Windows 10: Microsoft engana-se e dá a conhecer o novo Menu Iniciar

32 Comentários

É certo e sabido que a Microsoft está a preparar grandes novidades no Windows 10. Fala-se em novas versões, em mudanças de componentes e até em alterações estéticas.

A verdade é que poucos sabem com certeza o que está para vir. Mas a empresa acabou de deixar escapar informação preciosa. Uma nova build foi lançada por engano e mostrou o que será o novo Menu Iniciar do Windows 10.

Windows 10 Menu Iniciar Microsoft build Live Tiles

Microsoft “deixou fugir” uma build do Windows

Não é normal acontecer, mas a Microsoft cometeu um erro que revelou o seu futuro. Ao lançar erradamente uma build para um conjunto de utilizadores, a empresa revelou uma versão demasiado avançada.

Esta era destinada apenas a testes internos, e para equipamentos de 32 bits, tendo assim ficado exposta a todos do programa Insiders. O problema está já a ser avaliado pela empresa, tendo, no entanto, sido instalada por vários utilizadores.

O Windows 10 vai ter um novo Menu Iniciar

Do que pode ser visto, esta nova versão muda completamente o Menu Iniciar e faz desaparecer os Live Tiles. Toda a imagem deste componente parece estar a ser alterada, sendo mais limpa e com menos elementos estéticos.

Claro que esta mudança está também a ser preparada para os tablets, tendo por isso uma versão destinada a este modo. Curiosamente, neste cenário, os elementos estão centrados e mais acessíveis.

Nesta build os Live Tiles desaparecem

Para além desta novidade de peso, a versão que escapou acidentalmente tem outra novidade. Pode ser agora encontrado uma pesquisa de gifs no teclado de emojis. Esta deverá ser incorporada em breve nas builds de teste.

É ainda cedo para saber onde este novo Menu Iniciar será integrado. Fala-se que poderá ser dedicado ao Windows Lite ou a uma versão mais simplificada do próprio Windows 10. A verdade é que esta versão existe e está a ser trabalhada.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Gnome shell és tu?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pensei exatamente o mesmo! Ahahah

    2. Avatar de Amilcar Alho
    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Que por sua vez vai buscar inspiração ao Windows e MacOS?!

    4. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Caraças pah…lembrei-me do mesmo.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bem podiam acabar com dois terço do lixo que metem e não interessa a ninguém ! Do windows 7 para a frente é sempre a pique !

  3. Avatar de NS
    NS

    Só a release diz tudo (rs_xbox).. Como é que se afirma que a 20h1 vai trazer um novo Start Menu???

  4. Avatar de Greenshines
    Greenshines

    Saudades do menu do 95… :'(

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      tens bom remédio, instala-o.

  5. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    kde plasma!?

  6. Avatar de poiou
    poiou

    Sim pois, enganaram-se a lançar. A Apple há uns anos também se esquecia de protótipos de iphones em cafés.

    1. Avatar de barf
      barf

      Pensei o mesmo xD

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não tem nada a ver uma coisa com outra.

      Além do mais, já não é a primeira vez que sai uma build preview para Insiders antes do tempo.

  7. Avatar de Woot!
    Woot!

    Não sei se hei de rir ou de chorar.

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Foi a minha reação quando o meu Psiquiatra me disse que era Bipolar…..

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Um novo Menu Iniciar,um novo Microsoft Defender Antivírus,um novo Microsoft Edge(baseado no Chromium),sempre coisas novas e inovadoras.É assim mesmo,pelo menos vemos que a equipa de desenvolvimento do Windows 10 não está parada nem a dormir.Muito bem.Dou os meus parabéns à Microsoft. 🙂

    1. Avatar de jakim
      jakim

      tás a ser irónico, só pode!

  9. Avatar de Figas
    Figas

    Os live tiles não vão desaparecer…isto é um separador de sugeridos onde vão aparecer os mais usados e outros. No topo do menu tem outro botão para voltar aos tiles.

    E a segunda imagem não é nada mais que o modo tablet

    1. Avatar de José
      José

      Espero bem que não desapareçam! É algo que só podemos apreciar no Windows de origem. Eu uso e muito os “live tiles”.

    2. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Insider.Sim,esta correcto.

  10. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    cada vez pior, estava muito melhor com a lista de programas condensada como aparecia no windows 7

  11. Avatar de miguelito
    miguelito

    dash ???

  12. Avatar de LA
    LA

    Voltamos à m**** do menu do Windows 8. Porra pá.

  13. Avatar de José Miguel Santos
    José Miguel Santos

    É… Parece que não estavam a brincar na Microsoft quando disseram que iam integrar o Linux

  14. Avatar de Cortano
    Cortano

    Tirar conclusões sobre uma build de testes de uma versão que só sairá para o ano, parece-me um bocado esticado.
    Ainda por cima, uma versão para a Xbox e que também se pensa que seja uma versão do Windows Lite.

  15. Avatar de José
    José

    Este menu iniciar é básico e feio como tudo. Faz lembrar o de uma calculadora gráfica dos anos 80. Poderá ser útil para computadores com fraco desempenho, mas nem todos temos computados tão básicos! Deixamos a beleza gráfica do Windows 7 para um gráficos cada vez mais básico e sem interesse. As “live tiles” são a única coisa que dão ao Windows a sua característica mais disruptiva em relação aos sistemas restantes, e é o que tem valido a pena, pelo menos para mim que gosto imenso de verde imediato toda a informação, em vez de estar sempre a receber notificações.

    1. Avatar de Xpto2016
      Xpto2016

      Isso é tudo questões de opinião o que dizeste. Para mim o design do windows 7 não era lá muito bonito, por exemplo. Acho que algumas pessoas diziam isso porque era estável e não propriamente por ser assim bonito. Bonito!=estável

  16. Avatar de Lopix
    Lopix

    desde que a pesquisa funcione…. qualquer um serve.

  17. Avatar de censo
    censo

    Ninguém imagina o que eles testam lá dentro…só que agora houve uma fuga. Estejam sossegados. Até chegar a vossa casa vai dar muitas piruetas !

  18. Avatar de Joao
    Joao

    Na verdade a Microsoft só copia o que os outros fazem, basta ver como nasceu o Internet Explorer..

  19. Avatar de informado
    informado

    Linux >>> pois é .. é o KDE ….. ahbahaha ! A copiar a Microsoft é muito boa .

  20. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Bem que podiam era mudar o Windows File Explorer….colocá-lo com o Fluent Design…tipo semi transparente…e colocar a possibilidade de usar Tags…cores como no MacOS ou algumas distros de Linux! E também remover o Internet Explorer (já temos o Edge), remover o Windows Media Player (já temos o Groove)…enfim…tanto lixo das versões antigas!