua, era estranho era não concordares com ela. Contudo, e como referi, o teu comentário é útil e obrigado pela partilha, mas como referi, se o colocares em todo o lado, passa de útil a inconveniente.

          Quando certos comentários são removidos, ao abrigo das regras, como estão expostas, é apenas para fazer cumprir essas regras, num mundo sem regras, era a anarquia 😉 em tua casa, de certeza que tens regras.

          Quanto a certos comentários que passam, é verdade e não conseguimos, em tempo real, por vezes detectar, mas depois serão tratados como têm de ser, logo que os consigamos detectar.

          Desse lado parece fácil 😀 mas é sempre assim 😉

      2. Avatar de LUMIA 630 DS
  9. Avatar de Paulie
    Paulie

    W10 vai desaparecer dito pela propria MS. Spotify, radiofm, mixradio,here maps e drive ja foram

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      O w10m não vai desaparecer, e a MS nunca disse isso, inclusivamente, o Nadella enviou um memorando interno recentemente para todos os funcionários a salientar o quanto eles vão apostar no w10m.

      Se queres culpar alguém pelo desaparecimento de muitas das apps que foram removidas, culpa os developers, não querem actualizar ou desenvolver para a nova plataforma.

      1. Avatar de Sérgio Monteiro
        Sérgio Monteiro

        A culpa não é dos developers, mas sim das chefias….o mercado é tão pouco que não interessa o investimento.

        1. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          sim, das chefias, nesse ponto tens razão lol

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Segundo as minhas fontes o memorando dizia que iam remover a aplicaçao do rádio FM!

    2. Avatar de flavio
      flavio

      Só dizes asneiras. A Microsoft disse exatamente o contrário. Como o windows 10 tem o mesmo core para tudo o que é dispositivo, o mobile vai continuar a existir durante vários anos

    3. Avatar de David
      David

      Antes de mandares “postas de pescada” convinha dares referencias!

      “Paulie wants a cracker!!”

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Olhem!!!O Paulie está vivo.

    5. Avatar de Joseq
      Joseq

      Spotify? Nem por sombras! mixradio, há melhor e here maps já não o uso pois o mapas é tão bom ou melhor para mim! Ainda no sábado o testei, ao ir ao Porto e voltar. É mesmo bom, dava-me exactamente a mesma informação que o here, até mais, porque tinha mais tem mais detalhes!

      1. Avatar de Luís
        Luís

        O melhor é n ligar… alguns só vêem maçãs à frente e percebem tanto disto q nem se deram conta q o spotify tem sido actualizado…
        para o radioFM há alternativas de terceiros para tirar partido do Hardware q existe
        só tive razão de queixa de uma coisa, nos últimos tempos o onedrive n me abria de maneira nenhuma (ontem fui á store actualizei e resolveu

  10. Avatar de Um leitor
    Um leitor

    Em Junho de 2015 adquiri um Lumia 630 quando existia o lista dos equipamentos que iriam receber o Win10 e onde este mesmo modelo estava incluído, como também aqui publicado https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/windows-10-preview-ja-esta-disponivel-para-alguns-lumias/
    Se já dava pouca credibilidade a esta empresa, depois desta pior compra que já fiz, a bateu no fundo.

    1. Avatar de Joseq
      Joseq

      Coitado. A minha mulher teve um android, Samsung, durante 5 anos, sim aqui os telefones são para durar e não modas, e só teve uma actualização!

    2. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Não percebi: esse 630 não faz o up-grade para o W10M?! Mas em cima, o proprietário de um &30 diz que o dele fez o up-grade…
      Cada vez compreendo menos…

    3. Avatar de flavio
      flavio

      Eu tenho o 630 e windows 10 mobile

    4. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      “Um leitor” vê se dizes a quem te disse isso que está muito enganado.
      Os dispositivos x30 têm todos upgrade garantido!

    5. Avatar de Rui
      Rui

      O um leitor tem razao. Para quem nao se quer meter em builds preview e continar estavel tem q continuar a usar o wp8.1….e perde o acesso ás aplicaçoes universais. é um equipamento obsoleto ao continuar com o wp8.1 e sem acesso ao novo ecossistema

  11. Avatar de Danny
    Danny

    O windows 10 mobile, aqui no 535 que tenho aqui, tem funcionado lindamente. pena sao outros equipamentos que rodavam o W10 e que agora nao tem a possibilidade para tal.

    já agora, um pouco offtopic, quando atualizei o sistema, o ecra desliga completamente, logo apos iniciar uma chamada, o que se torna algo chato pois ela nao liga automaticamente. tenho de clicar duas vezes no botão para ligar a tela.

    como posso configurar a tela de forma que durante a realizaçao de uma chamada, a tela ligue e desligue automaticamente. alguém me poderia dar uma dica?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      No meu Lumia 535 funciona tudo correctamente… de certeza que o sensor de proximidade não está sujo?

      1. Avatar de Danny
        Danny

        pois a limpeza foi feita sim. mas foi logo apos uma atualizaçao que ficou assim.

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      No meu 535 funciona como deve ser. Já tentaste um soft reset?

      1. Avatar de Danny
        Danny

        ainda nao. simplesmente atualizei o aparelho e depois começou a funcionar desta forma. será que resolvia o problema?

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Faz soft reset que não perdes dados e podes ficar com o equipamento bem mais rápido.
          Sabem que uma das razões para os 920/925/1020 não receberem o upgrade, de forma oficial, foi por falhas destas?
          Depois de uam atualização devem fazer sempre um soft reset que não perdem dados mas tomem cuidado para não confundir com o hard reset pois neste perdem dados.

  12. Avatar de JM
    JM

    É pena porque o meu Lumia 625 é um óptimo telefone e gostava de fazer o upgrade para o W10M. O W10M corre nos Lumia 435 dos meus filhos sem problemas e com as apps e joguinhos que eles tanto gostam. Mas tem os tais 1GB de RAM e 8GB de armazenamento.
    O 650 não suporta o continuum pelo que talvez ainda não seja o telefone que me vai fazer gastar mais uns euros. O 950 é uma boa máquina mas demasiado caro para mim (não é que não valha, eu é que sou um teso). Vamos ver o preço do HP Elite X3 mas deve ser ainda mais caro!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens o Lumia 550 já com W10m

  13. Avatar de Tony
    Tony

    A Microsoft, em termos de Windows 10 está se a redefinir e a definir novos conceito, pelo que o que é de esperar é a regra é não haver regras nos próximos tempos, pode ser chato, pode ser bom, mas é preço a pagar na mudança. Se querem estabilidade e poucas novidades utilizem iOS, se querem que as novidades sejam coisas coloridas a saltitar escolham Android.

    1. Avatar de Jacinto Leite Capelo Rego
      Jacinto Leite Capelo Rego

      Redefinir e definir conceitos?! Uau! New technics, new ideas and so on! Estou simplesmente… obeso! E com essa nova visaõ da realidade, acho que vou aderir às coisas coloridas a saltitar, que devem trazer algum divertimento à minha vida e trabalho…

  14. Avatar de Gil M

    E para os telemóveis com caraterísticas superiores ao mínimo exigido, que não sejam Lumia? Principalmente o Samsung Activ S? Não vai ter update para Windows 10? Alguém sabe?

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Não deve receber pois usa o Snapdragon Pro S4, assim como o meu HTC 8X e o Lumia 920/925

  15. Avatar de Zé

    W10M a trabalhar num Lumia 735, possui um “bug” no minimo esquisito 😛
    Se só estiver ligado à rede, a baterial mal dura 1 dia, se tiver também os dados ligados dura quase 2 dias, e se tiver o WiFi ligado quase que dura 3 dias… A MS ainda tem muito a trabalhar na questão da autonomia da bateria, isto assim é uma miséria. Vou viajar e não vou ligar nada, em vez de durar uns 3 dias nãooooooooooo, todos os dias vou ter de colocar à carga… Enfim…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      se precisa estabilidade e confianca no equipamento o melhor é voltar para o 8.1, sabe que nada falha 5*!

  16. Avatar de Tico
    Tico

    Não sei porque é que se estão a lamuriar, até o lumia 435 que custou 19,90€ novo tem direito ao windows 10 mobile.

  17. Avatar de Wayout
    Wayout

    Vergonhosa esta publicação do windows

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Compram um smartphone de baixa gama ao desbarato e querem 10 anos de atualizações.
      512MB é desatualizado, PONTO.
      Comprem Lumias 435, são super baratos e vão ter ainda alguns anos de atualizações.