GPing – O Ping com interface gráfico

18 Comentários

Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos, usando para isso o protocolo ICMP.

Hoje vamos conhecer o  GPing, uma aplicação gráfica que permite executar o comando ping.

gping_00

O comando ping recorre ao protocolo ICMP, permitindo testar a conectividade entre equipamentos (end-to-end). Em termo de analogia, o ping pode ser comparado ao ping-pong (se enviarmos a bola para um lado (echo), do outro, se estiver lá alguém,vamos receber uma resposta (reply).

O GPING (Graphical Ping) é uma ferramenta extremamente útil para administradores de redes  que permite executar efectuar pings para várias máquinas e apresentar as respostas através de gráficos. A aplicação disponibiliza várias opções, onde é possível por exemplo definir um timeout para respostas ping, tempo de actualização do gráfico, etc.

gping_01

Além das funcionalidades já referidas, é possível através do GPING importar e exportar uma lista de hosts, gerar um ficheiro de log e fazer comparações entre gráficos produzidos (ping para vários hosts).

Pessoalmente gostei bastante da simplicidade da ferramenta e opções que disponibiliza. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows
Download: gping 1.0.zip [5,40 MB]
Homepage: Gping

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    For God’s sake…

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Quem perdeu tempo com isto foi Rei!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Jorge

      Se não te dá jeito a ti, pode dar jeito a outros. Por acaso parece-me interessante a ferramenta e de alguma utilidade. Imagina que queres uma ferramenta simples para monitorizar um servidor e verificar se não tem quebras?
      Ora aqui tens uma ferramenta interessante!

      1. Avatar de Nuno Gomes
        Nuno Gomes

        ó pedro … para que queres uma maricada de um interface grafico , quando podes ir À consola e fazer ping ? o windows tráz e o linux tambem.

        1. Avatar de Luiz
          Luiz

          Sempre tem uns manes ne Nuno?

          a consola te da log facil em caso de um ping estendido?

  3. Avatar de Peixoto
    Peixoto

    Eu não percebi como funciona. Alguem me da uma ajudinha?
    Thanks

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Peixoto,

      É fácil. Introduzes ou IP ou nome de uma máquina e depois na parte do rodapé carregas em START. Depois vês as informações.

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Obrigado Pedro. Tens sido impecável nos artigos e mesmo que para alguns não interesse só tenho a agradecer a contribuição aqui no Pplware. Obviamente que dá jeito termos uma resposta com interpretação gráfica; sobretudo a quem trabalha na área. 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      De nada, sempre as ordens. Sempre que precises de alguma coisa avisa, terei todo o gosto em ajudar.

      PPinto

  5. Avatar de Paulo Cardoso

    Mt bom.
    Não conhecia este.
    Normalmente uso o multiping mas é pago.

  6. Avatar de cool-man

    não é mais facil fazer “ping x.x.x.x”?
    Parece-me um bocado inutil

  7. Avatar de Hugo Capela
    Hugo Capela

    A mim não me aparece o gráfico. Acontece a mais alguem?

    1. Avatar de Luís Santos

      A mim, também não aparece o gráfico. Eu utilizo o Ping Info View, aqui já falado e funciona bem com interface, muito userfriend, e aconselho!!

      1. Avatar de Luís Santos

        Ops! Passados 10min. de ping, o programa automaticamente, reproduz o gráfico, basta esperar 😉

  8. Avatar de Nuno Gomes
    Nuno Gomes

    ping ip ; depois de pressionar control+c , aparece os minimos , maximos e medias , nao preciso de grafico para nada.. este interface nao vale nada , é so bloatware

  9. Avatar de André Silva

    É óbvio que para fazer ping a um servidor com 4 ou 5 tentativas não é necessário um gráfico. Mas reparem no gráfico da imagem, com horas no eixo dos xx: para correr o ping durante uma hora, para mim fica melhor uma apresentação num gráfico do que estar a procurar entre vários registos a que horas é que a resposta do ping foi mais demorada, ou aperceber-me rapidamente da evolução da evolução do tempo das respostas (bastando olhar para a reta).

    Cada ferramenta serve para o que foi feita, e esta parece-me uma excelente aposta para testes em “grandes quantidades”, com um bom feedback visual da evolução dos tempos.

  10. Avatar de Duarte Gomes
    Duarte Gomes

    ia testar a aplicação , só depois reparei que é apenas para windows. só pela descrição parece ter uma pequena vantagem, em relação ao ping da consola, por exemplo , usar o ping para varios hosts em simultaneo , na mesma aplicação.Comparado com o ping da consola , quer em windows , quer em linux , seria preciso abrir quantas consolas fossem necessarias.

  11. Avatar de Hugo Gilvaia
    Hugo Gilvaia

    Muito boa ferramenta.
    Parabéns.
    Procurava ainda de alguma ferramenta onde para além disso, dispara-se e-mail ou SMS em caso de falha.