Gartner diz que é o momento para “esquecer” o Windows 8.1

49 Comentários

A poucos dias de ser lançado a versão final do Windows 10, a Gartner vem aconselhar os utilizadores, em especial as empresas, para migrarem directo do Windows 7 para o Windows 10.

Segundo a empresa, o Windows 8.1 não é a melhor opção para uma nova implantação na empresa e é provável que o Windows 8.1 tenha um destino semelhante ao Windows Vista.

windows_8_12


De acordo com um comunicado enviado aos clientes,  Steve Kleynhans da Gartner refere que as empresas devem repensar os planos de migração e passar do Windows 7 para o Windows 10, esquecendo o Windows 8.1. Para Kleynhans, o Windows 8.1 terá um caminho semelhante ao  Windows Vista uma vez que perderá rapidamente suporte.

it is likely that Windows 8.1 will suffer a similar fate to Windows Vista, whereby industry support died off relatively quickly

Windows 8.1 is no longer the right option for new enterprise deployment, and indeed, resources should be refocused on early adoption of Windows 10

Para quem deseja manter o Windows 7, a pressão é menor até porque só em 2020 (em concreto 14 de Janeiro de 2020) é que termina o suporte de segurança gratuito.

Windows_Start_4

Segundo a informação, a Gartner prevê que as empresas comecem já a migrar para o Windows 10 no segundo semestre de 2016. A pressão deverá chegar por parte dos fabricantes de software que vão abandonar o suporte para o Windows 8.1 e dedicar-se ao Windows 10.

Via ComputwerWorld

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de millers
    millers

    nem deveria ter saído

    1. Avatar de José
      José

      Diz você. A minha opinião é exactamente a contraria!

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Sim, nem sou fanboy, nem considero o Win8 particularmente bonito ou interessante, mas é de longe o sistema operativo Microsoft que me deu menos problemas até hoje. Portanto, ainda bem que saiu. E até acho bastante injusto compará-lo ao Vista.

    2. Avatar de SG
      SG

      Provavelmente só lhe mexeu 3 minutos. Comece a trabalhar nele regularmente e vai ver que, pelo menos na minha opinião, é o melhor SO da Microsoft até agora. Creio que o Win10 vai roubar o lugar facilmente. Mas ainda assim o 8.1 é muito bom.

  2. Avatar de int3
    int3

    Uma tentativa de acabar com os desktops falhada. nem devia ter saído.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sem windows 8 não havia windows 10.
      Eu tenho o windows 8 desde o início e, em especial, o win8.1 acho-o bastante estável, rápido e funcional.

      1. Avatar de int3
        int3

        usa-o num tablet or surface. faz mais sentido.

        1. Avatar de Paulo Pires
          Paulo Pires

          Não sei porque é que faz mais sentido. Para mim faz o mesmo sentido utilizar em PC ou no meu Surface.

        2. Avatar de José
          José

          Porquê? Eu uso-o em todos pc e tablets sem problemas. Não vejo problema nenhum.

          1. Avatar de chr_27
            chr_27

            Eu fui dos que adoptei o Windows 8 de inicio e sempre gostei. Na verdade adaptei-me e as coisas correram bem. Mas a verdade é que ja usei o windows 8 em ambiente empresarial, and it sucks.
            Além disso, estou com o Windows 10 desde que abriu o Insider Preview e já era incapaz de voltar ao Windows 8.

        3. Avatar de SG
          SG

          Uso-o num PC há mais de 2 anos e para mim é o melhor SO da Microsoft até agora.

      2. Avatar de Jeromo
        Jeromo

        É óbvio que mesmo sem o windows 8 haveriam sim outros windows, que disparate!
        É quase tão estável e rápido quanto seu antecessor! Mas com uma interface projetada para dispositivos móveis, que o torna menos funcional para PCs.

        1. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          menos funcional para pcs? mas porque raio? faz tudo que fazem os anteriores e nunca tive um único blue screen, portanto repito, menos funcional porquê? só porque tem o METRO? tecla windows e mudas do metro para ambiente de trabalho, (ou twcla win+D para ir amb. trabalho caso esteja num programa qualquer) e arranca logo no amb. de trabalho, e para pesquisar qualquer coisa que tenha instalado até é melhor, acho que só quem não conhece é que diz disto, tenho windows desde o 3 este é o melhor windows até agora, ainda não conheço o 10.

          1. Avatar de Jeromo
            Jeromo

            Acorda Carlos, a interface é menos funcional para pcs porque foi projetada para tela de toque! Difícil de entender? Se você precisa pesquisar o que tem instalado é porque não sabe o que andas fazendo ou porque a interface não é voltada para facilitar o trabalho do usuário. Quem não sabe o que diz é quem responde ao que não foi questionado deixando de lado o questionamento principal. Se você acha que este é o melhor windows até agora precisa basear sua afirmação em fatos ao invés de dar sua opinião pessoal sem fundamentos!

    2. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      Poupa-me. Uso o Windows 8 desde que saíu e até agora está excelente e nunca o trocaria pelo Windows 7. Diz-me lá o que é que tem de mal o Windows 8 para dizeres isso sem fundamentos?

      1. Avatar de José
        José

        Mais um! Para mim o 8.1 é o melhor S.O., da Microsoft até agora.

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    Tradução, passem para o Windows 10, agora vêm com cortana permite-nos espiar-te muito melhor, saber a tua voz e as tuas prefêrencias, para alem de sabermos o que gostas, e não gostas.. e as tuas pesquisas do google, podemos saber agora se estas bem ou mal humorado, e até podemos guardar a tua voz! e usar-la em campanhas! ou melhor! saber tudo sobre ti!

    Façam a migração para o Windows 10 provider by Cortana & NSA.
    Esta traduzido.. e quem diz ao contrário, acredita ainda na bondade das empresas.

    1. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Plot twist… Podes desativar a Cortana… 😮

    2. Avatar de KingDi
      KingDi

      Em primeiro, só aceita os termos da Cortana quem quiser, que, só por aí é uma opção para estar desativada.
      Segundo, tu e mais uns quantos são doentes com tanta mania de perseguição.

    3. Avatar de leandro
      leandro

      Johnny tens um android? usas o Google para tudo e mais alguma coisa? pois bem ele já faz isso e muito mais… Um abraço!

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Uso BQ Ubuntu configurado com Mozilla firefox + duckduckgo + vpn paga!

        1. Avatar de me and me
          me and me

          Possa isso é que é tentar manter tudo escondido…
          Estas na rede.. N ha privacidade.
          N vale a pena tantas voltas… Desfrutem é da vida

        2. Avatar de Makvrski
          Makvrski

          johnny, la gente esta muy loca

        3. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          ainda acreditas na privacidade? xDDD

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Faz o Johnny muito bem!
            Se vocês não se importam o que empresas como a Microsoft ou Google fazem quanto à nossa privacidade, continuem na vossa, sem fazer nada. Ficam a saber tudo sobre “nós” e de forma muito simpática.

        4. Avatar de chr_27
          chr_27

          e um capacete de papel de aluminio não?

    4. Avatar de rui pedro
      rui pedro

      Quem não deve, não teme. Tenho dito.

  4. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Certamente qie aparecerão comentários a favor, contra, ou assim-assim, relativamente ao W10, W8, W7, etc. Suponho que tudo se resumirá muna frase: para trás, mija a burra. Nunca, desde que a História é História, apareceu uma evolução que não tivesse percalços. A MS não é, certamente, excepção. Cometeu erros? Provavelmente. E depois? Não os corrigiu – ou está a corrigir?
    O W10 já roda no meu PC (em partição, que eu sou burro mas não sou estúpido) e só tenho a dizer bem.
    Quanto a esquecer… A História faz-se de memórias.

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Bom comentário!
      Ah, e gostei do “que eu sou burra, mas não sou estúpido”. Muito bom! 🙂

    2. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      *burrO

    3. Avatar de Jeromo
      Jeromo

      José Moreira: Não me lembro de qualquer percalço ao lançamento do windows 7, apenas elogios… Quanto ao windows 10…
      http://pbs.twimg.com/media/B0v_HCeIYAAV0yM.jpg

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        O Windows 10 ainda não foi lançado.

        1. Avatar de Jeromo
          Jeromo

          Obviamente não é esse o ponto que está em discussão! Portando irrelevante seu comentário!

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Então eu sou burro e estupido 🙂 porque o W10 é o unico sistema operativo que tenho no meu PC há já 2 ou 3 meses, com algumas dores de cabeça admito.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Como dizem os franceses, “chacun sabe de si”.

  5. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    w10 nada mais é do que um w7 com icone incial de volta, alguns feedbacks do w8, melhorias e algus recursos a mais de seguranca com um browser novo, visto que o ie estava “queimado no mercado”; mas para quem usa como eu desde a versão preview se adaptou normalmente, não considero o s.o atual ruim, ou complicado, é que geralmente as pessoas tem receio e dificuldade a se adaptar a mudanças

    1. Avatar de Lola
      Lola

      Falou o programador 😛

    2. Avatar de Jeromo
      Jeromo

      Nunca vi gente com dificuldades de adaptação para algo mais fácil e melhor. Realmente o win10 não é ruim mas trouxe mudanças nos ajustes de configuração que criam uma curva de aprendizado desnecessária e onerosa para a sociedade. Pense no custo de treinamento empresarial para todos os usuários do mundo! Quando uma empresa obriga desnecessariamente o usuário a reaprender a usar seu produto, abre a porta para uma mudança de plataforma!

    3. Avatar de er
      er

      Querias que fosse o quê?

      1. Avatar de Jeromo
        Jeromo

        Obviamente queria que fosse diferente nos pontos que critiquei!!! Difícil de entender?

  6. Avatar de Nuno Nascimento
    Nuno Nascimento

    Primeiro era uma evoluçao fora do normal, agora nao faz sentido….enfim…

  7. Avatar de Paulo Brinca
    Paulo Brinca

    Pessoalmente utilizo Windows 8.1 e devo dizer que estou bastante satisfeito com o resultado.

    Não considero que fique em nada atrás ao Windows 7 (sim sei que falta o menu iniciar…) em termos de estabilidade e fiabilidade.

    Concordo plenamente com o teor do artigo, se vão fazer implementação, mais vale fazer diretamente para o Windows 10, mas atenção, pois nem tudo será compativel a 100% de início, sendo que será recomendado efetuar testes antes de passar à produção.

    Off-Topic:
    Tenho muitos clientes que ainda se mantém no Windows Vista. Embora na altura a migração para Windows 8 tenha tido preço especial, muitos optaram por não migrar.

    Gostaria de saber porque razão a Microsoft deixa de fora desta campanha de atualização gratuita uma versão do Windows que ainda se encontra com suporte ativo? Quem tem Windows XP tudo bem, o suporte já terminou, mas não percebo porque deixaram o Windows Vista de parte.

    Cumprimentos,
    Paulo Brinca

  8. Avatar de Makvrski
    Makvrski

    captain obvious badge for that guy

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Não consigo e nunca consegui entender o problema das pessoas com o Windows 8. Acho o start do Windows 8 bastante interessante e arrisco dizer que se uma pessoa rejeita um SO porque não tem UM botão no canto inferior esquerdo, talvez deva voltar às máquinas de escrever.

    1. Avatar de poisé
      poisé

      E depois as mesmas pessoas vão louvar o Mac OS que nunca teve um start menu.

    2. Avatar de João
      João

      Ora nem mais! Estou a testar o 10 noutro pc e até agora o que vejo foi colocar uma espécie de menu, muito mais complicado do que a interface modern. É estável, mas para mim tem coisas que deixou de serem logicas como ter deixado ter a Charm bar o que facilita e muito pesquisas e desligar o pc do lado direito, é para mim mais intuitivo. Tentei usar as apps como no modern, mas fica tudo muito mais confuso. Se me dizem que um sistema é melhor por causa de um menu iniciar, fico-me por aqui, mas até agora vi que tenho que ter o mesmo trabalho que tenho no 8.1, para acesso ao menu mais avançado lá tenho que carregar na tecla direita do rato. É uma evolução, mas na inetrface parece-me que complicou. Há quem goste assim, mas acho que ficou mais confuso está uma misturada. Prefiro ter a inteface modern separada e deligar o pc do lado direito, sou destro o que para mim é mais natural e rápido.

  10. Avatar de André Pires
    André Pires

    Em Portugal, pelas máquinas de empresas que vejo por aí, acho que não vão migrar do Windows 7 para o Windows 10 mas do XP para o 10!