Era capaz de partilhar a sua Internet com…estranhos?

35 Comentários

Novo firmware vai permitir “oferecer” Internet a quem não tem password de acesso

O tema deste artigo parece “estranho” mas a verdade é que partilhar a Internet com estranhos não é propriamente uma novidade. Serviços como o MEO ou NOS permitem ter a nossa rede privada e também uma rede genérica que oferece acesso o outros clientes do mesmo serviço.

Mas sabe-se agora que membros do “Open Wireless Movement”, que é apoiado pela Mozilla e pelo Electronic Frontier Foundation (EFF), estão a trabalhar num firmware que permitirá, de uma forma simples, partilhar livremente parte da nossa Internet de casa com estranhos.

router_02

Apesar da Internet ainda não chegar a todo o lugar a é verdade que as Infra-estruturas existentes actualmente permitem às operadores oferecer débitos bastante interessantes. Além do throughput, a segurança é também um dos factores mais importantes numa rede de dados que deve ser levada em consideração.

Como o “fruto proibido é sempre o mais apetecido”, neste caso aplicado à Internet,  o movimento “Open Wireless” está empenhado em criar um firmware (ao qual foi dado o nome de Open Wireless Router) que permitirá facilmente partilhar uma parte da nossa largura de banda, garantindo a segurança, privacidade e preservando a qualidade do sinal da nossa rede privada.

We are aiming to build technologies that would make it easy for Internet subscribers to portion off their wireless networks for guests and the public while maintaining security, protecting privacy, and preserving quality of access,” its mission statement reads. “And we are working to debunk myths (and confront truths) about open wireless while creating technologies and legal precedent to ensure it is safe, private, and legal to open your network.”

O seguinte screenshot, que foi partilhado pelo OpenWireless.org, mostra um protótipo da interface do router.

eff-mobile-dashboard-mvp-anotations copy

A ideia é muito interessante e espera-se que os utilizadores sejam receptivos à mesma.  Desta forma não temos de andar a tentar “hackear” as rede que vamos encontrando por onde passamos. Não se sabe ainda é quais os routers que terão suporte para este tipo de firmware…será que poderá começar a vir já com os próprios equipamentos?

Qual achou da ideia? Era capaz de partilhar parte da sua Internet?

Via arstechnica

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de F.R
    F.R

    Era capaz de partilhar a minha internet, mas não partilhava a largura de banda na totalidade.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      nao existe maneira de partilhar com a zon mesmo nao tendo router fon ou zon?

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Já tenho desde 2011 um router da fon (www.fon.com), posso configurar a rede fon a partir de 512Kb, agora estou com 1Mb, e posso receber pelo ‘mundo’ inteiro sem pagar 😉 podem ver aqui no mapa os router’s disponíveis em maps.fon.com

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Se eu comprar uma fonera e nao for cliente NOS posso usar a rede fon na mesma?

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Sim.
            Tendo um router FON, podes depois ligar-te às redes FON_ZON_FREE_INTERNET de borla.

  2. Avatar de gonpin
    gonpin

    Sim, era e sou. Partilho através do zonfon. Se todos partilhassem uma parte da sua rede não teríamos de comprar pacotes caríssimos de net móvel. Espero que seja compatível com o router NOS.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E acho que a pergunta deveria ser mais ao contrário.
    Se alguem era capaz de se ligar a uma rede wifi de um estranho.
    Quem sabe, o administrador da rede pode fazer um ataque MITM a todos os clientes e roubar passwords, etc

      1. Avatar de int3 - second mail
        int3 – second mail

        1,2,3: VPNS!!!!!! xD

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          A rede pode bloquear VPS’s 😉

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            *VPN’s

          2. Avatar de Blueparty
            Blueparty

            Existe VPN portable para usar numa máquina sem direitos/permissões para instalar drivers, e gratuita?

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            @Blueparty

            Não. Não é possivel ligar a uma VPN sem instalar um interface de rede virtual.
            Podes usar um proxy, mas isso não é tão seguro como uma VPN e não tem as mesma fucionalidades.

          4. Avatar de Waldo
            Waldo

            Blueparty podes sempre usar um proxy

          5. Avatar de Blueparty
            Blueparty

            O pior é que não faço ideia como se faz…

    1. Avatar de hj
      hj

      Sabes que se as conexoes forem seguras é dificil capturar passwords nao sabes? Mesmo pelo administrador da rede.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Procura no google: SSLStrip.
        Mas mesmo assim, é possivel fazer muitas mais coisas.
        Imagina que o administrador da rede faz com que todos os executaveis que um user tente baixar, seja substituido por um virus. Então ai é que esse user não está seguro.

        E sim, eu já fiz tudo que estou a falar, mas não com pessoas externas à minha casa.

        1. Avatar de hj
          hj

          Tens razao. Nao conhecia isso.

  4. Avatar de noosphere
    noosphere

    Por aqui … tambem partilhava sem problemas.

  5. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    Eu acho que partilhava mas a uma largura de banda limitada.

  6. Avatar de Jorge Low
    Jorge Low

    Na boa…quid pro quo…

  7. Avatar de Ambrosio
    Ambrosio

    se os meus vizinhos não fossem uns ****, aderia a net e partilhava por wireless pelo prédio inteiro e só se pagava uma mensalidade da internet dividida por todos… somos 6, dava perfeitamente… mas quem tenha sorte pelo menos com o vizinho do lado dá para fazer isso….

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pois entao tinha de ser fibra de 1Gbps, senão não havia largura de banda para toda a gente.

    2. Avatar de mr lol
      mr lol

      sabes que isso é ilegal nao sabes?

      1. Avatar de Blop
        Blop

        Partilhar a rede wireless? Ilegal é pedir apoio tecnico para a internet do vizinho do lado, tipo Nilton xD

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Sim, era capaz de partilhar caso fossem reunidas as condições de segurança, se os routers estivessem preparados para oferecer segurança a quem partilha e a quem se liga à rede partilhada, da forma como as coisas são agora não era capaz. Não sabemos quem está do “outro” lado e quais são as suas verdadeiras intenções.
    Quanto ao artigo, penso que se conseguirem garantir essa segurança, então sim, era capaz.

  9. Avatar de otigroj
    otigroj

    Já o faço através da FON, muito antes da Netcabo/Zon/Nos ter a ideia de se associar a FON. Tenho 2 Routers em Coimbra, 1 na Madeira e outro em Lisboa com largura de banda Limitada a 1Mb

  10. Avatar de Luis Miguel Lopes
    Luis Miguel Lopes

    Como disseram anteriormente, desde que se reunisse todas as condições de “segurança” e fosse parte da largura de banda, claro que partilharia.

    Neste momento tenho um produto com 50Mb Fibra, para que é que a quero toda.. Para cozer com batatas? :p

    Tenho o pi sempre a correr com o transmission, mas nem assim a banda é toda ocupada.

    Acho que seria um “mundo” melhor, quantas vezes necessitei de estar ligado à Internet e não o consegui. Nem que fosse para aceder à morada de uma determinada empresa, por exemplo.

  11. Avatar de Time Share
    Time Share

    Sim, partilho. Tenho pouco (14/1) mas tenho um acesso guest que deixo usar por quem quiser. Apenas deixo usar 80 e 443 e limitado a 512,128. Mas para ver qualquer coisa rápido, dá perfeitamente.

  12. Avatar de Isso
    Isso

    Não me importava nada da mesma maneira que não me importo em casa dos meus pais nem em casa da minha na morada (estão ambas com passwords por defeito da MEO que qualquer vizinho com dois dedos de testa entra na boa) e actualmente o meu vizinho de baixo, pelos vistos, também não se importa nadinha pelos vistos ehehe
    Quanto à largura de banda também não me chateia muito .. Longe vão os tempos de net com 512 kb e tráfego limitado

  13. Avatar de Johnny
    Johnny

    Nem louco ia fazer, isso a menos que fosse alguem conhecido, estranhos nunca, sabe-se la que podem fazer atraves da minha Internet? Ainda bem que não vamos ser obrigados a fazer-lo. Eu só faria se fosse algum conhecido, estranhos nunca.
    Ando a pagar mais de 30 euros para dar a partilhar isso a que era bom, qualquer dia ainda dizem para partilhar o “Ordenado” com estranhos 😉

  14. Avatar de Anonimatuz
    Anonimatuz

    Boa tarde a todos,
    Gostaria da vossa opinião.

    Imaginem que akguem se pendurava ma vossa rede que estao a partilhar “inocentemente”, e fizesse algo ilicito…

    Não se esqueçam que o router esta em vosso no e e registado no ISP.

    PJ pode chamar-vos… ainda querem partilhar ?

    Atentamente,
    Anonimatuz

    1. Avatar de Blop
      Blop

      Pois essa é a questão que aqui o pessoal está a passar ao lado, mas que actualmente isso já acontece, pois se não tiveres acesso directo à rede, ha sempre a possibilidade de hackear e tentar aceder, e ai é igual, faças o que fizeres fica o IP registado.

      Eu não partilho a minha net com quem não conheço, é muito facil hoje em dia “enterrar” alguem apenas por partilhar a net, tipo visitar sites de pornografia infantil, que felizmente estão a ser monitorizados por autoridades, e é apenas uma questão de tempo até terem alguem a bater a porta para chatear, e depois disso, até provar que foi alguem desconhecido que fez isso, boa sorte 🙂

    2. Avatar de Krasy
      Krasy

      amigo nesse caso eles tem de investigar não só o ip do isp como o ip da maquina e o mac associado á mesma.
      pois se não fores tu certamente terás forma de o provar.
      imagina agora a malta que tem zona e alguém se encosta ao prédio onde moram e começam a sacar um filmes ou algo mais ilegal. certamente não serás tu quem paga as favas.

  15. Avatar de Pedro Ferrao
    Pedro Ferrao

    Já o faço há uns bons anos, comecei com a FON(Router comprado directamente á FON) e depois continuei com uma rede própria e isolada de tudo o resto.
    Hoje em dia continuo a partilhar ainda que o acesso esteja limitado, nao só a nivel de velocidades como a nivel daquilo que se pode fazer e aceder.
    Posso dizer que tenho cerca de (em media)90 dispositivos diferentes a ligarem-se á rede todos os dias.
    Tenho os logs dos equipamentos para saber quem se liga, quando se ligou e por onde andou a mexer só por uma questão de segurança. Podia-se fazer MITM facilmente, mas nao vejo a necessidade de tal.

    Cumps