Há mais uma ferramenta da Microsoft que vai passar a ser opcional no Windows 10

38 Comentários

A Microsoft tem aplicado muitas mudanças ao Windows 10 ao longo dos últimos anos. São melhorias e correções que são necessárias e essenciais para que este sistema fique melhor e com um desempenho único e à altura do que é exigido.

Há, no entanto, algumas alterações que não são bem entendidas e recebidas pelos utilizadores. Entre elas está a remoção de algumas ferramentas que há vários aos estão no Windows. Uma nova parece estar a preparar-se para ser opcional no Windows 10 em breve.

Windows 10 Microsoft ferramentas opcional recorte

Ferramentas a desaparecer do Windows 10

Como tem sido revelado há alguns meses, a Microsoft começou a mudar algumas ferramentas no Windows 10. Estas passam a ser opcionais e não estão presentes de origem neste sistema. Falamos do Paint, do Notepad e do WordPad, que foram desaparecendo.

Estas estão agora como apps opcionais e precisam de ser instaladas como um extra no Windows 10. As razões para isso vão desde a sua idade até à possibilidade de serem desenvolvidas e atualizadas de forma paralela e sem as depender as das atualizações do sistema.

Windows 10 Microsoft ferramentas opcional recorte

Ferramenta de recorte é a próxima

Este cenário parece ir ser, entretanto, alargado a mais uma proposta da Microsoft. Falamos da Ferramenta de recorte, que até agora estava presente no Windows 10. A Microsoft desenvolveu uma nova proposta e quer agora tornar a primeira como opcional.

Em breve, e numa nova instalação do sistema da Microsoft, a Ferramenta de recorte estará ausente e o Recorte e Desenho passa a ser o padrão. No entanto, e quem o quiser, pode instalar a proposta mais antiga nos extras do Windows 10.

Windows 10 Microsoft ferramentas opcional recorte

Microsoft torna-a opcional no seu sistema

O padrão para futuro deverá ser o Recorte e Desenho a app padrão para captar imagens no Windows. Com esta mudança a Microsoft força a atualização e certamente a renovação das suas apps para as novas propostas, com mais recursos e melhores interfaces de utilização.

Não se sabe ainda em que nova versão esta mudança acontecerá. Provavelmente a Ferramenta de Recorte não será removida de imediato, cabendo ao utilizador a decisão de a manter ou de optar dai em diante pelo Recorte e Desenho.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jtsim
    jtsim

    Se o Recorte e Desenho abrisse tão rápido como abre a Ferramenta de Recorte já teria mudado há muito tempo…
    Mas para screenshots rápidos e simples, continuo a preferir a velha e boa Ferramenta da Recorte

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Já tentaste utilizar a tecla prt src, para abrir o recorte e desenho?
      Nas página inicial das definições, procura por “print screen” activa a opção e testa

    2. Avatar de JJ_
      JJ_

      Já experimentastes, ir a área das notificações, tens lá um botão para o Recorte. Abre instantaneamente.

    3. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Nem se compara a do macOS, nem vale a pena explicar só experimentando.

    4. Avatar de Berto
      Berto

      Já experimentas te Shift+Win+S ?

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        A tecla Print Screen faz o mesmo sem combinações.

      2. Avatar de Luís Rosa
        Luís Rosa

        Mesmo assim não é mais rápido e util que a ferramenta de recorte. Eu faço Win > digito “sn” > Enter. Faço os recortes que eu quiser sem ter que guardar nada. Basta copiar a imagem recortada e colar n’outro software.

    5. Avatar de carlitos
      carlitos

      Ambas têm o defeito de não se poder fazer scroll da área de print.
      No entanto, prefiro a antiga “Ferramenta de Recorte” porque tem a vantagem de se escolher a pasta para guardar.
      A outra ainda estou para descobrir aonde é que guarda!

  2. Avatar de O bastardo
    O bastardo

    No meu não tenho o notepad, como instalo?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Iniciar / Definições / Aplicações / Funcionalidades Opcionais / adicionar uma funcionalidade

      1. Avatar de O bastardo
        O bastardo

        Obrigado, pensei que tivesse passado a uma aplicação na loja da Microsoft e fosse só procurar e instalar

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          A MS também a colocou lá, chama-se Windows Notepad

  3. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Mexer no que está bem… É simples e eficaz, para quê mudar?

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Começam a borrar a pintura quando querem arredondar a roda mais do que ela já é…
    Há uma expressão em engenharia que não sei se alguma vez chegou aos IT’s:
    “If is not broken, don’t fix it!”

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        +1
        “If is not broken, don’t fix it!”
        Esse é o meu lema nas actualizações de software, aplicações, sistemas operativos, etc, só mesmo quando necessário.
        Ate hoje só tenho tido benefícios com esta atitude.

    1. Avatar de Zé

      Mas a terra é plana ou redonda ?
      Mas qual a menor distância entre dois pontos ? Uma recta ou uma curva ?
      Como evoluir sem tentar ?
      Ao menos deixaram como opcional … se fosse sempre assim…

  5. Avatar de pedro
    pedro

    A Microsoft continua obsessivamente a fazer asneiras, estas pequenas ferramentas são muito uteis precisamente por serem pequenas (em Kb), simples e rápidas ..… pelo que não pesam no Windows 10 !!!

  6. Avatar de sujeito
    sujeito

    A malta critica, mas tem uma incrível incapacidade de compreender Português… As aplicações estão lá, basta procurar.
    É como o velhinho Photo Viewer… Está dentro do system32 e com uma pequena chave de registro fica activo.

    1. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Ah ok, só tens de te dar ao trabalho de activar.

    2. Avatar de O bastardo
      O bastardo

      Basta procurar não. Ou estão lá instaladas ou não estão. Se tenho que “inventar” é como se não estivesse lá. Para isso perguntavam ao instalar se queriam essas apps da Microsoft; agora retirar apesar de estarem lá escondidas… sem comentários.

      Mudei de desktop para Mac OS e está excelente, descomplicado (mas há curva de aprendizagem) e nesse sentido (e segurança, updates, etc) dá 5 a 0 ao Windows.

      1. Avatar de sujeito
        sujeito

        Agora diz lá isso sem te rires…

    3. Avatar de pedro
      pedro

      O problema não é esse !!! Quer dizer demoro 15 minutos a instalar o Windows e depois passo 2 horas entretido a editar o registro e a instalar apps da loja …. Haja paciência, isso não é produtivo …

  7. Avatar de informado
    informado

    A Microsoft a mandar lol ! O Windows é a pagar e depois a Microsoft manda . É como comprar um bife. Compra-se o bife e agora não vais comer o bife como queres. Nada disso. I talhante vai a tua casa e diz-te que só podes comer o bife com cebola em cima e ketchup . LOL

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      A Apple riu-se do teu comentário…

    2. Avatar de xtremis
      xtremis

      É como os fabricantes de automóveis! A malta compra um carro e depois têm a lata de dizer que só leva combustível de certo tipo e óleo de aqueloutro! lol quero usar o que quiser como combustível no meu carro! #abaixoaditaduradosfabricantes

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A Mirasoft acabou com o Paint e vim a descobri-lo no Linux Lite 5.0 emerald com outro nome “gnome-paint”.

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      Acabou onde? Na tua imaginação?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não foi na tua!! LOL

        1. Avatar de sujeito
          sujeito

          Eu logo vi que essa ervilha não dava para mais…

  9. Avatar de Petrus
    Petrus

    Sempre existiu e continua a existir o Paint.NET para Windows. Excelente ferramenta gratuita para edição de imagem!

  10. Avatar de peferreira98
    peferreira98

    W8… Isso ainda existe? Sempre usei Win+shift+S.

  11. Avatar de devmiguel
    devmiguel

    Uso o ShareX, disponível na Windows Store. É impecável.

  12. Avatar de José Carlos Antão
    José Carlos Antão

    Uso o GIMP … liga-se á tecla PRINTSCREEN … mais rapido que isso é impossivel.
    Permite escolher a zona e tratar dps como se quer (box texto, indicadores, efeito blur (para não se ver dados) etc etc etc.
    Muito melhor que estas “nativas”