Microsoft ama cada vez mais o Linux! Saiba porquê…

40 Comentários

Aos poucos e poucos a Microsoft está cada vez mais “agarrada” às distribuições Linux. A aproximação da Microsoft e do Windows ao mundo Linux é cada vez mais evidente, e prova disso são as várias distribuições Linux que passaram a estar disponíveis na loja de aplicações do Windows.

No entanto esta forte ligação não se fica por aqui. Ao nível da plataforma Azure, atualmente o sistema operativo mais popular é também o Linux.


Depois de vários anos a criticar as soluções Linux e a comunidade, a Microsoft está agora cada vez mais dependente deste sistema.

Além das várias distribuições Linux que podem ser executadas em pleno Windows 10, a empresa de Redmond até criou a sua própria distribuição Linux, a Azure Sphere que é direcionada para o IoT e para todos os novos dispositivos desta nova realidade.

Linux já domina na plataforma Azure

Em 2017, 40% das das máquinas virtuais da plataforma Azure tinham como sistema base o Linux. Recentemente, Scott Guthrie da Microsoft, revelou numa entrevista que atualmente metade das máquinas são Linux, apesar de esta ser uma estatística variável uma vez que muitas dessas máquinas virtuais são elásticas. 

Guthrie revelou ainda que todos os meses o Linux cresce dentro da plataforma Azure e que os serviços nativos do Azure correm no Linux como é o caso do Software Defined Network (SDN).

it’s about half now, but it varies on the day because a lot of these workloads are elastic, but sometimes slightly over half of Azure VMs are Linux.” Microsoft later clarified

Native Azure services are often running on Linux. Microsoft is building more of these services. For example, Azure’s Software Defined Network (SDN) is based on Linux

Guthrie revelou também que atualmente o projecto GitHub tem mais de 20 mil funcionários que trabalham em mais de 200 projetos open-source. A Microsoft é atualmente a maior [empresa] apoiante de open-source à escala mundial.

Via ZDnet

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fak
    Fak

    apoiante de opensource… sempre negligenciou tudo o que era opensource no passado, até a treta do EMET é closed source e nem sequer é pago…
    digamos antes, apoiamos o opensource, desde que não nos impeça de arrecadar dinheiro nem faça concorrencia conosco.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      É, é uma chatice! Empresa que é empresa serve é para dar de ganhar dinheiro a outros.
      Como se pagam os melões, batatas e feijões, não interessa.

      Que tal estar em OpenWork, trabalhar sem ser pago?

      Santa pachorra!

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Open Source não traduz para Português como Software Grátis!

    3. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Ui, com amigos destes quem é que precisa de inimigos…

  2. Avatar de Alfie
    Alfie

    E como diria o outro: esta Microsoft virou uma coisa estranha, estranhíssima

  3. Avatar de Toninho
    Toninho

    Mas afinal qual é o Hyperviosor do Azure?
    É linux?
    Nope. Sim adivinharam Windows Server 🙂
    Correr VM’s linux em Windows já é normal para muita gente assim como também é normal (talvez menos) correr VM’s Windows em Linuxes.
    Mas para a MS o que interessa é que factura com Linux a correr em Windows.

    Cheers

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      Hypervisor queria dizer em vez de Hyperviosor

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Depois de anos a copiar o linux agora são fãs!? Qual é o senão??

    1. Avatar de Xiba
      Xiba

      KDE que o diga

  5. Avatar de Mico
    Mico

    A Ms voltou às bases, isto é, é uma software house que desenvolve um ecossistema que correrá em Ios, Cuscoid, Linux, windows… e quantos houver mais.

  6. Avatar de Jota
    Jota

    … porque faz as pessoas ver como realmente o Windows é lonnnnnnnge o melhor e como está a anos luz à frente dos outros!!

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    O objectivo é abocanhar o linux, numa 1ª fase esta-se bem a seguir dominar e depois fechar, olha o kernel, bye bye Linus…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Capaz da Microsoft comprar o kernel Linux ou fazer um fórum dele e usar no Windows

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Fórum = fork
        Desculpem do o corretor

        1. Avatar de pia
          pia

          Se não me engano, o kernel não está a venda. Ele é da comunidade, mas é claro que a Microsoft pode pegar parte dele e modelar dentro do Windows.
          Se isso acontecer, poder ser o fim do Linux.

  8. Avatar de apple fan
    apple fan

    dois sistemas arcaicos

    1. Avatar de D4rkw3b
      D4rkw3b

      Mais um iSheep com palas nos olhos…

    2. Avatar de pia
      pia

      A maioria que usa Windows Piratex
      A maioria que usa Linux é porque é pobre, quer tudo de graça e recusa-se a pagar pelo Windows.
      Isso quando não utiliza os dois.
      Já o macOS é para os ricos, pessoas que podem arcar em pagar produtos de alta qualidade, não importando do preço.

  9. Avatar de Sinhogamer.com
    Sinhogamer.com

    Mais um projeto da Microsoft que será descontinuado. Microsoft so presta Windows desktop mais nada

    1. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Vê-se mesmo que conheces o portfolio de produtos Microsoft a fundo…

  10. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    A Microsoft ama o Linux mas comporta-se como uma namorada que, apesar da sua grande paixão, teima em não se entregar ao namorado e partilhar alguns dos seu hábitos como o “open source”.
    Sem “open source” não há consumação do amor. Será sempre um amor platónico.

    Respigando aqui a lírica daquela canção de Rui Veloso e Carlos Tê, A Paixão (Segundo Nicolau da Viola):
    Não fizeste um esforco p’ra gostar e foste embora/ Contigo aprendi uma grande lição /Não se ama alguém que nao ouve a mesma canção / Foi nesse dia que percebi / Nada mais por ns havia a fazer /A minha paixão por ti era um lume /Que nao tinha mais lenha por onde arder

  11. Avatar de Xiba
    Xiba

    Para desespero dos fanboys de Windows… Um dia a Microsoft lança uma versão do Windows baseada no Linux PARA DESKTOP.

    Podem anotar que esse dia vai chegar.

    1. Avatar de Ricardo Marques
      Ricardo Marques

      E tem tudo para criar uma distro de qualidade superior, resolvendo problemas de compatibilidade para muito software que atualmente é complicado de colocar a funcionar em Linux.

    2. Avatar de pia
      pia

      Se isso acontecer, não haverá motivo pro Linux existir. Todos estarão a utilizar o Windows (open source) e que tudo funciona.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Microsoft não ama o Linux, apenas está se apoderando dele.
    Lembrem-se: Embrace, extend and extinguish e o famosos Halloween Documents.
    Pesquisem. Essa empresa tem um passado sombrio. Tem que ser muito parvalhao pra acreditar nela…
    Mas pra users que acreditam em Google, Facebook não me admira o fato de defenderem a Microsoft com uns e dentes a troco de nada.

    1. Avatar de D4rkw3b
      D4rkw3b

      Deixa de ver “documentários” no YouTube e abre a pestana

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        E quem falou em documentários? Será que você burro a ponto de confundir a palavra documents como documentários?

    2. Avatar de gui
      gui

      Acertou em cheio na mosca. É exatamente isso.

  13. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Just business as usual…

  14. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Em primeiro lugar tem que se fazer uma distinção do que é grátis e opensource. ( pesquisem na net sobre o que é cada um ). Lá porque o software é opensource não quer dizer que tal seja gratuito. A Microsoft até pode muito bem fazer um sistema operativo com base no Kernel do Linux e vendê-lo. Porque não? O esforço e tempo não foi a empresa que investiu para ter um produto? Também a Red Hat faz dinheiro com o Linux e ninguém diz nada.
    Agora expliquem-me como é que um sistema totalmente gratuito consegue ser “abocanhado” pela Microsoft? Vocês não acham que já foi tentado várias vezes no passado? O problema é que qualquer entidade ( Microsoft ou qualquer outra empresa ) que queira “abocanhar” o Linux para fazer dinheiro não o consegue; é impossível. Simplesmente se o fizesse, iria perder uma comunidade de milhões de programadores que contribuem a nível mundial para manter o kernel e software. Acham que a Microsoft por exemplo tem dinheiro para pagar a esses programadores todos? Além disso, se forem página da Linux Foundation, adivinhem quais os grandes nomes investem no Sistema Operativo. O único problema que a Microsoft enfrenta com o Linux é pura e simplesmente a compatibilidade com o software já feito, que como muitos sabem, é extremamente difícil de correr em emuladores, bem como algo caro para esse efeito. Um dia em que a Microsoft garanta um Sistema Operativo que corra sem falhas o software desenvolvido até agora para Windows, eles ganham ( penso eu ) um grande nicho de mercado que os utilizadores de Gnome, KDE e afins, que precisam do PC para fazer outra coisa, nesse caso, jogos. Agora tomar conta do Linux? Num futuro próximo, tenho as minhas dúvidas que tal aconteça. Além disso todos sabemos que em termos de performance e utilização de recursos ( pilim também ) quem é que ganha ao Windows.

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    O maior erro que a linux fez foi juntar-se a microsoft.

    1. Avatar de arc
      arc

      A minha resposta para a Microsoft…It is easier to port a shell, than a shell script!

      GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

    2. Avatar de pia
      pia

      A microsoft é membro platinum da comunidade open source…
      Se não fosse a Microsoft, o Linux taria mais na merda.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Agora, entendi, não percebes mesmo patavina de nada. Santa Ignorância acode a este tipo.

        1. Avatar de pia
          pia

          Linux Foundation precisa de dinheiro
          Acorda !

  16. Avatar de arc
    arc

    Um dia em que os uns diabinhos armados em sabichões se juntaram alguém disse…”Future is a concept, it doesn’t exist. Tomorrow never comes, because time is always now.”

    Depois, foram dar uma passeata e apresentaram uma nova tese… e alguém dos fundos, mandou a boca…”Not only try harder but also try smarter!”

    E eu digo…The quieter you become, the more you can hear.

    GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    O Android também é LINUX e não é opensourse e ninguém reclama. Penso que a MS está a seguir o mesmo caminho. Se se pode fazer e é o caminho mais fácil, porque não seguir essa via? O Linux vai continuar a existir. O Windows é que vai mudar.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      É por causa dos blobs, codecs proprietários e pelo Google.
      Parte do código é fechada. É que nem Smart TV que usa o firmware como Linux, mas é fechado, impossível de trocar o firmware por outro, pois está em cima de código proprietário.
      Mas é possível se livrar totalmente do Google ou mesmo enganar ele.
      Uma alternativa é instalar o LineageOS sem os gapps, ou o LineageOS with MicroG
      Há outras alternativas ainda mais severas, mas exigem conhecimento do usuário.

  18. Avatar de Victor
    Victor

    Santa ignorância, das duas uma, ou estás na galhofa ou não percebes patavina daquilo que pensas que sabes.

  19. Avatar de Renan
    Renan

    Já fui muito fã de Linux…mas devemos aplaudir a Microsoft…The Future is now!