Microsoft está a ficar muito mais agressiva para levar à instalação do Windows 11

34 Comentários

A Microsoft tem no seu foco o crescimento do Windows 11 e de todas as suas novidades. Quer que o máximo de utilizadores instalem esta versão e assim tragam para o sistema uma quota de mercado elevada, tal como as versões anteriores.

Agora que está acessível a todos, a gigante do software quer que a atualização seja instalada de forma rápida. Já tomou algumas medidas para que isso aconteça, mas agora a Microsoft está a tornar-se mais agressiva e com a apresentação de mensagens que chegam a impedir a utilização do sistema.

Windows 11 Microsoft instalação notificações agressiva

Depois de alguns meses de testes, a Microsoft abriu a atualização do Windows 11 para todos há algum tempo. Este é por enquanto um processo facultativo e que qualquer um pode realizar quando se sentir confortável para o fazer.

Claro que a Microsoft quer este processo realizado de forma rápida, para aumentar ainda mais a sua quota de mercado. Tem em mãos alguns problemas, fruto dos requisitos que a marca estabeleceu para o Windows 11 e que limitam o acesso a muitos potenciais utilizadores.

A grande novidade é que a Microsoft está a ficar mais agressiva no que toca a levar os utilizadores a fazer esta Microsoft Depois de alguns alertas que têm sido mostrados, há agora relatos de uma nova tática. Falamos de alertas ainda maiores e mais visíveis.

Windows 11 Microsoft instalação notificações agressiva

Falamos de notificações que ocupam o ecrã de forma completa e que não são simples de contornar. Este apresenta apenas 2 botões, com a opção de avançar ou agendar a atualização, bem como uma barra inferior onde estão mais informações.

É também nesta barra inferior que está a opção para manter o Windows 10. Esta está muito discreta e quase impercetível para a maioria dos utilizadores, algo normal nestas situações e que foi já repetido várias vezes no passado.

A Microsoft já antes, com o Windows 10 tinha tomado esta posição, tentando levar à atualização. Na altura não foi bem recebida pela maioria, mas agora parece querer repetir o erro e insiste em apresentar as notificações e ser ainda mais agressiva para levar à instalação do Windows 11.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Ainda não tive esse azar mas irei testar o acesso sem internet para ver se tem o mesmo comportamento idêntico ao problema das contas locais.

    1. Avatar de zezinho
      zezinho

      Nos utilizadores locais, na ultima versão , ja tens a opção de criar conta local sem conta Microsoft mesmo estando ligado a internet.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quer que todos os instalem o Windows 11 mas não deixa que metade dos computadores o possam instalar.

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      Isso mesmo. Querem aumentar número de instalações baixem os requisitos. O requisito do processador é demasiado restrito. É ridiculo

  3. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    O meu não cumpre os requisitos (TPM 2.0).
    Se eles querem que toda a gente atualize, têm que “baixar as calças”…

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E eu a querer o upgrade e não aparecia. Descobri que tinha uma definição no registry, que colocava o meu Windows 10 como portable, assim que eliminei essa definição, apareceu logo o 11.

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Enquanto a Microsoft não resolver o problema de incompatibilidade dos processadores, não tem hipótese!

      1. Avatar de OS
        OS

        Também acho mas para isso ha o Rufus

    1. Avatar de Ricardo Rosa
      Ricardo Rosa

      Para quem gostava de ter o WIN11 e não podia por limitação da geração do CPU ou TPM, já há soluçao! Eu tenho um ASUS rog com um CPU da 7° geração. Agora com a nova versão do Rufus já dá para fazer bypass dos requisitos mínimos. Pesquisa Windows 11 ISO, sacas da webpage da Microsoft, sacas o Rufus, orientas uma pen drive de 8Gb e no setup do Rufus, importas o ISO do WIN11, ao prosseguires vai haver 2 opções para clicares e fazeres by pass aos requisitos mínimos de hardware para instalares o WIN11. Após isso, fazes login no teu PC, metes a pen com o WIN11 e instalas o WIN11 directamente da pen para assim o WIN11 assumir a licença do teu WIN10. Se tiveres o PRO do 10, ficas com o WIN11 PRO. Fiz isto no meu ASUS Rog e tá a bombar com o WIN11 sem problemas!

      1. Avatar de Eu
        Eu

        E como ficam as futuras actualizações?

      2. Avatar de Fábio
        Fábio

        Caro amigo wu tenho um asus rog de 2020 e esse traz o tpm e scure boot e o processador amd rezen 7 e deixa instalar o Windows 11 sem de o ter de o burlar

  6. Avatar de Eu
    Eu

    A MS deveria era de resolver o problema de compatibilidade do Windows 11 para PSs mais antigos e permitir de alguma forma esses mesmos PCs puderem ser actualizados sem ser necessário “actualizar” o hardware só por causa do software!

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Amigo, não se trata de problema. trata-se de inclusão suplementar de proteção de hardware, especialmente o núcleo da memória do sistema. Não deviam era de impor, cada um deveria poder optar por ter ou não essa proteção. Com o avanço das tecnologias e a forma como entidades criam ataques cada vez mais sofisticados e perigosos para os nossos dados e hardware, contaminação maior e destruição. Já corremos esse risco com o W10, quem não tem disponibilidade para adquirir uma máquina nova com hardware compatível, deviam deixar instalar. Eu uso conscientemente por minha conta e risco. Tenho 2 torres e um portátil que funcionam muito bem e não os vou deitar para o lixo!

  7. Avatar de JM
    JM

    É muito engraçado, isto de se permitir que uma entidade transnacional, como a Microsoft, possa impor a instalação de um sistema operativo que está longe de afinado e que torna impressoras e outro hardware inutilizável e que depois, incontornável mente, obriga à sua substituição com os custos inerentes. Não lhes imponham freios fortes e daqui a uns tempos estaremos a lamentar a dependência absoluta a estes rapinas…e a pagarmos o que eles entenderem!

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Isso e o que estou farto de dizer. Muitas empresas (as que podem) nao querem migrar para o Polo Norte e e isso que ira acontecer alis ja acontece mas parece que elas para o windows tem dinheiro para gastar. Tristes gestores que estao a frente de grandes empresas. Obviamente que ha softwares dependentes mas se tivessem pensado em desenvolver esses softwares a 10 anos atras para outras plataformas agora nao ficariam refens da empresa do tio Bill. Quando ja usam e abusam da sua posicao dominante no mercado. UE onde e que andas ? Larga la o saco azul e ao menos uma vez na vida poderia agir com verdade e transparencia no mundo tecnologico.

  8. Avatar de Valter
    Valter

    O Google não é nada agressivo empurrando o Chrome em tudo quanto é app que tentamos instalar, não é mesmo?

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Comparar um SO e um browser… não é a mesma coisa.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        O pessoal tem a mania de argumentar so porque uma coisa esta errada as outras tambem podem estar. Isso sao argumentos muito fraquinhos para quem procura a verdade das coisas nua e crua.

  9. Avatar de Jaime
    Jaime

    Estou com o win11 e adoro. Mas porque raio as pessoas não actualizam? Tenho uma impressora do tempo do win98 a funcionar plenamente no win11… E muitos mais periféricos antigos.
    Relativamente aos pcs que não suportam é só instalarem via USB com o apoio do rufus para passar as limitações, já o fiz aqui.
    O sistema operativo está excelente! Não tive problemas de desempenho nem de compatibilidade. Uso apps antigas, do tempo do XP e funcionam.
    Sou um dos casos em que tudo funciona bem, aqui estou contente.
    Sou insider

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Eu não actualizo o meu PC porque a MS não deixa!

  10. Avatar de André
    André

    Se as grandes empresas começarem a portar os seus softwares tipo solidworks para linux e deixarem de programar com a porcaria do C# em mente a coisa começa a ficar interessante. Uso o debian para o dia a dia e trabalho com Qt em siatemas desktop e embarcado. Para modelação tem de ser o windows…… 7.

    1. Avatar de RC
      RC

      Amigo, por ir sonhando que isso nunca vai acontecer, simplesmente isso já é um assunto tabu há muitas décadas, a Microsoft mantem a maior fatia de softwares de trabalho logo, ninguém tem interesse em desenvolver os mesmos para outro sistema operativo sobretudo Linux.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Nao digas isso tu nao sabes o futuro por isso muita coisa pode acontecer. E certo que a Micro esta no mercado ha bastante tempo e sabemos muito bem porque ela sobrevive, com o aval de certos governos obviamente. Mas tudo muda, o pinguim esta melhor que nunca. Mas vamos ver como estes tempos se vao tornar. Gigantes com pes de barro podem muito bem cair.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Acho que alguem de acordar para a realidade e não é ele mas tu, ele tem toda a razão o open source se não fosse a desfragmentação que tem poderia ter uma oportunidade de evoluir no desktop mas enquanto assim for os devs dos grandes softwares não vão sequer olhar para o linux pois como é natural o que é bom paga-se e vai contra a pilitica do open source que é livre e gratuito…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Também uso o Qt, e está cada vez melhor. Além de ser multi plataforma agora com o WebAssembly também dá para por muita coisa a correr no Browser. Off topic, recentemente fiquei surpreendido ao descobrir que a Bricscad tem uma versão linux do seu cad e está bastante bom.

  11. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Ainda dá para fazer upgrade a partir do Win10 em pc’s não compatíveis?
    Dantes dava, de forma não oficial, claro!

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Acima e tb em datas anteriores, informamk como fazer. Vou repetir: Usa o Rufus para fazeres uma pen de instalação com a imagem Iso baixada no site da Microsoft. https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/dica-instalar-o-windows-11-num-pc-sem-requisitos-minimos-nao-podia-ser-mais-simples/
      Segue com atenção, podes usar qualquer versão do Rufus, tens a última 3.21

  12. Avatar de Manuel Oliveira
    Manuel Oliveira

    Eles devem pensar que as pessoas andam a nadar em dinheiro!!! Isto é tudo uma treta entre a Windows e fabricantes de material para obrigarem as pessoas a comprar material recente e para lhes dar fortunas nas fábricas!!! Elitistas de mãos dadas é o eles são

  13. Avatar de Manuel Oliveira
    Manuel Oliveira

    Eles devem pensar que as pessoas andam a nadar em dinheiro!!! Isto é tudo uma treta entre a Windows e fabricantes de material para obrigarem as pessoas a comprar material recente e para lhes dar fortunas nas fábricas!!! Elitistas de mãos dadas é o que eles são…

  14. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tanto anda agressiva que aqui deste lado o Windows já foi substituído pelo Ubuntu. Funciona tudo na perfeição