Kodi chega à loja de aplicações do Windows 10

82 Comentários

O Kodi é provavelmente o Media Center mais popular da actualidade. Este projecto foi apresentado em Agosto de 2014 e, desde essa altura, muitas são as funcionalidades que têm vindo a ser integradas e também a estabilidade da plataforma está cada vez melhor.

Agora a boa notícia para os utilizadores do Windows é que o Kodi chegou à loja de aplicações.

kodi_02


Enquanto alguns programadores desistem da plataforma Windows, os responsáveis pelo Kodi anunciaram que o Media Center mais popular do mundo está agora na loja de aplicações do sistema operativo da Microsoft.

Isto quer dizer que além de simplificar a instalação, o utilizador não necessita de andar sempre no site do projecto à procura de actualizações.

Além disso, o Kodi passa a ser uma app universal o que significa que pode ser executado no Windows 10 para desktops, portáteis e até mesmo tablets.

kodi_01

A versão disponível actualmente na loja de aplicações do Windows é o Kodi 17 beta 2. A equipa responsável pelo Kodi referiu também que irá continuar a disponibilizar as versões beta, até chegar à versão 17 estável. Para quem pretender testar outras versões, basta que aceda ao site do projecto (aqui) e faça download da versão que deseja.

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SpeedyAlmeida
    SpeedyAlmeida

    Desktops, portáteis e tablets são todos da mesma plataforma. O facto de ser aplicação universal quer dizer que pode ser disponibilizado em plataformas diferentes: PC, mobile, Xbox, hub, iot e hololens.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Mas, na realidade, não é Universal… Tablets, supostamente só surface. O resto ainda não é reconhecido (pelo menos pela leitura rápida no site deles).
      Ainda não testei, mas por acaso vou testar no Surface, para saber se finalmente existe gestos a funcionar no kodi para tablets windows.. É a única coisa que sinto falta em relação a Android/iOS é a falta dos gestos :/

      1. Avatar de SpeedyAlmeida
        SpeedyAlmeida

        Pois, quando chegar a casa vou experimentar nos meus tablets ( não surface ). Mas todas as apps da Loja disponíveis para o meu desktop estão igualmente disponíveis para os tablets, com o touch e tudo. Neste caso concreto é uma questão de experimentar. Não é que me faça muita falta pois já tinha o Kodi a funcionar igualmente nos tablets (versão x86) com touch e funcionava sem problemas. Estou mais ansioso é que disponibilizem igualmente as versões mobile e xbox.

      2. Avatar de P
        P

        Se é uma UWP (acho que é assim) funciona em todos os tablets. A equipa do Kodi pode apenas ter testado no surface, mas é suposto correr em todos

        1. Avatar de SpeedyAlmeida
          SpeedyAlmeida

          Sim, supostamente não há diferença de compatibilidade entre um Surface e outro tablet. A questão é esta versão do Kodi foi feita a partir da aplicação de conversão x86 para uwp e ainda não está uma verdadeira uwp. Mas é esse o objectivo.

      3. Avatar de Rui Carriço

        Desculpa? Eu tenho dois Tablets, um Asus e um chinoca e funciona em ambos, funciona em qualquer Windows 10. Falta chegar à Xbox e ao Mobile

        1. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          “It will not be possible to run Kodi on anything else but a Windows 10 desktop computer or Surface”

          Do site do Kodi. Só parafraseei. Não sei até que ponto faz sentido ou não, mas é o que diz. No surface funciona igual à win32, ainda sem os gestos, infelizmente…

  2. Avatar de EC
    EC

    Só um pequeno reparo: o Kodi de facto foi lançado em 2014, porém fruto dum rebranding do afamado XBMC, que data de 2003.
    Sobre esta versão que está disponível na Windows Store, versão 17 beta 2, tem bastantes alterações na interface ao contrário que vinho sendo aplicado nas anteriores versões. Tive algum tempo a redescobrir as opções de configuração e personalização que normalmente utilizo. É de referir que alguns addons não funcionaram, nomeadamente alguns do pack fusion – não sei se foi azelhice da minha parte ou se necessitam de também um upgrade para esta nova versão.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, foi um rebranding do “velhinho” XBMC

      1. Avatar de RATM
        RATM

        Pedro, apenas uma questão: tenho tentando, em vão, fazer correr determinados addons, em diferentes PCs onde instalei, sem problemas, o Kodi 16.1. Curiosamente todos os que dão problemas são Toshibas, com win10… Alguma sugestão? Os addons que não funcionam correm(normalmente) conteúdos f4m e sportsdevil… Listas IPTV rolam sem problemas e outros addons. Estranho ainda mais porque num Toshiba Satellite com 10 anos correm sem espinhas! Qualquer ajuda será bem-vinda!

        1. Avatar de RATM
          RATM

          Problema solucionado.Obrigado de qq forma!

    2. Avatar de SpeedyAlmeida
      SpeedyAlmeida

      Ya, eu comecei a utilizá-lo em 2004 na Xbox e aquilo transformou-me completamente a consola. Ter todos os jogos, filmes e músicas no disco com as capinhas. Muito bom.

    3. Avatar de rui
      rui

      Os addons precisam de update e o proprio programa precisa da adição de funcionalidades que só terá na versão final. Há coisas que ainda falta. Isso ajuda a que nem todos os addons funcionem.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Não se que addons te referes, mas a maior parte funciona sem problemas. Só é preciso saber um bocadinho.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Fiz a atualização do 16.1 para o 17 e o Plexus deixou de funcionar, “torrent not available or invalid”.
          É um dos que não funciona? Ou preciso de fazer alguma coisa mais?

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    desculpem a ignorância do macaco, mas conheço mto pouco (ou nada) este software, mas isto é o quê tipo PopcornTime?? é legendado na parte dos filmes?? Sorry!! 🙁

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Não é nada disso. Mas também dá para isso 🙂
      É um media player com suporte para diversos addons.
      Agora, tens addons que disponibilizam isso, ou TV por stream, ou manter uma biblioteca organizada (com metadatas organizadas)… Coisas assim..

    2. Avatar de Joao
      Joao

      É apenas um media center. Se tiveres ficheiros de video por exemplo no computador o Kodi identifica e organiza os filmes, séries e música. Existem depois uma series de addons para outras funcionalidades.

      1. Avatar de MyBad
        MyBad

        É de facto um media center, mas o grande trunfo é poder instalar addons que permite conteúdos “não-oficiais” (não sei se me fiz entender…), como por exemplo o Exodus ou SALTS para filmes; SportDevils para as jogatanas do Sporting :); Ultimate White Cream para filmes e clips de “karaté-alentejano”. Estes addons podem ser instalados manualmente ou através do pacotes como o Fusion – que é bem mais prático. Há um bacano que tem um blog bastante atualizado onde explica passo-a-passo a intalações destes addons. https://seo-michael.co.uk/top-10-add-ons/

        1. Avatar de MACnista
          MACnista

          AHHH OK OK obrigado a todos pelos esclarecimentos ;)!!

        2. Avatar de rui
          rui

          “Karaté-alentejano”? haha. Muito bom

        3. Avatar de alex
          alex

          ….já agora será que me sabem dizer se é um problema do meu KODI e/ou sistema (Android versão 16.1 instalado numa “coisinha tipo raspberry” – Orange PI Plus 2″. O facto é que as “jogatanas do Sporting ou outros” através de SportDevils ou IPTV dá com boa qualidade mas com “engasgos” constantes na imagem principalmente. Haverá algum “truque” que me estará a escapar??

    3. Avatar de JRAMOS
      JRAMOS

      O programa por si so, é um media center podes carregar os teus proprios filmes, fotos, outros là dentre, mas suporta “modulos” de outras pessoas que podes ter filmes e séries legendados, mas de uma forma menos legal

    4. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Boas! Este software dá para várias tarefas. Eu, como a maior parte das pessoas que usa Kodi, tenho listas e add-ons que me permitem ver uma data de canais por cabo… mas através da internet, no Kodi.

    5. Avatar de Bruno Lopes
      Bruno Lopes

      Vai a YouTube e escreve adons kodi em português, vê, lê sobre a informação dos adons e vais ver que vais querer ter, experimenta, tens canais pagos que existem na cabo, filmes e séries que agora até traduzidos para PT – PT, vem alguns podem aparecer em PT – BR. Mas o serviço é bom.

  4. Avatar de Joao Torres
    Joao Torres

    Dizer-se que o KODI “é apenas” um Media Center é reduzir em muito a poderosa ferramenta que temos em mãos!!!

    1. Avatar de alex
      alex

      Sem dúvida!!!

    2. Avatar de EC
      EC

      Então um “Media Center” não é uma plataforma de acesso à conteudos multimedia, ou seja uma plataforma de entretenimento que permite assistir a filmes, programas, podcast, tv, jogos e outras fontes da internet. Deves estar a confundir o termo “media center” com o simples “media player”.

  5. Avatar de Aybara
    Aybara

    Realisticamente, quais são as probabilidades de ser disponibilizado na store da Xbox?

  6. Avatar de Zé

    Para quando na AppleStore?

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Já existe há muito! A Applestore é sempre a primeira a receber as aplicações…

      1. Avatar de SpeedyAlmeida
        SpeedyAlmeida

        Não, não existe. Só sacando por fora e fazendo sideload ou então num dispositivo com jailbreak.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não existe mas de certeza que existem melhores 😛

        1. Avatar de rui
          rui

          Melhor que o kodi? Haha. Bela piada.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ironia amigo. Já o comentário do Alpha foi cheio dela 🙂

  7. Avatar de Marco
    Marco

    É uma app universal? Posso instalar em windows 10 mobile?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Eles disse que é beta… pode ainda não dar.
      Mas se o objectivo, como dizem, é ser uma app universal, vai dar para todos os dispositivos Win10.

  8. Avatar de Ricardo Freitas
    Ricardo Freitas

    Na Apple TV 4, sideload =)

  9. Avatar de desatento
    desatento

    Quem quiser experimentar o KODI deve de instalar a versão 16 e não a 17, conforme anunciado na noticia, que está em evolução (Beta), dado que a ver. 16 é a mais estável, assim aconselham os próprios autores do projeto, para quem em duvidas no site do projecto está la as versão base para os sistemas operativos suportados, nota os addons não vem com o Kodi ou melhor vem alguns os “bons” aqueles que a malta curte esses normalmente tem que ser instalados a manita vao o youtube escrevam addons pro Kodi e divirtam-se alguns vem com vids temáticos bem feitos e qu ajudam a instalar facilmente os addons. fica aqui o link é ler escolher e instalar aversão correta conforme os vossos dispositivos e sistemas operativos
    https://kodi.tv/download/

    1. Avatar de Rui Carriço

      Estás”desatento”, este é uma App e não a versão Win32

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Só falta os chinocas fazerem um media center com Win10, como fazem com o Android.

    1. Avatar de P
      P

      Para quê? Ligas O PC/Tablet/PC stick a TV, instalas e Kodi e está feito 😉

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Mas um media center é sempre melhor… neste tipo de cenário.

        1. Avatar de alex
          alex

          …também concordo!!!

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Raspberry malta 🙂
          Faz de media center..é barato…gasta pouco…e para além disso é um mini pc que serve pra mil e uma coisas.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens a certeza que não existe isso ainda?

      Já procuraste bem no Alibaba?

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Por acaso, não procurei…

    3. Avatar de RATM
      RATM

      Já há tanta box até com dual OS (win e Android) por menos de 100€ à venda…E outras só com windows (Jumbo e Fnac vendem mini PC’s Asus o win10 por 130€, se não me engano).

  11. Avatar de João Terra
    João Terra

    É pena que a MS só atualize a loja do windows 10. Eu uso o 8.1 e não vejo actualizações nenhumas. É triste que a MS adote essa politica. O windows 10 é uma porcaria do pior.

    1. Avatar de LuisMSantos
      LuisMSantos

      Bem ,Eu já tive os Windows todos desde o Xp até agora ,e o W10 é de longe o melhor deles todos ,seguido do Windows 7.Podias ter aproveitado para atualizar para o 10 .
      E cada vez vais ver menos na loja do 8.1 .Mas com alguma sorte ,pode ser que o Kodi funcione no 8.1.

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Eu na altura actualizei para o windows 10, mas não gostei…. O melhor windows era o XP e o 7, mas como este pc asus 550lb já vem com o 8.1 de origem e com serial genuino na bios, optei, pelo menos o 8.1 é estavel

        1. Avatar de rui
          rui

          8.1 e estável na mesma frase não combinam. Desculpa.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Por acaso combinam.

            Mas pessoalmente, gostei mais do Windows 10 do que do 8.1 e 7.

  12. Avatar de Francisco Carvalho
    Francisco Carvalho

    Alguem me sabe dizer um add on para ver sportv?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Google it. Se a malta vai começar a falar disso aqui acaba por ser tudo removido. Centrem-se no assunto inicial 🙂

      1. Avatar de alex
        alex

        ahh ahh ahh!!! nem mais !!!!

    2. Avatar de Antonio Nunes
      Antonio Nunes

      Não há um.Há vários ,tens é que pesquisar.Faz-te à vida. 😉

  13. Avatar de Redin
    Redin

    Antecipo desde já para alguns que venham a ter erro por falta de DLL’s, é devido à necessidade de instalar Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2015
    vc_redist.x64.exe or vc_redist.x86.exe. https://www.microsoft.com/de-de/download/details.aspx?id=48145

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Para instalar a versão universal? Não me parece!

  14. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Enquanto o Kodi for um media player local e não de rede nada substitui o Plex.

    1. Avatar de KodiDude
      KodiDude

      como assim ? e os dois ?!! aprende a configurar lol :p

    2. Avatar de SpeedyAlmeida
      SpeedyAlmeida

      O plex nunca experimentei, mas o kodi é óptimo numa rede local. Tenho os filmes e a biblioteca num pc partilhado na rede e acedo-os através de dois RPi’s, um na sala e outro no quarto. E o que é porreiro é que começas a ver um filme num sítio e se interrompes e queres continuar a ver noutro sitio, retoma o filme onde paraste.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso é o mesmo que dizer que enquanto um determinado carro não tiver piloto automático nada substitui o Tesla.
      Não substitui nessa funcionalidade, mas pode superar noutras ou mesmo em todas. Depende da utilização que lhe seja dada.

    4. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Como ? Experimentem usar o Kodi numa Smart TV no hardware de origem do equipamento, pois não dá. O plex até em NAS pode ser instalado dispensando um servidor. Para quê utilizar dois media center se o Plex faz tudo o que o Kodi faz. Ok não tem os addon do kodi mas os mais inportantes estão lá. O Kodi é porreiro mas é não um media center global agora se quiserem aproveitar todas as ” funcionalidades” que o Kodi permite! Eu não não sinto falta delas.

      1. Avatar de dealer666
        dealer666

        Só um pequeno pormenor que te esqueces e o qual é muito importante, é que o PLEX é um Fork do XBMC/KODI o qual tem uma aparencia diferente por causa da sua INTERFACE/SKIN.
        Tal e qual como FREETELLY, SMC, TVMC e outros mais.
        Se duvidas procura a história do PLEX no GOOGLE.

  15. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Queremos é na XBOX, quero deixar de ligar o portátil à televisão

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Raspberry!
      Gasta menos que a xbox e o portatil e é mais prático.

    2. Avatar de RATM
      RATM

      Mini PC (box ou stick) com android ou windows e comando wireless
      Recomendo box: dá para ligar cabo ethernet; )!

  16. Avatar de Castlead
    Castlead

    Não consigo correr a app, dá-me blue screen e reinicia o pc !!!

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Opá, isto não é uma app UWP.

    Isto é a normalíssima versão Win32 depois de ter passado pelo Desktop App Converter.

    Para já as grandes vantagens disso são poder-se instalar o Kodi sem ter que o ir buscar ao site, ou pior, a um site manhoso, que também acontece e ter atualizações automáticas feitas pelo próprio Windows.

    Eventualmente sim, pode vir a ser convertido totalmente numa app UWP, mas para já não é.

    Dito isto, como a XB1 no fundo é um PC com o Windows 10, é possível que em breve o Kodi apareça na XB1, mas por enquanto só está disponível para “desktops”, que sim, inclui laptops e tablets.

    1. Avatar de Dani
      Dani

      Pois é! nao é um UWP e na ainda por cima se instalares esta versão tendo a desktop já instalada ficas com kodi desktop todo marado.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Desconfio que isso também acontece se instalares a versão 17 beta 2 sacada do site por cima da 16…

        Mas não vou experimentar 🙂

    2. Avatar de EC
      EC

      Estas apps convertidas pelo Desktop App Converter apenas funcionam em plataforma x86? Se sim então ainda não é desta que poderemos ter o Kodi em todas plataformas Windows

  18. Avatar de sakura
    sakura

    “”free and open source (GPL)””
    é uma excelente APP se tivese PUD e fosse paga eles estam ricos.

    Só devia ser “free” no linux/gnu.

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    requisitos da APP: X86

    Logo, nada de smartphones.

  20. Avatar de André
    André

    Alguém me sabe dizer porque quando instalo não me aparecem as letras dos menus?

  21. Avatar de Jaspal Singh
    Jaspal Singh

    Aqui está outro bom site para Recursos Kodi: http://savedelete.com/best/kodi-addons/189184/