Microsoft acaba de lançar o Windows 10 para Internet das Coisas

15 Comentários

Os planos da Microsoft para o Windows 10 é trazê-lo para o máximo de plataformas possíveis, desde o desktop até ao smartphone, passando por várias outros locais.

A ideia de conseguir ter o Windows 10 a correr num Raspberry Pi era conhecida e a Microsoft acaba de lançar a versão final do Windows 10 IoT, preparada para os pequenos computadores.

win_10_iot_1

Esta é a primeira versão do Windows criada para estes pequenos computadores, preparada para ser usada para todos desenvolverem as suas aplicações e os seus programas para esta plataforma.

A maturidade desta nova versão é grande, o que levou a Microsoft a apresentá-la na sua forma final e pronta para ser usada, tanto no Raspberry Pi como no MinnowBoard Max.

Depois de ter sido apresentado na última conferência Build, a Microsoft continuou a desenvolver esta versão, preparando-a para ser usada e também com algumas das funcionalidades essenciais que ainda lhe faltavam.

Esta versão agora apresentada traz finalmente o suporte para Wifi e para Bluetooth, elementos essenciais para poder ser usada em produção e para o desenvolvimento de aplicações.

Para além destas duas novidades existem muitas mais que esta versão trouxe. A lista completa pode ser encontrada aqui e destacamos as seguintes:

  • Suporte melhorado para Python e Node.js, incluindo um novo template de projecto Express Node.js
  • A performance do GPIO no Raspberry Pi 2 foi melhorada de 8X para 10X
  • Conversor “Analog-to-digital converter” (ADC) e “pulse-width modulation” (PWM) são agora suportado via breakout boards e ICs
  • Novas API Universal Windows Platform (UWP) dão controlo facilitado a funcionalidades o sistema de gestão, como a definição de timezone e ligações de rede

Esta nova versão pode ser já usada por todos os que tenham um Raspberry Pi ou uma MinnowBoard Max, podendo ser obtida no site da Microsoft dedicada ao Windows 1o IOT.

A base para a criação de novas aplicações, dedicadas à Internet das Coisas está disponível e mostra que a Microsoft está mesmo a preparar-se para chegar à quase totalidade das plataformas que existem.

Não é uma versão total do Windows 10, com ambiente gráfico e aplicações, mas é uma base de trabalho excelente para que possam ser desenvolvidas aplicações que depois se podem integrar com todos os novos locais onde a Internet está a chegar.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Alguém me sabe dizer porquê que me aparece rectangulos com um x dentro espalhado por todo o texto aqui ppw quando abro no chrome e já não me aparece no edge?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Estás a ver imagens? Normalmente esses X’s são de falta de imagens.

      1. Avatar de Phil Walker
        Phil Walker

        não me parece estão espalhados por todo o texto.

        1. Avatar de csrbrito
          csrbrito

          Provavelmente o teu browser tem spyware. Esse sintoma indica tudo para isso pk esses spywares injectao banners nas paginas.

      2. Avatar de M3mn0t
        M3mn0t

        Pedro, muito boas noticias! Esta release é apenas para PI2, ou funciona nos modelos anteriores?? Obrigado!

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          Só funciona na 2. No anterior não.

  2. Avatar de João Terra
    João Terra

    o que a MS quer é roubar utilizadores do android e ios e isso é nojento o que essa empresa anda a fazer é a roubar protótipos de projectos dos outros. Intel e MS podem se instinguir de vez

    1. Avatar de csrbrito
      csrbrito

      Oi? Estamos a falar de micro PCs,que sao usados em projectos de robótica, servers, etc… Lonje deo Android… E iOS nem velo nestas placas… Tu tas no artigo errado!

    2. Avatar de rand
      rand

      A roubar protótipos? Do que é que estás a falar?
      A palavra “instinguir” não aparece nos dicionários de português.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tirando o resto que não percebi do que estas a falar, não é normal uma marca querer roubar clientes aos concorrentes? Não vejo o que tem de nojento.

    4. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Conversa de Fanboy, quando o google têm praticamente tudo ao redor…loool
      Microsoft não está a fazer nada de errado, antes pelo contrario está a renascer…

    5. Avatar de Gilo
      Gilo

      Nao percebi o raciocinio..

  3. Avatar de vituguz
    vituguz

    Não roda no raspberry pi B pois nao?

    1. Avatar de JackMarshall
      JackMarshall

      Daquilo que percebi sim 🙂

      https://dev.windows.com/en-us/iot

  4. Avatar de miguel
    miguel

    É so linha de comandos? Não tem nenhum ambiente grafico?