File Manager do Windows 3.0 chega ao… Windows 10

22 Comentários

Na semana passada, o Windows 3.1 fez 26 anos e a data passou um pouco despercebida! Para muitos esta foi a primeira versão do Windows e para quem o usou certamente se lembrará de algumas ferramentas nativas que estavam presentes neste sistema operativo.

Recentemente, a Microsoft disponibilizou o código fonte do File Manager, que vinha com o Windows 3.0, e agora já o pode usar no Windows 10.

File Manager windows 3.0


Já passaram uns bons anos (cerca de 28) mas, quem usou certamente se lembrará do Windows 3.0/3.1 e das suas ferramentas.

Uma dessas ferramentas era o File Manager que agora passou a ter o seu código fonte disponível. Depois do MS-DOS, foi com o File Manager que os utilizadores passaram a ter uma ferramenta gráfica para copiar, apagar, renomear ficheiros entre outras operações.

O código fonte do File Manager está agora disponível no GitHub sob a licença MIT e o mais interessante é que este gestor de ficheiros tem total suporte para o recente Windows 10.


O File Manager não é a primeira (nem certamente será a última) ferramenta da Microsoft a ter o seu código fonte disponível na internet. Já em 2014 a gigante de Redmond disponibilizou o código fonte do Word e MS-DOS.

 

Sobre o Windows 3.0

Quase 3 anos depois do lançamento da versão 2.03 do Windows, a 22 de Maio de 1990, é lançado o Windows versão 3.0!

Foi a mais bem sucedida versão do Windows naquela altura e foi também uma grande rival quer para o Macintosh da Apple quer para o Commodore Amiga, estes que iam já mais avançados na interface gráfica.

Mas que novidades trouxe esta versão nº 3.00.73? Saber mais aqui.

Saudades do Windows 95?

Recorde o Windows 95 utilizando o seu browser

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu é que não usava isso, ainda corrompe dados 🙂

  2. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Cheira-me a nostalgia!! 😀 LOL

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Mel era dar par usar esse em vez do Finder.

  4. Avatar de Allez
    Allez

    O explorador (actual) do ruindows está anos e anos atrasado. Basta ver que não suporta tabs para perceber isso…

    1. Avatar de censo
      censo

      Só por isso está atrasado??

      1. Avatar de Allez
        Allez

        Tabs é básico em qualquer explorador.

        1. Avatar de ze
          ze

          pra que é que queres as tabs num explorador de ficheiros? isto não é pra andar na net!

          1. Avatar de Allez
            Allez

            É para andar gerir ficheiros e directórios.

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Rwindows ? mas que termo tão démodê , não arranjas melhor? Já cheira mofo e a rasco linuxuser.

      1. Avatar de Allez
        Allez

        Ficaste magoado? Mete gelo que isso passa.

        1. Avatar de cmariano
          cmariano

          Temos techmanja! Então não sabes que a RS5 do Windows 10 já suporta tabs no File Explorer, CMD, PowerShell, etc. etc.

          Como alguém referiu em cima, o cheiro a bafio é demasiado……

          1. Avatar de Allez
            Allez

            Nem há um mês… Para Insiders… Parabéns! O resto do shepple tem de aguentar até o Outono, se fizer atualizações… Mais vale tarde do que nunca, afinal parece que são precisas as tabs nos exploradores…

  5. Avatar de Sérgio Gil
    Sérgio Gil

    Uso o Total Commander desde o MSDOS (na altura com outro nome), ainda hoje tenho alguma dificuldade de usar o File Manager / Explorador do windows.

  6. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Muito bom! Lembro-me disso do Windows 3.1.
    Mas, onde é que se encontra isso no Windows 10?

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Falta dizer para insiders

    2. Avatar de cmariano
      cmariano

      Não não chegou! Não há anuncio oficial da GA. O que a Microsoft lançou ontem foi apenas um KB que corrige bugs que foram detetados durante a validação final do código.

      Eventualmente poderá ser uma preparação para a RTM, contudo, ainda não se reflete para as versões anteriores.

  7. Avatar de Pedro Lucas
    Pedro Lucas

    Sérgio, era o Norton Commander. Era excelente. Fazia coisas como certos searches complexos nos conteúdos em subfolders que ainda agora faltam no Win10. E para Linux era o Midnight Commander.

    1. Avatar de Hugo Gonçalves
      Hugo Gonçalves

      Tens o Far Manager para o Windows

    2. Avatar de Sérgio Gil
      Sérgio Gil

      Estão lá todos e muitos mais no actual Total Commander, depois de bem configurado é um bom canivete Suíço.

      Norton Commander>WindowsCommander>Total Commander.

      WindowsCommander – Quando mudou para o ambiente Windows entretanto a microsoft proibiu a utilização do nome Windows passando a Total Commander.

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Eu lembro-me do PCTools.