Elastix 3.0 – Central telefónica digital pronta a funcionar

35 Comentários

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.

Em 2012 iniciamos aqui um conjunto de tutoriais com o objectivo de ensinar a instalar e configurar o fantástico Elastix – uma distribuição baseada no CentOS que oferece as melhoras ferramentas gráficas implementar uma central telefónica digital (PBX).

Tendo sido disponibilizado recentemente o Elastix 3.0, hoje vamos aprender como instalar o mesmo e conhecer a nova interface.

elastix3_16


Principais características/funcionalidades do elastix
  • Suporte para vídeo chamadas.
  • Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
  • Interface Web para o utilizador.
  • “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
  • Interface para taxação
  • Configuração gráfica de parâmetros da rede.
  • Relatórios de utilização dos recursos.
  • Opções para reiniciar/desligar remotamente.
  • Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
  • Módulo de Voicemail integrado.
  • Interface Web para Voicemail.
  • Módulo integrado com painel de Operador.
  • Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
  • Secção de download e acessórios mais utilizados.
  • Interface de ajuda integrado.
  • Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
  • Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
    • Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno,Português, Dinamarquês, Italiano
  • Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
  • Interface Web para e-mail
Como instalar o Elastix 3.0

Hardware necessário

  • CPU x86 com 500MHZ CPU e 256MB RAM (mínimo).
  • 10/100/1000 Mbps placa de rede.

Para a produção deste tutorial, recorremos ao virtualbox com a seguinte configuração:

  • Disco: 8 GB
  • Memória RAM: 1024
Instalação do Elastix 3.0

A instalação do elastix é muito simples e é bem ao estilo do CentOS. Para procederem à instalação do Elastix 3.0 basta seguirem os seguintes passos:

Passo 1 – No menu, deverá escolher a primeira opção “To install or upgrade in graphical mode, press the <ENTER> key

elastix3_00

Passo 2 – Escolhe da forma de configuração dos parametros de rede. Para o nosso cenário vamos optar pela configuração dinâmica, via DHCP.

elastix3_01

Esperamos uns segundos até que sejam atribuídos as respectivas configurações de rede (nota: neste caso é importante que tenha um servidor de DHCP na rede).

elastix3_02

Passo 3 – Uma vez que estamos a trabalhar sobre o virtualbox, é necessário inicializar e formatar o disco virtual. Para tal basta carregar em Yes, Discard any data.

elastix3_03

Passo 4 – Escolhemos agora o idioma de instalação

elastix3_04

Passo 5 – Agora o tipo de layout do teclado

elastix3_05

Passo 6 – Definimos o fuso horário

elastix3_06

Passo 7 – Definimos agora a password para o utilizador root

elastix3_07

Passo 7 – Agora temos a opção de indicar em que partição vamos instalar o elastix. Para esse tutorial vamos considerar uma única partição onde vamos instalar o elastix.

elastix3_08

Passo 8 – Depois da realização de todos os passos anteriores com sucesso, é hora da instalação propriamente dita. No nosso caso o elastix demorou cerca de 20 minutos a ser instalado.

elastix3_09

Passo 9 – Durante a instalação é solicitada uma password para o MySQL.

elastix3_10

Passo 10 – E também uma password para acesso à interface Web do Elastix (Nota: Esta password deverá ter 8 caracteres, no mínimo)

elastix3_11

Depois de instalado, basta entrar na CLI usando as credenciais criadas no passo 7.

elastix3_12

Para acesso à interface de gestão do elastix, basta usar o endereço disponibilizado pelo próprio elastix (de referir que este endereço foi atribuído automaticamente via DHCP. Caso pretendam podem sempre configurar manualmente o mesmo).

elastix3_13

Vamos agora aceder à Interface Web. Para isso usamos o endereço anterior e as credenciais criadas no passo 10.

elastix3_14

E cá estamos nós dentro da interface Web do elastix.

elastix3_15

O processo de instalação do elastix é bastante simples e rápido. Em poucos minutos é possível ter em funcionamento uma autentica e completa central telefónica. Nos próximos dias vamos apresentar as principais funcionalidades desta fantástica central telefónica digital.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bom! 😉

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      +1
      Das melhores que testei até agora.
      Mas no RPi tenho o FreePBX 🙂

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        O elastix também traz freepbx…

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Sim, mas a GUI do Elastix é bem mais prática.

    2. Avatar de Arydson
      Arydson

      Faltou o link para fazer o download do elastix

  2. Avatar de Paulo Brinca

    Para quando um tutorial desta solução para RaspberryPI?

    Mais propriamente da solução Micro Elastix.

    http://www.uelastix.com/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vai e seguida 🙂 Eu tenho a funcionar lá em casa 😀

      1. Avatar de milhafre
        milhafre

        Bem visto, o meu aguarda por isso… 🙂

      2. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        Então e o objectivo é ligar na rede telefones voip por RJ45?

  3. Avatar de Luís
    Luís

    O Elastix é uma ferramenta muito interessante, mas sempre tive uma dúvida sobre como fazer a saída das chamadas.
    Se for possível explicar melhor como trabalha essa função era excelente.

    1. Avatar de A. Brás
      A. Brás

      Também gostaria de saber como fazer chamadas para exterior via telefone fixo e como ligar 20 telefones com extensão todas elas com acesso a fazer chamadas para o exterior.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Há várias formas. A mais fácil é teres uma conta de um serviço de voz/VoIP qualquer e usares como rota de saída.

      1. Avatar de A. Brás
        A. Brás

        Pedro, mas é possível interligar a central com uma linha telefónica fixa de voz normal ou com linhas RDIS?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, desde que tenhas uma placa para isso. De acordo se tens um BRI oU PRI é só escolher: http://www.sangoma.com/telecom-interface-cards/

          1. Avatar de A. Brás
            A. Brás

            Obrigado!

  4. Avatar de paulo
    paulo

    Se isto é simples vou ali e já venho 🙂
    Simples é o Mac 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Faz la isto no Mac… 🙂

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gostaria de implementar isto em casa é possível ligar o meu telefone da vodafone (tenho vodafone fibra). Se sim como poderei fazer?

    1. Avatar de FM
      FM

      É. As configurações são semelhantes às que funcionam com MEO.

  6. Avatar de Mauro Crispim
    Mauro Crispim

    Recomendo. Excelente sistema, no meu trabalho tenho o elastix integrado com mais três centrais telefónicas, e a fazer de fax server.

  7. Avatar de toninho
    toninho

    está imcompleto … o telefone, liga-se onde? qual? como?

  8. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Pedro Pinto, Só para advertir que no segundo paragrafo, “…melhoras ferramentas gráficas implementar uma…”

    Creio que deverias querer dizer: “…melhores ferramentas gráficas implementadas numa…”

  9. Avatar de Luis Miguel Lopes
    Luis Miguel Lopes

    Boa noite,

    Desculpam a minha ignorância, mas para se ter em casa isto traria algum beneficio/vantagem? Se sim, quais? A nível empresarial obviamente que percebo o beneficio.

    Obrigado

  10. Avatar de ramcrash
    ramcrash

    Como posso virtualizar, se depois o Elastix tem de aceder diretamente as placas FXO ou FXS ?

  11. Avatar de Danya
    Danya

    como faço a tradução dos módulos da versão 3.0, já que mesmo indo em preferencias e selecionado o idioma português os módulos carecem de tradução

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desculpem a ignorancia, nunca instalei nenhum serviço destes mas parece ser um bom desafio …

    Pode ser usado com que telefones ? Como é feita a saida das chamadas ou entrada (numero) ?

  13. Avatar de FM
    FM

    Esta versão é orientada para multi tenant. Por esse motivo, gosto mais da versão 2.x para ter em casa.

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    A instalação decorre normalmente. O problema surge após o boot, o monitor simplesmente mostra apenas uma risca branca e dai não passa.
    Já instalei nos meus dois portáteis e o problema surge em ambos…

  15. Avatar de Dias
    Dias

    boas, eu gostaria de saber se o servidor elastix dá para fazer chamadas para exterior e receber, tenho a vodafone fibra em casa.

  16. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Bom dia gostei desse tutorial. eu ja tinha usado o elastix 2.3 e quero usar esse. alguem pode me indicar o Site para baixar essa versão?

  17. Avatar de Alex
    Alex

    Desculpem a minha ignorância, eu instalei ele em uma máquina, só que não consigo configurar uma rota sip de saída, alguém poderia me ajudar, pois nunca trabalhei com asterisk e quero testar para instalar em alguns clientes aqui na minha cidade.
    Tem algum site que possa baixar o manual de configuração de rotas e ramais?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      O que precisas ao certo? Já tens o trunk configurado? está online?

      Se te falta só a rota de saída e não tiveres nenhumas regras em especial é bastante fácil de configurar.
      Defines a regra, até pode ser só um “.” sem as “” e logo mais abaixo o trunk de saída.
      Coloca aqui mais pormenores para ajudar.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Tem algum site que eu possa baixar o manual??
        A rota de saída consegui configurar, mais criei também o ramal e não consigo me logar nele com o softphone eyeBeam.
        Vou usar ele interno na empresa.

  18. Avatar de Lourenço Antunys
    Lourenço Antunys

    Tem alguma forma de configurar varias telefones fixo pbx com ips no elastix?