Irá a Microsoft atingir os objetivos planeados para o Windows 10?

20 Comentários

A Microsoft, aquando da apresentação e lançamento do Windows 10, deu a conhecer alguns dos objetivos e expectativas colocadas no seu novo sistema operativo. Uma delas passava por atingir a marca dos mil milhões de dispositivos ativos com Windows 10 até 2018.

Depois de ter vindo a público afirmar que este marco só poderá ser atingido depois de 2018, especialmente por causa da mudança de estratégia no Windows Mobile, a Microsoft poderá ter ainda mais algumas dificuldades em atingir tais números, muito por causa do Windows 7.

Windows 10

O Windows 10 é, indiscutivelmente, o sistema operativo mais completo e atual que a Microsoft tem no seu catálogo. A empresa de Redmond conseguiu criar um excelente conceito com esta versão, ao alargar a experiência de utilização a todo o tipo de dispositivos e desta forma conceber um verdadeiro ecossistema com os seus produtos e serviços.

No entanto, o mercado não é linear e muitos dos utilizadores não se renderam aos encantos do Windows 10, apesar da sua disponibilização de instalação gratuita, durante o primeiro ano, a todos os equipamentos com Windows 7, Windows 8 e 8.1.

 

Um crescimento lento…

Os últimos dados disponibilizados pelo NetMarketShare mostram que o Windows 10 tem tido uma subida consistente desde o seu lançamento, no entanto, tem registado um crescimento lento e com valores um pouco aquém do que seria esperado.

Ao analisar os dados podemos constatar que, ao longo dos últimos 11 meses, a última versão do Windows cresceu cerca de 5% em quota de utilização, estando agora com 27,99%. São número positivos mas claramente insuficientes para os objetivos e ambições da Microsoft.

As quebras graduais do Windows XP e Windows 8.1 parecem favorecer o Windows 10, contando ambos atualmente com 6,07%.

Contudo, o Windows 7 demonstra estar forte e coeso na liderança, tendo registado em agosto uma quota de utilização de 48,43%. São valores bastante elevados e mais relevante é a tendência que se tem registado, nomeadamente o facto de o Windows 7 ter atualmente um pouco mais quota de utilização do que tinha em outubro de 2016!

Windows 10

Com estes registos podemos concluir que o Windows 7 é claramente o maior entrave ao sucesso comercial do Windows 10, tendo atualmente uns bons registos mas inferiores ao que seria expectável aquando do seu lançamento.

O Windows 10 está muito bem desenvolvido e tem tido constante evolução mas isso não está a ser suficiente para os utilizadores migrarem do Windows 7 para a versão mais recente do sistema operativo da Microsoft.

Qual a sua opinião do Windows 10? Considera que estes valores de utilização não fazem jus à sua qualidade e evolução? No caso de ser utilizador do Windows 7, o que o leva a não aderir ao Windows 10? Diga a sua opinião nos comentários!

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Adoro o windows 10

  2. Avatar de David Piçarra
    David Piçarra

    Eu adoro o 10 tenho no meu HP Omen é é super fluido mas a programas que não funcionam
    Por isso eu mantenho um portátil mais antigo Core2Duo com o Windows 7 é assim tenho os jogos e programas antigos a funcionar

    1. Avatar de Salsichas com atum
      Salsichas com atum

      Omen? Má compra, comprei um Asus rog strix, muito melhor que o omen, a construçao é melhor e o design interior é muito melhor, promove muito mais o arrefecimento, para nao falar na grafica, provavelmente tens uma nvidea gtx 1050 ti 4gb, o strix or preço similar vem com uma gtx 1060, que conta com 6gb vram…

      Basicamente so a nivel de material e modo de construçao ja foste roubado… Para alem que o rog strix é bem mais bonito…

      Mas va, sao gostos…
      Eu comprei o meu portatil gaming rog strix por 1150€, tava em promoçao 🙂

  3. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    IMHO, a Microsoft tem tudo na sua mão para inverter radicalmente esta tendência caso se proponha fazer o seguinte e por esta ordem :
    1 – Continuar a aperfeiçoar o W10 no sentido de prevenir todas os “breaks” e problemas de drivers incluindo os de hardware menos recente, ao ponto do sistema atingir um nível de estabilidade que consiga granjear reconhecimento e respeito genuíno e expresso das “reviews” independentes e dos gurus informáticos ;

    2- Devolver o controlo absoluto do seu sistema ao utilizador – dono do computador – começando por questionar se este autoriza, e em que modalidades, telemetrias, envio de dados de utilização do sistema e das aplicações, actualizações, “upgrades” etc., quanto mais não seja pelo elementar facto de as ligações à rede terem um custo a suportar, para além do dono do computador não ser um autómato ao serviço de estratégias comerciais e ter direito inquestionável sobre o seu computador ou não fosse ele o sujeito a quem cabe a escolha de um sistema ;

    3- Possibilitar a agregação ao seu sistema de outros sistemas sem necessidade de multi boot, como é o caso do Android, sistema este tributário da Microsoft por força das várias patentes que esta detém, além do Linux fazendo jus à parceria que tem com a Canonical, sistemas estes que o utilizador poderia, opcionalmente, instalar em “layers” que não afectassem a eficácia e a segurança do W10 agora enriquecido por um caleidoscópio que oferece o melhor dos mundos, podendo até mudar o já desgastado nome de marca W10 para Windos TOTAL e até um “rebrand” da marca Microsoft para Macrosoft;

    4- Inserir no seu sistema as mais modernas tecnologias de tridimensionalidade, IA, extender as línguas faladas pela Cortana, aprofundar esta e desenvolver em parceria pelo menos um jogo e um programa que disto faça uso para servir de alavancagem ou âncora do sistema ;

    5- Satisfeitos os pontos 1, 2, 3 e 4, iniciar uma campanha de sensibilização tendo por alvo os utilizadores domésticos para a mudança operada, o novo rosto humano do W10, baixar o preço do sistema e aliciar os utilizadores de cópias não genuínas de sistemas anteriores a aderir ao novo W10, campanha acompanhada de promoções que poderiam consistir p.e. no acesso ao MS Office online durante um período longo e a uma generosa conta na “cloud”, acções estas ainda mais a relevar e implementar na R.P. China e U. Indiana ;

    6- Em relação ao mundo empresarial e entidades públicas, fazer um aturado estudo das suas necessidades e problemas e das razões que as levam a permanecer nos sistemas mais antigos propondo-se a partilhar com estas entidades os riscos da mudança. Especial enfoque na segurança e confidencialidade dos dados propondo-se também a soluções integradas que as façam apostar na mudança ;

    7- Se, implementados os pontos anteriores, ainda persista uma tendência próxima da actual será a altura de mudar de Kernel para o, já bem sucedido e crescente em adesões, Linux.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      O ponto 2 ja existe, eu decido se quero enviar dados à microsoft ou nao…

    2. Avatar de David
      David

      Isso é a tua opinião. Porque partes do princípio que estás certo?

      1. Avatar de George Orwell
        George Orwell

        Não tenho certezas. Apenas uma opinião. Se reparasses no acrónimo IMHO com que comecei o comentário terias desde logo a resposta. IMHO ( In My Humble Opinion = Na minha humilde opinião ). Opiniões com certezas garantidas é como jogar no Totobola depois dos jogos, conforto esse que não disponho, se o tivesse não emitia opinião para não ser desonesto.

        1. Avatar de David
          David

          ah…
          Não percebo muito de acrónimos nem de inglês, por isso IMHOS (In my humble opinion, sorry = Na minha humilde opinião, desculpa)

    3. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      O ponto 1 é feito diariamente. Tapam-se uns buracos, abrem-se outros….
      O ponto 2 já podes riscar. Podes não enviar nada se assim o desejares e não precisas instalar software terceiro.
      O ponto 3 está de certa forma coberto pelo Bash que de futuro poderá ter outras distribuições Linux.
      O ponto 4, dependendo da tua lingua estará ou não tratado.
      O ponto 5 depende das anteriores e como tal está quase tratado
      O ponto 6, quando li “estudo aturado” fiquei na ideia que era algo para terminar no dia de S. Nunca à tarde…
      O ponto 7, é voltar no tempo à celebre discussão entre o Linus Torvalds e Andrew Tanenbaum nos inícios dos anos 90…. (https://en.wikipedia.org/wiki/Kernel_(operating_system)#Monolithic_kernels_vs._microkernels) e não digo que este é melhor que o outro, deixo só a informação.

      Posto isto, parece-me que dos 7 pontos só falta mesmo o ponto 6 (o ponto 7 é quase de opinião…) e como o ponto 6 me parece de dificuldade extrema, penso que o Windows 10 é um sistema operativo perfeito, IMHO e IYHO claro está!

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Eu gosto do 10 mas a coisa tem de ficar estável, alguns updates vem resolver uns problemas mas acaba por trazer outros. Quando a coisa ficar estável e todas as marcas derem suporte de drivers ai sim todos mudam mas com os barretes que tem havido muitas vezes a malta quer é uma coisa que se sirva, nao chateie e nao de problemas e nisso o 7 ja nao da a muitos anos

  5. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    “Viagens. O polvo laranja na Microsoft ”
    https://ionline.sapo.pt/artigo/579346/viagens-o-polvo-laranja-na-microsoft-?seccao=Portugal_i

    Não vejo nenhum artigo sobre este assunto neste site. Porque será?

    1. Avatar de Vítor M.

      És novo cá? Aqui não entra política, isso é política, logo nada tem a ver com os nossos temas.

    2. Avatar de Marquito
      Marquito

      Eu prefiro ver o polvo da google, e esse nao é politico… Ainda. Lembra-me a empresa do Robocop…

  6. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    para mim o melhor sistema operativo de sempre da microsoft

  7. Avatar de censo
    censo

    Desde o primeiro momento que uso o 10, seja em máquina recente, seja em máquina mais antiga. Nunca tive qualquer problema. Todos os programas que uso sempre funcionaram. Para mim, o melhor Windows de sempre. Nas máquinas que reparei, também ninguém se queixa da utilização do 10. Vale o que vale, mas tenho uma boa amostra para poder afirmar que de facto é o melhor sistema feito pela MS.

  8. Avatar de João Mateus
    João Mateus

    Nunca utilizei o windows 7 , passei directamente do Vista para 8.1 e aproveitei o update gratuito para o windows 10.
    Hoje, interrogo-me se fiz bem, pois tenho sentido algo que nunca tinha sentido no windows e uso-o, salvo erro, desde a versão 3.

    Em primeiro lugar a lentidão, talvez porque o hardware (intel Pentium, quad core , 4GB RAM) não é indicado para o mesmo ou a sua arquitectura não é a ideal. Talvez este sistema só devesse ser usado em sistemas onde viesse previamente instalado.
    Depois os upgrades, que normalmente vêm cheios de bugs, que depois são corrigidos em actualizações futuras, para surgirem outros.
    Por fim, as actualizações das drives, pois normalmente é difícil encontrá-los para o windows 10.
    Durante o meu percurso como utilizador (e em alguns aspectos avançado) , tenho contatacdo com vários sistemas operativos (nunca experimentei o MAC) quer em separado quer em conjunto com o windows e normalmente volto sempre ao windows por, apesar de tudo, me parecer o mais avançado do ponto de vista do utilizador e, mesmo assim, com menos bugs, ou com bugs rapidamente corrigidos.

    Mas, desta vez. confesso que estou a ficar um bocado frustrado!

    1. Avatar de censo
      censo

      Tá na hora de mudar de maquina. Esperas o quê? Que a MS continue a desenhar sistemas para máquinas com 10 ou mais anos? Agora não digas mal do sistema por isso. Diz antes mal da máquina que tens.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Caro João, substitua o HDD por um SSD actual, mesmo que o controlador da motherboard seja SATA2 ou SATA1, e verá melhorias muito significativas em termos de velocidade … eu diria que tem portátil até ao fim de vida do windows 10 !!!

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu gosto mais da interface do Vista/7 que dá do 10. O 10 não chama a atenção com a sua interface…

  10. Avatar de Janito
    Janito

    O windows 10 é bom, não uso porque não gosto de atualizações que ameacem a estabilidade de um computador em nome de funcionalidade que eu nem uso