Falha de segurança no router Linksys WRT54GL

24 Comentários

A Cisco,  empresa líder na área do networking e umas das mais conceituadas empresas em todo o mundo, confirmou a existência de uma falha crítica nos routers Linksys WRT54GL, um dos equipamentos mais populares da empresa, que permite aos hackers obter total controlo do equipamento.

A vulnerabilidade foi descoberta pela empresa de segurança DefenseCode que de imediato comunicou a Cisco para que fossem tomadas as devidas medidas.

linksys_02

Apesar da empresa de segurança DefenseCode ter informado que tal vulnerabilidade podia estar presente em vários modelos, a Cisco veio desmentir tal  informação na passada quinta-feira informando que tal bug apenas se encontra presente no router Linksys modelo WRT54GL e que já está a trabalhar no respectivo patch.

Antes do patch ser disponibilizado aos utilizadores, a Cisco recomenda que os clientes estejam atentos à sua rede e que não efetuem, ou deixem efectuar, qualquer ligação por cabo ao seu router WRT54GL.

linksys_01

Tanto a Cisco como a DefenseCode não deram qualquer detalhe sobre a vulnerabilidade, no entanto a DefenseCode publicou no Youtube um pequeno video que demonstra como ganhar acesso root ao Linksys WRT54GL, mesmo estando este a correr o ultimo firmware 4.30.14.

Até ao momento ainda não há qualquer informação da Cisco quanto à data de disponibilização do patch de correção do bugs. De referir que já no inicio de Janeiro informamos aqui que os telefones VoIP da Cisco poderiam ser facilmente hackeados.

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Marques
    Jorge Marques

    Sinceramente não sem quem tem este router e ainda não o flashou com o DD-WRT 🙂
    Esta vulnerabilidade não existe na ultima versão de FW do DD-WRT.

    Abraço.

    J

    1. Avatar de Pedro Pinto

      De facto este é o equipamento mais popular do FW DD-WRT

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Pensei o nesmo. Mas Aer. O mais popular na comunidade ddwrt nao quer dizer que quem o tenha deva flashar.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    DD-WRT , OPENWRT , TOMATO , o que não falta são firmwares para meter no Router !

  3. Avatar de NT
    NT

    Idem,

    Sem dúvida, flashar o router! Foi o que fiz mesmo o meu sendo um Dlink 🙂

  4. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Boas malta

    Dentro do assunto mas um topico á parte, eu tenho dois routers da meo (thomson) um é o que está a distribuir sinal da fibra optica pá casa,o outri veio de uma outra casa q tinha e tá aqui a ganhar pó, eles sao identicos e estão os dois em bom estado e o que eu queria era usar o que veio da outra casa como repeater ou algo do género para aumentar o sinal nas zonas dos quartos pois o router principal esta na sala e com varios equipamentos ligados em simultaneo nota-se uma perda consideravel.

    Eu sou um iniciante nestas coisas de redes e n sei mesmo como o fazer de modo a ter os dois routers ligados mas sem fios entre si penso que se chama um bridge wireless(n sei s é isso ou nao) de modo a que o segundo router amplifique o sinal do primeiro aqui nos quartos.

    Se alguem tiver a gentileza de explicar o step-by-step da coisa ficava agradecido (eu nem sei se é possivel ou nao) mas aqui no pplware falam mt e tem uns tutoriais bons do router da meo mas nunca encontrei nenhum de ligar dois routers entre si sem fios.

    Abraços

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Bruno,

      O problema é que o router da MEO não suporta Bridge. Tens aqui um bom equipamento para esse efeito
      https://pplware.sitedev.pt/networking/anlise-aztech-wl556e-inovador-repetidor-wireless-parte-i/

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Obrigado pedro pela rapidez e pela ajuda.

        Entao quer dizer q o modem q tenho aqui a mais n serve para nada é isso?

        Mesmo os dois ligados por cabo n serve para o que eu quero?

        Eu so estou a perguntar isso para pronto ter a certeza e arrumar de vez o segundo router para um canto.

        Abraços e mais uma vez obrigado

        1. Avatar de Pedro Pinto
        2. Avatar de José Baltazar Regueiras
          José Baltazar Regueiras

          Resposta ao Bruno de Cpimbra.
          Olha Bruno,se for com fio podes ligar os dois touters em cascata. Para ligares os dois routers em cascata só tens de aceder ao firmware do 2º router (por norma acedes no browser da internete com o Ip: 192.168.2.1 ou 192.168.2.10 ou 192.168.2.100 – por norma o manual do router tem o IP de acesso ao firmware) e estando no firmware tens de por o DHCP=Off. Porquê? para que os dois routers não andem à procura de um IP dinâmico e dessa forma entrem em comflito.
          Feito isto deves ligar os routers porta a porta. Isto é: Ligas o cabo do router 1 (Meu) a uma porta do router 2, que não seja WAN.
          Xau e bou sorte

  5. Avatar de Sergio Barros
    Sergio Barros

    Boas pessoal.

    Eu gostava de alargar a “área wireless” cá em casa, abrangida pelo meu router da ZON, mas tenho tido algumas dificuldades em decidir como o fazer da maneira mais barata possível. Eu gostava de saber se acham que é possível eu ter algum equipamento (não sei se um AP, ou repeater), que recebesse o sinal wireless transmitido pelo meu router (preferia, para não andar a decorar a casa com cabos), e que o repetisse da mesma maneira (wireless). Vejo por aqui de vez em quando pessoas a falar no DD-WRT, não sei se se aplica ao que estou à espera… Se alguém me pudesse “dar umas luzes” agradecia imenso.

    Um abraço

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Sérgio,

      Sim, os AZTECH fazem isso. Manda-me um mail que eu arranjo-te um voucher de desconto.

      Abraço
      PPinto

      1. Avatar de Kamina
        Kamina

        Ora viva,

        Estou interessado em comprar o Starter Kit Powerline, por acaso não me consegue um voucher também caro Pedro?

        Muito agradecido de qualquer das formas.

      2. Avatar de JS
        JS

        Bom dia amigo Pinto voçes são um espectaculo alem de nos ajudar com muitos Manuais e novidades ainda conseguem ajudar o pessoal que visita esta pagina com um desconto,um autentico serviço publico.
        Não sendo eu o Beneficiado é de louvar estas ajudas
        Obrigado tudo de Bom

  6. Avatar de Android 4.1
    Android 4.1

    Daí serem routers de gama baixa lol

  7. Avatar de WRT54GR
    WRT54GR

    Definitivamente está na altura de comprar um router novo…
    Tenho o Linksys wrt54gR (range boster) e não tem suporte para o firmware dd-wrt. pelo menos não aparece na wiki sobre o assunto e no forum só se fala mal sobre o chipset deste router … Realmente sempre tive problemas com o wifi, mas bastava reiniciar que o problema ficava resolvido!
    Se alguem tiver uma solução agradecia, se não qual um bom router que já esteja testado que não falha de preferencia com norma n.
    obrigado

    1. Avatar de Velhotas
      Velhotas

      Eu apanho rede Wi-Fi com uma rede para camarões e depois enfio pela ddrive optica do computador…
      ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

  8. Avatar de ( ͡° ͜ ʖ ͡°)
    ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

    Eu apanho wi-fi com uma rede de camarao e depois enfio pela drive optica do computador…
    ( ͡° ͜ ʖ ͡°)

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto agora é todas as semanas um problema no material da Cisco…porra agora entendo porque razão estou sempre com problemas em casa ,tenho tudo da Cisco. Tenho andado a ver material da D-link até me parece ter alguma qualidade vs preço só não mudei tudo porque agora não tenho guita senão ia tudo pela janela!!! O que vos parece D-Link a nivel de preço e qualidade, vale a pena?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      So tenho um router da Dlink para o adsl…e volta e meio fico sem net 😀 de vez em quanto dico sem DNS 😀 la tenho que o reiniciar…

      Ai para a frente vou comprar um mikrotik, começo a gostar deles, e é uma empresa europeia…

      cmps

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sim é melhor mas não leste tudo o que escrevi…guita, lol. qualidade Vs Preço.

    2. Avatar de Frederico
      Frederico

      A diferença é que os bugs da cisco são tornados públicos porque trabalha muito para o mercado empresarial.
      Comprando equipamentos de mercado doméstico, os bugs não têm relevo nas notícias. Agora que os têm, disso não duvido!

      Já alguma vez viste ser notícia na televisão chamadas da marca para carros “fiat”, “citroen” ou “peugeot”? Mas, são notícia quando é um “toyota”, “bmw” ou “mercedes”… porque será?

  10. Avatar de Adriano Afonso

    Já foi lançada a firmware que corrige esse bug.
    01/10/2013
    Ver.4.30.16 (Build 2)
    http://homesupport.cisco.com/en-eu/support/routers/WRT54GL

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas,

    tambem já vi mas adiantei-me, agora optei por dlink, ainda não tenho tudo a 100% mas posso dizer que ate´ao momento estou deveras impressionado com a rapidez na transferencia de ficheiro quer via wireless ou até mesmo com o cabo de rede, antes transferia filmes blueray via wireless á velocidade de 3/4mb por segundo com este transfiro 8/9mb seg é uma diferença em tempo enorme.