MediaTek não vai aderir ao Windows 10 nos processadores ARM

33 Comentários

A ideia de colocar o Windows 10 a correr em todas as plataformas está firme na Microsoft. Se na maioria das plataformas não será complicado, o problema está nos processadores ARM.

Se a parceria com a Qualcomm é uma certeza, a MediaTek veio agora marcar a sua posição e alertar que não vai aderir ao Windows 10 nos processadores ARM.

Logótipo MediaTek

Foi no final do ano passado que a Microsoft anunciou que estaria a preparar, em conjunto com a Qualcomm, a chegada do Windows 10 aos processadores ARM. Em vez de criar uma versão própria para estes processadores, a ideia é virtualizar este sistema, emulando as aplicações X86.

Se tudo parece ser simples para a Qualcomm, que abraçou o Windows 10 para um futuro próximo, o mesmo não se pode dizer do segundo maior fabricante destes processadores. A MediaTek não está disposta a apostar nestas novas tecnologias, e a culpa é do passado, provavelmente do Windows RT.

We’ve been down this path before, and we’ll see

As palavras de Finbarr Moynihan, diretor geral de vendas da MediaTek, são claras e mostram bem a posição deste fabricante de processadores.

Windows 10 nos SoCs MediaTek

A MediaTek irá manter a produção de processadores ARM para equiparem os Chromebooks e outros dispositivos, mantendo-se longe do Windows. De acordo com a MediaTek, colocar um processador ARM a correr o Windows 10 é o mesmo que colocar um processador Intel num smartphone, referindo-se à pouca usabilidade que tem e ao pouco retorno de investimento que trará.

Provavelmente a má experiência do Windows RT e o pouco investimento que a Microsoft colocou neste sistema está a guiar a opinião da MediaTek, que procura apenas as áreas certas para investir.

Caso o Windows 10 nos processadores ARM se mostre um sucesso então a MediaTek irá seguir esta nova linha, chegando no entanto tarde, estando já a Qualcomm numa posição de domínio, com o seu processador Snapdragon 835.

Microsoft: A revolução no mundo dos PCs está a chegar

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tulio
    Tulio

    Me digam que futuro o Windows pode mudar em ARM?

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Dispositivos ultra portáteis com consumos ultra baixos.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Eu tenho um Lenovo Book e tem consumos muito baixos e W10. Se a Intel fizer Core M a 10nm mais optimizados, não precisas de ARM

        1. Avatar de Toder
          Toder

          Se fizer, disseste bem, mas nao faz

    2. Avatar de Toder
      Toder

      360 graus! Isto se tudo der certo claro! Imagina teres um processador de smartphone a correr full windows, assim os tabletes e mini pcs poderão crescer nas vendas, depois haver um consumo de energia/batteria menor etc etc

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        360º huh? Paulo Bento, és tu?

      2. Avatar de Luis Felix
        Luis Felix

        eu tenho um chuwi hi10 com um intel a correr aplicacoes 64bit sem problema algum! no meu ponto de vista nada de novo sendo arm ou nao…

        1. Avatar de Edimar
          Edimar

          Quanto pagou de taxa na alfândega?

        2. Avatar de Toder
          Toder

          Mas ninguém disse que nao corre bem, mas diz.me quantas horas de baterias tens nesse chuwi, pois ai esta o problema

  2. Avatar de cacun
    cacun

    O pensamento aqui não será ao contrário? Eu não quero MediaTek em plataforma nenhuma…..

    1. Avatar de L_730
      L_730

      +1. Lixo não obrigado.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Pensamento um bocado retrogrado de quem não conhece a atual mediatek… não a mediatek dos inicios … mas pronto para criticar o que importa é o que o outros dizem e não a experencia …

    3. Avatar de Toder
      Toder

      Xddd, essa foi forte, mas axo que sim mediatek a maioria das pessoas nao quer, pois o suporte deles com drivers e updates é terrivel

  3. Avatar de John
    John

    A Mediatek não vai aderir ao Windows 10 ? Ufa, já estamos safos, utilizem isso nos Android. Qualquer pessoa informada dispensa Mediatek de bom grado.

    1. Avatar de So7t
      So7t

      +1 Best comment so far!!

  4. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    comparacao errada. seria colocar atom n270 a correr windows vista.

  5. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Com esta decisao, se nao a mudarem, a Mediatek vai pelo cano abaixo uma vez mais.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Bem, eu estou a usar um equipamento com mediatek e ainda não me aconteceu nada de anormal… Ou será que os snapdragon não tiveram por aí uns pequenos tropeções resolvidos com uns clocks e afins..?!?

    A concorrência é saudável e promove a evolução tecnológica, desde que o produto seja bom e equilibrado o mercado irá o aceitar nas múltiplos segmentos de consumo.

  7. Avatar de José
    José

    Ao contrário de algumas opiniões aqui, eu não quero Win10 em plataforma nenhuma.
    Se a aposta da Microsoft for igual há que teve com outras versões moveis é um projecto que vai morrer há nascença. O que eu gostaria sim, era comprar um telemóvel e independentemente da marca ou do hardware, poder escolher qual o sistema operativo que pretendia utilizar, isso sim, é que é a revolução para o futuro.

    1. Avatar de rfonz
      rfonz

      +1 espero por isto já a muito tempo, banalizar de tal forma os smartphones onde seja possivel fazer o mesmo com os pcs’s. Compro o hardware e meto o SO que eu quiser

    2. Avatar de Toder
      Toder

      E que tal abrires uma empresa e fazer essa tua idea real? É muito facil dizer isso, mas dificil de realizar, pois os sistemas trabalham diferente, e mesmo que desse as fabricantes de OS nunca iriam querer isso, diz.me porque nos pcs nao acontece isso? Sim tem uns pcs a venda sem OS nenhum instalado, mas sao poucos

    3. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Morrer à nascença, hein?!
      Ah! Ah! Ah!

    4. Avatar de Rui
      Rui

      O Win 10 Mobile vai morrer ?
      Não deves estar a ver a fotografia toda, e o alcance daquilo que a Microsoft está a querer fazer.
      Já agora o SO mobile mais seguro é o W10M vê lá tu, podes ler aqui – https://www.nextlogik.com/which-mobile-os-is-most-secure-ios-android-or-windows-slideshare/

  8. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Ainda bem que não vai aderir. Aliás, devia fazer o mesmo com o Android.
    Bastou um Mediatek para perceber que Mediatek nunca mais!

  9. Avatar de So7t
    So7t

    O problema da Mediatek está na propriedade industrial !!! É sabido que os chineses são os maiores clonadores do mundo!!!

    Se abrisse o código fonte referente aos seus chipsets iriam chover processos em tribunal por uso abusivo de IP de terceiros, iria ser um chorrilho de royalties por pagar!! 😛 😛 😛
    Por outro lado basta olhar para as empresas que tem actualmente o WIN10 a rodar para se perceber que também são das mais “abertas” no mundo Linux!! Qualcomm e Broadcom, Allwinner/Intel todas partilham o codigo fonte e que por sinal sao as que tem a rodar versões WIN10 stack compatible!! :d

    De facto se ha aqui um lado que sai a perder é a propria MEDIATEK e o mercado agradece… 😛

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Adoro estes comentarios de “haaa e tal ainda bem que não há meditek, mediatek é m****” , bem pensem assim há vontade que eu continuo com o meu Helio x20 a bombar sem problemas 🙂

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Assim há vontade? Parece-me, salvo melhor opinião, que não há mesmo vontade! De todo…
      Deixa mas é as pessoas pensarem e expressarem-se à vontade, que isso é o mais importante. E quando exageram, os moderadores residentes estão sempre atentos e vigilantes….

      1. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Bom para ti.
        Já se pensares em trocar de rom, as coisas vão-se complicar.
        É que ao contrário dos restantes fabricantes, a mediatek não publica as fontes dos chipsets, e sem isso é praticamente impossível criar roms alternativas
        Assim que terminar o periodo de suporte, ficas eternamente na versão do SO que tiveres de momento enquanto nos restantes podem evoluir, ainda que não seja de forma oficial.
        Sem dúvida que o teu helio x20 é excelente em desempenho, e ainda bem que estas contente, mas não recomendo a ninguém.

  11. Avatar de irlm
    irlm

    se a coisa der para o fracasso de vendas no futuro, talvez voltem, visto que ficaram atrás da qualcoom.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Acho bem ficarem na defensiva a ver o que vai acontecer.
    A MS é perita em tropeções, é preciso cautela.

  13. Avatar de stealth
    stealth

    os arm’s ja tem uma performance fantastica… emular x86 vai ser o melhor windows de todos…