E se a Microsoft cobrar uma mensalidade para usar o Windows 10?

119 Comentários

Desde que a Microsoft colocou no mercado o Windows 10 que tem procurado encontrar uma forma de monetizar o seu sistema operativo. Várias experiências foram feitas, normalmente envolvendo a loja de aplicações e a presença de publicidade no desktop dos utilizadores.

A Microsoft parece estar a preparar-se para, em breve, apresentar mais uma versão do seu sistema operativo. O Windows 10 pode passar a ser um serviço, havendo uma cobrança mensal para esta nova versão.

Microsoft Managed Desktop Windows 10 Microsoft Windows-as-a-service mensalidade

O Windows 10 representa uma mudança de peso dentro da estrutura da Microsoft. A empresa deixou de cobrar para a atualização desta nova versão, pelo menos nos primeiros anos de lançamento, e também não cobra nas muitas atualizações que tem lançado.

Uma informação interna da Microsoft veio revelar que, em breve, pode ser lançada mais uma versão, com um modelo de negócio diferente dos que atualmente existem disponíveis. O “Microsoft Managed Desktop” será em breve uma realidade e prepara-se para dar mais aos utilizadores.

Microsoft Managed Desktop

O que é esperado desta nova versão é que a Microsoft faça toda a instalação, gestão e aplicação de atualizações, garantindo que o sistema operativo está sempre funcional e sem problemas.

Microsoft Managed Desktop Windows 10 Microsoft Windows-as-a-service mensalidade

Tudo aponta para que este seja finalmente a versão Windows-as-a-service e que seja, pelo menos no imediato, uma proposta dirigida às empresas. Apesar de não existir qualquer indicação, é possível que o Microsoft Managed Desktop possa também ser disponibilizado como uma alternativa para os utilizadores domésticos.

Também no campo da especulação, fala-se que o Microsoft Managed Desktop possa ser alargado e que inclua também a disponibilização de hardware focando-se nos Surface ou em computadores fornecidos pelos seus parceiros.

É ainda cedo para conhecer esta proposta da Microsoft, até porque ainda não foi oficialmente anunciada, mas tudo mostra que a Microsoft está novamente a procurar reinventar o mercado e criar com o Windows 10 um foco de rendimento para a empresa.

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Dá um tiro no pê!

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Por mim podem cobrar o que quiserem! Particularmente não uso e profissionalmente também não!

  2. Avatar de Danny
    Danny

    Conhecendo a gentinha, é óbvio que se Microsoft fizer isso haverão programas de terceiros a fim de modificar o sistema pra impedir isso de acontecer.
    Na verdade, hoje em dia não é nem preciso pagar pela licença do Windows, mesmo sendo contra a EULA, contra a lei de maneira geral, há programas que instalam a força uma licença falsa.
    Imagino que se algo do nível acontece, a galera ainda vai usar o Windows, tem gente que vai pagar, com certeza e tem gente que vai tentar outras opções pra ter acesso.
    Se a Microsoft por exemplo, der 60 dias grátis pra testar e depois desses 60 dias a pessoa tiver que pagar, é provável que muitos formatem o PC a cada 60 dias só pra não ter que pagar, ou inventem algo que prolongue ainda mais o tempo de uso do sistema.
    Atualmente há pessoas a utilizar sistemas embedded ou enterprise, que deveriam serem usados em hospitais, lojas, bancos e comercio como por exemplo o XP alternativo (como o Windows Embedded POSReady 2009 que irá funcionar até 2019) e outras versões embedded também… Mesmo sendo versões que não acessíveis para o público normal, ou se forem, necessitam de algum tipo de chave/licença, ainda assim tem gente que usa como se fosse uma versão normal.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Um snapshot numa máquina virtual (vmware por exemplo) ao 1º dia do trial do windows e está resolvido. É só ter atenção ao backup dos dados antes de reverter para o snapshot e fazer a instalação dos programas essenciais (via ninite por exemplo).

      1. Avatar de Danny
        Danny

        E se a pessoa for instalar em máquina rei?

        1. Avatar de Alex
          Alex

          O que seria uma máquina rei????

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Uma máquina Eusébio.

          2. Avatar de Danny
            Danny

            Real********

      2. Avatar de Joao
        Joao

        isso em casa em ambiente controlado até é verdade…mas o mercado alvo deste tipo de negocio nao sao as pessoas que seja qual for o modelo nao paga de qualquer maneira e vai sempre arranjar maneira de nao o fazer.
        numa empresa es obrigado a ter licencas do software que utilizas.

        quanto a ideia de snapshot ou formatar o computador de 2 em 2 meses é ridiculo pensar nisso numa empresa, e mesmo que a empresa fosse por essa via de nao querer pagar o software que trabalha (que nao aconselho a nenhuma empresa), existem formas mais eficientes de fazer o reset do trial do windows sem ter formatar o bixo.

        é o que da nunca terem trabalhado..senao nao diziam tanta asneira…pior é que nem bons “crackers” sao.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Basta a licença ser gerida do lado do servidor, como acontece por exemplo no netflix ou spotify… e isso do snapshot serve para que?

        1. Avatar de ACMSeBr
          ACMSeBr

          snapshot = foto do sistema como ele se encontra atualmente para ser restaurado em um outro momento isso é usado em maquina virtual “vmware”.

          1. Avatar de int3
            int3

            qualquer sistema de virtualização tem como fazer snapshots.

    2. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Não há problema, ainda tenho um dvd com as versões todas do 7 que fica activado automaticamente.

    3. Avatar de Edy
      Edy

      Danny, é por causa de intelectuais da treta como você que o país não avança. Triste….

    4. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Amigão formatar não vai resolver, seu IP da NET fica registrado a não ser que depois de formatar vcmude de casa tmb ou de operadora de internet… Eu li sobre isso no site da Microsoft… Isso não se vai aplicar ao Windows em si mas sim apenas a manutenção do Windows, normalmente a cada 60 dias eles fazem um update do Windows, então será uma forma de pagar por esses updates… O que eles estão fazendo é com que acabe a pirataria fácil… Eles se realmente aplicarem esse método um pouco pra mim demasiado eles estarão só se fodendo a eles mesmos mas mesmo assim com tudo eles criam esse método com um anti hack do Windows que baninar seu IP para sempre… Mas tmb contudo as pessoas serão obrigadas a ter que fazer isso é na maioria empresas jogadores que necessitam do Windows em alta qualidade e performance para seus games, lives e canais YouTube e tudo o que engloba a criação de conteúdo em casa… Além do mais imagina todo mundo piratear ,?!? A Windows abre falência deixa de dar assistência e adeus PC… Ou seja é como se 80% dos gamers ao em vez de comprar os jogos eles sacarem o pirata as empresas de games bey bey, exemplo do fortnite que faz milhões com um jogo na sua parte grátis (BT Royal) com as skins e tudo mais e pass de Batalha… E muitas empresas de games começarão por fazer do mesmo jeito, baixa o jogo grátis para de fazer versão física porque fica caro tmb pra eles e optar por colocar o jogo online e tentar receber dinheiro desse mesmo com base do tipo fortnite… VC sabe que fortnite deixou a epic trilhonaria com esse game… Será neste momento a empresa que mais arrecadou desde 2017 pra cá… Agora a Windows será uma coisa semelhante, baixa grátis mas terá que pagar pra usar alguns programas e afins não tudo mas acho que na minha ideia e pelo que eu li no site deles, nunca farão isso porque aí é perda pra eles, pessoal começa optando por mac, as empresas de games deixam de fazer games para Windows é começam a fazer games para ios

    5. Avatar de José
      José

      Conhecendo a gentinha? Conhecendo mas é esta empresa que não presta assistência nem garante que o altamente instável Windows 10 funcione.

  3. Avatar de EGJY
    EGJY

    Iria a Microsoft fazer asneira outra vez, querem aumentar o Monetização, mas Diminuir os Utilizadores, qualquer dia temos de Pagar uma Taxa para Respirar.

    Quero Ver onde Isto vai Dar.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      É uma outra alternativa. Não te vão apotnar uma pistola à cabeça e obrigar a subscrever..

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Seria ótimo se isso acontecesse, afinal a Microsoft estaria praticamente forçando as pessoas a procurem alternativas…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      tambem concordo. se aumentar os custos das empresas sem grandes beneficios para elas, vai força-las a olhar para as alternativas.
      se manter os custos so muda o modelo de pagamento..vai dar ao litro…neste momento é conversa de cafe que isto nem noticia é…ao que chegamos.

  5. Avatar de ribamar
    ribamar

    Nunca percebi porque o Win 10 é gratis.???

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      o windows 10 n é gratis.
      Quem compra um portatil ou um PC, normalmente ja vem com uma licenca do W10 incluida no preco.

      O que tb aconteceu ha uns tempos foi que quem tinha o windows 8.1, 7,… pode, por tempo limitado, fazer upgrade para o windows 10 e ficar com essa mesma licenca.

    2. Avatar de k
      k

      Não é.

      Neste momento, o windows 10 Home, anda na casa dos 110€ e o Pro anda a cerca de 150€.

      Ele foi oferecido durante cerca de 1 ano quando foi lançado a quem tinha licença do windows 7 ou 8 (na verdade as licenças desses ainda funcionam numa instalação nova do 10) como parte de um plano de mudança do modelo de negócio. A ideia do windows10 é usar o windows como plataforma para oferecer serviços através do mesmo, juntamente com recolha de telemetria do utilizador e publicidade. Então, em vez de te cobrar o windows como um produto como até ao win8, agora eles querem te vender produtos através da plataforma deles (o windows). Nesta prespectiva, faz sentido espalhar o windows 10 pelo máximo de gente possível e a melhor forma de o fazer foi distribuindo-o de borla (e em muitos casos forçando a actualização) durante um período de tempo. No final desse ano, a acrescentar a isto tudo eles voltam a cobrar pela licença do windows, capitalizando das 2 formas.

      Não querendo com isto dizer que o win10 é mau produto mas é muito mais intrusivo e pesado. A minha maior queixa até é aos updates. Mudam coisas de sitio sem grande fundamento, desinstalam ou estragam drivers de periféricos sem razão de ser (impressoras deixam de funcionar ou funcionam de forma erratica, ecrãs de toque que começam a funcionar mal, etc.). Também é-me quase impossível usa-lo sem ser instalado num ssd. Faz MUITOS acessos aos disco. Num ssd nem se nota, mas num hdd, o disco está sempre na redline do limite de velocidade do disco, mesmo com o superfech e amigos desactivados tornando o sistema bastante lento. Eventualmente estabiliza um bocado mas a experiência é definitivamente muito pior num hdd.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        os acessos ao disco elavadissimos, pode ser sinal de pouca RAM. O win10 é mais guloso que o win7 nesse aspecto embora tenha melhor gestor de memoria, mas é preciso a ter. tambem depende do numero de apps em background a usar recursos e a executar tarefas.

  6. Avatar de loretodelmar
    loretodelmar

    Vao mudar para Hackintosh

  7. Avatar de MACnista
    MACnista

    … olá mac OS!!

    1. Avatar de D. Quixote
      D. Quixote

      Queres ver que esse é à borla?????? Os fanboys são muito tapadinhos.

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … não, não é de borla, mas tipo não fazes uma actualização praticamente à força e pedem dinheiro depois, pagas uma vez e acabou, e agora quem é o tapadinho!?!?!?!?! pois bem me parecia…

        1. Avatar de dude
          dude

          quem não usa linux =)

          1. Avatar de Gil
            Gil

            Nem mais…

  8. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    mando logo eles ir apanhar em aquele lugar

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      esse português zeze…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        mandazi-os

  9. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Concordo que seja pago para W. Pro/enterprise. Mas uso pessoal discordo completamente. Uso ambos MacOS e W10 se forçado a pagar para máquinas em casa muda tudo para Apple.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Enterprise já é pago…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Mas apple também não é gratis…

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        sim, grátis não é. mas entre pagar 20 euros muito de vez em quando (anos) ou pagar uma fee mensal vai uma distância abissal

  10. Avatar de me and me
    me and me

    não espanta nada. tudo hoje em dia é assim, virado para este tipo de subscrições. o software cada vez mais é um serviço e não um bem. o mercado e os tempos estão a caminhar para estes moldes. nada de espantar portanto.

    1. Avatar de int3
      int3

      chama-se SaaS

  11. Avatar de Abade Pereira
    Abade Pereira

    Se a Microsoft optar por esta via, a Apple seguir-lhe-á os passos. Restar-nos-á o Linus.

  12. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    como referem no artigo, deve ser mensalidade numa versao especifica do windows 10
    se assim for, deve ser para a parte empresarial, numa especie de “pay as you go”…?

    porque se fosse para uso pessoal, seria muito complicado para a Microsoft…

  13. Avatar de int3
    int3

    Sempre foi esta a intenção.
    Os burrinhos vão atrás do “gratuito” de uma empresa destas e agora vão se queixar.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Gratuito?
      A ironia do comentário 😀

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Foi gratuito por um ano para quem tinha win 7, win 8 e win 8.1 mesmo que usava pirata pode usar o windows 10 de graça para sempre.

    2. Avatar de PedroC
      PedroC

      O windows não é, nem nunca foi gratuito. Se comprares um portátil já com windows, o preço está “incluído”. Se comprares à parte, tens de pagar. A ideia aqui é que deixe de ser pago à cabeça e é teu mas passar a ser pago à mensalidade.

      1. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        já foi gratuito para quem tinha windows 7 e 8 original,
        tenho portátil que veio incluído com windows 8 e o recebi de graça porque não tive de comprar outro sistema operativo

        1. Avatar de AndAb
          AndAb

          Então não foi gratuito, porque já tinhas pago um licença. Microsoft só deu a possibilidade de fazer um update do Windows. Isso para não ter a trabalhar em actualizações sobre 3 sistemas W7, W8 e W10, e poupar dinheiro.

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Parece que as primeiras doses são gratuitas, depois de agarrado já é a pagar…

        2. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          nos tempos do windows 95, 98, ME, XP, Vista, brindaram o Windows seguinte de graça ?

          na altura da compra do portátil, foi quando chegou o windows 8 ao mercado e o satya nadella estava longe de assumir o comando na microsoft.. e portanto a microsoft ainda não tinha mudado a filosofia, nem pensavam do windows 10 na altura.. porque hoje ainda teria o w10 pirata porque não comprava a licença outra vez.

  14. Avatar de abiper
    abiper

    Para o mercado residencia/pessoal em funcão da nossa realidade provalvelmente não terá muito sentido mas para o mercado empresarial já tem mais sentido no fundo será como realizar um leasing ao comprar.
    Até porque a MS já tem experiencia do Office365.

  15. Avatar de eu
    eu

    Tenho o Windows 10 Profissional comprado no site da Microsoft para uma máquina que não tinha sistema operativo e também não se aplicava uma licença OEM, portanto fui um pagamento total de licença.
    Está pago e portanto não quero pagar por um serviço por algo que está pago num modelo de licença perpetua para esta versão.
    Espero que isso seja uma edição especial ou opcional e que um update não obriga a isso a todos senão acho que a Microsoft poderá se deparar com um caso de ilegalidade, portanto um autentico tiro nos pés.

  16. Avatar de Walter
    Walter

    Se quiser monetisar, vá em frente! Eu já uso o iOS no meu MacBook Pro que é mais estável, rápido e seguro! O meu HP com Win10 é fraco, portanto vou jogá-la fora!

    1. Avatar de eu
      eu

      Como é que usas iOS no teu MacBook Pro ?
      Tens a certeza que tens um Mac, lololol ?
      É que no meu diz “macOS”.

      1. Avatar de John Doe
        John Doe

        Nunca se sabe o homem pode ter conseguido instalar o IOS da Apple num MacBook Pro, é pouco provável, mas não impossível 😀

        1. Avatar de eu
          eu

          Por isso é que questionei.
          Dei o benefício da dúvida.
          Acredito que vou ficar sem resposta o que também diz tudo 🙂

          1. Avatar de alkapone
            alkapone

            Só quem não costuma andar por aqui é que cai em comentar estes pseudo-utilizadores de produtos apple. A ideia é sempre a mesma, afirmar algo sobre a Apple dizendo que o produto é o melhor do mundo em detrimento de outro e depois assistir ao descambar nos comentários. A grande maioria dessas afirmações, fazem-no sem conhecimento de causa, daí acontecer estas “pérolas” nos comentários.

        2. Avatar de Danny
          Danny

          A apple está pensando de fato em criar computadores hibritos com iOS rodando. Não macOS.
          É bem possível que ele venha do futuro e já tem tal produto.

  17. Avatar de Wyatt Duster Walk
    Wyatt Duster Walk

    Hello Linux! Faz tempo que eu quero migrar para o Linux e eu só precisava de uma boa razão para fazer isso. Eu nunca me importei em pagar pelo Windows, mas não vou gostar de pagar uma mensalidade para poder utilizá-lo.

  18. Avatar de Ricardo O.
    Ricardo O.

    Não me parece que o Windows passe a ser pago para o mercado doméstico, aliás uma das estratégias da Microsoft (a meu ver) é deixar que as pessoas usem o Windows em casa, seja este pago ou não (por alguma razão sempre foi muito fácil “crackar” o windows). Porque ao usar o windows em casa as empresas são “obrigadas” a usar o windows também, pois é o sistema que os seus funcionários sabem e estão habituados a utilizar.
    E as empresas não se podem dar tanto ao luxo de usar sistemas “crackados”.
    Ainda à uns dias saiu uma notícia que uma região da Alemanha estava a abandonar o Linux e voltar ao Windows e ao que parece uma das razões era que os funcionários sabiam usar bem o windows e tinham dificuldades com o Linux.

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      o problema na Alemanha ,não foi só esse ,é que o barato na grande maioria das vezes sai caro .O Windows oferece uma carrada de programas e serviços ,dentro do próprio sistema ,no Linux não é bem assim ,é preciso andar a instalar programas de terceiros que nem sempre funcionam como deve ser .Para não mencionar que o Linux para o average joe é complicado ,requerendo um nivel de aprendizagem maior.Se o Linux fosse tão bom como alguns o pintam ,o Windows não tinha a quota de mercado que tem ,acho que isto diz tudo

      1. Avatar de Ricardo O.
        Ricardo O.

        Sim, eu disse que era uma das razões.

    2. Avatar de met
      met

      Calha bem, conheco uma empresa que mudou todos os terminais para Linux porque o win 10 inutiliza o pc com updates pesados e malucos.
      Cheira me que se eles começarem a cobrar, vou começar a ter mais amigos deste lado. É uma mudança bem vinda!

  19. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    Os mais afoitos vão para uma qualquer oferta em Linux. Aliás no Portátil já lá está.

  20. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Era um espetáculo. Finalmente as pessoas veriam como podem usar outros SO para fazer o mesmo a custo zero!

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      E o que é que as impede de o fazerem agora ?Se o Linux é tão bom como dizem ,podem mudar .Ou será que muitas pessoas experimentam ,o Linux ,e como não gostam ,lá têm de voltar ao Windows.Já pensou nisso?

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        Ninguem impede tem razão. O “problema” é que muita gente usa Windows á muitos anos e ganhou habitos de utilização. Esses habitos, por simples comodismo, condicionam a mudança. Por isso, apesar de +90% do utilizador padrão de windows poder utilizar linux da forma que utiliza windows, tem dificuldades em adoptar um novo SO (seja ele Linux ou outro qualquer)

  21. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Para o meio Empresarial, com assistência e software dedicado, até se compreende e aceita. Mas para o utilizador comum, depois de praticamente ter sido obrigado a migração para o win 10, dizia-se com atualização gratuita, querer que também pague, isso é reabrir as portas à pirataria e/ou à migração para outros sistemas. No meu caso, exceto jogos que até nem uso, tudo o que faço no Windows, posso fazer no Linux. E esse é gratuito.

  22. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Não será de estranhar que venha a acontecer, as operadoras de comunicação já o fazem, quem não paga para ter serviço de telefone+televisão+internet+telemóveis.
    A solução é haver alternativas, ou então pagar.
    Cump’s

  23. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    A solução é simples: Linux.

  24. Avatar de Daniel
    Daniel

    A Microsoft que o faça e migrarei de vez para Linux.

  25. Avatar de Helder Figueira
    Helder Figueira

    I Love Ubuntu

  26. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Não veria mal pagar por um serviço, caso fosse como eu idealizara já em 2005.
    Um sistema operativo em cloud, onde os nossos programas estão instalado numa maquina central, e são executados nessa maquina, sendo a nossa maquina um terminal, estilo main-frame.
    Não requeria que estivéssemos a mudar de maquina tão rapidamente por a mesma já estar obsoleta, pagavamos x ano e tinhamos tudo a funcionar de maneira transparente, porque o nosso fornecedor teria que garantir esse serviço. Com as velocidades de internet que hoje existem isso já seria possível, mas arruinaria um mercado do todo de hardware.

    1. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Só por acaso nem uso Windows, mas via com bons olhos uma solução paga do género.

    2. Avatar de stealth
      stealth

      e estarias a dar de bandeja todos os dados da empresa… centralizar todos os dados num sitio.. concerteza a melhor solucao, daria muito menos trabalho

    3. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Hello Multics…

    4. Avatar de SergioDRF
      SergioDRF

      Com as velocidades de internet onde? Em Lisboa e Porto, talvez numa ou outra cidade? Vai lá para outras regiões mais interiores e/ou descentralizadas e tenta colocar essa ideia em acção?

    5. Avatar de int3
      int3

      Estás disposto a abrir as pernas e dar toda a tua vida a quem detém essas máquinas?
      É bonito mas ninguém pensa nas consequências que isso tem.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Não é isso que acontece com os nossos dados que estão na AT, SS, SNS, etc, etc… Agora, há uns mais confiáveis que outros e no estado temos de confiar de uma forma mandatória…

  27. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Eu devo ter lido mal esta notícia. Mas pelo que percebi, isto é top. A minha Firma paga a uma firma , uma mensalidade, para ela gerir, actualizar, corrigir, etc situações do Windows. Era muito preferível pagar directamente a Microsoft para ela fazer esse trabalho. A garantia de trabalho seria de só uma fonte. Acho que será este o objectivo. Isto para clientes domésticos não terá qualquer ou quase nenhuma utilidade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Haja alguém que leu bem a notícia 🙂
      é direccionada para as empresas, esta solução, obviamente. Até porque estas já pagam mensalmente ou anualmente todo o software que têem.

    2. Avatar de int3
      int3

      Passando 10 anos sai mais duas versões e já terás pago 4 vezes mais que pagarias se fosse no modelo atual. És um ótimo negociador!

  28. Avatar de Rui
    Rui

    Não sei se leram a parte que refere que esta solução (rumores) aplica-se às empresas! E estas já estão habituadas a pagar mensalidades/anuidades pelo software que utiliza! Não há aqui nenhuma novidade. Quem tem programas de contabilidade, facturação, vencimentos, etc, como é que acham que pagam essas licenças? Através de pagamentos anuais/mensais!
    Apesar de tudo, também há muitas empresas que compram as licenças vitalícias, se não estiverem a pensar trocar de máquinas rapidamente. Aliás vendi mais licenças do office 2016 vitalício que do office 365, por razões evidentes, quem não tiver internet muito rápida ou só pensa trocar de máquina daqui a 5 anos ou mais, fica mais barata a licença vitalícia!

  29. Avatar de Rui
    Rui

    Mesmo na hora.

    Migrei para Ubuntu. Muito satisfeito. Em breve farei o mesmo noutras máquinas lá de casa.

  30. Avatar de carquelino alberto fontes pereira de melo
    carquelino alberto fontes pereira de melo

    MICROSOFT = EA

  31. Avatar de BC
    BC

    Pelos comentários e o pânico das pessoas, claramente não leram a notícia toda, ficaram-se pelo título, e escapou-lhes a parte que dizia “uma proposta dirigida às empresas”

    É o mesmo tipo de gente que vai para o facebook espalhar o caos, e não tardará muito para vermos mensagens em chain “O windows 10 vai passar a ser pago mensalmente! Para evitares, envia esta mensagem a 20 pessoas e a Microsoft vai sinalizar o teu Windows como gratuito!”

    1. Avatar de DN
      DN

      +1+1+1
      Bota partilha nisso…

  32. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nesse caso, bye bye Windows! Se isso acontecer nem me vou chatear com truques para contornar o pagamento, mudo logo as minhas máquinas principais para o Linux!

  33. Avatar de Ricardo Neto
    Ricardo Neto

    O futuro será infrastructure as a service habituem-se.

  34. Avatar de stealth
    stealth

    ja pagam um taxa.. so que nao sabem…

  35. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Para mim faria todo o sentido que a MS disponibiliza-se a versão Home gratuita e a Pro/Enterprise como subscrição (Office 365 p.e.).
    O office 365 foi um sucesso para a MS.

  36. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu vou deixar andar , na altura logo se vê e por agora tudo tranquilo.

  37. Avatar de D. Carvalho
    D. Carvalho

    Tanto apoio nos últimos tempos ao “open-source” que com isto seria um tiro no pé. Mesmo sendo o SO mais utilizado, não significa que seja o único, haverá quem espreite a oportunidade!

  38. Avatar de MárioM
    MárioM

    Se for a pagar !
    Bem vindo Win7 ou XP

  39. Avatar de Rui
    Rui

    Leiam primeiro a notícia, quando terminarem de ler tudo, comentem!

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Para de ser idiota cara, só porque é pra empresas não quer dizer que não possar ser pro zé-povão no futuro.

      1. Avatar de Ricardo O.
        Ricardo O.

        Não se preocupe, isso é só para as empresas. A microsoft nunca se importou muito com a pirataria (a nível doméstico), sempre foi fácil “crackar” o windows, e isso sempre foi propositado, a ideia é as pessoas só saberem utilizar o windows, para que as empresas tenham de ter o windows nos seus computadores, porque os funcionários só sabem trabalhar nesse sistema.
        As empresas por norma têm de pagar, pois em caso de inspecção têm de ter tudo em ordem, logo têm de pagar.
        Além disso a microsoft sabe que existem outros sistemas operativos grátis que até são fáceis de aprender a usar, pelo que não querem arriscar perder utilizadores para esses sistemas.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          O que queres dizer com «em caso de inspecção têm de ter tudo em ordem, logo têm de pagar»?

          1. Avatar de Ricardo O.
            Ricardo O.

            Que as empresas têm de ter software não pirata, caso contrário estarão sujeitas a serem apanhadas. No caso doméstico isso já não acontece.

          2. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Certo, o o software open-source é mais do que legal, é transparente e pode ser inspeccionado, o mesmo, não se pode dizer do SO fechado e opaco da m$. Se a empresa faz questão em pagar tem sempre o red hat.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Mas eu conheço o OrDannyrio de lado algum?
        Primeiro eduque-se e pois talvez alguém lhe reconheça consideração para escutar o que escreve.

  40. Avatar de Alfredo Silva
    Alfredo Silva

    Não acho nada bem , começar a cobrar uma mensalidade como se fosse agua ou luz , sei lá parece-me um tanto errado por parte da gerência, por mim deixo o windows logo de seguida.

  41. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Deve ser ao estilo Office 365… Se incluir uma VM no Azure é que seria fixe!

  42. Avatar de Tec. Basico
    Tec. Basico

    Infelizmente esse e o futuro,
    Subscrição para qualquer SO e softwares, app’s etc.
    Por um lado e chato (os bolsos vão ficar miseráveis) mas por outro e comprensivel.
    Modelo de negócio que garante futuro para uma empresa, caso contrário, deixa de haver verbas garantidas para futuras actualizações e desenvolvimentos.
    A tecnologia e a sua tendencia anda no minimo 1000 passos a nossa frente.

  43. Avatar de censo
    censo

    Artigo especulativo destinado a dar ânimo à sealy season do Pplware…

    1. Avatar de iDesparing
      iDesparing

      “Silly” Season. Concordo. O ar condicionado deve estar avariado. Esta a fazer mal a cabeça do pessoal com este calor.

  44. Avatar de jYkA
    jYkA

    Preciso de pintar a minha casa… alguém quer pintar de graça? Ofereço uma mini… fresca!

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Ok, «tá-se» a ver que, para teres «love», tens de pagar…

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Parece que o «lapis azul» passou pelo meu comentário ou houve alguma «condicionante técnica» que o impediu, mas, vou tentar de novo:
      @jYkA: Ok, então significa que há quem só consiga ter uma namorada a pagar…

  45. Avatar de me and me
    me and me

    nao entendo o alarido, querem paguem, nao querem nao paguem e nao usam.

    eles estão a oferecer “software as a service”. o mercado está a pedir isto e eles estão a responder, só isso. já o fazem com o office 365, agora vão fazer com a solução de sistema operativo.

    não há aqui escândalos, não vão obrigar ninguém a usar este tipo de serviço, é mais uma oferta para o mercado cada vez mais virado para serviços cloud e de subscrições.

  46. Avatar de Rogério
    Rogério

    Eu acho a ideia boa, só tenho linux em casa, as vezes preciso testar alguma coisa no windows, sou obrigado a fazer na empresa, não me importaria em pagar um valor justo pra poder ter o windows numa VM e ativa-lo por 3 meses por exemplo.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Hipotéticamente falando podes ter o window$ numa vm (virtualbox por exemplo) a funcionar, mas, sem estar activado… é práctico e é um conforto emocional.

  47. Avatar de xpto
    xpto

    De certa forma, já se consegue perceber o que pretendem ou onde pretendem chegar:

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows/deployment/windows-10-enterprise-subscription-activation

  48. Avatar de Sandro
    Sandro

    Se:Bem! SE: Tchau Windows, 10, 11, 12, 100. 101. etc.
    Não perco nada, pois que tenho vários Linux, à escolha. e mais, até, porque este SO Win 10, para ser verdadeiro, é mais um daqueles que não prestam. Aliás já não é Win 10, há muito, já deve ir aí pelo Windows 20, ou 30. Belos tempos de alguns bons SO Windows. Enfim, tudo passa.

  49. Avatar de Cortano
    Cortano

    Tanto comentário sem nexo.
    Acho que nem leram a notícia ou não perceberam o hipotético conceito.

  50. Avatar de José
    José

    O Windows 10 não presta e complica a vida quando obriga a reinstalar. O apoio ao cliente é o pior de sempre. Como pretendem vender algo assim?

    1. Avatar de João Paulo
      João Paulo

      Grande verdade.
      Se isso acontecer ( e atenção isto não passa ainda de um boato para os utilizadores), a MSTF pode vir a dar um tiro no pé:
      Esta empresa não se esqueçam que tem o domínio dos seus SO, a nível mundial, por isso no mundo inteiro há utilizadores que usam os seus SO para vários fins consoante as suas necessidades.
      Há utilizadores mais pobres e mais ricos e julgo iMO que a nível de cobrar taxas, estilo taxa moderadora mensal seria contraproducente.
      Bem mas o futuro a Deus pertence, por enquanto estejamos apenas atentos.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        É mais DO seu SO para desktops! O resto do mudo roda outra coisa…