ESET: Se ainda tiver o Windows XP, mantenha-o seguro

17 Comentários

Por incrível que pareça, no mundo existem ainda cerca de 80 milhões de computadores com o sistema operativo Windows XP. Por várias razões estas máquinas não são atualizadas para sistemas mais recentes, mas é fundamental que os utilizadores tenham as suas máquinas protegidas.

A ESET deixa bem claro que não recomenda a utilização do XP nos dias e lançou um white paper para ajudar os utilizadores do sistema operativo da Microsoft a proteger os seus computadores – até serem atualizados.


Dos mais de mil milhões de dispositivos com Windows, cerca de 5,5% utilizam Windows XP. Em função das estatísticas utilizadas, isto equivale a mais de 80 milhões de computadores que continuam a usar o clássico sistema operativo que a Microsoft deixou de suportar há quatro anos.

Pode parecer estranho a ESET estar agora a lançar um white paper sobre o XP!  No entanto, a empresa refere que ainda há muitas máquinas com este sistema e que os utilizadores as devem atualizar para versões mais recentes….caso não seja possível que as mantenham pelo em segurança.

A ESET reconhece que existem ainda várias casas, escolas e até pequenas empresas que, por vezes, necessitam de preservar o XP para a utilização de aplicações essenciais para operações chave.

É sobretudo às pequenas empresas que este white paper produzido ao longo de vários anos se destina. A ESET usou nele um vocabulário acessível, incluindo instruções passo-a-passo, para que até os utilizadores não técnicos possam proteger os seus sistemas.

A ESET, que continua a suportar o Windows XP com atualizações de segurança, está comprometida em oferecer aos seus utilizadores o nível mais elevado de proteção possível, independentemente do sistema operativo utilizado. Para mais informações, consulte o recém-lançado white paper aqui.

Leia também…

É incrível, mas o Windows XP voltou a ganhar quota de mercado

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Na realidade, ainda devem existir mais de 1000 milhões de computadores a usar o XP, a diferença é que só usam uma ligação protegida à internet e não aparecem nestes valores. Só nos EUA há mais de 200 milhões de computadores XP nas máquinas automáticas…

    1. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Exato! Multibancos, máquinas de venda de bilhetes nos transportes, etc.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    XP Forever!!!

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      forever young
      i want to be forever young

  3. Avatar de Maria Vieira a atriz
    Maria Vieira a atriz

    XP o quê é isso?

    1. Avatar de Bruno Godinho
      Bruno Godinho

      É o melhor sistema operativo de sempre!
      Leve, eficiente e sem macaquices.

    2. Avatar de Fátima Crispim
      Fátima Crispim

      Está a brincar ou é a serio

  4. Avatar de altino
    altino

    simplesmente um poderoso OS. a linha XP nunca devia ter sido descontinuada mas sim melhorada. onde é que o ganu/shittux compete com isto? tsc…

    1. Avatar de Celso
      Celso

      São opiniões que devias respeitar. Para mim, preferio ter um linux do que windows. Todos tem vantagens e desvantagens.

  5. Avatar de bom senso
    bom senso

    segurança no windows xp, não preciso disso, apenas uso windows xp no trabalho num pc que só serve para configurar outras máquinas nem sequer está ligado a rede nenhuma, de resto no dia a dia só já windows 7 para o restante actividade profissional ligado a uma VPN dedicada da empresa e em casa já tenho tudo com windows 10…

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Ainda esta semana tive de revitalizar um windows XP de um portátil abandonado só porque um driver de um equipamentos GPS que está sendo utilizado por solicitadores para trabalhos de geo-referencia, deixou de funcionar no Windows 10.
    Ao dono do portátil, foi aconselhado a não o ligar à Internet pelo que o interesse passa apenas para extrair os dados do equipamento.

  7. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Eu uso o XP, simplesmente por ser o melhor sistema operativo de sempre. Na minha opinião, claro. Mas: leve, intuitivo, gasta poucos recursos, permite até 4gb de ram o que para rodar 6/7 aplicações ao mesmo tempo, claro, dependendo dos programas mas de um modo geral, serve perfeitamente… tenho 2 discos externos de 4tb ligados ao XP. Claro, usei um programa da Western Digital para formatá-los em modo de compatibilidade. Mas estão aqui e tenho todo o espaço disponível. Tenho duas clouds instaladas na máquina, tenho 4 navegadores portáteis e todos operacionais, tenho o IE que abre a maior parte das páginas e é o que mais gosto de usar, e claro, tenho o Antimalware e o antivírus que mais gosto. O Malwarebytes e o Avira, respetivamente. O Avira atualiza todos os dias, o Malwarebytes, 3.3, também faz todas s atualizações da base de dados. Não me sinto inseguro. Aliás, sinto-me bastante bem. Aceito o 7. Mas não gosto do 7. Quando tiver de usar o 10, prefiro deixar os computadores e ficar apenas com o e-mail e Skype num smartphone melhor do que este, que ainda assim é muito bom para o que preciso. Um Vodafone Smart Mini 7. Ou então há uma mudança drástica e reconsidero manter-me no Windows. Linux ainda não é solução porque não há leitores de ecrã suficientemente evoluídos como no Android, no IOS ou no Windows. Para pessoas cegas, que é o meu caso, isso é essencial.

    1. Avatar de Luis Parallax
      Luis Parallax

      O IE já tem braille ?

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “não recomenda a utilização do XP nos dias e lançou” devias querer dizer “não recomenda a utilização do XP nos dias DE HOJE e lançou”
    e
    “caso não seja possível que as mantenham pelo em segurança.” devias querer dizer “caso não seja possível que as mantenham pelo MENOS em segurança.”

  9. Avatar de Classic
    Classic

    Esquecem-se que existe o XP 64….

  10. Avatar de Jose Alves Lourenco
    Jose Alves Lourenco

    Eu uso o Windows XP num computador que comprei em 2005. Mas o computador está tão lento que comprei um novo em 2013. Ambos ainda funcionam.

  11. Avatar de João Manuel
    João Manuel

    Quanto a mim, simples utilizador, melhor pela simplicidade e eficiência que que mais recentes.