Microsoft acabou finalmente com o Windows Essentials

46 Comentários

A Microsoft, quando a Internet começou a despontar e a ser uma ferramenta de utilização diária, criou um conjunto de ferramentas para dar mais aos utilizadores. Surgiu assim o Windows Essentials e todas a sua variedade de ferramentas.

Mas como é normal na Microsoft, o tempo de vida das suas aplicações pode ser limitado. É precisamente isso que aconteceu agora ao Windows Essentials, que foi finalmente terminado.

Windows Essentials

A Microsoft já tinha decidido acabar com o Windows Essentials há algum tempo. Tinha definido o principio do mês de Janeiro de 2017 como data limite e cumpriu agora o prometido. Para terminar a disponibilização do Windows Essentials foi removido o link de download da página oficial.

Mas os utilizadores que tenham o Windows Essentials não se devem preocupar pois as muitas ferramentas disponibilizadas não vão deixar de funcionar. Segundo a Microsoft, esta suite de aplicações apenas deixa de receber suporte e actualizações.

É claro que esta ausência de suporte e de actualizações de segurança acabará por deixar as aplicações vulneráveis a problemas que entretanto surjam. É por isso de ponderar continuar a sua utilização, até porque existem já alternativas disponíveis na Internet. Por outro lado, a própria Microsoft tem já nos seus sistemas operativos mais recentes soluções integradas para algumas das aplicações.

Windows Essentials

As alternativas da Microsoft ao Windows Essentials

Mesmo tendo a Microsoft terminado com o Windows Essentials e todas as suas ferramentas, os utilizadores não ficaram sem alternativas. Para isso a empresa mostrou como foram substituídas:

  • O Correio está disponível como uma aplicação integrada gratuita para o Windows 8.1 e versões posteriores
  • A aplicação Fotografias está disponível como uma aplicação integrada gratuita para o Windows 8.1 e versões posteriores
  • O Live Writer está disponível como uma solução de open source aberto
  • O One Drive é uma funcionalidade in the box para o Windows 8.1 e versões posteriores
  • A Segurança Familiar é uma funcionalidade de caixa de entrada para o Windows 8.1 e versões posteriores

Na verdade, o Windows Essentials ainda pode ser instalado recorrendo ao instalador via web ou offline. Desaparece assim uma dos mais bem conseguidos pacotes de aplicações que a Microsoft criou para o Windows.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    E substituto para o movie maker?

    1. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Não sei se é o seu caso, mas pode usar o OBS Studio – https://obsproject.com/

      Saudações

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O OBS não tem nada haver com o Movie Maker. O OBS é uma ferramenta de streaming/captura de video, o Movie Maker é software de edição de video.

        1. Avatar de XJarreta
          XJarreta

          Pedro,
          É que no meu caso usava o WMM para a finalidade de migrar meus vídeos para o YouTube e encontrei o OBS para suprir essa lacuna.
          No site http://alternativeto.net/ talvez possa achar um programa equivalente.

  2. Avatar de Nocode
    Nocode

    Então é para o movie maker?

    1. Avatar de Sergio Cardoso
      Sergio Cardoso

      Sim, pergunto o mesmo. Os videos que faço com a GoPro são todos montados pelo Movie Maker. Podem indicar-me um software alternativo?

      1. Avatar de um gajo na net
        um gajo na net

        Kdenlive, ainda esta em beta mas esta a caminho…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tens o Natron ou o Fusion, ambos gratuitos e extremamente completos. Há versões para Linux/Windows.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Também sinto a falta do WMM.

    3. Avatar de Bboy
      Bboy

      Penso que o Movie Maker vai continuar disponível em download separado.

      https://support.microsoft.com/pt-pt/help/14220/windows-movie-maker-download

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Continua a fazer parte do Essentials. Estou a a instalar agora no Windows10 apesar de já não constar como estando legível para este SO. Tmbém não aparece nas tiles nem na lista de programas. Encontrei apenas pela pesquisa.

      2. Avatar de someone
        someone

        O WMM já foi descontinuado também…porém a Microsoft ainda disponibiliza o link para download. Pelo que sei (corrijam se estiver enganado), não tem qualquer suporte/compatibilidade com o Windows 10.

        Cumps

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          Estás enganado. Funciona com W10 (Pro x64). Instalei pelo Essentials.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sera que sou so eu que odeio o movie maker???
            Aquilo parece o paint so que pior, o paint ainda é util o M. Maker é quase como o powerpoint, ficam uns vídeos espertos….
            O WMP era o que era… o vlc da 10 a 0.. ou isso ou o gom player.

          2. Avatar de mm
            mm

            Olá, poderia me dizer como e por onde instalou o WMM? preciso do programa e não consigo encontra-lo

          3. Avatar de Wender José Cordeiro
            Wender José Cordeiro

            Amilcar Alho boa tarde!! Já tenho instalado o Windows Live, e uso o sistema operacional W10, porém, de uns dias pra ca, recebo normal meus e-mails, só que o arquivo anexo não vem. Tem solução?

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    ” é uma funcionalidade de caixa de entrada” – É só de mim ou soa muito a portugues dialeto google translate?

  4. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    De onde tiras-te essa conclusão??

  5. Avatar de LG
    LG

    …e depois acordaste 🙂

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Depois de um título onde o “finalmente” pode dar a entender que era uma coisa, até certo ponto, indesejável e que já devia ter acabado há muito tempo, é um pouco irónico que o texto, apesar dos avisos acerca dos riscos da não actualização, acabe por “tranquilizar” os utilizadores e até a dar pistas para quem queira instalar de novo, rodeando os efeitos da retirada da oferta de descarga no site do produtor das aplicações.

    1. Avatar de Kendimen
      Kendimen

      Creio que só recentemente se vulgarizou usar “finalmente” como se fosse uma coisa boa.
      Na sua origem não há essa relação directa:
      https://www.priberam.pt/dlpo/finalmente

  7. Avatar de Crist. N
    Crist. N

    “Finalmente”?!

    Como se isso fosse uma coisa boa. É com cada título…

    1. Avatar de Kendimen
      Kendimen

      Creio que só recentemente se vulgarizou usar “finalmente” como se fosse uma coisa boa.
      Na sua origem não há essa relação directa:
      https://www.priberam.pt/dlpo/finalmente

      1. Avatar de Crist. N
        Crist. N

        Vá, não custa muito:

        https://www.priberam.pt/dlpo/contexto

        Não é preciso agradecer.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Não percebo o uso da palavra “finalmente” até parece que era uma coisa má e que ninguém gostava!

    1. Avatar de Kendimen
      Kendimen

      Creio que só recentemente se vulgarizou usar “finalmente” como se fosse uma coisa boa.
      Na sua origem não há essa relação directa:
      https://www.priberam.pt/dlpo/finalmente

  9. Avatar de ..wtf..
    ..wtf..

    “Mas como é normal na Microsoft, o tempo de vida das suas aplicações pode ser limitado.” …really… Que comentário desfuncional. ..wtf..

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Não entendo o porquê dessa afirmação também. Comparado com que outra empresa? Em que produto isso aconteceu?

  10. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Xi.. nem sabia que isto ainda existia…

  11. Avatar de DrKein
    DrKein

    Sim… Infelizmente este artigo está escrito de uma forma muito “manhosa”!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Boas, realmente !!!!! O Sr. PEDRO SIMÕES não deve gostar nada do windows…

      1. Avatar de Vítor M.

        Também acho…. ou melhor, ele trabalha com Windows desde que o Windows ainda nem era Windows, ele tem a seu cargo muitas das tecnologias que o Windows em Portugal para as correr tem de passar pelas mãos dele 😉 mas se tu o dizes 😀 deves saber do falas 😀 (ou nem fazes a mais pequena ideia)

        Bom fim de semana meu caro Nelson.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Boas Vitor, também ja reparei em outra coisa engraçada, há pessoas que compram Macbooks, depois instalam o Windowns, ENTÃO!!!!! O Sistema Operativo tão completo e tão bom e precisam do Windowns???? Será que andam a comprar Ferraris e a meter pneus usados???:):):):)

          1. Avatar de Vítor M.

            Sabes uma coisa, há uns anos estava na Microsoft, num evento, onde o grande Miguel Caldas estava a palestrar e disse, para todos ouvirem: a melhor máquina para correr Windows era o Mac. Deu inclusive o exemplo que na sua casa existia uma Mac… mas com Windows.

            Portanto, na minha opinião, o melhor sistema operativo generalista é o Windows, mas num conjunto com hardware, software e serviços, num verdadeiro ecossistema, não há como um Mac e macOS Sierra 😉

            Abraço.

  12. Avatar de Raposao
    Raposao

    “solução de open source aberto”

  13. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Muitos parabéns Pedro Simões, nesta sexta-feira 13 😀

  14. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    existe open source aberto ?

  15. Avatar de irlm
    irlm

    Windows Essentials > UWP for Windows 10

  16. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Então e alternativas para o Movie Maker? Alguma sugestão?

  17. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    V0lta Messenger, eu ‘ti amuh’, rs.

  18. Avatar de DEVANIR NUNES FILHO
    DEVANIR NUNES FILHO

    Invés de tirar do ar podiam transformar em software de legado e deixar o maldito download disponível.

  19. Avatar de João Rosa
    João Rosa

    alguem tem o software para download a versao Offline

  20. Avatar de Aldrabão Carraspana
    Aldrabão Carraspana

    Que artigo bizarro! O Movie Maker que é a única ferramenta que realmente vale a pena usar dessa conjunto é aquela para a qual não oferecem alternativa e nem um pio no artigo. Eu fiz questão também de instalar o visualizador de fotos que é muito mais leve que as porcarias das aplicações metro.

  21. Avatar de Marcelino Lage
    Marcelino Lage

    tem este site que ainda dá pra baixar! Só que em espanhol … como eu entendo o epanhol não tive dificuldade…. Mais se vc estar acostumado a usar o movie meker vai ser útil
    https://windows-essentials-2012.br.uptodown.com/windows

  22. Avatar de Magnus
    Magnus

    Eu utilizava bastante o photo galery, ta fazendo falta.