Governo chinês já tem a sua versão própria do Windows 10

39 Comentários

O Windows 10 tem estado a conseguir impôr-se no mercado de forma firme e é já um dos SOs mais usados. Apesar deste seu sucesso, há ainda mercados onde tem de crescer e a China é um deles.

Para ajudar neste seu crescimento, a Microsoft decidiu criar uma versão especial, dedicada exclusivamente à China e em particular a todas as máquinas do governo.

Windows 10 China

A chegada desta versão foi feita de forma silenciosa e sem qualquer anúncio, mas a Microsoft decidiu que o governo chinês merecia uma versão específica do Windows 10, dedicada e com funcionalidades específicas.

Apesar de ser em tudo igual às restantes versões, este Windows 10 está mais focado para a produtividade e deixa de fora algumas das diversas adições que foram incluídas, mas viradas para o entretenimento.

Para além de toda a preocupação em ter um sistema virado para a produtividade e sem quaisquer elementos acessórios, houve ainda a preocupação de garantir que esta versão está preparada para garantir a compatibilidade com o software mais antigo que corria nessas máquinas.

Microsoft China

Apesar de não ser uma versão pública, a confirmação da existência deste novo Windows 10 foi feita pelo responsável da Microsoft na China, Ralph Haupter, durante uma entrevista ao site Caixin. A criação desta nova versão foi supervisionada pela Electronics Technology Group Corporation, uma empresa chinesa do ramo da tecnologia.

Desde Dezembro do ano passado que se sabia que a Microsoft estaria a preparar uma versão especial do Windows 10 para a China, em parte devido a preocupações deste país com questões de privacidade e de controlo da informação que está nessas máquinas.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato
    Renato

    Este comentário foi removido.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Que infeliz… Como se costuma dizer, comparar alhos com bugalhos. Isto é claramente uma decisão estratégica da MS, que está mais enraizada no mundo empresarial que a Apple. E se a polémica for a privacidade, não pense que a Apple não adquire dados sobre como os utilizadores usam os seus produtos/serviços. As duas empresas não são assim tão diferentes quanto querem fazer pensar, cada uma tem as suas valias. O que não gosto mesmo da Apple é dos fanboys que parecem andar com palas, porque os produtos e serviços têm qualidade.

    2. Avatar de Tony
      Tony

      A sério?
      “Apple is openly defying US security orders, but in China it takes a very different approach

      Apple’s response to US and UK government demands for backdoors to user data has been direct, bordering on defiant. Yesterday (Feb. 16), Apple CEO Tim Cook published a letter explaining the company’s refusal to comply with a US federal court order to help the FBI access data on a phone recovered from one of the attackers in the San Bernardino, California shootings.
      Apple appears to take a different tack in dealing with data security demands from China, a key growth market for the company.”
      http://qz.com/618371/apple-is-openly-defying-us-security-orders-but-in-china-it-takes-a-very-different-approach/

    3. Avatar de Tony
      Tony

      A sério?
      “Apple is openly defying US security orders, but in China it takes a very different approach”

        1. Avatar de Renato
          Renato

          BS!

          não têm provas de nada, basta dizer “China” e vocês acreditam em tudo!

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Renato, a minha experiência diz-me que não vale a pena falar com pessoas assim, mas vou deixar um último comentário. Acreditar apenas naquilo que defende os nossos pontos de vista, é fechar-se da realidade. Como bom fanboy que está visto ser, vai acreditar em tudo o que não for falar bem da MS (e talvez outras) e desacreditar em tudo o que não for valorizar a Apple. “No strings on me”.

          2. Avatar de Tony
            Tony

            também funciona assim:
            não têm provas de nada, basta dizer Apple e vocês acreditam em tudo!

          3. Avatar de Mark
            Mark

            LOL.
            Isto vindo de alguém que basta dizer “Apple” para acreditar em tudo.

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          Ora aí está uma amostra de como o caso do FBI estava cheio de insinuações falsas. Eles mostram informações sobre a China como se houvesse tratamento especial, mas depois vai se a ver e pegaram nos dados da própria Apple que mostra pedidos de informações de todos os países, em que os Estados Unidos lideram. Nenhum tratamento especial na China

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Do mesmo link:
        When contacted today, an Apple spokesperson pointed Quartz to the company’s privacy policy, which states that the company has never worked with any government to create a backdoor to its products. “We have also never allowed any government access to our servers. And we never will,” the policy reads.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          ufa, estou mais descansado, se “alguém” da Apple diz isso

          1. Avatar de RVM
            RVM

            E quem é que PROVA o contrário?

            Só bullshit.

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Ufa, estou mesmo preocupado com um site que especula! Aliás começa e acaba a admitir que está a especular! E já agora deixar verificar e fazer um OS específico não é a mesma coisa!

          3. Avatar de Tony
            Tony

            não é especulação, é afirmado por um jornal chinês, agora pode estar a dizer a verdade ou não, mas não está a insinuar, está mesmo a afirmar que o iOS foi revisto por autoridades chinesas.

          4. Avatar de RVM
            RVM

            Sim, jornais chineses! 100% de confiança!

            E deixar verificar o código não é nada de fora do normal.

            Agora fazer um OS de “encomenda”, é outra coisa!

          5. Avatar de Tomás
            Tomás

            Tony, por favor, auditorias de segurança acontecem em muitos lados até nos Estados Unidos e Reino Unido. Auditorias não são backdoors.

          6. Avatar de Tony
            Tony

            A Microsoft é “obrigada” a isso se quer ter uma fatia no maior mercado emergente. Achas que a Apple podia operar na China se não estivesse de acordo com o que o governo quer? Quando não fazem não operam como a Google e Facebook

          7. Avatar de Tony
            Tony

            Tomás, customizações também não são backdoors. Todas as empresas de software fazem isso para grandes clientes. Ainda por cima é para computadores do governo, portanto seriam o último sitio a querer backdoors. Não é no Windows para público geral.

          8. Avatar de Tomás
            Tomás

            Tony, auditoria de segurança não preconiza a inclusão de alguma coisa, preconiza a verificação de que não há buracos que ponham em causa a segurança.
            Os websites da Google, etc, têm o problema com a censura sobre conteúdos. Há igualmente as leis Chinesas sobre o uso de mapas e a localização de servidores com dados de Chineses…

          9. Avatar de Tomás
            Tomás

            Tony, não falei que o Windows ía ter backdoors, pois não?

  2. Avatar de jokam
    jokam

    E porque não, permitir que qualquer governo ou instituição governamental instale este windows nos seus computadores?!
    Trabalho num departamento do governo da Madeira. Desde sempre que no nosso departamento informático tem dificuldade em arranjar cópias legais do windows. Arrisco-me a dizer que desconheço sequer algum computador aqui do serviço que tenha uma cópia legal. Porque é que a MS não disponibiliza esta versão do Windows a baixo custo, por exemplo, para fomentar a produtividade em ambiente de escritório? Muitas vezes, o problema de ter cópias legais do Windows prende-se com os seus custos.
    Se fossem realizados protocolos e lançadas versões exclusivas para governos/empresas, poderia abrir-se aqui uma janela de oportunidade para que a MS conseguisse eliminar o grande número de cópias pirata de W XP ou W7.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Existem muitos de facto, por exemplo “Microsoft Portugal e Governo Regional dos Açores assinam Protocolo para inovar modelos de gestão escolar”

    2. Avatar de Tony
      Tony

      exemplo: Microsoft Portugal e Governo Regional dos Açores assinam Protocolo para inovar modelos de gestão escolar

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Off-topic

    Renato o seu fanatismo roça o radicalismo.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      de experiencia pessoal os iOS fanboys são radicais, têm de justificar o salário minimo gasto num telemóvel, já os fans de Windows e mesmo de Android, querem lá saber, faz o que é preciso (e mais) a um preço aceitável.

  4. Avatar de Alfazai
    Alfazai

    ate vendem a mãe se for necessário

  5. Avatar de RVM
    RVM

    Não é nada de novo, se fizeram para a NSA, também têm que fazer para a China!

    https://en.wikipedia.org/wiki/NSAKEY

    Está provado concretamente, não é com teorias da conspiração!

    1. Avatar de Tony
      Tony

      mas acho piada as pessoas preocupadas com a privacidade, num mundo em que se expõem voluntariamente mais do que interessa no facebook.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Não sou eu, claramente.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          não era mesmo referente a tua frase, não, era mais um pensamento genérico com esta preocupação paradoxal geral sobre a privacidade

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            A palavra “privacidade” vende.
            No entanto quem pensar que está protegido do que quer que seja está na verdade, até data incerta, a arriscar.
            E não vamos ser hipócritas, todos arriscamos, uns mais outros menos, mas dar a segurança dos dados pessoais por certa é um erro.

  6. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Eu também tenho a minha própria versão do windows. Comprei faz alguns anos 😀

    1. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      Subaru…

  7. Avatar de Ivo
    Ivo

    O problema aqui não é a privacidade do cidadão comum, nem ter as fotos ou vídeos das pessoas.
    É a possibilidade de usarem os dados de todos nós para uso empresarial sem haver autorização ou estar de acordo com as leis do próprio pais.

    Controlar as tendências, pesquisas ou o que fazemos pela Internet fora pode vir a controlar um país.
    Basta pensar o que a CIA fez em alguns países comprando noticias e criando desordem.
    Isto num contexto mais complexo e global é extremamente perigoso, é estarmos reféns do que eles querem que façamos.
    Para mim a EU tem de legislar e obrigar as empresas como GOOGLE, APPLE e Microsoft a abrir o código fonte e que os servidores sejam cá sob supervisão Europeia.

  8. Avatar de sakura
    sakura

    a internet não é uma salva….
    ex: o software para facturação tem que estar, licenciado para PT. e cumprir as leis locis.
    (a apple é que quer fazer o que lhe dá na telha.)
    Ms.Google.. DEVEM RESPEITAR A LEI LOCAL
    NÂo sâo os donos da INFO. bem a apple é.
    o sourece code do windows é open S. para os governeos.
    se devo ou não espiar ? isso e politica do pais.

  9. Avatar de Tico
    Tico

    Acho muito bem todas as iniciativas publicas e privadas para abrandarem a produtividade dos chineses…