Microsoft prepara-se para dar uma nova cara ao Windows 10 na próxima grande atualização

74 Comentários

A Microsoft tem conseguido dar ao Windows 10 uma nova imagem, tendo recuperado a sua linha mais tradicional dos sistemas operativos. Lentamente este sistema está a ser totalmente remodelado e renovado, com muitas melhorias estéticas.

Na próxima grande atualização, que a Microsoft deverá lançar no início do próximo ano, esperam-se ainda mais melhorias e novidades. Uma delas é a renovação da própria imagem do Windows 10.

Windows 10 cara Microsoft atualização

Ainda não tem uma data definida para chegar, mas a Microsoft já começou a detalhar o que a próxima grande atualização do Windows 10 vai trazer. Focando-se na parte gráfica e estética, a Microsoft quer renovar a cara do Windows 10.

Há um novo tema ligth no Windows 10

Para isso, prepara-se para nos dar um tema light, que muda completamente a interface do Windows 10, indo desde o menu inciar até à própria barra de tarefas e passando por áreas como o teclado virtual.

Windows 10 cara Microsoft atualização

Para compor ainda mais este cenário de alteração, a Microsoft propõe também uma nova imagem de fundo, adaptada a toda esta nova imagem. Ativar este novo tema light requer apenas alguns cliques nas Definições.

Alterações profundas nas atualizações do Windows 10

Falar do Windows 10 nestes dias obriga necessariamente a referir as atualizações. A Microsoft volta a mudar mexer nesta área e agora dá aos utilizadores a possibilidade destes colocarem em pausa as atualizações de forma mais direta.

Windows 10 cara Microsoft atualização

Também a forma como estas atualizações vão ser instaladas está a mudar. O SO da Microsoft passa a contar com alguma inteligência nesta área e apenas fará a instalação em horas que o utilizador não esteja a usar a sua máquina.

A snipping tool está também melhorada

A nova ferramenta de captação e recorte de imagens do Windows 10 foi também melhorada. Depois de ter recebido a possibilidade de ter um contador de tempo, tem agora a possibilidade de captar janelas de forma direta.

Windows 10 cara Microsoft atualização

Por outro lado, e para facilitar a sua utilização, esta ferramenta de captação de imagens passa a memorizar a opção do utilizador e sempre que é lançada é essa a opção a uso.

Todas estas novidades, mesmo sendo apenas para a próxima grande atualização do Windows, estão já a ser disponibilizadas a todos os que estão no canal Fast do programa Insiders do Windows 10.

|Fonte

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    este tema light faz-me lembrar o plasma do KDE, mas com um menu melhor.

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      A IBM comprou a Red Hat, a Microsoft comprou a github, não tarda com tanta integração Linux na Microsoft, não me admira uma compra do Linux pela Microsoft… Depois temos KDE em vez do Explorer

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        “não me admira uma compra do Linux pela Microsoft”
        grande bacurada!
        Tens a noção que Linux não é possivel ser comprado?!

        1. Avatar de Alexa
          Alexa

          Ela pode usar licença BSD que nem a Apple fez e hoje veja o sucesso do macOS entre a elite da sociedade.

          1. Avatar de Darth
            Darth

            Elite da sociedade? Lol, ha cada um

          2. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            A Google agarrou no Linux e desenvolveu o Android e ambos co-existem

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E quem é o dono do Linux para se poder comprar?

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          É mais provável a Microsoft comprar Canonical

          1. Avatar de Alexa
            Alexa

            Ou a Google, Amazon.

          2. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            A Canonical é detentora de uma das centenas versões de Linux, não do Linux

        2. Avatar de Marco
          Marco

          For information regarding the Linux trademark, owned by Linus Torvalds..

          The Linux Foundation offers a free, perpetual, world-wide sublicense to approved sublicense applicants. In return, the sublicensee holders must agree not to challenge Linus Torvalds’ ownership of the Linux mark in any jurisdiction, and to provide proper attribution of ownership on their goods, services and elsewhere. The Linux Sublicense Agreement is available for review.

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Escreva em português, por favor.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Melhor o do kde ou do windows?

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        KDE é tão bugado, tão bloated, tão pesado, tão cheio de frescurites que até prefiro usar o Ruindows 10

      2. Avatar de João
        João

        Esqueça comentários de não-utilizadores!!!

        Uso KDE (mais propriamente PLASMA – porque KDE é o nome dado à comunidade que, entre outras coisas, desenvolve o ambiente de trabalho Plasma) à anos, diariamente e sem problemas ou queixas!!!

        Houve uma altura em que, efectivamente, o sistema era pesado (e “bloated”), no entanto isso JÁ NÃO SE MANIFESTA HOJE.
        Tenho o Desktop com as configurações que vem de raiz a correr com 300Mb / 400 Mb de Ram… se isso é bloated, não sei que raio chamam ao GNOME e derivados.

        O Plasma é, actualmente, um sistema bastante leve e optimizado, mas acima de tudo extremamente estável (naturalmente se se puser com *avarias* é normal que estrague alguma coisa…).

        No entanto, em termos de temas, embora eu goste dos do Plasma – que dão para personalizar tudo (e mais alguma coisa) – para o utilizador final pode-se dizer que a *treta* é a mesma!!!

        90% dos utilizadores que mudar apenas algumas coisas básicas e isso qualquer um dá para fazer ( temas do Plasma: https://store.kde.org/browse/cat/104/ ).

        Relativamente a “muitas opções”…

        Antigamente, não conseguia entender como é que alguém não gostava de Opções.
        Mas hoje entendo que efectivamente demasiadas opções para utilizadores mais limitados pode ser um ponto negativo. Passei a dar valor ao GNOME que limita o acesso apenas a configurações mais *basicas*.

        Sem querer entrar muito em guerras de Desktops (mas clarificando alguns comentários) em Linux temos (na minha opinião) 3 ambientes de trabalho que se distinguem bem uns dos outros pelos seus objectivos:

        Plasma (KDE) – é o ambiente de trabalho de Linux com mais poder de personalização. É por defeito parecido com o Windows embora consiga imitar qualquer um dos outros. Tem como objectivo dar o máximo de poder ao utilizador deixando-o personalizar até o mais pequeno detalhe.

        GNOME – Por oposição ao Plasma este é para utilizadores que não pretendem realizar muitas configurações/personalizações. O objectivo é incomodar o menos possivel o utilizador e manter apenas as configurações mais usadas. (Desde que migraram para o GTK3 – o toolkit sobre o qual o Gnome é criado – tem existido imensas queixas de lentidão e de este estar “bloated” e de ter limitado ainda mais as personalizações. As queixas são tantas que há imensos projectos a abandonar o GTK em favor do Qt)

        LXQt – Básico! Está a ver o ambiente do windows 98? É mais ou menos isso! Pequeno, leve, básico, simples!

        O resto, na minha opinião, é mais do mesmo!

        No entanto, o melhor mesmo é deixar de seguir opiniões de terceiros e experimentar por si. Cada utilizador tem um gosto e qualquer um dos 3, na minha opinião, é bom! Só depende do utilizador

    3. Avatar de João
      João

      Com um menu melhor?!
      Eu pessoalmente uso o menu mais básico do KDE – aquele que é basicamente igual ao windows 98 (mas com campo de pesquisa e 4 ou 5 atalhos).

      é “pequeno” e funcional!!! Mas para quem quiser há um menu igualzinho a este para KDE (como não podia deixar de ser… em KDE há quase tudo)

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Também podes ter um menu minúsculo no Windows 10, basta remover os Live Tiles (que é aquilo que o torna diferente de tudo o resto) e ficas unicamente com a “lista” de aplicações
        E claro, podes sempre carregar na tecla Windows e escrever o que procuras.
        O Windows 10 é altamente configurável (e, se calhar, de uma forma muito mais amigável).

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Não fica igual ainda assim podes instalar outros menus no KDE. Tem menus que se parecem com o macOS

          1. Avatar de Alexa
            Alexa

            KDE não tem aqueles blocos horrorosos do Windows

          2. Avatar de João
            João

            >KDE não tem aqueles blocos horrorosos do Windows

            Pode ter, se quiser:

            Tiled Menu
            https://store.kde.org/p/1160672/

        2. Avatar de João
          João

          O amigável é subjectivo.

          Depende do utlizador.

          mas sim, se há coisa que a Microsoft sabe fazer é facilitar a vida ao utilizador (até aos piratas eheheheh)

        3. Avatar de João
          João

          e sim, podemos ter um menu simples!
          Mas confesso que no Windows uso o menu normal com Tiles porque o simples não tem os atalhos de lado 😉

  2. Avatar de Bruno Gomes
    Bruno Gomes

    “Há um novo tema ligth no Widows 10”
    widows = víuvas
    Por acaso foi a estreia ontem no cinema também 😉

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      e só reparaste nisso? =p
      Light sei o que é, agora Ligth não sei ^^

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Mais um…
        “Há um novo tema ligth no Widows 10”

        “A Microsoft volta a mudar mexer nesta área”, hein?!?!?!?!?!

        1. Avatar de JS
          JS

          Boa agora também reparei mas parece que mais ninguém deu importancia

  3. Avatar de cm
    cm

    Essa parte do tema light é do tipo dos alertas do IPMA… uma alteraçãozita e é logo caso para alerta laranja.
    Velhos tempos do XP em que se usava o Reshaker para se fazerem verdadeiras personalizações.

    1. Avatar de João
      João

      +1
      ou o WindowBlinds!!! velhos tempos

  4. Avatar de Jorge Silva Azevedo
    Jorge Silva Azevedo

    Bom dia.
    E eu que ando há dois meses a contactar a comunidade e o suporte do Windows Update e ainda não tive ajuda. No meu W10, para atualizações, desde o dia 28 de setembro, às 12h45, recebo a mensagem:
    “Ocorreram alguns problemas ao instalar atualizações, mas voltaremos a tentar mais tarde. Caso continue a ver esta mensagem e pretenda procurar informações na Web ou contactar o suporte, isto pode ajudar: (0x80070424)”

    1. Avatar de Joao
      Joao

      experimenta o telefone. COmigo funcionou varias vezes.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Faz reboot ao PC

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Boa tarde,

      Qd não consigo actualizar pelo Windows Update no pc , costumo ir ao site da Microsoft, e transfiro a actualização em causa, para a executar posteriormente em offline.
      Abraço

    4. Avatar de k
      k

      Sem sarcasmo, quando algo deixa de funcionar e não consigo encontrar o problema, formato e reinstalo o windows. O meu pc já está preparado de forma a ser reinstalado a qualquer altura:

      – tudo tem cópia a qualquer momento: tudo que é relevante está na cloud, pode ser reinstalado descarregando da internet de novo ou está em discos diferentes do que tem o sistema operativo.
      – finalizando a instalação do windows, tenho um script em powershell para modificar as configurações do windows como eu quero e descarrega/reinstala tudo necessário automaticamente. Basta executa-lo, reiniciar o pc e tá pronto.

      Tirando o tempo de preparar uma pen de instalação com a ultima versão do windows (para ter menos updates depois) + download do que tem que ser sacado outra vez (geralmente jogos grandes, tipo WoW, etc), o pc fica pronto em 10 minutos, (sinceramente acho que nem tanto).

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Bom dia,
        Podes partilhar esse script? A ideia é excelente

      2. Avatar de censo
        censo

        Com uma máquina que tenha SSD qualquer reinstalação do Windows se faz em minutos.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Ainda com um SSD as atualizações demoram em comparação com o Linux.
          O engraçado que é no Windows, as atualizações não cobrem todo o sistema, exemplo: atualizações de aplicações não estão inclusas.
          Imagine se estivessem. A Microsoft gosta de fazer as coisas lentas mesmo.
          E ainda vem ciclano falar em SSD como se fosse mudar muito.

          1. Avatar de censo
            censo

            Sistema é sistema, aplicações são aplicações, onde está o problema ?

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @censo: para este pessoal a ms tem obrigação de atualizar o photoshop e companhia. eles n sabem é q as aplicações ms podem ser atualizadas pelo windows.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Gostava que o windows tivesse a dockbar do macos, em vez disso tem a mesma barra de ha 20 anos e que no windows 10 passa a vida a crashar e não abre

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Eu prefiro a barra do Windows.

      1. Avatar de João
        João

        +1
        1000x a da windows!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Deve rever as suas políticas de segurança com a sua máquina!
      Que barra é que está a referir-se? A barra de tarefas está ou sempre visível ou invisível.
      O botão iniciar desapareceu no 8 e voltou a aparecer no 8.1, é disso que está a referir-se? Cracha!?!?!!

      Cá para mim não utiliza o windows à umas décadas!
      Já utilizo o windows desde 1990/91 e sei bem as alterações que sofreu, por isso digo-lhe ou não utiliza o windows à décadas ou só o utiliza no facebook e clica em todos os links do facemalwere!!!! Só pode!

      Se utilizar o windows 10 Pro x64, com um antivírus/firewall decente está a salvo da maioria dos problemas e passa anos até que o windows 10 crache até bloquear como refere.

      Posso dizer-lhe que o windows 10 é o mais fiável que utilizamos até hoje (e olhe que estou a falar de 120 máquinas, todas elas com o windows 10 Pro, a esmagadora maioria com o x64 e algumas com o x32 por razões de compatibilidade de um programa).

      Reveja lá os procedimentos que deve estar a fazer tudo ao contrário!

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Linux nem precisa de antivírus, só por esse detalhe já o faz superior.
        Não tens programas instalei a vigiar sua vida, que é o que são estes antivírus.
        Sem contar que os mesmos afetam no desempenho da máquina.

        1. Avatar de Mago
          Mago

          O mac também não

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Deve ser por isso que o macOS tem um antivírus integrado…

            E quanto ao Linux, fia-te na Virgem e não corras. É que se até sistemas SCADA especificamente concebidos para controlar hardware são vulneráveis a malware, acredite quem quiser que o Linux num PC é imune a isso.

        2. Avatar de k
          k

          E também não jogas a grossa maioria dos melhores jogos e não corre 100% de todas as ferramentas que eu preciso para trabalhar. Só por aí já o torna inferior para mim. Tem calma ao aconselhar, a tua opinião é a tua e tudo bem mas não a enfies pela garganta abaixo dos outros.

          E não é como se o linux não tivesse os seus problemas também. São ferramentas e nenhuma é perfeita.

          1. Avatar de Sandro
            Sandro

            Mas porque é que diz que nenhuma é perfeita?? Bem talvez eu seja demasiado perfeccionista, mas quando faço algo, ou faço muito perfeito, ou não faço nada.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Graças ao Steam Play jogar no Linux não é mais problema. Mas se queres tanto algo para jogar existe algo chamado: consola ou vídeogame

          3. Avatar de censo
            censo

            Perfeição não existe. É um conceito utópico e demasiado subjectivo para ser bem claro e definido. Isso não existe.

      2. Avatar de censo
        censo

        Rui, não vale a pena. A maioria que aqui aparece é só para conversa de escárnio e maldizer. Sempre trabalhei com Windows e a única verdadeira chatice que tive foi com o XP que insistentemente dava BSOD…descobri mais tarde que era um módulo de RAM defeituosa…portanto…não vale a pena. Obviamente que todos os sistemas tem problemas, e tanto no Windows como no macOS ou no Linux, o mais certo é o problema estar no utilizador.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basta comprar um computador da Apple e está o problema resolvido

      1. Avatar de Alexa
        Alexa

        E se já tiveres um computador pronto? Achas que é tão simples assim gastar?

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Se não se gosta de Windows e prefer-se MacOs, óbvio que se deve comprar um computador Apple.
          Pior que comprar coisas só por modinha é comprar coisas que não se gosta.

          Se já tem pc, é instalar Linux com “skin” macOs

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Nem precisa comprar, pra isso existe os hackintosh

    4. Avatar de k
      k

      A tua barra do windows “crasha”? O que é que isso quer dizer? O que é que acontece ao certo à barra?

  6. Avatar de ceh
    ceh

    dockbar do macos rouba mais espaço que o menu inicar do Windows. Não tenho o verdadeiro full screen nas aplicações.

    Acerca do KDE continua a ser um ambiente gráfico que consome muita memória, por isso é que ainda continuo a usar MATE Desktop Environment.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      tens a certeza que a dock do macOS rouba mais espaço? se calhar nunca viste que podes escolher de que tamanho queres a Dock.

  7. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Porque continuam a chamar o Windows de “Windows 10” ? Honestamente, se o Windows agora é um serviço, mais vale simplesmente chamar-lhe de “Windows” ou “Windows OS”.

    1. Avatar de k
      k

      Porque a microsoft continua a chamar-lhe 10 e ainda temos que os distinguir de alguma forma dos outros todos anteriores. Tipo, eu percebo onde queres chegar mas a nomenclatura actual ainda faz sentido. E nem sequer entramos nas edições do windows (home, pro, enterprise, N, etc.)

  8. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Horrível!!!!! Voltamos a 1980…

  9. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    kernel linux + tema apple + janelas = ruiindows 10

  10. Avatar de Yosef
    Yosef

    WOWWWWW !!! mudou o wallpaper e as cores, é uma cara nova ! o mesmo que uma mulher pintar os olhos e dizerem que fez plastica !

    ahhh e a snipping tool, taaaao utilizada…
    nao me matem de vergonha

    1. Avatar de censo
      censo

      Tu não usas. Mas muitos fazem-no. Qual é a admiração ?

  11. Avatar de Bruno Ferreira
    Bruno Ferreira

    Pessoalmente prefiro Windows aos outros sistemas e penso que está no bom caminho não podemos ficar “agarrados” ao passado tudo requer um período de adaptação. Este sistema funde dois conceitos (desktop + mobile), falta matar o velhinho Painel Control.

  12. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Só uma pergunta esse tema light significa ter um ambiente mais leve?

    1. Avatar de Alexa
      Alexa

      Light também é luz ou sinônimo de claro, geralmente quando querem enfatizar que é leve usam lightweight ou lite.

  13. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O melhor é voltar ao Windows que realmente funciona, esse Windows 10 é uma farsa

    1. Avatar de Alexa
      Alexa

      Windows = Windows 10
      É tudo a mesma porcaria, se quer algo bom vai de Apple.

  14. Avatar de Sandro
    Sandro

    Eu penso, é que a Microsoft tem é que aprimorar esta atualização de Outubro “Novembro” e deixar-se de novos voos, sem que esta atualização esteja em condições.
    A atualização continua, com problemas, no entanto a Microsoft perde tempo com novas compilações para os Insiders. Não percebo mesmo, o que andam a fazer os Engenheiros da Microsoft. Seria muito bonito, fazerem as correções que terão de fazer à atualização de Outubro, ao ponto de não haver mais queijas, e queijas. Microsoft, sejam de novo a Microsoft, a que estávamos habituados do tempo do Senhor Bill Gate

    1. Avatar de censo
      censo

      Isso nunca irá acontecer. Problemas com o Windows acontecerão sempre. Já calculaste a quantidade de hardware à qual o sistema tem de se adaptar ?? Impossível.

  15. Avatar de João
    João

    Prefiro o XUBUNTU…

  16. Avatar de Roberto
    Roberto

    Devem é melhorar a gestão do wireless que é muito mau