Em breve a Microsoft vai bloquear apps para ajudar os utilizadores do Windows 10

22 Comentários

Mesmo sendo um sistema operativo que está entregue aos utilizadores, a Microsoft consegue gerir e controlar o Windows 10. Esta sua presença é essencial e até esperada, para evitar que os dados dos utilizadores estejam desprotegidos.

Este cenário vai em breve ficar ainda mais visível, com uma mudança que existirá na segurança do Windows 10. Este sistema vai passar a bloquear muitas apps consideradas PUAs e que podem reduzir o desempenho do sistema operativo.

Windows 10 Microsoft PUAs segurança bloquear

Nova medida de proteção no Windows 10

Com uma solução de segurança nativa de elevada qualidade, o Windows 10 consegue proteger os utilizadores, ao mesmo tempo que se mantém salvaguardado. Para isso, o Windows Defender aplica medidas preventivas e que salvaguardam todos os problemas.

Para aumentar ainda mais este cenário de segurança, o Windows Defender vai em breve ter uma novidade. Chamado “Bloqueio de aplicações potencialmente indesejadas”, irá passar a estar ativo por omissão, controlando a presença de PUAs (Potentially Unwanted Applications).

Windows 10 Microsoft PUAs segurança bloquear

Bloquear PUAs para maior segurança

Este bloqueio está presente desde a versão 2004 do Windows 10, mas até agora estaria desabilitado por omissão. O que foi anunciado pela Microsoft é que nos próximos dias esta proteção passaria a estar ativa de forma automática e a bloquear um conjunto de PUAs.

Curiosamente, estas PUAs não são consideradas malware, mas sim apps que podem reduzir o desempenho do Windows 10. A Microsoft controla remotamente a lista das que são consideradas prejudiciais e comunica-as para o sistema operativo, que depois as bloqueia automaticamente.

Windows 10 Microsoft PUAs segurança bloquear

Microsoft já permite usar esta opção

Quem pretender, pode ativar já esta proteção adicional, antecipando assim a nova medida. Para isso basta aceder à Segurança do Windows, escolher a opção Controlo de aplicações e browsers. Aqui dentro deve clicar em Proteção baseada em reputação e depois ativar as opções de Bloqueio de aplicações potencialmente indesejadas.

Tudo acontecerá automaticamente e sem que o utilizador tenha de tomar qualquer ação. Caso uma PUAs surja, há uma notificação e o utilizador poderá removê-la ou colocá-la em quarentena. Esta é uma medida que vai aumentar ainda mais a segurança do Windows e garantir que este sistema tem um melhor desempenho.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Tudo isto mais não é do que a Microsoft a tentar que não sejam utilizados cracks para jogos e outro género de software.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      E se assim for isso interfere com a sua vida? Se sim, se calhar deveria começar a respeitar o trabalho dos outros.

      1. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Exatamente, perderam horas/dias a fazer os cracks para depois serem bloqueados e apagados. Não há hobby mais ingrato que esse.
        Preocupam-se mais com isso do que bloquear o phishing e cryptware.

        1. Avatar de cel
          cel

          Sim até porque o pishing, cryptware, malware, entre noutras coisas, não vem agarrado aos cracks, ahaha.

          1. Avatar de Vida De Gandin
            Vida De Gandin

            @cel Depende do tipo de crack que usas, por Ex: eu abro um exe e altero um numero binário de 00 para 01 esse mesmo exe já te vai dizer que e vírus. Caso não percebas vou explicar melhor.
            Imagina que vais criar um crack e que o código original do dito game ou programa exe e 54 68 69 73 20 70 72 6F 67 72 61 6D que este código e o mesmo de This program e mudas deste código o seguinte 54 68 69 73 20 70 72 6F 67 72 61 6D 20 73 75 6B 61 que fica
            ( This program suka ) repara que só foi adicionado o suka e não foi feito nada de mais, só isto assim os antivírus já vão dizer que e pishing, cryptware, malware trojan etc etc. Mas a que ter sempre cuidado.

    2. Avatar de cel
      cel

      Mas isso é mais que lógico, ou estavas à espera quê? E vai ser cada vez pior nesse sentido, evitar a todo o custo recorrer a essas alternativas sem pagar. Não só a Microsoft como outros tem vindo a modificar as autenticações de jogos e software pelo online já mesmo para evitar a pessoal recorrer a cracks, já nem falo que muita coisa que com o evoluir dos tempos já não é instalada no pc é tudo em ambiente virtual.

    3. Avatar de N'uno
      N’uno

      Ainda bem, porque esse é um dos principais vectores de bicharada e a malta mais incauta nem se apercebe dos riscos que corre…

  2. Avatar de JR
    JR

    Mas isto não é a novidade, eles tem de terminar com a pirataria, pois isso para muitas empresas são levadas a ruina. Mas claro isto contém fatores contras e prós.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Cada vez mais quem usa Windows vai perdendo liberdade no que pode instalar!! Tenho pena de voçês 🙁

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não percebes mesmo nada de tecnologia, estás mesmo fora de tudo..
      Isto é apenas opcional e podes desligar ou fazer bypass a qualquer momento, e apenas serve para aproximar com a opção da Apple no MacOS de bloqueio de external apps (também opcional).

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        É opcional por agora mas mais tarde será implementado pela força por parte da Microsoft

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Acreditas mesmo nisso? Antes disso avança a apple com esse modelo, mas só daqui a uns 5/10 anos.
          Quando a microsoft fizer isso já toda a gente faz, incluindo androids e linux.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não te lembras do que aconteceu com o Edge!? Na altura era opcional até a Microsoft forçou a sua instalação!! Isso acontecer no Linux!! hahaha!! Ainda cai a Assembleia da Republica (edifício) antes de acontecer!! Nota-se que não percebes o Linux 🙁

    2. Avatar de k
      k

      Vai-te informar antes de dizer asneiras. É opcional e uma boa medida de segurança para o utilizador comum.

      Fica com as tuas penas, ninguém precisa disso aqui.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Quando quiser instalar algo e não puderes aí vais dar-me razão!! Tu não mandas quem manda é a Microsoft!! Esta empresa faz o que quer!! Se ela quiser pode forçar os utilizadores a usar apenas a loja para instalar as apps!! Portanto tenho ainda mais pena de ti por teres memória curta 🙁

  4. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Ja bloqueia o qbittorrent e o setup do filezilla, pena não bloquear a cortana e o outro lixo que meteram no w10

    1. Avatar de Fastio
      Fastio

      Ai sim? Tenho um amigo com w10 com esses dois programas e funciona tudo sem problemas. Deve ser uma pessoa sortura esse amigo!

  5. Avatar de João
    João

    A primeira frase é de certeza uma tentativa de piada que correu mal.
    Dizer que “Mesmo sendo um sistema operativo que está entregue aos utilizadores” e estando a falar de um sistema operativo fechado, pago e da Microsoft, brutal.
    E o resto do texto é a mostrar o que a Microsoft sempre foi, controladora.
    A Microsoft agora cria listas de software, que não é vírus, mas é “persona non grata”.
    Portanto, para além de violar a livre concorrência, a liberdade de escolha do utilizador, ainda tem a vantagem de “inocentemente” empurrar o utilizador para as aplicações que a Microsoft quer.
    E para aqueles que dizem que é opcional, que pode ser desligado, pois, mas como a Microsoft não anda a dormir, por defeito está activo, porque sabem que mais de 98% dos utilizadores no mundo não sabem e/ou não vai alterar a configuração.
    Mais do mesmo destas empresas, e como dizia aqui o Zé Fonseca, é para aproximar de outra empresa de seu nome Apple, que tbm tem práticas contrárias á liberdade do utilizador.

  6. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    o princípio é que está errado.
    de quem é o computador????
    o sistema operativo devia vir de forma a que cada um instalasse o que necessita, e apenas isso. software pirata, livre, antigo , lento, parado, fosse o que fosse o dono foi computador é que sabe o que quer e não a Microsoft.
    Yenho dito

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Usas Windows que é propriedade da Microsoft e ela faz o que quer!!

  7. Avatar de JR
    JR

    Simplesmente eles estão a defender o território deles com politicas deles pelo SO criado e isso ninguém lhes tira à Microsoft. Claro que ninguém agrada a ninguém, mas acredito que alguém irá dar a volta aos requisitos do mesmo. Muitos pensam que nada do que isso fizerem serve de nada, mas para alguns será ouro sobre azul quando for manipulada as suas restrições de instalação. A Microsoft pretende segurança e percebo, mas muitos pretendem um patamar aceitável entre a segurança e desempenho. Desde que a Microsoft não tenha que a certos utilizadores a comprarem novos PCs, pois ainda existem maquinas/PC’s de 2, 4, 6 anos ainda com excelentes requisitos para correr o Windows 11. Mas claro que a Microsoft não querem saber o que os utilizadores tem ou não, estão se desinteressados. Requisitos são para cumprir, mas como disse vai existir aqui uma guerra entre Microsoft e Hackers. Pois se a Microsoft não quer saber do que os utilizadores pensam, do outro lado o pensamento é o mesmo.