Microsoft coloca o PC na Cloud e apresenta o novo Windows 365

50 Comentários

Cada vez mais estamos dependentes da Cloud para ter os serviços que precisamos no dia a dia. Esta é a forma mais simples de aceder a tudo e sem a complicação de hardware ou de qualquer processamento.

A Microsoft conhece cada vez mais esta realidade e por isso elevou-a agora a um novo expoente. Deixamos de precisar de ter o Windows instalado no nosso PC e passamos a usar o Windows 365, que traz este sistema a qualquer dispositivo.

Windows 365 Microsoft PC Cloud

O Windows sai do PC e vai para a Cloud

Há muito tempo que se falava da possibilidade de termos acesso ao Windows em qualquer lugar sem precisarmos de ter um PC ou qualquer outro dispositivo especial. Sempre conhecido como o Windows Cloud, esta versão demorava a chegar aos utilizadores.

Esse passo foi agora dado e finalmente temos o Windows 365, um sistema remoto que qualquer um pode aceder com um browser moderno ou com acesso através da app Remote Desktop. Aqui todas as funcionalidades conhecidas vão estar disponíveis para serem usadas.

https://videos.sapo.pt/Rak7gCUcksOTgeJVDrIi

Windows 365 é a nova abordagem

Para além de ter um tempo de arranque próximo do zero, o Windows 365 terá a vantagem de poder ser usado em qualquer plataforma. Assim, será possível ser usado num Mac, iPads Linux e até num smartphone, Android ou iPhone.

Outro ponto positivo é mesmo a possibilidade de saltar entre dispositivos sem ter de perder trabalho. Pode usar num qualquer computador e depois passar para o tablet para fazer qualquer apresentação ou para usar uma folha de cálculo.

Windows 365 Microsoft PC Cloud

Microsoft pensa nas empresas e no teletrabalho

Como é natural, o Windows 365 está dedicado a empresas e terá 2 níveis de serviço: Business e Enterprise. Em ambos os casos tudo será oferecido através da plataforma Azure Virtual Desktop e todos os PCs vão poder ser configurados com grande detalhe.

Na base vamos ter máquinas com 1 CPU, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, podendo depois escalar até PCs com 8 CPUs, 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. A Microsoft vai oferecer 12 propostas de configuração, adaptáveis ao longo do tempo.

Windows 365 Microsoft PC Cloud

Em breve numa Cloud perto de si

Esta novidade ainda não está acessível, chegando ao mercado já no próximo dia 2 de agosto. Nessa altura bastará aceder a windows365.com e iniciar a configuração das máquinas que cada empresa quer fornecer aos seus colaboradores.

Soluções de acesso remoto a máquinas virtuais existem há muito anos, mas esta oferta da Microsoft bem agora mudar o mercado. Está nas mãos do criador do Windows e integra-se na sua estrutura Azure, uma das maiores e melhores soluções Cloud do mercado. Resta esperar e libertar assim os PCs, num cenário de trabalho remoto, que cada vez mais necessita destas soluções.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Isto já existe há alguns anos, apenas o estão a vender de forma diferente.

  2. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Muito útil, dado funcionar em qualquer plataforma. Só falta saber os preços…
    Melhor do que andar com VPN’s e ficheiros na cloud.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os ficheiros estão à mesma na cloud… a vpn substituiu-se por directaccess

  3. Avatar de TóSousa
    TóSousa

    Isto já era esperado, já se falava disso há muito tempo, não é novidade nenhuma.
    Eu acedo ao meu pc com qualquer dispositivo seja ele WIndows, mac, Linux, Android, Ios, qualquer coisa desde que tenha um cliente rdp. Até do PI me ligo.
    Isto pode ser bom para soluções mais ou menos std, mas não vai servir para a generalidade das pessoas.
    Quero ver a fazerem conferencia por Teams ou Zoom ou outro qualquer sistema de video …

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ficarias surpreendido se utilizasses citrix. Eu fiquei, mais não digo senão estrago a surpresa

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Citrix, Horizon, RDS, vai tudo dar ao mesmo e já se usa há mais de uma decada.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Espero que nao tenhas RDP aberto para o mundo, porque se tiveres nao deverá demorar muito tempo até teres uma surpresa.

      1. Avatar de TóSousa
        TóSousa

        LOL, claro que está aberto ao mundo, mas se conhecesses segurança sabias que não há problema quando estás minimamente seguro, tens uma coisa chamada RDS Knight que bloqueia qualquer ataque força bruta ao rdp e tens routers com bloqueio por geolocalização….
        Há anos que tenho o rdp aberto ao mundo e zro ataques…
        É preciso é saber fazer as coisas
        Meu amigo são 35 anos de informática em cima do lombo…
        Citrix para quê? Isso ainda existe? Ainda andam com ICA? Citrix só para usar o Xenserver e, e…. já melhor.

  4. Avatar de Elektro
    Elektro

    Can it run Crysis?

  5. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Do que li, não iria estar disponível para Linux, mas se assim for, tanto melhor.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      E funciona através de aplicativo,e não de navegador.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Devia funcionar pelo arranque da bios. O computador ligava, e ia logo ao servidor online, sem ser necessário abrir qualquer SO local, aplicativo ou browser. Isso sim, era outro mundo.

        1. Avatar de Master
          Master

          Algo que já existe a dezenas de anos portanto

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          É possível por arranque de rede, se reparares na tua BIOS tens disponível o arranque pela placa de rede, basicamente a placa liga a um MAC na rede que será o servidor, mas foi algo que nunca vingou muito e não vai estar disponível nesta porcaria de certeza em que vais ter de ter um sistema operativo para lançar outro, basicamente isto é uma máquina virtual no Azure, nada de novo e com as mesmas limitações das maquinas virtuais atuais.

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Não, não…vai ser pior… ao que parece, não vai correr as tradicionais aplicações…só corre coisas feitas pra isso! Seria bom ter um pc remoto com uma gráfica RTX 3090 com o Davinci Resolve instalado…mas…não é o caso!

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se existir uma falha na ligação à “cloud” lá se vai o teletrabalho 🙁

    1. Avatar de Megadriver
      Megadriver

      Já ouviste falar em multi-tenant servers?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Já ouviste o termo “a net caiu”?

        1. Avatar de TóSousa
          TóSousa

          Este pessoal não recebe as notificações diárias dos problemas do 365, eu como admin de várias tenents, todos os dias há uma nova, ontem era o pessoal com ios que não se conseguia ligar, hoje vamos lá ver o que vai ser…

          E depois a net caiu do lado de cá e não do lado de lá….

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Problema não é do lado dos servidores, é do lado do utilizador, basta teres problemas com ligação à internet.

  7. Avatar de Ola
    Ola

    Claro e ficam agarrados a mais um serviço pago…

  8. Avatar de João
    João

    Agora esta explicado o pq de tanta exigência restritiva sem sentido para atualizar a máquina pro Windows 11. Até a maior parte de máquinas novas não poderão atualizar. Isso eh pra te forçar a comprar essa online

    1. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      Segundo o LinusTechTips quase todos os computadores vão poder actualizar com mais voltas ou menos voltas.

  9. Avatar de João
    João

    Pode barrar os 2 primeiros. Mandei sem querer via cópia e cola

  10. Avatar de Algo
    Algo

    Daí a reforçarem a conta Microsoft, hum.
    Basicamente uma máquina virtual Chromatizada, lol.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Nop, é um vdi só isso.

  11. Avatar de LA
    LA

    A nível de licenciamento, as empresas vão pagar pela licença do Windows 365 + os recursos da máquina virtual e pela licença Windows 10 / 11 instalado na máquina local. Isto só justificava se houvesse uma versão do Windows 365 com o licença gratuita, para a máquina local, só com o acesso via browser ao ambiente remoto, ou via aplicação de Remote Desktop.

    1. Avatar de A maníaca
      A maníaca

      Aqui a ideia da MS é fazer mais dinheiro, logo o interesse não é que:
      – compres um PC cada 7 anos com licença incluída eterna (e pagas ao vendedor do PC)
      – actualizes peças ou até chaves baratas OEM de Windows
      – no final vendas o PC a alguém sem necessidades muito altas e essa pessoa já não necessita um PC novo nem licença Windows nova…

      e nisto a MS quase não ganha dinheiro

      mas o interesse é pagar tudo à MS durante décadas a fio, e como pagas mensalidade, nem notas que no final dos 7 anos saiu-te muitíssimo mais caro (e não vendes nada em segunda mão).

      Ora, qual a tua alternativa?
      – compras um bom PC
      – usas Teamviewer gratuito
      – se tens boa conexão (trabalho ou café com Wi-Fi por exemplo) podes usar por Remote, se vais num transporte público, voo, etc podes continuar a fazer o trabalho no PC presencial

      Mensalidades destas W365, office 365 etc saem a longo prazo super caro e ficas preso do ecossistema; logo tens uma mensalidade para jogar; logo uma pasta filmes, etc…. e no final de 5 anos já gastaste mais dinheiro.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eis a minha alternativa:
        – Compras um bom PC
        – Mandas a MS e o seu OS para o bilhar grande
        – Instalas o Linux e o Wine

        Resultado só gastaste dinheiro no PC.

      2. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        Teamviewer gratuito utiliza-se 10 vezes desde o mesmo sitio e chau.

        Cada vez mais é preciso que exista uma alternativa ás soluções on-permises. Principalmente nas micro empresas e startups que precisam de diluir os custos no inicio e podem optar por outras soluções no futuro. Em rigor as subscrições passam a ficar mais caras a partir dos 3 anos. Contundo se pensarmos bem, as necessidades de uma empresa hoje não são as mesmas do que daqui a 3 anos. Outro aspecto é que hoje tens 3 colaboradores, amanhã tens 5 e se vier outro confinamento passas a ter 2. E as soluções de subscrição respondem muito bem a isso. Em conclusão, é importante que haja alternativas para as diferentes necessidades.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Depende, há diferentes entre CAPEX e OPEX.
        Maioria das empresas prefere fazer um OPEX destes do que comprar equipamentos e software a cada 3 anos CAPEX, a diferença é marginal e a diluição é muito importante.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E existe.

  12. Avatar de Adeus
    Adeus

    E assim pagamos mais um serviço. Viva o capitalismo

  13. Avatar de Antonio Correia Rodrigues
    Antonio Correia Rodrigues

    Como resolver o problema em locais com internet de má qualidade, em que fazer um download ou upload de um pequeno ficheiro demora uma eternidade?

    1. Avatar de Tiago Marques
      Tiago Marques

      Não é solução para esses casos

  14. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Se ainda fosse o office 365 para linux ….

  15. Avatar de Chifrudo
    Chifrudo

    Ainda bem que investi umas massas na aquisição de acções da Micro.

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Algo esperável … já se estava à espera disto … e faz sentido, não ter um serviço a correr na cloud mas sim um sistema operativo completo

  17. Avatar de Micas
    Micas

    isto em alguns sitios que conheço com a qualidade de net que conheço, irá fazer maravilhas…

    é só rir

  18. Avatar de adbu
    adbu

    …mas esta oferta da Microsoft bem agora mudar o mercado
    BEM??

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      É a versão do norte, obviamente.

  19. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    E assim a MS apresenta um concorrente directo ao Chrome OS.

  20. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    “Na base vamos ter máquinas com 1 CPU, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento” podemos então entender que esta é a base minima para correr um windows (10 ou 11) com o office??

  21. Avatar de Max
    Max

    Pois isso é para a Microsoft nos controlar melhor…

  22. Avatar de carreira
    carreira

    Sempre a mesma coisa o negócio é simples é microsoft’s que era vender espaço cobrando dinheiro na nuvem dá muito mais dinheiro do que vender o software

  23. Avatar de carreira
    carreira

    Sempre a mesma coisa o negócio é simples é microsoft’s que era vender espaço cobrando dinheiro na nuvem dá muito mais dinheiro do que vender o software

  24. Avatar de F
    F

    Só faz sentido se a MS conseguir garantir que é entregue ao utilizador final uma experiência semelhante à de um computador pessoal comum.
    Tudo está bem quando o novo é mais rápido que o velho…
    Alguém falou em latência total?

  25. Avatar de LimpTuga
    LimpTuga

    Podem esperar por diferentes subscrições/preços consoante o espaço, desempenho e funções da máquina virtual. Quase que metia os quilhões no cepo em como isso vai acontecer.

  26. Avatar de Manager_2022
    Manager_2022

    Seguindo adiante, podemos ainda comparar o xCloud com a experi ncia mais tradicional, obtida com os consoles f sicos. O streaming da Microsoft apresenta suas vantagens, como permitir que voc jogue de onde quiser, inclusive diretamente de celulares Android. Outra caracter stica importante que o Cloud Gaming dispensa que voc compre algum equipamento pr prio para jogos. Por rodar direto da internet, se torna uma solu o pr pria para quem n o tem PC gamer nem console, mas quer aproveitar uma qualidade similar no seu computador.