Internet Explorer é o browser mais… inseguro

47 Comentários

…durante o primeiro semestre de 2014

O mercado dos browsers é bastante competitivo, especialmente por três grandes player: Microsoft, Google e Mozilla. É verdade que existem outros browsers como é o caso do Safari e Opera,  mas o Internet Explorer, Chrome e Firefox são, sem dúvida, os mais populares para os consumidores, tendo mesmo o IE sido considerado como o browser mais popular do mundo.

De acordo com as informações de um relatório de segurança da Bromium Security, o IE é o browser mais… vulnerável e, por consequência, mais remendado.

IE_01

Apesar dos browsers serem normalmente gratuitos, a verdade é que existe muito dinheiro por detrás destes. Por exemplo, para que o Firefox tenha o motor de busca da Google por omissão, a própria Google paga cerca de $300 milhões por ano.

No campo da segurança, de acordo com um relatório de segurança da Bromium Security,o Internet Explorer é considerado o navegador mais inseguro. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2014.

microsoft_05

O gráfico anterior mostra a tendência de vulnerabilidades: as barras azuis representam as vulnerabilidades em 2013 e as barras vermelhas representam as vulnerabilidades para o primeiro trimestre de 2014. O Internet Explorer é o browser mais vulnerável, tendo “roubado” o lugar ao Chrome.

De referir que as barras vermelhas apenas correspondem ao primeiro semestre de 2014 o que, tendo em conta o gráfico, o IE já registou mais vulnerabilidades em metade de 2014 do que em todo o ano de 2013.

Como sabemos os browsers são a porta de entrada para a Internet e nesse sentido é importante usá-los da melhor forma, garantindo uma navegação segura. Evitem descarregar aplicações que não conhecem, aceder a sites que vos pedem credenciais e que vocês não conhecem e/ou não usam SSL, etc. Quanto ao IE….

Qual o seu browser favorito? Caso seja o IE vão continuar a usá-lo?

Fonte: Relatório de Segurança da Bromium (PDF)

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de windows lover
    windows lover

    E onde está a novidade? xD

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A novidade é ser mesmo o IE. Reparem que o ano passado foi o chrome

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    E a novidade é…

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      A novidade é muitos sites continuarem a divulgar estes “estudos” sem qualquer base científica que os sustente e que muitas(a maioria) das vezes são pagos pelos produtos concorrentes.Eu pessoalmente,para “navegar” em sites que exijam protocolos mais apertados de segurança…apenas utilizo o IE.E nunca me arrependi deste meu procedimento…considero o IE o browser mais seguro do mercado!!

      1. Avatar de Nuno@Vieira
        Nuno@Vieira

        Concordo na plenitude com o que o Tavares disse.

        É preciso muito cuidado com estes estudos. Para mim o internet explorer 11 continua a ter níveis de segurança muito superiores à concorrência.

        Cada um é livre de usar aquilo que bem acharem, porém este tipo de estudo é lamentável, leva a vender uma imagem que não corresponde á verdade.

    2. Avatar de António
      António

      A novidade é ter deixado de ser o mais seguro dos 3.

  3. Avatar de JLacerda
    JLacerda

    Deve haver aui alguma confusão. Primeiro referem:

    “as barras azuis representam as vulnerabilidades em 2013”

    Depois dizem outra coisa:

    “De referir que as barras azuis apenas correspondem ao primeiro semestre de 2014”

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      +1 estava mesmo a pensar nisso

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tens razão, é vermelhas…já alterei obrigado.

  4. Avatar de pedro faias
    pedro faias

    Por vezes fico com a sensação que a segurança na informática é como “um barril numa tempestade em mar alto”, ora está em baixo ora está em cima.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Por vezes creio que muitas das vulnerabilidades são propósitas até serem descobertas.

  5. Avatar de filipe
    filipe

    o IE é o melhor browser… para “sacar” os outros browsers como chrome (k uso) ou o firefox entre outros…

  6. Avatar de Luís
    Luís

    E o Safari?

    1. Avatar de António
      António

      Apesar de não estar referido neste artigo do pplware, este relatório apenas se refere a aplições que correm em windows.

      1. Avatar de J
        J

        O Safari também corre em windows…

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Onde está o Opera? Ai o Opera agora é copy/paste do Chrome, só lhe muda o aspecto. Parece antigamente os trabalhos para entregar aos professores de programação. 😛

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Já há alguns anos que não há novas versões do Safari para o Windows.

        3. Avatar de navyseal
          navyseal

          Safari já foi descontinuado no Windows desde a versão 5.1.7

  7. Avatar de Rochita
    Rochita

    O maior problema do internet explorer são os utilizadores que enchem aquela porcaria cheia de addons.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      repara que tu próprio disseste “aquela porcaria”

  8. Avatar de Malic X
    Malic X

    Isso não é verdade. Quem publicou o estudo, comparou todas as versões do IE com as mais recentes dos restantes. Isso é no mínimo estúpido, mas percebe-se a intenção.

    Em 2013 apenas uma erro grave exploit 0 das foi detectado no IE que foi corrigido 5 dias de pois. E antes de ser divulgado publicamente. E mesmo assim o exploit não passou da sanbox. Logo teve 0 erros graves ao longo do ano.

    Por outro lado dizer que é o mais inseguro porque teve muitas correções é no mínimo incorreto para não repetir estúpido. Se foi corrigido, ao contrário dos restantes, ou será do IE estão seguros.

  9. Avatar de eu
    eu

    Não me admira,quem quer fazer download de tudo desde os addons,pluguins,Java scripts,”virus”,”malware” recorre sempre ao chrome para não ser chateado com os sistemas de segurança e bloqueios do IE

    1. Avatar de lolita
      lolita

      eu não sei mas todas as pessoas que eu conheço, inclusive as vezes eu próprio, tenho o IE com tralha la para o meio…

      mas eu uso 100% do tempo o chrome, alias uso o IE para sacar o Chrome. como é possível que quando abro por acidente o IE aquilo ter lixo agregado..

      sim.. a culpa é minha, mas eu não uso aquilo, é impossível de desinstalar.. e o meu chrome anda sempre bem cuidado, vaa tem o wareztuga, 2-adblock. e é tudo.

      não comprendo

  10. Avatar de kekes
    kekes

    Não uso o IE faz anos mas mais correções não significa melhor suporte? Nós dias de hoje até acho o IE um dos melhores browsers que anda para aí. Já lá vai o tempo do IE 6.

  11. Avatar de José Simões
    José Simões

    Há algo de gelatinoso nessa comparação, como já foi atrás referido.

    Acrescento que comparar browsers, com plugins, com suites de escritório, com linguagens, com visualizadores de texto me parece um disparate completo.

    Há décadas que não uso o IE.

  12. Avatar de ZeSafa
    ZeSafa

    Tiveram todos uma descida vertiginosa de vulnerabilidades do ano passado para este ano, menos o IE…. Yah right. Gostava mesmo de saber quem (google) pagou este “estudo”.

  13. Avatar de Johnny
    Johnny

    O IE sempre foi uma porcaria, é um browser que sai sempre com falhas.. Microsoft lança o IE 10 com vulnerabilidade, o IE lança outra versão com falhas.. Em fim.. E sempre esse o problema.. O opera é bem melhor que esse navegador, e nem sei porque as empresas usam o IE e depois queixam se que são invadidas e não sabem como tal coisa aconteceu..

    Opera,mozilla são os melhores, Chrome e para quem gosta de ser espiado e por amor de deus não me venham dizer que isso é mentira, tudo o que envolve microsoft,google e yahoo e empresas assim e claro que envolve espiar os utilizadores..

    Nunca vou sair do Mozilla e se sair e para o Opera
    Já agora qual é a novidade desta noticia quem anda no mundo da informática e lê as noticias do mundo da internet sabe perfeitamente que o IE é só falhas atras de falhas, ou então brechas escondidas que são descobertas em poucos meses

  14. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Desde que o Firefox apareceu que o IE ficou para trás, muitos o usam ainda, porque mesmo que nós escolhamos um browser num computador novo com a instalação do windows de raiz, o IE estará sempre agarrado ao windows.

    E muitos leigos, nem querem saber se é o browser x ou y, simplesmente querem é usar um qualquer.
    E muitas aplicações ainda usam por defeito o browser da Microsoft, sendo uma delas o Drive da google.
    Muita dor de cabeça eu tive por causa disso.

    1. Avatar de MM
      MM

      Uso IE porque quero. Tive Firefox, chrome e outros. Foram todos a andar.
      IE11, melhor browser no mercado.

  15. Avatar de OSilva
    OSilva

    Amanha, sai um novo estudo dizendo o contrario!

    http://googlechromereleases.blogspot.co.uk/search/label/Stable%20updates

    Ah…estou a utilizar o Chrome!!

    🙂

  16. Avatar de João Silva
    João Silva

    Pelo que percebi no relatório, o objecto da análise foram os exploits existentes nos browsers e tempos de correcções. Ou seja, testou-se apenas a segurança intrínseca do software. Ao meu ver isto não basta para definir se um browser é ou não seguro. Existem outros tipos de análises que deve ser lavado em conta, como verificação de práticas de utilização, protecção ao Protection e ao malware.

    O Laboratório NSS fez um teste exaustivo de 14 dias à 8 browsers com 657 amostras de socially engineered malware(SEM)e surpreendentemente o Internet Explorer 11 bloqueou 99% destes malwares, o Chrome filtrou 70.7% e o Firefox uns medíocres 4.2%. Estes malwares são transparentes ao utilizador, pois não se evitam com as boas praticas. São instruções inseridas no código dos websites que correm de forma transparente e muitos têm o intuito de capturar de informação privada e tracking de utilização, grande parte para efeitos comerciais e publicidade.
    https://www.nsslabs.com/reports/browser-security-comparative-analysis-report-socially-engineered-malware

    Para quem utiliza os browsers menos seguros segundo esta análise laboratorial, aconselho instalar addons/plugins de segurança, como por exemplos: o Ghostery, DoNotTrackMe e o WOT – existente para Firefox e Chrome.

    Com isso tenho que discordar com o artigo ao dizer que o IE é o mais inseguro, pois os objectos de análise do Bromium Security são insuficientes para obter um veredicto final.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      +1

    2. Avatar de Vasco

      Concorde ou discorde, ao menos este estudo tem alguma ponta de fundamento.

  17. Avatar de Jose
    Jose

    Mais publicidade enganosa da parte do Pplware.

    Internet Explorer é o mais atacado, não o mais inseguro.

    A própria empresa que fez o estudo, afirmou que a Microsoft faz patches ao IE em menos de 3 dias.

    Ser o mais atacado, não é ser mais inseguro.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não me parece que seja publicidade enganosa. Parece-me sim que é o “elo mais fraco” no segmento dos browsers, logo o mais atacado, logo o mais remendado…logo o mais inseguro.

      1. Avatar de Nuno@Vieira
        Nuno@Vieira

        Errado!

        è o mãos atacado porque é o que tinha mais pessoas, a mesma conclusão se tira do Windows, era o mais atacado porque é o que detinha as “massas”.

        ninguém vai atacar o que tem menos pessoas!

        Os outros browsers podem não ser considerados mais fracos neste teste apenas por lançarem várias versões num ano, ao contrário do IE que lança correcções.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Pedro Pinto,não me parece que o IE seja o “elo mais fraco”…acredito que seja é o “mais utilizado” e,como tal,o mais “apetecível” de ser atacado.Os “remendos” a que te referes devem ser as correções frequentes que recebe…o que o torna O MAIS SEGURO!!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Vitor,

          Respeito a opinião. Eu não uso o IE e também me faz confusão como é que um browser destes não evoluiu. Mas é apenas a minha opinião.

          1. Avatar de MM
            MM

            Não evoluiu?!?!
            ah, não precisa de uma dúzia de add-ons, add-ins, pluggins e tralhas para funcionar? Pois, realmente não.

          2. Avatar de João Silva
            João Silva

            Lamento em discordar, mas evoluiu sim e muito! Conforme o comentário que escrevi atrás, o IE11 leva a segurança a sério, sendo o browser que bloqueou 99% das 657 amostras de socially engineered malware – análise feita pelo conceituado Laboratório NSS.
            Num artigo anterior sobre o Firefox 31, demonstrei no meu comentário que o IE11 é o Browser que, no SO Windows, consome menos memória (11MB vs 140 Chrome e 70MB Firefox) e é o mais rápido segundo a bateria de testes SunSpider javascrit benchmark, onde registou 25% mais rapidez que a concorrência.

            Para quem trazia a bandeira de ser o browser mais lento, mais inseguro e mais pesado, diga-nos lá se não é uma evolução?

            Nota: Eu utilizo o Chromium e o Opera por habituação de longa data, mas reconheço que o IE é hoje em dia um bom browser.

          3. Avatar de Vasco

            Bolas, dizer que o IE não evoluiu, é cegueira ou vontade mesmo…Normalmente não sou tão fatalista nos comentários. Basta olhar para as developer tools para citar um exemplo recente…

          4. Avatar de Rudi
            Rudi

            O IE evoluiu?! Sim… “sucks less” eu trabalho uma config para os outros e uma SÓ para o IE porque por razão alguma ele tem de se armar em esquisito e lixar o meu desenvolvimento todo, e os developer tools o conceito é giro mas nada funcional, firebug é mil vezes melhor.

            Portanto o IE é tão bom… que nenhum developer que não use .NET quer usar, alias rezam, comentam, chateiam-se até tiram baixa por stress.

            Para mim irei transmitir aos demais o que me dizem, o IE é o melhor browser para sacar outro browser.

      3. Avatar de macmac
        macmac

        A questão é… como hacker vais desenvolver uma falha de segurança para uma minoria ou para uma maioria ?

        Olha que o android não é feito pela microsoft e sofre do “mesmo” problema.

        Quanto maior mercado um determinado produto tiver, maior alvo se torna…

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    mas que raio de gráfico é aquele?? Juntar browsers a uma suite office?

  19. Avatar de Gonçalo santos
    Gonçalo santos

    Nos ficheiros de música não consigo correr os Google chrome ( Windows player) no firefox não está mal no, IE corre tudo nas mil maravilhas. Na versão 11 do IE não tenho tido grandes problemas. Quando era na outras versões era para esquecer.

  20. Avatar de ze barata
    ze barata

    se comprarem um Ferrari vão por peças Porsche!? não,! se não forem verificadas pela Ferrari…. depois de verificadas e aprovadas pela Ferrari, ai sim podemos e devemos usar peças Porsche em um Ferrari… ou entao simplesmente comprar um Porsche…. apesar da analogia um Ferrari será sempre um Ferrari… o melhor para muitos seria juntar o melhor dos dois mundos para termos um mundo melhor… mas ai a hipótese de escolha e fidelização perdiam o sentido, quem melhor que o fabricante/produtor neste caso a Microsoft produtora do Sistema operativo, com todos os seus anos de experiência a trabalhar nesse sentido, com anos de estudos e costumer feedback para poder melhorar o seu produto e a experiência do utilizador… tal como foi mencionado acima para poder utilizar qualquer outro browser tem de ser descarregado pelo IE… e não há grande fiabilidade nestes supostos estudos….

  21. Avatar de pedro
    pedro

    qual a base cientifica que comprova o internet explorer ser mais vulneravel?
    nao entendi essa…
    não vale pegar o ie 6 ou 7… pega o ie11 e nos diga o que o faz ser mais vulneravel…
    ta na cara que a materia e paga e no final ele ainda insinua.. “voces vao continuar usando o internet explorer?”