É estranho, mas o Windows RT já corre num Lumia 520

21 Comentários

O surgimento, na semana que passou, de uma ferramenta dedicada a desbloquear o boot loader do Windows Phone veio abrir as portas para um mundo de novas possibilidades, entre elas a de serem criadas e aplicadas novas ROMs do próprio Windows Phone.

Mas estas possibilidades foram agora alargadas, depois de um utilizador ter conseguido colocar o Windows RT a correr num Lumia 520. Se esperávamos novidades, não eram deste calibre!

surface_1

A chegada do Windows Phone Internals promete muito para todos os que se dedicam a explorar o Windows Phone e o Windows 10 Mobile.

Tem as ferramentas necessárias para desbloquear as protecções mais básicas da versão móvel do Windows e isso é o necessário para que se possa começar a criar soluções que vão mudar o SO da Microsoft.

A primeira veio na forma de uma prova de conceito que ninguém esperava. Talvez fosse uma ROM com um kernel modificado ou uma alteração na interface do próprio Windows Phone.

Mas a verdade é que conseguiram colocar o Windows RT a correr num Lumia, que neste caso foi o Lumia 520. Ainda não está perfeito, mas é um princípio para que muito mais aconteça.

windows_rt_520_1

Quem conseguiu este feito, o utilizador Wack0Distractor do fórum XDA, mostrou que precisou de fazer algumas alterações no kernel do Windows RT para que um conjunto de verificações do arranque fossem removidas.

O próximo passo é conseguir aceder aos drivers do Windows RT e transpô-los para o hardware do Lumia, garantindo assim que todo o hardware funciona. Neste momento ainda nem o toque do ecrã funciona, o que limita a utilização deste híbrido.

Esta é apenas uma das muitas possibilidades que os dispositivos que correm o Windows Phone ou o Window 10 Mobile vão ter graças à chegada do Windows Phone Internals. Muito mais chegará nos próximos tempos, temos apenas de esperar e ver o que está reservado.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Bom, bom… seria correr o Windows 7! LOL

      1. Avatar de Eric Mac Fadden
        Eric Mac Fadden

        Why? (2)

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    E porque o w10m é simplesmente um windows rt agora. Apenas foi dado outro nome devido à má fama.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      What?? You’ joking, right?

    2. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Nada a ver! O Windows RT não corria aplicações desktop (.exe). Nem sabes o que estas a dizer.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tal como o W10M.

    3. Avatar de Mark
      Mark

      São sistemas diferentes mas o W10M com Continuum é praticamente um Windows RT.

      1. Avatar de Tiago Frutuoso
        Tiago Frutuoso

        Wait, wait wait wait. O Continuum não é x86/x64? Tudo bem, o SoC é ARM, daí não fazia sentido de facto… mas já existem processadores Intel Mobile bastante bons! Não podiam limitar-se a fazer um computador 64 bits de bolso? Ufff…

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Vai com calma… os processadores da intel gastam bue bateria… mas acho que quando surgir o Surface Phone ele quase de certeza há-de ter um

        2. Avatar de Artur
          Artur

          Vai com calma… os processadores da intel gastam bue bateria… mas acho que quando surgir o Surface Phone ele quase de certeza há-de ter um

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Isto sim!
    A MS tem de perceber que os utilizadores trazem empresas e programadores. Espero que o WP cresça (bem como qqlr s.o.)

  4. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Continuo a achar que o caminho inverso devia ser aplicado aos Surface RT – disponibilizar o Windows 10 Mobile para os mesmos.

    Uma vez que o SO já tem um comportamento para ecrãs maiores (Continuum), era só aplicar o mesmo por default enquanto as Universal Apps faziam o resto do trabalho.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Isso não “obriga” à compra dos novos Surface por parte de quem tenha o RT e o RT 2.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      As vendas do RT foram tão más que não compensa o esforço de adaptar ao RT.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Era um bom servico para quem tem um RT, uma vez que é quase um pisa papeis.
      Mas e para esquecer…

      Provavelmente vao lancar tablets ou portateis com slots para por o telemovel e funcionam como um “pc” (windows rt disfarcado com o nome de w10m continum)

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Também poderia correr Windows IOT se pudesse? Tipo raspberry com Arm.

  6. Avatar de Edgar Ferreira
    Edgar Ferreira

    Windows RT a correr num Lumia não acrescenta muito, até porque as apps Windows 10 vão ser melhores do que existe hoje para o RT.
    O que eu queria era apps Windows 10 Universal a correr no Windows RT.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      porreiro era colocar o w10 mobile nos dispositivos windiows rt

  7. Avatar de osvado basilio
    osvado basilio

    isso ta offf