Extensões no Edge chegam já na próxima build do Windows 10

21 Comentários

A Microsoft quis refazer de raiz o seu browser e por isso surgiu o Edge. Este é o browser que quer fazer esquecer o Internet Explorer, trazendo o que de melhor a Internet tem para oferecer.

As primeiras versões deste browser ainda não conseguiram convencer a maioria dos utilizadores, com grande parte da culpa a residir na falta de suporte para extensões. Mas isso estará para mudar muito em breve.

Microsoft Edge

Há já bastante tempo que se fala do suporte de extensões no Edge, à imagem do que podemos já ver nos browsers mais modernos e que são actualmente a escolha da maioria dos utilizadores. Estes pequenos extras conseguem dar funcionalidades adicionais, que libertam assim o espaço para que estes se “reinventem” e alarguem o seu leque de funcionalidades.

Actualmente o Edge ainda não suporta estas extensões, mas informações internas da Microsoft dão como certa a sua chegada muito em breve, provavelmente até já na próxima build que for servida a todos os que estão no programa de testes Insider.

Ao chegar nestes moldes vai estar em testes durante alguns meses, sendo verificado e confirmado de forma exaustiva que tudo está funcional.

Edge

Depois destes testes, e com a confirmação de que está maduro o suficiente, a Microsoft irá disponibilizá-lo para todos os utilizadores do Windows 10. Esta data, ainda sem qualquer confirmação, será provavelmente na chegada da próxima grande actualização do Windows 10, a Redstone.

Esta é uma actualização que se espera que chegue em meados de 2016, provavelmente em Julho. Não se sabendo ao certo o que terá de novidades, espera-se que traga várias melhorias para o Windows 10.

O Edge encaminha-se agora para ser finalmente uma alternativa aos principais browsers que dominam a Internet. O Internet Explorer é já uma ideia do passado e o Edge tem de conseguir ocupar o seu lugar, à custa destas funcionalidades, essenciais hoje em dia.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Se for comoo windows 10 Mobile, chega em junho de um ano qualquer.

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      @Marcos Lopes
      Mas o que é que o windows mobile tem a ver com notícia? eu já o tenho no meu e está ao nivel do 8.1.
      Não percebo!
      Seria melhor já o ter lançado e estar cheio de bugs ou esperar mais um pouco e corrigir todos os erros, como estão a fazer e só depois lançar a versão final?
      Fica a pergunta

      1. Avatar de Carlos Gomes
        Carlos Gomes

        O WM também tem o Edge…

    2. Avatar de Rudua
      Rudua

      Eu pessoalmente não uso, prefiro o Firefox, mas quando assim for, vou experimentar lo outra vez

      1. Avatar de rui
        rui

        Consegues ter estabilidade com sites com html5 e mesmo em sites tipo twitch? Pergunto pois ainda não experimentei a versão 45. Não consigo ver uma stream fluída no twitch com o firefox, por exemplo. Esse é o único motivo porque ainda utilizo chrome (e agora até estou a usar mais o Vivaldi que é pena ainda crashar uma vez ou outra, mas ainda está em fase beta). Usa mais ram, mas tenho mais fluidez. Se a versão 45 estiver melhor nisso, ou houver algum tweak que possa fazer no firefox para melhorar esse aspecto, certamente que irei voltar a usar como browser principal (neste momento só uso o firefox para testar as coisas que faço ao nível profissional pois prefiro testar em todos os browsers mais usados para ter a certeza que funciona tudo a 100%).

        1. Avatar de Rudua
          Rudua

          @Rui
          No twitch funciona na perfeição. quanto ao suporte para HTML5 não é mau mas por exemplo, no site https://html5test.com deu uma pontuação de 458 em 555 ao passo que o Opera deu 500 em 555.
          Quanto ao chrome não posso comparar porque não o tenho instalado.
          Envio o link dos teste comparativos em pdf se te interessar.
          https://onedrive.live.com/redir?resid=FC5964CA59A25CE!111250&authkey=!AD3E1SVwInvcrck&ithint=folder%2c
          Espero ter ajudado

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          Na minha máquina o firefox é muito mais fluído que o chrome, vejo streams quase todos os dias sempre sem problemas.

          As únicas vantagens do chromes são o uso reduzido de ram (que não me faz diferença) e as melhores developer tools, que uso quando preciso.

          O Edge não vale nada, não sei qual é a utilidade de extender uma cadeira partida, esperam transformá-la num armário?

          1. Avatar de rui
            rui

            Por acaso lembrou-me de ir testar na versão 45 do firefox e tenho muitas menos quebras de fluidez no twitch (também vejo streams quase todos os dias mas no chrome ou no vivaldi e nunca tenho o que os gamers às vezes chamam de “breaks” ou “stuttering” como tinha no firefox a cada pouco). Tenho de testar mais exaustivamente nos próximos dias. Se a quase ausencia de quebras de fluidez se confirmar sou capaz de voltar a usar de novo o firefox como browser principal.

    3. Avatar de censo
      censo

      O mobile chegará quando a MS o disser, coisa que até agora não aconteceu, portanto esse comentário não faz sentido.

    4. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Todos mas todos os posts de Windows tem este sujeito a criticar um SO acessivel já a toda a gente. Não intendo. Mas bom, mais uma vez,
      Pressa em usar W10M? >> Go Insider!

  2. Avatar de apache
    apache

    “Agora é que vai ser…”

    Já estão para receber extensões para aí há um ano!

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Primeiro começa por esperar pela confirmação da notícia, não fiquem nervosos

  3. Avatar de poiou
    poiou

    actualmenteuso o firefox e só vou pensar em mudar quando o edge tiver addons e app para android

  4. Avatar de pedro
    pedro

    ao fim destes anos todos, ainda não perceberam como é que a Microsoft funciona ??? mais devagar mas bem …. passos mais lentos mas seguros!!! assim é que devia ser com as outras empresas, mas não, lançam produtos ainda imaturos para o mercado e os “clientes” a servirem de cobaias ….

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Ao fim destes anos todos, acho que a Microsoft trabalha igual aos outros. Olha, eu senti-me tratado como cobaia com o Windows Vista e recentemente com o Windows 8. Mesmo o Windows 10 ainda precisou de uma actualizações grandes para chegar onde está agora. E com todas as versões do Microsoft Works (nome mais irónico de sempre visto que estava sempre a crashar e não havia recuperação de documentos de jeito). E eu tive um casus beli com o Outlook 2007, nem vale a pena elaborar. E mais exemplos haverá. Essa teoria de que a Microsoft não apressa produtos em estado Beta para o mercado, cai logo por terra.

  5. Avatar de DroidBoy
    DroidBoy

    Se for como no meu Windows 10, nem para o Gmail deve dar para aceder depois de introduzidas as credenciais, o que me fez “trocar” este browser pelo Google Chrome definitivamente…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Não sei do que falas, uso o edge diariamente, como browser principal, até porque não tenho mais nenhum, e não tenho problemas a aceder ao gmail nem a outro site que seja. Já agora quando foi a última vez que utilizaste o edge? Quando saiu o Windows millenium? (sarcasmo) 🙂

      Experimenta agora que vais ver que não terás problemas com isso, penso eu de que! 😀

  6. Avatar de User
    User

    Por acaso também não tenho problemas nenhuns a usar o edge, pelo contrário, nunca tive e comecei a usà lo desde o seu início na primeira versão e sempre foi rápido e eficiente até mais e melhor que os outros daí ter mudado definitivamente…nem tou preocupado com extensões,já dantes não usava no chrome nem no firefox agora duvido também que va usar.

  7. Avatar de Helton
    Helton

    Qual o modelo da foto? Parece ser um tablet com teclado.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      e é. é um Surface (não se consegue perceber é qual deles…

  8. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    quando instalei o windows 10 no meu PC, usei o Edge,e usei o algum tempo…o meu pc no facebook e a navegar tinha lags…e eu pensava que era do meu PC, a realidade é que instalei o Chrome e parece que o meu PC ganhou asas quando navegava na NET. Resumindo,o edge é bastante lento…ainda tem que pedalar muito para se chegar ao Chrome e até o firefox, browser que eu também apreciou.