Microsoft vai cobrar por atualizações de segurança do Windows 7 depois de 2020

85 Comentários

A Microsoft tem um problema com os seus últimos sistemas operativos. A sua qualidade leva a que os utilizadores não os queiram abandonar e tentem manter-se ligados a eles até ao último momento.

A Microsoft tem um plano que poderá mudar as regras desta dependência. As atualizações de segurança do Windows 7 vão passar a ser pagas depois de 2020.

Microsoft Windows 7 atualizações segurança 2020

Com o Windows XP ficou provado que, mesmo com todos os alertas e informações, os utilizadores e as empresas tendem a evitar a mudança e a manter-se fieis às versões mais antigas dos sistemas operativos da Microsoft.

Antevendo este comportamento, que se deverá repetir após o dia 14 de janeiro de 2020, a data em que acaba o suporte do Windows 7, a Microsoft preparou uma alteração que deverá garantir a segurança.

Microsoft Windows 7 atualizações segurança 2020

Até 2023 vão existir atualizações de segurança excecionais, chamadas Extended Security Updates, mas pelas quais a Microsoft irá cobrar um valor que não foi revelado e que será aplicado a cada computador a ser atualizado.

Este valor a ser cobrado será também aumentado a cada ano que passar, o que levará a que a desejada migração para o Windows 10 seja mais vantajosa para os utilizadores do que depender estas atualizações.

A Microsoft alertou também que estas atualizações vão estar apenas disponíveis para as versões Professional e Enterprise do Windows 7 e para clientes que usem o Licenciamento por Volume, ou seja, é dedicado a empresas e que tenham um volume de licenças elevado, não se dedicando aos computadores pessoais dos normais utilizadores.

Este novo modelo de suporte, pelo qual as empresas vão ter de pagar, vem corrigir um problema que este presente no Windows XP. Muitas empresas não pretendiam migrar para o Windows 10 e a Microsoft terminou o suporte deixando milhares de máquinas vulneráveis.

|Fonte

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se a comissão europeia avançar mesmo com a alteração da mudança da hora… Vão ganhar uns belos €€€ por isso não?

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      A actualização do relógio não estará nas seguranças… é uma alteração técnica que será feita em todos os sistemas operativos como critical.

  2. Avatar de Duarte2121
    Duarte2121

    Acho bem, se existe um sistema novo e melhor porque não mudar a tempo?
    Windows 7 já tiveste o teu tempo, eu até já tenho nojo do XP , o XP é apenas para maquinas antigas que nunca se vão ligar à net

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … tens nojo agora, porque se calhar na altura até lambias os dedos, esquecem depressa os OS’s que trouxe aos nossos dias de hoje o Win 10!!!!

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      100% das máquinas multibanco usam uma versão do XP e estão ligadas à internet.
      O que os “heróis” não entendem é que um SO custa 150 euros, uma máquina pode custar 1 milhão. Se não existem drivers, mudar de SO obriga a gastar 1 milhão para a máquina funcionar.

      1. Avatar de MárioM
        MárioM

        Nem Mais , mas existe que não perceba isso porque não tem de as colocar em funcionamento.

      2. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Então se a máquina custa 1 milhão é irrelevante pagar uns trocados pelas atualizações.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        As máquinas multibanco utilizam uma rede própria e não estão ligadas à Internet

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Mas têm de estar actualizadas para que vulnerabilidades conhecidas não possam ser utilizadas localmente para reprogramar a máquina com facilidade e fazê-la começar a despejar dinheiro por exemplo. Em outras redes aproveitavam-se de problemas nos drivers dos leitores de cartões e coisas parecidas para depois introduzir-se no sistema operativo e instalar programas para fazer o que quisessem (dar o dinheiro todo da máquina, copiar os dados dos cartões… enfim o que quisessem).

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Nem por isso.
            A generalidade das máquinas ATM usa o Windows XP Embedded, que está corre duma partição read-only, isto é, que não pode ser sequer ser atualizado a não ser que se instale uma versão nova completa.
            A forma como se mantem seguro é que é impossível alterar o sistema operativo: mesmo que se consiga afetar o sistema que está em execução, basta reinicializar o sistema e a máquina volta a um estado seguro.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ah, e clonar cartões, que ainda têm banda magnética por causa dos broncos dos americanos, é muito simples e não requer fazer nada ao sistema operativo da máquina, basta inserir um duplicador na ranhura para o cartão e montar uma webcam para filmar a introdução do PIN.
            A sério, ó aqui: https://krebsonsecurity.com/2010/01/would-you-have-spotted-the-fraud/

          3. Avatar de William
            William

            Windows XP embedded ainda está ativo, ou seja, pode-se instalar em qualquer computador.

      4. Avatar de Louro
        Louro

        É o custo de continuar a prestar um bom servico e assegurar a seguranca do mesmo.

        Agora se olharem apenas para o custo, bem…

    3. Avatar de Francisco Esteves
      Francisco Esteves

      Isso é muito bonito!!!! Não lhe entram nos bolsos! Imagine uma empresa com milhares de euros em Hardware que são comandados por um PC com o windows XP (e que funciona e bem!) ser obrigada a actualizar o S.O. do PC só porque sim e depois ser incompatível com o hardware comandado que eles têm … conheço imensos casos assim!

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Fácil. Se está a funcionar bem, não atualiza. E já agora, diz esses casos que conheces.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Conheço varias empresas que trabalham com CNC e têm maquinas antigas comandadas por PCs com XP.
          Essas maquinas custam uns milhares de euros novas, e as existentes só trabalham com XP e com PCs de processador simples (single core) e com ligação RS232(porta COM).

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Quero exemplos de empresas que atualizam o software e que depois têm problemas de incompatibilidade. Não exemplos de empresas com máquinas antigas.

    4. Avatar de A.Martins
      A.Martins

      devias ter vergonha do que dizes.. deixa as pessoas serem livres.. ou tens alguma comissão?

  3. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Uma pequena achega. Quando o Windows XP chegou, muitos computadores na altura estavam na altura a rodar o Windows 2000. Na nesta altura, o Windows 2000 estava com a maioria dos problemas corrigidos. O Windows XP, tinha alguns problemas de instabilidade, como os ecrans azuis, o que levou a que o Windows XP não fosse tomar de imediato o lugar do Windows 2000 nos computadores. Só depois destes terem sido corrigidos é que avançou lentamente a aceitação generalizada. Com o Windows 10, a historia está a repetir-se, sem tirar nem pôr. Outro problema que se põe é a não retro-compatibilidade dos programas, ou melhor, a obrigação à actualização de software e aos seus custos associados.

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Quando o XP saiu, 89% dos computadores tinham o Windows 98SE. O 2000 sempre teve uma margem muitíssimo pequena do mercado, pois foi dirigido a empresas. No 2 ano de vida do XP é que a microsoft disparou por ali acima… compatibilidade com o 98SE funcionava, grande suporte de equipamentos (empresas que produzem os drivers) e o novo software.
      A principal problemática é mesmo o hardware. O XP foi desenhado com a parte profissional e pessoal juntas. Os drivers deixaram de funcionar nas versões seguintes. Quando uma empresa compra uma plotter de 1 milhão de euros, 5 anos depois o driver não funciona no novo sistema operativo, vale mais ter o antigo que funciona do que comprar uma nova.

      1. Avatar de hommer
        hommer

        basicamente resumiste a coisa é isso que muita gente não compreende no mundo empresarial, que as mudanças não são tão lineares como se faz num pc em casa…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @Hommer,
          No mundo empresarial só tens duas hipoteses…

          A primeira é que és um gestor responsável e consideraste o teu negócio com base no facto de que vais ter de actualizar o sistema e eventualmente gastar fundos.
          Se quando chegar a altura de actualizar nao tens dinheiro é porque afinal és um mau gestor ou andaste a gastar onde nao devias.

          A segunda é que és um mau gestor e nao consideraste isso, se nao o fizeste secalhar é melhor fechares o teu negócio pois na verdade nunca o deverias de ter iniciado.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Mas que quantidade de asneiras…
            As empresas não andam a reboque da incompetência e da ganancia da microsoft…
            De lembrar que a Microsoft quando comprou o hotmail só passado um ou dois anos foi tentar passar os servidores para Windows e borregou… Deviam então ter comprados máquinas todas novas ? Routers todos novos, edifícios todos novos ?
            Quem já teve a responsabilidade de colocar máquinas em produção vê que isso de andar à boleia de caprichos da M$ é burrice…

      2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        O problema é que, por exemplo, a impressora multifunções que estava a trabalhar no Windows XP, deixou de funcionar. No Windows 7 não funcionou nunca. Felizmente, que consegui meter a impressora a funcionar em pleno em Linux. Nunca tentei no windows 10. Nem perdi tempo a fazer o teste. A razão foi simples, fiz uma instalação limpa do Windows XP, e nunca mais funcionou. A webcam que funcionava correctamente no windows XP, nunca funcionou no windows 7. No Linux funciona que é uma maravilha. Não deitei fora, e agora tudo funciona. Em Windows é mentira, mas em Linux funcionam.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Então deves de culpar não o sistema operativo mas quem te vendeu o hardware(marca) que apanhou o teu dinheiro e nunca mais te deu suporte.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            UAU…
            Tenho uma impressora a funcionar com o meu computador com um SO, um novo SO não suporta a impressora, culpo o fabricante da impressora ?

    2. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      Nessa altura o numero de computadores existentes em empresas era uma minoria comparado com o que é hoje.. Não se pode comparar

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nao perceber que…

      Windows 2000 = Servidores.
      Windows XP = Estacoes de trabalho…

      É cada argolada.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Bzzzt, errado!
        O Windows 2000, também conhecido como Windows NT 5.0, tinha uma versão Workstation.
        O que aconteceu com o Windows XP foi que por essa altura a Microsoft decidiu dar um nome à versão para workstations e outro à versão para servidores.
        Ainda hoje tens o Windows 10 e o Windows Server 2016, que têm a mesma base.

      2. Avatar de Alucard
        Alucard

        Servidores?! Era o sistema de todos os computadores da minha escola de 2000 até 2005/06.
        Vai estudar, rapaz.

      3. Avatar de Louro
        Louro

        @Alucard

        Em 2000 já eu tinha terminado a faculdade e levava uns anos no mercado de trabalho…

        1. Avatar de cmariano
          cmariano

          @Louro
          Numa área muito diferente desta certamente, senão saberias que a Microsoft lançou o Win2K em três Skus diferentes: Windows 2000 Professional, Server e Advanced Server.

          1. Avatar de @Jwalker
            @Jwalker

            Exacto, mas corrijo. O windows 2000 estava disponível em 4 versões, as mencionadas anteriormente, bem como em Terminal Server.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            Sim sabia, assim como sei que o sistema operativo era usado quase exclusivamente na sua versão server e advanced server.

            Daí que a Microsoft quando lançou o XP, passou a lançar uma versão home e uma pro, sendo que os sistemas operativos para servidor passaram a ser isso mesmo… Server.

  4. Avatar de McGoms
    McGoms

    Até lá mudam de ideias..

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Vais ter cá uma sorte !! 😀 😀 😀

  5. Avatar de neok
    neok

    Antes: chega 2020 e acaba o suporte, acabam os updates.
    Agora: chega 2020 e há updates para quem quer pagar (não vejo o problema).
    o win7 foi lançado em 2009, teve suporte por mais de 10 anos, portanto, só para quem gosta de falar mal, digam-me outro S.O. com tanto tempo de suporte.

      1. Avatar de archmen
        archmen

        Como assim? Sabem que existe o modelo rolling release?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Que é o que a Microsoft passou a fazer com o Windows 10/Server 2016.
          E o que não falta é gente a reclamar disso…

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Windows XP

  6. Avatar de John
    John

    Qualquer empresa para dar supporte e manutenção a um produto descontinuado, cobra ou simplesmente não o faz. Não vejo o espanto.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Sim claro…

      Por exemplo tenho um cliente que insiste ainda no Windows XP… por isso, basicamente o custo do contrato é superior e o custo por hora para suportar é superior… £75+VAT para £95+VAT.

      Agora já comeca a considerar eventualmente o upgrade das máquinas e por consequencia o upgrade do sistema operativo.

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não me digam que a actualização vem acompanhada de entidade e referencia para pagamento… 😀

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Basta que a actualizacao verifique a tua Key e se tens subscricao para updates.

      Nao é assim tao complicado.

  8. Avatar de xpto
    xpto

    “…The Windows 7 ESU will be sold on a per-device basis and the price will increase each year…”

    Ou seja, o W7 voltou a ser comercializado (aquisição de novas licenças) para clientes de volume, assim como
    a extensão da manutenção das licenças adquiridas anteriormente.

    A MicroSoft “mandou a toalha para o chão”, o braço de ferro que manteve com os clientes empresariais foi inútil, pois são estes que pagam.

    Os mesmos também não esqueçeram vários factos do passado recente, nomeadamente a fraude da mudança de requisitos na transição do 8.0 pra o 8.1, que inviabilizou milhares de licenças de upgrade adquiridas anteriormente.

    Se não fosse a pouco súbtil coação da irritante e persistente janela com a “oferta” (sem opção de anular a janela/oferta) do upgrade, os números ao nível do utilizador doméstico seriam baixos.

    Seja justo ou não, considerar a V10 ao nível do pior que a MS fêz ao longo do tempo (ME-VISTA-8-10),
    o certo é que o cliente empresarial, especialmente o de volume, não o quer e consequentemente,
    assunto encerrado.

    Ou seja, façam o sucessor do XP-7 e então voltaremos a falar sobre o assunto.

    E contra factos não há argumentos que valham.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      “Seja justo ou não, considerar a V10 ao nível do pior que a MS fêz ao longo do tempo (ME-VISTA-8-10), o certo é que o cliente empresarial, especialmente o de volume, não o quer e consequentemente,
      assunto encerrado.”

      Estás tão errado com esta tua frase, mas tão errado…

  9. Avatar de Jota
    Jota

    Considero o primeiro parágrafo ridículo… ” A sua qualidade…” O problema nunca foi esse… o problema de fazer upgrade das versões do windows era que muitas aplicações deixavam de funcionar e por isso sempre se adiou ao máximo os upgrades do sistema operativo… porque é que ainda existem XP’s activos???

  10. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Windows 10 é LIXO!!!! O resto é conversa…

    1. Avatar de RomeoTheFox
      RomeoTheFox

      E qual é o seu argumento para isto?

  11. Avatar de Filipe Ezequiel
    Filipe Ezequiel

    Tem lógica, a maior parte das empresas têm o w7 não tendo migrado para o 10, querem o w7 paguem o suporte.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Hoje em dia, apenas empresas que tenham suporte ou um departamento de IT completamente deficiente é que ainda correm em windows 7.

      Na empresa onde trabalho, gerimos uns bons milhares de máquinas… Temos apenas umas 20 máquinas a correr Windows 7.

      1. Avatar de stealth
        stealth

        qualquer empresa que queira proteger a sua propriedade intelectual ou os dados de clientes nao usa o windows 10…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Primeiro gostava de saber quais as opcoes que tens a um ambiente Microsoft no mundo empresarial…
          E nao me digas Linux porque é pior a emenda que o soneto.

          Segundo, Gostava de perceber exactamente porque… Queres dizer que se tiveres a correr Win10 tens uma máquina mais segura que um sistema operativo antigo e praticamente desactualizado?

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            O tipo é um chanfrado paranoico. Perguntar-lhe porque é que ele acredita naquele disparate é o mesmo que conversar com um daqueles maluquinhos que acha que a Terra é plana ou que nunca nenhum homem esteve na Lua e foi tudo feito num estúdio.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Acho que tens o chapéu de folha de alumínio apertado demais e isso está a cortar-te a circulação na cabeça…

  12. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Não tenho minimamente nada a opôr quanto a esta medida !! Ou seja,daqui a pouco mais de 1 ano e uns meses quem quiser actualizações de segurança que as pague,ou se não as quiser que fique exposto ao pior que há.Por outro lado façam o favor e migrem de vez para o Windows 10.Já é tempo,pessoal,fogo. 🙂

  13. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Tenho um pc com 7 anos e já não actualizo há mais de um ano, essa actualização lixou algum software antigo, nem antivírus nem firewall tem. Resultado : é só o único pc dos 4 que eu tenho que nunca me deu chatices

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      E é nesse que trabalhas as imagens tiradas com uma SLR recente e fazes uma apresentação em Powerpoint decente, por exemplo?

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        PS: Atualiza também o antivírus.
        Não foi a atualização que lixou o software. Ou não atualizaste o antivirus ou a empresa de antivirus não fez uma atualização.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Mas é isso que a M$ faz.
          ‘Atualiza’ altera o SO e ‘boicota’ vários softwares a correr no computador que têm que ser atualizados que depois deixam de suportar a impressora/ploter/scanner que têm que ser substituídos…
          Estamos a deitar fora todos os dias material completamente funcional só porque sim… $$$

  14. Avatar de Mc
    Mc

    A mudança da hora altera-se algures no registo do Windows

  15. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O W10 para trabalhar está completamente fora de questão, tive um portátil topo de gama que trazia esse esterco de SO, e mesmo fazendo 3 instalações limpas do SO em questão, deu sempre problemas atrás de problemas, até que comprei uma senha digital com o w7 e tem funcionado quase tudo a 100%

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Já uso o W10 há uns 2 ou 3 anos no PC de utilização profissional e não tenho problemas.

      Que problemas tiveste?

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Qual o portátil topo de gama?

  16. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    É estranho pois as pessoas tiveram a hipótese de mudar de forma gratuita para o Windows 10, no meu caso gosto de estar sempre com a última novidade se amanhã sair o Windows X serei um dos primeiros a fazer actualização, fui um grande Fã do Windows XP, 7 o que se passa hoje em dia com a mudança de sistema operativo alguns programas deixam de ser compatíveis, para que os programas sejam compatíveis por vezes tem que se pagar essa actualização que por sua vez as pessoas não o querem fazer.

    Já não sei/lembro onde li este ano que ainda existe um Aeroporto, num Terminal ainda está instalado o Windows 3.1 porque o programa (sem querer estar induzir em erro, programa controle de Voos) que usam só porque dá para aquele sistema operativo no qual fica a pergunta(s), na altura não quiseram/fizeram a migração para um Software novo (actualizado), etc…. lógico que não deve ser um daqueles com elevado número de movimentos diários.
    O mesmo se aplica a Multibancos, etc. porque não, porquê, na altura não fizeram actualização de Software (no qual deve ter custos, falar de um valor vezes x máquinas por vezes não fica barato) para poder funcionar com o Windows 10 que foi oferecido de forma gratuita para todos…. apesar de outras questões que se possam levantar.
    Reza a História mais cedo ou mais tarde vão ter que o fazer (pelo menos a maior parte) ou não.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      As empresas não tiveram direito a nenhuma atualização gratuita, e só empresas com licenciamentos especiais é que vão poder comprar as atualizações para o Windows 7.
      Se bem que houve umas falhas de segurança mais críticas no Windows XP que a Microsoft corrigiu e atualizou toda gente, mesmo quem não pagou nada. O argumento é o mesmo das vacinas, é melhor imunizar a maior quantidade possível de pessoas para que aquelas que por qualquer razão não podem tomar vacinas tenham uma baixíssima probabilidade de contactarem com alguém doente.

  17. Avatar de cmariano
    cmariano

    Aceito que empresas com sistemas “Misson critical” possam precisar de mais algum tempo para se prepararem para migrações em larga escala (exemplo da Accenture que ainda não completou todo o processo), por isso, se querem continuar a ter atualizações de segurança terão que suportar os custos, tal como já o fazem em termos de licenciamento. Para estas acredito que valha bem apena o investimento, pelo menos por mais algum tempo.

    Depois há as outras empresas que até podem suportar o custo das migrações e que não têm sistemas críticos, mas que preferem viver no passado a investir. Se não investem no Windows 10, certamente não vão investir no ESU.

    Exemplo disso é a empresa onde trabalho, por vontade dos responsáveis da informática (vulgo techmanjas), o pessoal ainda estava todo a usar Windows 3.1 e mails amigos, todos batidinhos à maquina de escrever!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Pergunto que empresa pode ter um windows 10 que quando se acende o computador diz… Vou fazer um update espere… uns minutos ou umas horas… roda, roda… roda, roda… roda, roda…

      1. Avatar de RomeoTheFox
        RomeoTheFox

        Critica, mas nem sabe o que critica.

        Na versão Pro (que geralmente empresas usam) você tem controle sobre as atualizações, e inclusive tem um pequeno recurso que muitos dos que criticam atualizações me Windows não vão procurar, que é o recurso de “Horas Ativas”, onde você configura de que horas a que horas você usa o computador.

  18. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    acho muito bem o Windows 7 e passado a que por os olhos no futuro

  19. Avatar de João Terra
    João Terra

    Windows 7 é excelente. o 10 é lixo mesmo a cada atualização mensal está pior

  20. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Na altura falou-se que o Windows XP iria ter updates pagos depois de Abril de 2014.

  21. Avatar de Joao santos
    Joao santos

    Paga-se para puder ter uma licenca para se puder usar. Na altura do “contrato” não está mencionado que estamos limitados até ao ano x…. Nao tarda lançam um OS e ao fim de 1 ano, mandam xuxar no dedo. Meu rico linux.

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Ai é que tu te enganas, a Microsoft disponibiliza regularmente informação sobre o Lifecycle dos seus produtos. Ainda ontem atualizou essa mesma informação relativamente ao suporte do Windows 10 Enterprise e Education após a disponibilização de uma nova Feature Update (Março e Setembro).

      Logo se tens acesso à informação, sabes qual será o roadmap e o ciclo de vida do produto, logicamente deves planear com antecedência cenários em que tenhas que fazer deploy de novas versões.

      Isto é a mesma coisa que saberes que tens que ir mudar o kit de distribuição do carro até aos x KMS, mas como a oficina te vais levar um dinheirão pelo serviço, deixas andar até partir (o chamado corrigir bugs em produção) e depois vais reclamar à marca a dizer que a distribuição deveria ser eterna e exiges a correção do problema. Pois sim…..

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      1 ano? A sério?
      Então já que gostas tanto do Linux, diz lá qual a garantia que dão sobre o suporte. Estou curioso.

      Além do mais não precisas da licença para continuar a usar. Precisas de adquirir financeiramente as atualizações de segurança (se quiseres). Se não quiseres, não atualizas.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Mas isso já está no office 365 (dias).
      Devia ser obrigatório ter (dias) escrito após o 365…

  22. Avatar de Rogério
    Rogério

    Vai perder mercado para outros construtores de software. Rogério

  23. Avatar de João Terra
    João Terra

    O problema é que a Microsoft não é digna e coerente naquilo que diz!!!! hoje diz uma coisa, amanha diz outra e até volta atrás ou desmente essa noticia.

  24. Avatar de William
    William

    Em 2023 muitos desses usuários terão descoberto a liberdade do Linux.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      A sério? Então explica lá direitinho a garantia de suporte do Linux.

      1. Avatar de William
        William

        Dependendo da distro, tens suporte! =)
        Sem contar o suporte grátis direto com a comunidade!

        1. Avatar de RomeoTheFox
          RomeoTheFox

          Com o suporte ruim da comunidade?
          Não obrigado.

  25. Avatar de Luís Bernardo
    Luís Bernardo

    Antes demais quero apresentar como vai ser aqui o meu comentário.
    1) Irei falar sobre o artigo em si.
    2) Irei comentar o absurdo que vejo na moderação deste site.

    Vamos então por partes!
    1) Daqui até 2020, maior parte dos computadores que têm até hoje o Windows 7, irão ter sérios problemas em acompanhar a tecnologia.
    Pagar um plano? Quantos computadores legais o Pplware e os leitores conhecem? Sim, daqueles que tenham comprado licença para instalar o Windows, o Office Professional 2016 (quem diz esse, diz outro).
    Só para terem uma noção: já trabalhei em 5 empresas, nestes últimos 10 anos. Não houve uma única empresa que não usasse software pirata.
    Além disso, o que mais se vê por aí são empresas (lojas) de Informática a instalar software pirata para os seus clientes.
    Agora, digam-me uma coisa, não acham que vai haver forma de contornar isso? Claro que vai! Logo vai sair uma versão pirata do Windows 7 subscrito. É só ele ser lançado!

    2) Quanto à moderação de comentários, eu até entendo que o Pplware tenha muito trabalho em moderar todos os comentários, mas há alguns que, pelo amor da Santa, não tem nem pés nem cabeça de serem publicados. Era só contratarem mais um colaborador que teria como função a moderação de todos os comentários do site e comentar em nome do site e da equipa. Simples!
    Até entendo que moderar um site que, por vezes, recebe 200 a 1.000 comentários num único artigo e tem uma média de 12 artigos diários, seja uma tarefa complicada. Mas pensem nisso. Há por aí tantos jovens no desemprego a precisar de um estágio. Assim seguiriam o mesmo rumo que a maioria das empresas portuguesas: contratar pessoas a custo zero.

    Cumprimentos.