Microsoft disponibiliza o Visual Studio para macOS

19 Comentários

Uma das melhores e mais completas plataformas de desenvolvimento pertence à Microsoft e chama-se Visual Studio. Em novembro de 2016 a empresa anunciou que ia existir uma versão para macOS e hoje, na Conferência Anual dos Programadores, a Microsoft revelou que já está disponível para download.


Os Macs são das melhores máquinas para programação, tendo em conta todo o poder computacional. A Microsoft já tinha revelado que ia disponibilizar o Visual Studio para os utilizadores com dispositivos da empresa da maça e a revelação aconteceu hoje durante o primeiro dia da Conferência Anual dos Programadores.

A framework .NET, criada há mais de 14 anos, é uma das plataformas de desenvolvimento mais usadas em todo o mundo. A Microsoft tem vindo a melhorar significativamente esta plataforma de desenvolvimento e uma das novidades é o suporte para MacOS.

Tal como já acontece para Windows, o Visual Studio para Mac será um IDE (Integrated Development Environments) bastante completo e com várias funções que permitem usufruir de todo o potencial da plataforma cloud Azure. Atualmente, recorrendo à framework Xamarin é também possível programar para iOS, Android, apps Universal Windows Platform (UWP) e muito mais. 

Se fizer download do Visual Studio para Mac até 17 de maio, pode usufruir de acesso gratuito por 60 dias ao Xamarin University.

Para obter o Visual Studio para Mac basta que aceda a esta página.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indie
    Indie

    Microsoft em grande!

  2. Avatar de Ivo Jesus
    Ivo Jesus

    Este é um dos problemas mas interessantes da Microsoft. Chamar o mesmo nome a coisas completamente distintas.

    Visual Studio, Visual Studio Code e Visual Studio for Mac têm zero a ver uns com os outros. Nada. Partilham o nome como forma de marketing.

    O Visual Studio é o Visual Studio, o IDE “standard” da Microsoft.
    O Visual Studio Code é um editor de texto “on steroids” feito a partir do Electron.. Basicamente (e na minha opinião) é o Atom mas bem feito.
    O Visual Studio for Mac é basicamente o Xamarin Studio rebranded, que por sua vez é o rebrand do MonoDevelop.

    Interessante mesmo era verdadeiramente “O” Visual Studio a funcionar 100% num mac… isso sim.

    1. Avatar de int3
      int3

      o que entendes por um visual studio a 100%….?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Aquele que custa 3 mil dólares por ano à cabeça…

        1. Avatar de Zéi
          Zéi

          Se as empresas pagam é porque compensa.
          E existem versões gratuitas.

        2. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          $499 a Versao Pro.
          $0 a versao free

      2. Avatar de Ivo Jesus
        Ivo Jesus

        Entendo o visual studio que só corre no Windows. O IDE, o Debugger, e todas as tools que ele traz.

        Longe de mim ser “microsoft fanboy” mas o Visual Studio é definitivamente o melhor full-IDE com que já trabalhei (opinião pessoal).

    2. Avatar de Toni
      Toni

      E funciona sim a 100% no Mac, basta teres o Windows lá instalado 😀
      No gozo, concordo plenamente com o que dizes 😉
      Descobri o Visual Studio Code recentemente e é uma maravilha!
      Abraços!

        1. Avatar de Toni
          Toni

          Foi por cá que descobri o Visual Studio Code, não através desse artigo. Foi através de um comentário de alguém num artigo. Por isso leio os comentários, uma pessoa diverte-se e mantém-se informado 😀

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Pois, estou 100% de acordo

  3. Avatar de miguel
    miguel

    é por isto que eu adoro a MS! ela não pensa apenas nos clientes da mesma, pensa em todos!

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Nice! 🙂 só tenho pena que nao saia para linux 🙁 talvez um dia mais tarde Microsoft…please???

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ninguém usa Linux.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        lá porque sua excelência não usa, não quer dizer q ninguém use…

      2. Avatar de um gajo na net
        um gajo na net

        ninguem com um QI de 1 ou dois digitos. Afinal de contas é preciso ter raciociocinio logico para se escolher Linux, tudo o resto, 2 ou dos digitos de IQ chega…

    2. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Se a Microsoft não lançar para Linux é ridiculo, a plataforma no qual este se baseia (MonoDevelop) funciona perfeitamente no Linux!

    3. Avatar de Marco
      Marco

      va mas vai lançar o sql server para linux e n para osx

  5. Avatar de Caio Oliva
    Caio Oliva

    Uma pena para mim que quero programar em C++ e não consigo adicionar o CPP onde a microsoft manda. Fiquei animado à toa! Kkkk