Internet lenta? A culpa pode ser da Actualização do Windows 10

50 Comentários

A Microsoft lançou no passado dia 2 de Agosto a Actualização do Windows 10 que trouxe várias novidades ao sistema. Alguns utilizadores têm-se queixado que simplesmente não conseguem proceder à Actualização de Aniversário e, mais recentemente, outros relatam que a Actualização deixou o acesso à Internet mais lento.

Se instalou a Actualização de Aniversário no Windows 10 e o acesso à Internet ficou lento, aqui fica uma possível solução.

win10_001


De acordo com um artigo publicado pelo site GHacks, a funcionalidade Window Auto-Tuning introduzida no Windows Vista e ainda disponível no Windows 10, será a responsável por este problema de lentidão no acesso à Internet, especialmente, em ligações acima dos 100 Mbps.

Na prática a funcionalidade Window Auto-Tuning é responsável por lidar com as comunicações TCP que transportam dados para aplicações e também por melhorar o desempenho dos processos responsáveis por esta transferência de dados.

Qual o estado do Window Auto-Tuning Level?

Para saber o estado do parâmetro Window Auto-Tuning Level basta que execute o seguinte comando:

netsh interface tcp show global

tcp_00

Se no seu caso, o acesso à Internet ficou lento após a actualização, então deverá, temporariamente, desactivar o Window Auto-Tuning.

netsh int tcp set global autotuninglevel=disabled

Nota: É necessário que abra a linha de comandos com privilégios de administrador.

comandos

Depois de proceder a esta alteração, deve testar a ligação a Internet e verificar se melhorou. Caso pretenda deixar tudo como estava inicialmente, basta que executem o seguinte comando:

netsh int tcp set global autotuninglevel=normal

Como nota final, dizer que após a instalação da Actualização de Aniversário a minha máquina passou a sofrer deste problema e que com esta alteração tudo voltou ao normal. Obviamente, cada caso é um caso e até uma simples demora na resolução de nomes ao nível do DNS pode introduzir lentidão no acesso à Internet.

Se tiverem este problema, experimentem esta solução e dêem-nos feedback. Para testarem a vossa ligação, experimentem um destes serviços.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Por aqui, num Portátil já com bastante prática (2009), ficou tudo a funcionar mais rápido!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Intel T4400, 4GB Ram

  2. Avatar de Andrey Oliveira
    Andrey Oliveira

    O que percebi também foi que depois da atualização para o Windows 10 Anniversary, a configuração para limitar a banda máxima de rede para transferência BITS em background não tem mais efeito sobre o Windows Update.

    Antes essa configuração já não tinha efeito quando o P2P estava ativado no Windows Update, agora não efeito de qualquer forma.

  3. Avatar de Joana
    Joana

    A culpa foi que você devia ter comprado um Mac, mas comprou antes um PC.

    1. Avatar de No-Body
      No-Body

      Deixa-me rir. E Macs não têm problemas também? Que eu saiba todos eles têm falhas e o MacOS ou iOS não escapa a isso.

    2. Avatar de KingDi
      KingDi

      Pagam-te bem para fazeres publicidade enganosa??? Caso contrário deves de ir tratar esses problemas agudos de…

    3. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      a joana acha que o mac não tem um único problema. google it 😉

    4. Avatar de PN
      PN

      Mac é uma maravilha, então para ligar a unidades de rede por WiFi… espetáculo!

      1. Avatar de Mário S.M
        Mário S.M

        Ninguém tem culpa de não saberes o que falas…

    5. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      O que vale é que estes comentários são uma verdadeira extensão diária do “E porque hoje é sexta-feira”, mantida por dedicados voluntários que gastam horas na secção de comentários a fornecer comédia aos veraneantes internáuticos.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Well spotted!! 🙂

    6. Avatar de HC
      HC

      É, eu troquei agora o disco do meu PC. E tu já trocaste do teu Mac? Boa sorte…

      1. Avatar de Mário S.M
        Mário S.M

        Eu já, aliás,mate troquei, e o firmware do Mac foi à net buscar a última versão do sistema operativo e instalou, sem andar com pens e CDs ou serials.

    7. Avatar de Raul Lopes
      Raul Lopes

      E eu aqui só lendo os comentários, enquanto uso o meu Ubuntu Gnome 16.04 tranquilo.

  4. Avatar de Emanuel Vieira
    Emanuel Vieira

    Boas,
    Vocês sabem como se poderá instalar esta atualização num Surface Pro 2 de 64 GB?! É que para arranjar 20GB livres, não vai ser tarefa fácil. Tenho um cartão de memória de 32GB disponível.
    Abraço,
    EV

    1. Avatar de Raí
      Raí

      Olá, tenho um notebook conversível de 32gb, o interessante é que o windows ele te permite inserir uma pendrive para realizar a atualização sem ocupar o espaço do teu computador. depois de finalizado é só remover a pendrive e pronto. Ele inclusive diz o quanto de memória vai consumir.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Envia para PEN os documentos e tudo que não dependa do sistema pode ir também, voltas a colocar depis do update.
      No final podes limpar o C: Ficheiros Sistema e eliminas as copias antigas etc etc voltas a por tudo no final

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    o meu melhorou.

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Por aqui tudo se manteve estável.
    A velocidade de internet não foi tocada por nenhuma atualização Windows mais recente.
    { O seu dispositivo está atualizado. Última verificação: Hoje, ‏‎15:35 }

  7. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    já desconfiava desse fato parece que agora está-se a confirmar

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Mas não diz qual o problema do “fato”! Não se ajusta? É muito grande, ou muito pequeno? A fazenda é de má qualidade? Mas atenção há um pormenor: se o seu PC estiver no Brasil, ajusta-se perfeitamente.

      1. Avatar de Alc
        Alc

        Que comentário mais xenófobo!

  8. Avatar de Vmanuel
    Vmanuel

    Desde que fiz o download do Windows 10 aniversario o computador, apenas com um mês, ficou muito mais lento. Espero que a Microsoft resolva de imediato o problema com uma atualização capaz.

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Eu também costumo despejar o lixo de casa diariamente. Por que não despeja o lixo do seu PC para que ele possa respirar melhor?

  9. Avatar de AAC
    AAC

    De um modo geral e para a maioria dos utilizadores não vai fazer diferença ou pode mesmo reduzir a velocidade. Antes de manterem esta opção permanentemente ativa testem a velocidade. Depois de atualizar testem de novo e comparem. Pelo que vi esta opção não é nada de novo.

    1. Avatar de AAC
      AAC

      https://support.microsoft.com/en-us/kb/947239

      Como podem ver, isto vem desde o Vista! Só ficará mais lento se o vosso router/firewall não suportar a funcionalidade.

  10. Avatar de alb
    alb

    O meu ficou mais rápido

  11. Avatar de Raul
    Raul

    Obrigado pela dica, Pedro Pinto.

    Por aqui ao desactivar o Windows Auto – Tuning, melhorou bastante a velocidade de Download. A atualização de aniversário tinha-me deixado o acesso mais lento.

    Estava via wireless com 54Mbps e depois de desativar o Windows Auto – Tuning aumentou para 102Mbps. 🙂

  12. Avatar de Leonardo Souza
    Leonardo Souza

    Melhorou bastante…
    Queria relatar um problema que surgiu com a atualização de aniversário: Meu notebook está esquentando muito depois da atualização se alguém souber de alguma solução por favor ajude.

    1. Avatar de No-Body
      No-Body

      Verifica se tens o driver da gráfica integrada instalado no Gestor de Dispositivos. Quando os notebooks ou portáteis usam a gráfica discreta (Nvidia ou AMD) eles tendem a aquecer bastante mesmo que seja só a escrever documentos do Word.

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Os problemas podem ser muitos. Verifique no Gestor de Tarefas qual o processo que está a ocupar a CPU em demasia.

  13. Avatar de Pedro Lopes
    Pedro Lopes

    Mantenho os meus 100Mb via wireless, mesmo depois da actualização…

  14. Avatar de Sérgio Pimenta
    Sérgio Pimenta

    É por isto e por outras que eu espero sempre, antes de atualizar…

  15. Avatar de Insider
    Insider

    A minha ligação wireless ficou mais rápida, antes não chegava aos 100 Mbps e agora está estável nos 130 Mbps. Vá-se lá saber a razão quando outros têm problemas. O hardware do meu portátil é bastante antigo, dez anos, a placa de rede do portátil é gigabyte, normas antigas e adicionei uma pen wifi da TP-Link para aumentar a velocidade da ligação wifi. Por cabo tenho os 1000 Mbps.
    Se servir para mais alguém, ponho aqui o que coloquei noutro artigo sobre a minha experiência nesta actualização:
    «Cada vez melhor. No meu caso tenho um portátil HP compaq nx 9420 de 2006 com ssd e 4 GB de ram e não poderia estar mais satisfeito. O único problema são os drivers da placa gráfica, uma ati mobility radeon x 1600 com 256mb de ram, que a cada actualização do Windows deixam de funcionar e fico com os drivers padrão do Windows que são horríveis e não me dão a resolução nativa da placa gráfica que até é excelente. Este problema não é exclusivo da Microsoft mas sim da AMD que já me respondeu que não vai lançar drivers para aquela placa gráfica e a desculpa é a de sempre . Das outras vezes sempre consegui resolver o problema com a instalação de drivers que um programador modificou (muito obrigado ao programador), mas desta vez não consigo instalá-los porque o Windows está a bloquear a instalação em todos os modos. Já consegui instalar a placa gráfica mas nunca a resolução nativa de 1650×1050. Estou certo que eu e todos os que têm o mesmo problema arranjaremos uma solução. De resto, e como já disse, o Windows 10 está cada vez melhor e no bom caminho.»
    Para o problema da instalação dos drivers da placa gráfica o Daniel Gomes e o Marco Castro deram-me a dica «Experimenta desactivar o controlo de assinatura de controladores do Windows», e «arranca em modo de segurança e desactiva a assinatura dos controladores» (muito obrigado a ambos), ao que respondi:
    «Obrigado pela dica mas isso já tinha feito e até na linha de comando em modo administrador corri o comando para desactivar permanentemente a opção. Por isso referi «todos os modos». Acontece que lá consegui uma solução de compromisso. Após várias tentativas a gráfica foi reconhecida e os drivers instalados. No entanto, em modo normal não tinha essa informação e a resolução estava péssima. Numa última tentativa, e através do método que descreveste, a gráfica apareceu reconhecida e os drivers instalados e a resolução nativa de 1650×1050 estava de novo activa. Não perguntem como…LOL. Assim que isso aconteceu, e porque ao voltar ao modo normal desaparecia a gráfica, drivers e resolução nativa da gráfica (não perguntem como, nem porquê se já tinha desactivado tudo definitivamente na linha de comando) não desliguei o portátil…hibernei-o. E pronto, o menino agora só hiberna…Há cada coisa…LOL…Mas já tenho uma solução provisória até à definitiva.»

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Actualização: abrir linha de comando ou cmd em modo administrador (há vários métodos), introduzir a seguinte linha e carregar na tecla Enter: bcdedit.exe -set TESTSIGNING ON

      O Windows entrou em modo de teste e agora já tenho tudo a funcionar.

      Não se importem com a mensagem no canto inferior direito. Fica em permanência mas agora todos os vossos drivers antigos e sem assinatura digital imposta pela Microsoft trabalham sem problemas, mesmo depois de encerrarem e voltarem a ligar o pc, ou o reiniciarem.

      Ah, tenho o Windows Pro x64.

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Esta actualização meteu a internet lenta e o pc também. Tenho dois computadores iguais, um tem esta actualização e o outro não. O que tem a actualização não é capaz de fazer upload de ficheiros de 1 MB para o Dropbox ou OneDrive.

    O pc demora muito mais a arrancar e a sair da suspensão. Demora mais tempo a abrir uma imagem, algo que não acontecia antes.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Igual por aqui!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      2 Virtual Machines no VMware Workstation o Windows 10 Anniversary Update_1607 muito mais lento Windows 10

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Faz um RESTAURO mas SEM manter os ficheiros ou definições nas definições, guarda tudo antes. Quem tem problemas deve fazer esse restauro e depois voltar a usar e instalar drivers atuais.

      Se usam PENS WIFI há um problema conhecido com pens wifi, drivers antigos infelizmente nao vai funcionar bem.

  17. Avatar de rui
    rui

    Mais uma vez, quem se queixa de problemas com o windows 10, 90% inventam-nos (só para terem algo de mau para falar), e os outros 10% foi de quem atualizou por windows update (ou mesmo forçou, vendo no reddit, muitos que se queixam de problemas foram os que forçaram o update em vez de esperar por ele e o pplware também tem um pouquinho de culpa nisso pois até teve direito a artigo a explicar como se fazia. A pressa é inimiga da perfeição. Sempre ouvi dizer isso).
    Eu saquei o ISO oficial da página de MS que até foi partilhada aqui, instalei limpo e até agora, zero problemas.
    A única coisa que não gosto muito é a estética do menu iniciar (ter apenas os símbolos do lado esquerdo e ter a lista de programas sempre visível). Já várias vezes me enganei no símbolo a clicar para abrir a pasta que pretendo. Mas faz tudo parte do hábito.

  18. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    “É necessário que abra a linha de comandos com privilégios de administrador.”, é só botar um “sudo” antes… huehauehauheauhuhauehauheuahuheauhe!!!!!

    1. Avatar de Raul Lopes
      Raul Lopes

      Quando o assunto é linha de comando, o Linux é muito mais prático kk

  19. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    recomendo a utilização do TCP Optimizer proveniente deste site
    http://www.speedguide.net/downloads.php

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Desde que instalei o W10, há cerca de um mês, o meu portátil (HP Pavilion g6) aquece muito, e com muita frequência… Como não sou “perito informático”, agradecia ajuda, de molde a poder resolver o problema.
    Obrigado

  21. Avatar de Armando
    Armando

    Eu também sofro com Internet lenta, mas neste caso a culpa é da NOS, não da Microsoft…

  22. Avatar de Nivaldo Alves
    Nivaldo Alves

    Nossa tive um prejuízo com essa história de atualização de aniversário, fiz o procedimento mas a máquina travou. Resultado, fui obrigado a formatar, e obviamente com custos de 120 reais.

    1. Avatar de Raul Lopes
      Raul Lopes

      Nossa, o pessoal já está cobrando R$ 120,00 pra formatar uma máquina?

  23. Avatar de joao matos
    joao matos

    Eu nem dei qualquer importância a esta actualização…pelo menos para já. Costuma-se dizer ‘deixa-os poisar’ 🙂 Relativo ao OS própriamente dito, 5 stars, sem problemas. O que é que manda o bom senso? Antes de mandar com a actualização para cima, fazer uma imagem. 🙂 Senão, arriscamo-nos a trabalhos e perda de tempo.

  24. Avatar de alisson
    alisson

    Cara, valeu pelo post, minha net tbm ficou lenta após atualização. mas após fazer esse procedimento tudo voltou ao normal graças a Deus

  25. Avatar de João Mota
    João Mota

    Muito obrigado pela solução!
    Andava farto de esperar para as paginas ficarem completas!
    Que lentidão!
    Agora está normal!
    Mais uma vez muito obrigado