Chegou ao fim! Microsoft confirma a morte do Windows 10 Mobile no final de 2019

49 Comentários

A presença da Microsoft no ecossistema dos sistemas operativos dos dispositivos móveis mudou muito nos últimos anos. Com uma presença forte, acabou por deixar desaparecer tudo o que construiu.

Se já sabíamos que o Windows 10 Mobile estava terminado, a Microsoft resolveu agora ditar a sua morte, não indo para além do final de 2019.

Windows 10 Mobile Microsoft Windows fim sistema operativo

Ao longo dos anos, a Microsoft conseguiu criar no Windows 10 Mobile um sistema operativo que os utilizadores apreciavam pela sua simplicidade. Associado estava também a sua robustez e, além disso, a integração única no universo Windows.

O Windows 10 Mobile chegará ao fim em dezembro

Mas a mudança de filosofia da Microsoft, em que se focou nas apps e no que pode oferecer aos sistemas concorrentes, acabou por ditar o final dos seus desenvolvimentos. Esta era já uma certeza, mas que agora foi reforçada nesse sentido.

A Microsoft anunciou agora que irá manter o suporte para o seu sistema móvel apenas até ao final de 2019. No dia 10 de dezembro deixará de haver atualizações para este sistema operativo, ficando exposto a problemas de segurança.

Windows 10 Mobile Microsoft Windows fim sistema operativo

O que vai terminar com o fim deste sistema operativo

Na página de suporte da Microsoft, onde esta novidade foi apresentada, a empresa vai mais longe. É identificado tudo o que deixará de existir ou de funcionar, traçando um cenário de fim.

O Windows 10 Mobile, versão 1709 (lançado em outubro de 2017) é a última versão do Windows 10 Mobile e a Microsoft encerrará o suporte a 10 de dezembro de 2019. O fim da data de suporte aplica-se a todos os produtos Windows 10 Mobile, incluindo o Windows 10 Mobile e Windows 10 Mobile Enterprise.

Os utilizadores do Windows 10 Mobile não poderão receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico on-line da Microsoft gratuitamente.

Para além deste fim, e de forma semelhantemente, também algumas das funcionalidades vão acabar por deixar de ser suportadas. Isto acontecerá no logo após o fim deste sistema. Este passo levará a que os smartphones vão deixar de funcionar de forma correta.

Windows 10 Mobile Microsoft Windows fim sistema operativo

A Microsoft recomenda mudar para o Android ou o iOS

A Microsoft está já a recomendar aos utilizadores que se preparem para a mudança. O que tem sido anunciado é que devem fazer a passagem para o Android ou para o iOS.

O Android foi adotado pela empresa primeiramente como o seu sistema operativo móvel. Claro que é para ai que tem criado software. Para além das suas apps tem também um lancher e muitas outras ferramentas.

Este anúncio não é feito inesperadamente, mas deixará muitos utilizadores sem suporte e com sérios problemas de segurança. O dia 10 de dezembro representará o fim de um capitulo muito importante na vida do Windows e da Microsoft

|Fonte

Windows 10 Mobile morreu! O Android pode ser uma boa opção?

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pageros
    Pageros

    Deixo já aqui um repto… Encontrar uma rom alternativa… Quem conhece? Eu tenho um 950xl e um 950 e não pretendo deixar de usá-los… Quem encontrar alternativas se possível que partilhe, acb

    1. Avatar de unknown
      unknown

      não existe rom’s para isso, nem vai existir, por isso podes começar a pensar em ir para o mercado procurar outro smartphone android ou IOS…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Claro que há, basta pesquisar 1min em vez de dizer disparates.

        1. Avatar de José
          José

          E já agora uma ROM para correr MS-DOS

        2. Avatar de pplware
          pplware

          então mostra lá onde andam as ditas rom’s que tu alegas que se encontram em menos de 1 minuto numa pesquisa… é só rir…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            ja usei iphone x, galaxy note 9 e vendi os para comprar o lumia 550 e n ha melhor que isto. barato e bom como o portugues deve ter.

    2. Avatar de lumia
      lumia

      Friend claro que existem alternativas para manter esses equipamento.
      Basta pesquisares, não desesperes.

      Só não as menciono porque não creio ser correto, nem ser o local apropriado mas garanto-te que existem soluções / opções bem viáveis.

      1. Avatar de Kodiakshadows
        Kodiakshadows

        Não é correto porquê? Se ele wp10 tem morte anunciada. Não é correto porque protege o IO e Android. Mais valia não teres escrito nada.

    3. Avatar de Vitor
      Vitor

      Demo Windows 10 ARM64 a rodar num Lumia 950 XL [WITH GPU]

      1. Avatar de José
        José

        Espectacular!

      2. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Muito bonito, Vitor.
        Vi que dá para correr um vídeo e para aceder à internet de forma geral.
        Dá porventura para fazer e receber chamadas, enviar Sms, etc…?! Se não, então chapéu!

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Acho que dá para tudo…menos tirar imperiais! Mas como estamos no inverno deve tirar “bicas”…ioliol!

      3. Avatar de José
        José

        E meter um MS-DOS a correr? Para os fanáticos da Microsoft isso é que era. Até vão dizer que usar a consola é muito melhor que os botões.

        1. Avatar de One Armed Bandit
          One Armed Bandit

          E que tal o Windows 95?!
          Há já uns anos vi esse SO a correr, se a minha memória não me atraiçoa, num Ipad.
          Se servia para alguma coisa, confesso que não sei dizer…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            serve mais o windows 95 que o ios e android juntos….boa sorte a correr office 97 ou age of empires no ios ou android…no windows ate need for speed corre

        2. Avatar de Z/OS
          Z/OS

          O Windows 10 mobile já tem uma linha de comando que simula o MS-DOS. E esta ?? Não serve para nada, mas que me diverti bastante a executar comandos DOS, diverti. Mas isto só quem usou é que sabe… agora sou obrigado a utilizar Z/OS em mainframes que não é muito diferente…

  2. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Como é que se pode matar uma coisa que já está morta?

    1. Avatar de Chapeleiro
      Chapeleiro

      Nunca viste filmes de mortos vivos?

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Por incrivel que paraeça tenho um L650 , que ainda funciona e com as quedas que teve, nunca partiu o display, já Doogee, UMI e Xiaomi, coitados todos eles morreram supostamente prematuros. Portanto …

      1. Avatar de M.silva
        M.silva

        Idem , nada de incrível os telefones não são nada de excepcional no desempenho mas são uns ” corredores de fundo” em 7 anos apenas um Nokia Lumia 830 e um Lumia 650 , que funciona perfeitamente…bom até ao fim do ano parece!!

    3. Avatar de One Armed Bandit
      One Armed Bandit

      Como assim?
      Dead OS running?!

  3. Avatar de pic
    pic

    “agora é que vai ser”

    frase mais usada pelos fãs do windows mobile

    microsoft diz

    rip ao windows mobile

    ahahahah

    1. Avatar de José
      José

      Vá, dêem lá uma chupa e um balão ao rapaz! Melhor seria oferecer ainda um autocolante a dizer ” hoje fui muito valente”, como aqueles que se dão às crianças que levam a “pica” = vacina.

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Concorrência é sempre bom e é mau vermos menos um concorrente. Mas o windows mobile, já não têm futuro nenhum, para quem ainda tiver um, é altamente recomendável que compre um iphone ou um android. Investi num android a 2 anos atrás em troca de um windows mobile foi dos melhores investimentos que fiz.

    1. Avatar de José
      José

      Fiz o mesmo, não tive outra opção, nem escolha porque a única existente pratica preços com os quais jamais pactuarei, e não tenho a mesma sensação. Leio muita conversa mas o fact é que tive um sistema que satisfazia em pleno e era fluido com menos de metade da potência do actual e mantinha uma comunicação com o pc que ainda hoje não tenho por mais que a Microsoft e o seu actual líder falem! è que nem vale a pena disfarçar, basta que ainda não temos um sistema que podemos dizer que substituiu em pleno o Wm10. Eu uso todas as capacidades dos meus equipamentos e não me interessa nada dar yum balúrdio para andar nas redes sociais, interessa-me sim trabalhar e não tenho a facilidade que tinha esse é um ponto assente, pois faço investigação e se usava o telemóvel para trabalhar podia continuar quase sem ter de andar a evitar as “ofertas” da Google mal chegava a casa. Hoje para fazer o mesmo tenho de não me esquecer de uma série de passos caso contrário, lá vai tudo ao ar! Além disso não gosto nem um pouco do Android, falam muito em personalizações e tretas do tipo mas nunca referem o factor prático, pois é certo que tem muitas aplicações, mas também o é que a sua maioria não interessa para nada, e as que existem nem são nada de especial ao contrário do que ouvia lia e experimentava daqueles que tanto criticavam o WM10 .

    2. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Infelizmente é verdade termos perdido uma terceira opção entre os sistemas operativos móveis.
      Creio que tudo aconteceu essencialmente por incompetência da Microsoft, pela forma errada como fez as coisas nomeadamente por nunca ter um plano definido para o médio prazo e também por causa de muitos dos players que resistiram e contrariaram as pretensões da Microsoft. Tudo se conjugou para o resultado do dia 10 de Dezembro de 2019. Infelizmente.

      1. Avatar de MJSantos
        MJSantos

        Continuo a achar que o principal problema foi o bloqueio dos programadores, ao não quererem desenvolver para WM10

    3. Avatar de JRodrigues
      JRodrigues

      Olá Diogo, só pelas Apps.
      Toda a interface e fluidez do W10M deixa a anos luz os outros 2 sistemas.
      Tenho Android 9 num Xiaomi A1 c/ 4 GB de RAM, não é que o meu velhinho Lumia 920 c/ 1 GB com quase 7 anos ainda funciona de uma forma espetacular e a câmera? Fora de série?! Ainda tenho um Lumia 432 que como telemóvel foi o melhor de todos, exceção para o fantástico Nokia N86 8mp, o melhor de todos.
      Já agora, todos eles ainda funcionam.
      Foi pena…

  5. Avatar de stevie wonder
    stevie wonder

    ja vai tarde

    1. Avatar de José
      José

      Ui que devia estar “atrapalha-lo muito”. Vê-se que nunca tocou num!

    2. Avatar de One Armed Bandit
      One Armed Bandit

      Isso é apenas cegueira? Já vai tarde porque sim!?
      É pena não conseguires olhar mais além. Mas a falta de visão é algo muito comum entre nós. Por isso, deixa-me felicitar-te pelo teu nick-name: assenta-te na perfeição…

  6. Avatar de Paulo L
    Paulo L

    Calma, que este ano eles lançam o win10 universal e um surface mobile.

    Isto é só fake news.

    Os hiperfans vão continuar a sonhar com o win universal, pessoalmente tenho aqui um qtek 1010 á espera para actualizar do win5mb para o win10 universal e ver isto mais rápido que um iPhone XS

    1. Avatar de One Armed Bandit
      One Armed Bandit

      Isso é um leak? Ou um vazamento?
      Talvez uma fuga?
      Ou apenas uma esperança?
      Felizmente que a esperança é a última a morrer.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pode sonhar, quando o hardware é fraco não há SO que faz milagres, das duas uma ou fica magrinho para pesar pouco, ou fica gordo para ser um arrastão.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ainda vou ver muita gente a invejar o meu lumia. Ja tive iphone Xs, Galaxy s9 Pixel 3 mas mudei para o lumia 550 e n quero outro. Acredito que seja este ano que a Microsoft apresente o surface phone e com um rebrand ao w10m volte ao topo que merece

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Carlos, em que planeta vives? Dizer que wm é superior a Android e IOS é um tremendo disparate, nem em PC a Microsoft é boa quanto mais em dispositivos móveis, se te serve de consolo já usei wm não atendeu a nenhuma das minhas espectativas, é restrito ponto final.

  8. Avatar de Tony
    Tony

    A Microsoft perdeu no mobile muito graças à cultura de “gestão” presente na empresa desde a chegada do Steve Ballmer.

    A empresa tinha tudo para ser a segunda maior força no segmento mobile, no lugar do Android claro. Seriam apenas o iOS e o Windows. Como é que uma empresa de tecnologia (Microsoft) se deixou abater por uma empresa de marketing (Google)?!

    Choca-me ainda mais pois, nos dias de hoje, a Google continua a ser um fail em software, usabilidade, plataformas e ferramentas de desenvolvimento. O problema da Microsoft foi mesmo o timing..

    A 12 anos atrás:
    https://www.youtube.com/watch?v=qycUOENFIBs

    Quem ri agora?

    1. Avatar de luisnuxx
      luisnuxx

      A google.

  9. Avatar de Roberto K. M.
    Roberto K. M.

    Não vou mais poder dizer que o Windows Mobile é mais conhecido como Windows de Schrödinger (está vivo, morto, vivo-morto, morto-vivo – numa comparação com a hipotética experiência do gato). Tive um WP por 4 anos e foi um excelente SO.

  10. Avatar de manuel
    manuel

    Só não entendo porque Microsoft obrigou os utilizadores a um launcher que todos criticavam, e criou um launcher para android, que utilizadores de android até usam…

  11. Avatar de Luis FA
    Luis FA

    O Google é um fail… Tá muito boa! O Cristiano Ronaldo tbm é um fail.

  12. Avatar de Manu
    Manu

    Este ódio à MS vai para lá do razoável, o pessoal parece putos de 5 anos. Desde quando menos concorrência é melhor? Além disso o sistema era soberbo.
    Deviam de haver mais sistemas e bem mais diversos, parece que temos apenas o iOS e o clone (Android). Para mim devia ter sobrevivido o WP, o Blackberry OS, o Symbian e o webOS para telefones sendo as apps PWA, seria bom para os devs e simultaneamente abriria espaço para aparecimento de novos sistemas e eliminaria-se o monopólio dos grandes players. Aí sim teríamos concorrência, diversidade e inovação.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quando o Android é clone de IOS? Haver concorrência e bom, mas disparates não.

      1. Avatar de Manu
        Manu

        Do ponto de vista da apresentação e organização da UI, entre ícones e menus o Android andou sempre colado ao iOS, é neste aspecto que me refiro, não é um clone de facto mas não tem uma abordagem diferente conforme outros OSs que referi.

  13. Avatar de Simão
    Simão

    Enquanto o 930 durar e ser funcional vai andar.
    Desde que saiu até agora e = 0 (ZERO) problemas.

  14. Avatar de LPL
    LPL

    Tenho um Microsoft 950 e não me queria desfazer dele. Com o fim do Windows 10 Mobile, terei que mudar de equipamento?

  15. Avatar de Pto
    Pto

    O fim já foi há vários anos, o funeral é que está demorado.