Microsoft alterou regras para a oferta a quem testou o Windows 10

66 Comentários

A confusão das licenças do Windows 10 e a forma como estas vão ser dadas aos utilizadores do Windows continua. Depois de ontem a Microsoft ter anunciado que quem participou no programa Windows Insider e nos testes do Windows 10 iria receber uma licença gratuita, voltou agora atrás e alterou ligeiramente a fórmula.

É uma mudança muito simples no texto do anúncio, mas que altera por completo os visados nesta oferta e também a forma como podem ter acesso a ela.

win_10_oferta_1

A notícia de ontem mostrava que a Microsoft tinha reservado uma surpresa para todos os que testaram o Windows 10 pelo programa Insider. Como agradecimento por estes testes, a Microsoft ofereceria uma licença do Windows 10.

Mas, de ontem para hoje, a Microsoft alterou o texto do anúncio e mudou ligeiramente as regras do jogo, passando a colocar algumas limitações no processo.

Do texto de ontem podia ser entendido que qualquer pessoa poderia usufruir desta oferta, mesmo os que não têm uma instalação genuína do Windows, conseguindo assim uma licença válida. Com esta mudança essa possibilidade desapareceu e voltou apenas a ser utilizável por quem tem um Windows genuíno.

As long as you are running an Insider Preview build and connected with the MSA you used to register, you will receive the Windows 10 final release build. Once you have successfully installed this build, you will also be able to clean install on that PC from final media if you want to start over fresh. It’s important to note that only people running Genuine Windows 7 or Windows 8.1 can upgrade to Windows 10 as part of the free upgrade offer.

Para além do adicionar da referência à necessidade de um Windows 7 ou 8.1 genuínos, foram ainda removidas outras referências ao facto desta nova versão “permanecer ativada”.

win_10_oferta_2

As regras anteriores poderiam, mais uma vez, ser aproveitadas por todos os que não tinham versões registadas do Windows e que conseguiriam assim ter acesso a uma licença válida.

Mas a Microsoft quer manter estes utilizadores separados dos que cumprem as regras e, por isso, criou regras específicas para os diferenciar.

Falta a Microsoft esclarecer de forma final como vai ser possível a todos os que participaram no programa Insider terem acesso à sua licença gratuita.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Microsoft, organiza-te!
    Eu continuo a achar que, num momento zero, o Windows 10 vai dar barracada… e das grandes.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Podes explicar porquê? (pelo menos…)

      1. Avatar de Gonçalo Silva
        Gonçalo Silva

        Não é por nada, mas já venho usando o Windows 10 desde que ele existe e parece-me que estão a querer fazer tudo à pressa só para o lançar. Isto é a minha opinião… espero estar errado.

        1. Avatar de flavio
          flavio

          Ao inicio quando disseram a data da release também me parecia isso, mas nas últimas builds ate tem ficado mais estável

    2. Avatar de Double Seven
      Double Seven

      Off topic
      Alguém me arranja um convite para aquele famoso site tuga?

      1. Avatar de EJ
        EJ

        Hummm… qual famoso site tuga?

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          pplware? não é preciso convite 😉 eheh

    3. Avatar de Francisco Silva
      Francisco Silva

      Começo a achar que o Linux é muito melhor.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        +1
        Começa não… é mesmo!

      2. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        qual deles?

  2. Avatar de str
    str

    Entao mas agora andamos nisto, hoje è uma coisa amanha ja nao è bem assim!!!!!!!Essa MS anda a brincar com a tropa sò pode

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Relativamente a isso, não tens que te queixar. Andas há quase 4 anos a ouvir uma coisa hoje, e outra no dia seguinte. Ou já te esqueceste de quem não ia aumentar os impostos?

      1. Avatar de str
        str

        Hum…. bem visto eheheheheheheheh

  3. Avatar de Luciano Rodrigues
    Luciano Rodrigues

    Existe uma tweet feita há 6h atrás com resposta pelo Gabe Aul a confirmar que a noticia de ontem se mantém Quem tem a build 10130 com a conta microsoft que usou no registo do insider program vai receber upgrade e vai ficar activo para sempre.

    @ZacB_
    OK seriously. Do insiders who installed Win10 preview clean (nuking 7/8.1 install) remain activated on RTM or not? cc @GabeAul @joebelfiore

    Resposta:
    @GabeAul
    @ZacB_ @joebelfiore Yes, as long as running a prerelease build connected with registered MSA:
    http://t.co/vlaGyfwzbr

    Link para a tweet
    https://twitter.com/GabeAul/status/612674365436526592

  4. Avatar de Necroman
    Necroman

    Pelo que sei o Gabe já esclareceu e as mudanças no post parecem mudanças para se protegerem legalmente, afinal assim qq pessoa mesmo com XP ou Vista pode atualizar para W10, basta se tornar um insider…

  5. Avatar de Tiburscyo
    Tiburscyo

    Nossa, acabei de instalar o windows 10 preview esperando minha licença free… que pena!
    Mas fora isso notei que o win10 está realmente fantástico, muito rápido e ocupando pouco espaço no HD. Reconheceu todo o hardware sem problemas.

    Estou usando ele em dual boot com meu linux mint 17.2

    1. Avatar de Luciano Rodrigues
      Luciano Rodrigues

      Aparentemente ainda se pode
      vai ao twitter e cola isso afrente do .com GabeAul/status/612674365436526592 e ve a pergunta e resposta do GabeAul, ele confirma que vais receber a licença free.

      1. Avatar de Tiburscyo
        Tiburscyo

        Pelo visto está uma confusão interna na Microsoft, de um lado querem popularizar o win10 a todo custo (mesmo com algumas licenças free) e do outro não querem perder dinheiro com as licenças… vamos ver qual vai ser o veredito final até o final de julho

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Como fizeste isso? Eu desde que instalei o W8.1 que deixei de ter acesso ao Ubuntu!

      1. Avatar de Tiburscyo
        Tiburscyo

        Ricardo, eu instalei em dois hds separados

        instalei o win10 utilizando um pendrive com o software rufus
        instalei o linux mint com um pendrive utilizando o software yumi
        ambos funcionaram bem

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Pois.. Dois HDs deve facilitar a coisa..
          Obrigado pela resposta Tiburscyo!

          1. Avatar de Joao Miguel
            Joao Miguel

            Se o Windows foi instalado depois do Ubuntu, sugiro este artigo:
            https://pplware.sitedev.pt/linux/recuperar-o-grub2-apos-instalar-o-windows/
            Já fiz isso a algum tempo, se a memoria nao me falha, no ponto 3 desse artigo deverá substituir “-–root-directory” por “–root-directory”.
            Cumps

          2. Avatar de Joao Miguel
            Joao Miguel

            Correcção: é “-–root-directory” mas com 2 traços iguais, não apenas 1, como indiquei, nem podem ser diferentes, como no artigo.
            Cumps

          3. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Obrigado João!

          4. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            EasyBCD resolve isso..

      2. Avatar de Maxim
        Maxim

        Isso aconteceu porque quando se instala o windows perde-se a opção de escolher um sistema operativo que sao seja windows. você tem de restaurar o GRUB, é só ver no google

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Obrigado Maxim!

        2. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Estou a ver que nem na versão 1000 a M$ aprende a ver o grub…

  6. Avatar de cypolaris
    cypolaris

    Meus caros, vamos lá desligar o complicómetro.
    Isto não é assim tão complicado de perceber e é uma conversa que já se arrasta há tanto tempo e cada vez que se traz o assunto à tona, as pessoas ficam mais confusas do que esclarecidas.

    É necessário que as pessoas percebam que o Windows 10 será a última “versão final” do Windows, que passará daí em diante a funcionar como um serviço constantemente atualizado, à semelhança do que acontece com o Office 365 ou com a Adobe Creative Suite.

    Assim sendo:

    1. Quem tem Windows 7 e Windows 8.1 instalado com licença genuína, obterá atualização gratuita para Windows 10;

    2. Quem tem Windows 7 e Windows 8.1 pirateado pode obter a atualização gratuita para Windows 10, apesar de a licença continuar inválida após a atualização;

    3. Quem participa no programa Windows Insider vai de facto receber a versão final do Windows 10 gratuitamente, sem necessitar de uma licença do Windows 7 ou Windows 8.1. A nuance aqui é que o programa Windows Insider vai continuar para além do lançamento do Windows 10, de modo que a licença só é necessária se o utilizador entender que quer permanecer na versão estável e oficial do Windows 10 e não continuar a receber as builds experimentais.

    Assim, quem permanecer como Insider vai receber a atualização para a build final do Windows 10 e todas as builds experimentais que se seguirem depois do lançamento, com a contrapartida de conceder expressamente, nos termos de utilização do programa Windows Insider, as informações detalhadas do sistema e todos os inputs por voz e teclado (keylogs).

    Aliás, á está previsto um conjunto alargado de atualizações para o WIndows 10, pelo que os Insiders terão acesso às versões prévias que incluem essas atualizações e poderem testar e submeter feedback, tal como têm feito até agora, antes de as mesmas serem disponibilizadas na versão oficial.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Será um pouco então como no open source..

      1. Avatar de Maxim
        Maxim

        Ao que parece, a diferença é que os utilizadores não ajudam a programar, só dão as ideias, e quem programa é que recebe cash, quem dá as ideias só recebe uma cópia do windows, e essa só recebem porque ainda é útil para a microsoft.

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Licença de utilização…

  7. Avatar de Marc Pereira
    Marc Pereira

    Continuo sem entender o porque de tanto alarido com o windows 10 e sempre a lançar noticias sobre o windows 10 vai ser assim, mas afinal o windows 10 já não vai ser assim, mais valia ignorarem por completo o windows 10 até ao momento que tenham informação concreta, chega de “ai meus Deus a microshit vai “oferecer” o windows 10, afinal já não vai, espera lá afinal vai a quem fez o não sei qual…” ninguém dá nada a ninguém, a microshit esta a fazer a sua jogada de propaganda e mais nada……

    1. Avatar de José Jr.
      José Jr.

      ……E também com a referida atualização (KB3065583) mais uma vez entrar na privacidade dos PCs, como com o WGA (lembram), mas desta vez com o consentimento do propriotario opss proprietário!!!!!

  8. Avatar de Necroman
    Necroman

    Pedro Simões tem de atualizar este artigo ou fazer um novo para clarificar a situação:
    – O Windows 10 é grátis para insiders.

    Apenas aconteceu o que eu já tinha dito antes, eles estão a protegeres muito por causa do “loophole” que criaram e que faz com que todos os utilizadores possam ter acesso ao Windows 10 gratuitamente (basta ver os sites que já apareceram a mostrar como instalar o Windows 10 gratuitamente mesmo sem licenças do 7 ou 8)

  9. Avatar de pedro sousa
    pedro sousa

    Eu sinceramente já não entendo nada,eu hoje já não vou conseguir dormir!
    Não há direito para andar a brincar com os utilizadores,logo agora que me estava a preparar para brincar com o Cortana.

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Este artigo aplica-se a penas a um sub-grupo de utilizadores do Windows que participaram no programa Insider (programa de desenvolvimento do Windows 10). Para o utilizador comum, nada disto interessa.
      Dia 29 de Julho qualquer pessoa que tenha o Windows 7 ou o 8.1 poderá fazer o upgrade gratuito para o Windows 10! Simples!

  10. Avatar de Censo
    Censo

    A Microsoft lança a confusão, os utilizadores lançam a confusão, o pplware aproveita e lança confusão…e ninguém pára de falar do Windows 10. É uma estratégia de marketing como qualquer outra…

  11. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    O que seria uma excelente estratégia por parte da MS era oferecer o W10 a todos os donos de WP! A MS não tem uma caixa de sugestões?

  12. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Então ficamos como ?! Hoje já estive a instalar o windows 10 na main machine então para nada ?! Acho que eles precisam é de pessoal novo na PR que isto assim não vão a lado nenhum lol

  13. Avatar de KingDi
    KingDi

    Começaram a ver tantos registos “à toa”, em 1 ou 2 dias no programa Insider, que até mudaram de ideias xD

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      Mesmo, só espero que seja mentira porque o mínimo que eles poderiam fazer é oferecer-me uma cópia visto que ando metido nisto quase desde o início, não digo que não gostei de usar, mas mesmo assim…

  14. Avatar de Leandro Antunes
    Leandro Antunes

    Por favor exclareçam-me uma coisa: O win 10 é gratuito para quem tem licença de 7/8/8.1 durante quanto tempo?

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Uma vez feito o upgrade, o sistema é teu para sempre! No entanto só tens 1 ano para fazer o upgrade – ou seja, a partir do dia 29 de Julho tens 1 ano (-> até 29 de Julho de 2016) para instalares o Windows 10. Após essa data, se quiseres fazer o upgrade, terás que pagar.

  15. Avatar de Win10
    Win10

    Ent mas afinal vai ser gratuito para quem? e afinal vai ser só no 1º ano? então e se actualizar o pc aos meus pais eles depois disso ficam limitados ao final de 1 ano?

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Não!!! Não há nenhum “limite ao fim de 1 ano”! Uma vez feito o upgrade para o Windows 10, o sistema é teu PARA SEMPRE! No entanto, só tens UM ANO para FAZER o upgrade. Entende desta forma: Até 29 de Julho de *2016* quem instalar o Windows 10 não paga nada. A partir daí, quem não tiver ainda instalado e pretenda fazer, terá que pagar.

      1. Avatar de Sapo
        Sapo

        Grato pela informação.

  16. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    volta a regra antiga, quem tem w7, w8 ou 8.1 ja originais atualiza normalmente parao w10, sendo esse seu windows atual ORIGINAL, se for pirata atualiza, mas vai continar pirata, depois de 1 ano se vc não atulizou tera de pagar pelo w10

  17. Avatar de Nuno Nascimento
    Nuno Nascimento

    Nao percebo porquê tanta confusao… Quem pagou pelo windows 7 ou o 8 vai estar a disposto a pagar o 10. Quem o pirateou vai piratear novamente. Querem é licensa a pála para dizerem “ah e tal tenho licença genuína” quando só o que lhes interessa é usar o SO…

  18. Avatar de flansergio
    flansergio

    E vocês acham que a microsoft vão dar nada de graça a ninguém , alem de ser caros os seus sistemas operacionais no brasil , isto e a causa de pirataria muito forte

  19. Avatar de fornost
    fornost

    instalei hoje o preview, nem cheguei a usar, literalmente, por mais que 2 minutos, e deu um crash ao “rodar” a tela, não conseguir fazer nada, não abri uma pasta sequer… tive de realizar o roll back pro windows 8.1. Notei que minha placa de vídeo (ícone) não iniciou, o que iria prejudicar usar o photoshop, por exemplo. Portanto, no momento, deixo pra lá a idéia de testar a versão. Vou esperar o lançamento no dia 29 no meu notebook (ao invés de colocar a prévia agora no PC principal)

  20. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Concordo com a indignação das pessoas, mas a verdade é que se formos a ver, não seria muito lógico para quem tem o Windows genuíno e que pagou por isso, ver quem anda sempre com versões pirateadas, a ter o mesmo direito.

  21. Avatar de Olacir
    Olacir

    De qualquer maneira, estou esperando pelo dia 29, pirata ou não, quero usar, só estou acompanhando o desenvolvimento por fora..

  22. Avatar de Robert
    Robert

    eu atualizei o windows 10 mas no meu fico rum, e o desenho da bandeira da microsoft de reserva para o windows 10 sumiu, quando eu voltei para o windows 8.1. eu queria saber se no dia do lançamento ele vai atualizar no meu pc??

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Quando o Win10 for lançado, pode ir ao site oficial da Microsoft e fazer o download do upgrade.

  23. Avatar de Unknown
    Unknown

    ainda bem que voltei a instalar o w10 faz 2 semanas! vou esperar pela key!

  24. Avatar de JJ
    JJ

    As regras não se alteraram! A oferta vai manter-se!

    O que a Microsoft acrescentou a informação é que, mesmo os Insider, para ficarem com a versão final do Win10 legal/valida, terão de ter uma licença legal/validade do WIn7 ou Win8…

    Sem essa informação, a malta ficava a pensar que qualquer um podia ficar com o Win10 sem qualquer custo, tendo ou não uma versão oficial do Windows…
    Se assim fosse, a Microsoft passava a ideia que andar na ilegalidade compensa, visto que mais cedo ou mais tarde, passa-se a ser legal. E isso não é assim!

  25. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Eu tenho uma duvida, tenho o Windows 8.1 já com a pré-reserva do Windows 10 efetuado.
    Vou poder fazer o upgrade gratuito para 10.
    Até aí nada de novo…
    A minha questão prende-se e se eu quiser instalar o Windows 10 de raiz através de uma Iso como é que eu faco visto a Microsoft só disponibilizar update e não ter falado em .ISO

    1. Avatar de vbfernandes
      vbfernandes

      Mas convem fazer o download do ISO para depois poder fazer uma instalação limpa.
      E tem de ter,no minimo a atualização de teste 10130 instalada,antes de atualizar para a versão final.
      Espero ter ajudado.

  26. Avatar de RafaelCP
    RafaelCP

    Esses gajos mudem de opinião como uma mulher de roupa antes de um encontro! Decidem-se e só mas SÓ depois anunciem, uma vez anunciado não voltem atrás! É assim que se arranjam problemas de confiança!

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ah,ah,ah. 😀 😀 😀

  27. Avatar de S. Pedro
    S. Pedro

    Não relacionado com o post, mas ainda estou muito indeciso quanto ao W10, acham que deva criar uma imagem do sistema e depois fazer o upgrade e ver como tudo funciona e se realmente não me adaptar ou houver algum tipo de incompatiblidade em relação a certos programas/jogos (um dos meus maiores receios), voltar a instalar a imagem do sistema que criei?

  28. Avatar de Bejense
    Bejense

    Está explicado aqui:
    http://www.theverge.com/2015/6/22/8826117/microsoft-forced-to-explain-who-really-gets-windows-10-for-free

    só quem continuar como beta tester (e deixar enviar TODA a actividade para a msft – conversas vox e texto incluidas) tera direito a ter o w10 legal ENQUANTO o fizer – assim q deixar de fazer a licença deixa de ser legal