É o fim do WinRAR: Microsoft lança suporte nativo de ficheiros RAR para Windows 11

29 Comentários

No pack de software obrigatório para instalar num novo computador não pode faltar uma app de terceiros para lidar com ficheiros compactados. O Windows 11 vai finalmente acabar com isso.

É o fim do WinRAR: Microsoft lança suporte nativo de ficheiros RAR para Windows 11


Windows 11 vai ganhar suporte nativo de ficheiros RAR

Está a decorrer a grande conferência anual da Microsoft dedicada a programadores a Microsoft Build. Entre as muitas novidades que já aqui dadas a conhecer destaca-se agora aquele que poderá ser o fim de um dos mais utilizados softwares para lidar com ficheiros compactados.

Sim, o Windows 11 vai receber suporte nativo de ficheiros RAR o que poderá ditar o fim do WinRAR.

Esta é uma solução de código aberto alimentada pelo projeto libarchive multiformato. A Microsoft diz que isso não oferece apenas uma opção nativa para lidar com ficheiros RAR, mas também com formatos adicionais como tar, 7-zip, gz e muitos outros. Segundo o que é indicado, trata-se de uma “funcionalidade aprimorada” em relação à compactação, quando comparada apps de terceiros.

É o fim do WinRAR: Microsoft lança suporte nativo de ficheiros RAR para Windows 11

A empresa não anunciou uma data oficial de lançamento para o recurso, mas o Windows 11 receberá agora uma atualização robusta com suporte para Bluetooth LE, por exemplo, quem sabe se não será aproveitado o momento para tal.

É um facto que software como o WinRAR sempre foi considerado como uma das primeiras coisas a instalar num computador novo, dada a necessidade de lidar com todo o tipo de ficheiros compactados. Resta perceber se, realmente, a solução da Microsoft para o Windows 11 será realmente útil e funcional.


Entretanto, se procura alternativas ao WinRAR deixamos aqui algumas sugestões:

Deixou de confiar no WinRaR? Conheça 5 alternativas

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Se funcionar para RAR como funciona para ZIP, lá continua o 7Zip a bombar no pc 😀

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      PeaZip é não mau

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Bem sempre usei o 7-zip para descompactar ficheiros incluindo rar….
    Se a microsoft vier com esse suporte melhor.

  3. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Como demorou! Parece o período de testes do WinRar.

  4. Avatar de Sandro
    Sandro

    WinRAR? 7-Zip! PeaZip!

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    lol mas alguem compra licença de winrar?!

  6. Avatar de bla bla
    bla bla

    Ter o 7-zip e o notepad++ nativamente no Windows é que era.

    1. Avatar de NN
      NN

      +winscp +putty + filezilla

    2. Avatar de sdfgh
      sdfgh

      deixa estar.. a microsoft e como os elefantes, onde poe as patas f*de tudo. deixa la estar o 7zip e o notepad++ onde estao longe da microsoft

    3. Avatar de Jota
      Jota

      Notepad++ é terrivel

  7. Avatar de joao
    joao

    É cada uma… O que que a MS tem a ver com isso?

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    software mais util de sempre

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    400€ em winrar?! ehehehe

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      família alargada 😛

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Mãos largar, ainda falam em crise…

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem comprou a licença do WinRAR consegue criar ficheiros .rar, coisa que o suporte “nativo” do Windows provavelmente não conseguirá fazer, visto que a libarchive suporta o formato RAR apenas em modo de leitura.

    Bom investimento, portanto 😛

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E quem não comprou licença também consegue criar ficheiros .rar

      1. Avatar de Felipe Cardoso
        Felipe Cardoso

        +1

  11. Avatar de Neibs
    Neibs

    Logo agora que me tinha decidido a comprar uma licença!

  12. Avatar de Oh
    Oh

    Ganda peta! Ninguém compra licença e até os fundadores brincam com essa situação.. 400€ haha é com cada galamba por aqui

    https://img-9gag-fun.9cache.com/photo/aGEMng6_460swp.webp

    https://img-9gag-fun.9cache.com/photo/aL1zApW_460swp.webp

  13. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Epá se vamos entrar por ai, eu vou exigir à Microsoft o valor de todas as licenças que comprei ao longo de 25 anos porque atualmente só a do Windows 11 Pro está ativa. Lollllllll, e já agora também vou exigir à Intel o reembolso de todos os processadores que comprei, porque atualmente só uso o meu I9 13ª geração e também há Apple o reembolso de todos os iPhones que comprei desde 2007, pois atualmente só uso um. Enfim, se essa moda pegasse, ainda ai arrecadar uma guita jeitosa lolllll

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “I9 13ª geração” // “reembolso de todos os iPhones que comprei desde 2007” Viva o luxo !! Temos aqui um coleccionador de iPhones…

  14. Avatar de LA
    LA

    Mas quem é que ainda usa o WinRAR?

  15. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Mas…mas…quem é que compra licenças do WinRAR ??????

  16. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Já usei muito o WinRAR, mas era quando não haviam serviços de cloud para alojar documentos, agora…já não me lembro da ultima vez que o utilizei, apesar de o manter instalado.

  17. Avatar de Terminador
    Terminador

    Desde há muito que só uso o 7-Zip..

  18. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Tanta gente que não percebe um simples sarcasmo…

  19. Avatar de Matemática não é comigo
    Matemática não é comigo

    Já a minha avó dizia:

    Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo.

  20. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O WinRAR não acaba por isso, tal como o Daemon Tools não acabou com o Windows a montar ISOs nativamente. O Windows só vai ter suporte para extrair, para quem quer criar zip, rar ou 7-z terá de ter algo para criar, e o Windows só por si não serve.