Microsoft inspirou-se no “3D Touch” da Apple?

108 Comentários

Com mais de 110 milhões de instalações, o Windows 10 é sem dúvida um caso de sucesso para a Microsoft. O novo sistema está mais funcional, oferece um desempenho superior comparativamente aos seus antecessores mas, como já referimos, não está acabado e a empresa tem vindo a mostrar algumas novas funcionalidades que vai brevemente disponibilizar para todos mas que por agora só estão disponíveis nas builds para insiders.

Uma das funcionalidades é um estilo de “3D Touch” mas sem pressão (por enquanto). Será que a Microsoft se inspirou na Apple?

windows-10-launch-2


A Microsoft tem vindo a trabalhar em várias novas funcionalidades para o Windows 10 mas há já uma que tem está a despertar alguma curiosidade. Chama-se Live Tiles e é uma função que ganhou recentemente capacidades do estilo “3D Touch”, uma nova funcionalidade disponibilizada pela Apple  nas últimas versões do iPhone.

Mas, apesar desta funcionalidade no Windows não ser totalmente sensível ao toque, quando se carrega com o rato podem aparecer sub opções. Há inclusive informações que através da app Tweetium é possível enviar um tweet mesmo sem abrir a app.

3d

Por agora esta funcionalidade apenas está disponível na Build 10565 do Windows 10, mas brevemente estará de certeza disponível para todos.

Depois dos dispositivos móveis, esta é sem duvida uma interessante funcionalidade a integrar nos sistemas para Desktop…e se calhar até na versão mobile do Windows.

Será que a Microsoft se inspirou no “3D Touch” da Apple?

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    3D Touch? Ou force touch?

    Os Macs já têm force touch…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Neste caso não é “force” touch

      1. Avatar de Artur
        Artur

        Isso chama-se unir o pc com o wp

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        O que está em causa não é a tecnologia 3D/Force Touch em si, mas sim o menu de contexto. No entanto a HP foi a primeira marca a lançar um produto com force touch, isto em 2013, o HP Elitebook Folio 1040 G1.

        http://www.hp.com/united-states/campaigns/elite-products/assets/elitebook_folio_1040.pdf

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não vejo nada que tenha force touch.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            ForcePad?

          2. Avatar de Safrane
            Safrane

            Daí a ter force touch…

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Safrane
            Pedes dar uma explicação para a tua afirmação, ou como de costume cospes para o ar sem nenhum tipo de argumento para defenderes a tua posição?

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      Tbm n
      mas noticias destas tbm nao são para tender

      1. Avatar de Mark
        Mark

        +1
        Eu só cá venho mesmo pelos comentários 😀

        1. Avatar de Carlos Duarte
          Carlos Duarte

          +3 🙂

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    3D touch é uma coisa que a própria Nokia já estava a trabalhar… acho que foi antes do iPhone 6s saír… ou não?
    O “famoso” projecto MS McLaren já se dizia que ía ter isso, mas que depois a MS resolveu não lançar.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Toda a gente inventou o force touch…

      Espetáculo!

      Mas ninguém lança até a Apple lançar!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Hum… pelos vistos nem sabes a diferença entre 3D touch e o Force Touch.
        E sim, 3D touch é uma coisa que foi desenvolvida por diversas empresas, cada uma à sua maneira, mas o conceito era o mesmo.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          tu é que pareces não saber que o 3d touch da Nokia/MS não tem nada a ver com o 3d touch da Apple. São tecnologias e conceitos diferentes com o mesmo nome.

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          A Apple foi quem lançou primeiro, e a implementação é a mais perfeita, e de uma maneira que nunca ninguém viu semelhante.

          Funciona mesmo em andamento, funciona deitado com o telemóvel virado para cima, e, acima de tudo, tem software que o faz andar para a frente, e não simplesmente um demo de uma balança!

      2. Avatar de David.pt
        David.pt

        Claro. A única coisa em que a Apple é realmente boa é no marketing

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          É boa no marketing? Então porque é que só os Mac e iOS é que têm force touch???

          1. Avatar de Mark
            Mark

            A mim force touch é mais com gajas

      3. Avatar de GUY
        GUY

        lool, há uma coisa que se chama Huawei Mate S e que foi lançada antes do iphone 6

        1. Avatar de JBM
          JBM

          há uma coisa que se chama protótipo e é isso que foi mostrado pela Huawei, numa tentativa de roubar atenção ao que toda a gente já esperava que a Apple lançasse uma semana depois.
          Cada vez mais se fala que só para o ano é que esse modelo com Force Touch irá aparecer à venda, enquanto que o iPhone está pronto e à venda há semanas. E antes da Huawei ter mostrado a sua tentativa de projecto já a Apple tinha mostrado Force Touch noutro aparelho, no Apple Watch.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      esse 3d touch não tem nada a ver com o 3d touch da Apple. Seria algo mais parecido à tecnologia da Synaptics por trás do AirView da Samsung – aliás a Synaptics usa o nome 3d Touch para identificar essa tecnologia.

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Lá por terem uma tecnologia com o mesmo nome não significa que sejam iguais, como é o caso.

      1. Avatar de nope
        nope

        Pelos vistos causa alguma confusão …

  3. Avatar de flavio
    flavio

    Queres ver agora que foi a apple que inventou o 3D touch e sub-opções. Já a nokia tinha 3D touch

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Em que Nokia?

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Pois, o meu 3310 já tinha force Touch! Não é nada de novo!

  4. Avatar de Robson Benevides
    Robson Benevides

    A Nokia ( E por consequência a própria Microsoft ) já tinha essa função em desenvolvimento , foi a Apple que se inspirou ( Copiou ) a novidade…. Sabia que iam inverter e dizer que a Apple que lançou , isso…. #PQP

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A Apple inventou roda, portanto… inventou tudo.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Pelos vistos… nunca inventa nada, são os outros a inventar tudo, mas sai sempre na Apple…

        Os Mac são os únicos com Force Touch.

        Os iPhone 6S são os únicos com 3D Touch

        O Apple Watch é o único com Force Touch…

        Mas afinal… foi tudo inventado por outros! Fanboys…

        1. Avatar de rui
          rui

          Ui! Cuidado que a Apple inventou tudo! Fanboys… Ide pastar.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      agora a nokia inventou o 3d Touch da Apple e menus de contexto

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Menus de contexto com touch é algo que já existe à mais de 10 anos, mas a Apple melhorou o conceito.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          menus de contexto existem há decadas, e é em si independente da forma como é activado. A relevância de ser activado por Touch, 3d touch, rato, force touch, ou outra coisa qualquer, insere-se apenas na lógica de organização de todo o interface, no conjunto todo de funcionalidades e vantagens que permite.

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      A Nokia inventou tudo…

      O que lhe faltou inventar é não ter acabado na falência e absorvida pela Microsoft.

      Isso foi a Apple que inventou…

  5. Avatar de Modem
    Modem

    Mas isto não é algo do tipo carregar com o botão direito do rato e escolher uma das opções?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não.
      Não é “algo do tipo”
      É *exatamente* isso.
      😀
      Sinceramente não sei onde foram inventar o 3D Touch.
      (exceto talvez no tal protótipo da Nokia que a Microsoft, tanto quanto se sabe, meteu na gaveta)

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A Microsoft está a copiar o right-click da Apple!

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Right click/menus de contexto não foi a Apple a inventar.
          Tu é que gostas de inventar à farta.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Por acaso, mas só por acaso, até foi…

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Por acaso, mas só por acaso, até foi… a Xerox! Ide estudar um pouco de história da tecnologia. Mais um pouco e dizem que foi o Jobs quem inventou o computador pessoal moderno ou que foi a Apple a primeira a criar um computador pessoal (mesmo sem ecrã, era um computador pessoal).

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            BB, Desculpa lá, mas quando utilizei um LC II nos anos 90 e no meu primeiro mac em 2004 o apple pro mouse só tinha 1 botão, como é que a Apple inventou os right clicks?

            Só se foi o ctrl+click, mas de qualquer forma, se não estou em erro foi mais uma invenção da Xerox.

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Baptista Batos
            Por acaso não foi. O menu de contexto vem da mesma empresa que inventou o GUI, a Xerox.

        2. Avatar de Mark
          Mark

          right-click da Apple?
          Durante anos a Apple utilizou ratos com 1 botão, como é que clicas no botão da direita tendo um único botão?

          E depois tínhamos aquela combinação fantástica de teclado + rato ou mais simples – comprar um rato da microsoft

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            É isso!

        3. Avatar de Vlad
          Vlad

          Tu por acaso conheces os menus de contexto do Mac OS X? Não me parece.

          1. Avatar de nope
            nope

            Lol, esses “menus de contexto do Mac OS X” já exitiam no kde 3 em Linux :p

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            LOL, os menus de contexto do Mac OS X já existiam antes de existir o KDE 3, e o Linux!

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            Linux -> 1991
            Mac OS X -> 2001

            Deves estar a brincar…

          4. Avatar de Safrane
            Safrane

            NeXTSTEP = 1985

          5. Avatar de JBM
            JBM

            Fábio,
            o OS X é a “continuação” de dois sistemas operativos que já tinham menus de contexto – Mac OS e NextStep. O interface gráfico do Linux não apareceu em 91 e é posterior ao uso de menus de contexto no NextStep.

  6. Avatar de R7cardo
    R7cardo

    Mas afinal que raio é o “3D Touch”?
    Isso não é um simples pressionar o ecrã durante alguns segundos até aparecer um menu?
    Mas isso ja existe a varios anos tanto em wp, como em android e até mesmo em ios(não tenho a certeza)

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não.

      É detectar a força com que o ecrã é pressionado.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Vai pesquisar a diferença entre 3D touch e o Force Touch da Apple. Continuas a misturar tudo.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Quer o 3d touch quer o Force Touch da Apple usam tecnologia que permite medir variação de força aplicada ao ecrã. O uso de dois nomes pela Apple prender-se-à provavelmente com a necessidade de indicar que há diferenças significativas no uso do interface no Watch e no iPhone.

    2. Avatar de Mark
      Mark

      É algo parecido com uns extras mas o conceito é o mesmo, ficar a carregar para aparecer um menu de contexto.
      O meu “smartphone”em 2003 já tinha menus de contexto ao pressionar durante uns segundos.

      1. Avatar de Safrane
        Safrane

        Não, a diferença é que não precisas de ficar a carregar, não vale a pena, fanboys invejosos

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Então experimenta lá isso no teu AW ou no iPhone6S porque no meu tenho que ficar a carregar.
          É algo mais avancado do que se fazia á 15 anos atrás mas o conceito é exactamente o mesmo porque aqui é tempo + forca que se faz.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            não, não é a mesma coisa. O 3d touch permite variar a acção de acordo com o nível de força aplicado, e ter o 3d touch não substitui o “long press”, em muitas situações pode se ter as duas formas de interacção para obter resultados diferentes.

  7. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Windows/Android sempre tiveram essa função, mas agora a Apple mudou de nome e até é preciso um ecrã novo para detectar que esta a ser pressionado mais tempo (não estou a referir à pressão exercida).

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Tiveram, tiveram… ainda o têm!

    2. Avatar de Mark
      Mark

      O meu primeiro “smartphone” em 2003 já fazia isso 😀

  8. Avatar de André
    André

    Que sessão, isto já existe há tanto tempo no android, e até no windows phone 8.1. Não da mesma maneira, mas o essencial, ficar a carregar em algo e abrir uma lista de opções.
    A parte do peek and pop e por aí pode ter sido realmente da apple, já a ideia base, por amor de deus. Dá mesmo para rir.

  9. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    A Microsoft tá jogando fácil.

  10. Avatar de António
    António

    Será que a Microsoft se inspirou no “3D Touch” da Apple?….

    Inspirar-se de algo não me parece assim tão dramático já roubar….

    “A Apple foi de novo sentenciada por violação de patente. Nos EUA, os tribunais condenaram o grupo por integrar tecnologia proprietária nos seus iPhones (com processador A7, A8 et A8X, salvo erro Iphone 5s, 6 e 6s) sem pedir permissão ou pagar patentes etc…”

    A Universidade de Wisconsin, Proprietária da tecnologia pede 862 milhões de dólares só para os terminais supracitados.

    Pior! É bem provável que a mesma tecnologia esteja a ser usada nos Iphones 6s e 6s plus (processadores A9 et A9X). Pelo que a universidade acabou de depositar uma segunda queixa para estes modelos

    Enfim… Apple é sempre copiada, roubada etc… Mas os factos é que são o que são.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      É normal…

      Já em 2008 a mesma coisa aconteceu à Intel…

      Provavelmente pediam dinheiro a mais pela licença, e a Intel e Apple deixaram a coisa ir a tribunal e conseguir um melhor preço.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Ou seja roubar é perfeitamente normal, agora lançar algo remotamente parecido com algo da Apple é que não.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Ah! Finalmente um admite que foi a Apple que inventou…

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Foi a Apple que inventou o quê? Menus de contexto?

          2. Avatar de Mark
            Mark

            Segundo ele inventou tudo

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Conta lá bem a história que não foi bem assim. A Intel “admitiu” o erro, fez um acordo e a coisa ficou resolvida fora dos tribunais. A Apple nega, diz que é tudo mentira foi a tribunal perdeu, mas mesmo assim nega e vai recorrer.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Então é porque se calhar tem razão…

          Se nega, é porque acha que está inocente, senão terá de pagar a agravante!

  11. Avatar de Alain Albuquerque
    Alain Albuquerque

    Inspirou-se?
    Talvez ao contrário.
    Em 2013, já a nokia desenvolvia o 3d touch.
    Em 2014, a mcsf já mostrava algo semelhante ao 3d touch da apple, chama-se exploding live0 tiles.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      A Apple já desenvolvia o Force Touch há anos e anos!

      Em 2014 a Apple já mostrou o próprio force touch e demonstrou em unidade de mostra, no Apple Watch…

      Microsoft = copiões

      Nokia = gosta de mostrar aquilo que não tem!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Mas tu leste a notícia? Esta alteração não tem nada a ver com o 3D/Force Touch!

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      O 3D Touch da Nokia não tem absolutamente nada a ver com o 3D Touch da Apple.

  12. Avatar de Lima
    Lima

    Não será antes a Apple que copiou (Como tudo o que “inventa”, excepto o rato), e agora vem o APPLEWARE aclamar que os outros é que copiam?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Copiou por quem?

    2. Avatar de XXXXXX
      XXXXXX

      O rato???? Foi a Xerox que inventou o rato 🙂

      1. Avatar de JBM
        JBM

        não foi a Xerox que inventou o rato. diferentes ratos já tinham sido inventados antes da Xerox desenvolver o seu rato, e a Apple desenvolveu o seu também pagando uma licença ao inventor registado, que era a SRI

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        LOL…

        https://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_Engelbart

        Nunca trabalhou para a Xerox.

    3. Avatar de nope
      nope

      Há muita gente aqui que devia ver “the mother of all demos” … no youtube …

    4. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      LOOOOOOOOOOL 🙂 +1

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Muito à frente e manteve-se inalterado até ao Mac OS 7 mas, Isso são menus “normais” e não menus de contexto ou “right-Click”.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Context menus first appeared in the Smalltalk environment on the Xerox Alto computer, where they were called pop-up menus. The NEXTSTEP operating system further developed the idea, incorporating a feature whereby the right or middle mouse button brought the main menu (which was vertical and automatically changed depending on context) to the location of the mouse, thereby eliminating the need to move the mouse pointer all the way across the large (for the time) NextStep screen.

          De referir que o NeXTSTEP é o SO de Steve Jobs que a Apple comprou, e que foi “rebranded” para OS X…

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Continua a ser uma invenção da xerox, não da Apple.

          2. Avatar de Mark
            Mark

            Estás a falar de Next, bastante evoluído para a altura mas nem sequer é Apple.

            E mais uma vez já que nunca viste um pela frente, os ratos do Macintosh só tinha um botão, ou seja não tinha botão esquerdo e botão direito.
            Right-Click em Apple é algo muito recente e mesmo assim é preciso ir activar isso nas propriedades dos sistema. Senão tens 2 opções Control + clique no rato ou compras 1 rato da M$

        2. Avatar de JBM
          JBM

          Mark,
          o NextStep é para todos os efeitos da Apple neste momento e desde há quase 20 anos. É a base principal do OS X e por evolução deste, do iOS

  13. Avatar de f.d.
    f.d.

    Mais uma grande noticia da iAppleWare. Nunca me deixam ficar mal.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Apple vai buscar coisas à Microsoft e a Microsoft vai buscar coisas à Apple (e o mesmo se passa com outras empresas noutros ramos como é óbvio), mas quem fica a ganhar nisto tudo são os utilizadores que desfrutam da tecnologia ou do produto final portanto deixem-se de fitas e aproveitem 😉

    Já agora, temos por aqui um Nelson 2.0 😀

  15. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Fanboys Microsoft…

    Custa assim tanto admitir que a Microsoft está a copiar da Apple uma feature que esta já lançou há muito?

    Mas não interessa nada, quem experimenta, tira conclusões, e a Apple é sempre melhor nesta e em muitas coisas…

    As pessoas podem não perceber de onde vem a diferença, mas notam a diferença… 😀

    1. Avatar de Jerónimo
      Jerónimo

      Keep on dreaming

    1. Avatar de JBM
      JBM

      só podes estar a gozar. Esse telemóvel com Force Touch ainda não existe no mercado e nem sequer mostraram alguma funcionalidade que se assemelha ao que se está a falar.
      O mais engraçado e mostra todo o espírito da Huawei relativamente a esta tecnologia, é que pelos vistos já decidiram mudar o nome de Force Touch para 3D Touch. É simplesmente ridículo

  16. Avatar de raulleal
    raulleal

    ui que confusão que pra aqui vai!

    so sei uma coisa ja desde o XP ou antes certo programas ao fazer “right click” aparecia opções para fazer qq coisa desse programa… como se a roda estivesse a ser inventada agora. a apple teve de inventar o “force touch” porque teimosamente não tinham ratos com “right click” nem o seu iOS tinha menus de contexto.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      O force touch ou o 3d touch servem para muito mais do que abrir menus de contexto, e por sinal já havia menus de contexto no iOS e no Mac antes do Force/3d Touch

  17. Avatar de Jorge.V
    Jorge.V

    Será que fui o unico que vio a palavra “inspirou-se”?
    Quanto a quem criou essas tecnologia tenho dúvidas que tenha sido a MS ou Apple… A acredito mais que cada uma so as desenvolveu cada uma a sua maneira.