Dica Windows 10: Afinal onde gasta tanta Internet?

20 Comentários

Para quem tem planos de Internet limitados ou até cartões com plafond de dados reduzido, que usa por exemplo num hotspot, é muito importante que controle sempre quanto gasta no geral e saber até quais são as apps mais gulosas a este nível.

Com o lançamento do Windows 10 a Microsoft incluiu uma funcionalidade que permite saber qual o consumo de dados por app e também o consumo geral.

win10_001-1 (1)


O Windows 10 trouxe trouxe até ao utilizador várias funcionalidades muito úteis. Uma dessas funcionalidades consiste num contador de tráfego que permite saber quanto quanto foi consumido de dados nos últimos 30 dias (via Wi-fi e Ethernet).

Para aceder a essa informação basta ir a Definições > Rede e Internet e no menu do lado esquerdo escolher Utilização de dados.

win10_001

Para saber quando cada app gastou basta carregar em Detalhe de Utilização para ter acesso à seguinte informação.

win10_002

Mas como fazer reset ao contador?

Curiosamente a Microsoft esqueceu-se de colocar um botão que nos permita fazer reset do contador…mas há uma forma de o fazer. Para tal devem realizar os seguintes passo:

Passo 1) Desactivar a interface de rede

win10_003

Passo 2) Ir a C:\Windows\System32\sru e apagar todos os ficheiros desse diretório.

win10_010

Passo 3) Voltar a activar a interface e verificar se os contadores voltaram a zero.

Com este pequeno truque os utilizadores passam a poder ter um controlo mais efectivo, podendo por exemplo saber facilmente quanto gastam por dia ou até num determinado período. Perdem no entanto a informação mensal (poderão no entanto registar numa folha de cálculo os consumos diários).

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Que se passa com o Activation Lock do IOS ?

  2. Avatar de juao
    juao

    os meus valores aparecem todos a zero

    1. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      já somos 2

      1. Avatar de Filipe Paixão
        Filipe Paixão

        já somos 3 🙂 tudo a zero por aqui também.

  3. Avatar de Edgar
    Edgar

    Utilização de dados dos últimos 30 dias
    Wi-Fi: 252.36 GB
    Ethernet: 263.86 MB

    Ainda bem que não tenho um plano de internet limitado eheh

    1. Avatar de censo
        1. Avatar de censo
          censo

          É o que sentes ?

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tenho muito mais do que isso, só o mês passado foram 700 gb

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Melhor que isso é usar a firewall glasswire que mostra o consumo em tempo real
    https://www.glasswire.com

  6. Avatar de David
    David

    O capitalismo tem disto, pagam exageros para ter serviços a gotejar que bem podiam ser publicos e com qualidade.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O windows 10 é de borla…1ano de forma oficial e agr disponivel em torrent…Voce tem alguma nocao do que é o capitalismo? Defina lá

    2. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      O David também podia ser público e gratuito (o seu trabalho, entenda-se). Assim, sempre que precisa-se dos seus serviços era sempre à borla, à boa maneira anti-imperialista.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Para quem efectivamente tem tráfego limitado pode utilizar o Networx (https://www.softperfect.com/products/networx/). Entre outras coisas permite contar o tráfego, ter relatórios diários, semanais ou mensais, impor limites e ainda só contar o tráfego quando se ligam a determinado AP/Router. Só não conta discrimina o tráfego por aplicação. O melhor é que é freeware.

    1. Avatar de Kendimen
      Kendimen

      Também uso esse diariamente, desde que vi aqui no PPLWARE 🙂

  8. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Porque é que o meu diz que o sitema consumiu 60gb? alguem sabe a causa?

  9. Avatar de Martinho
    Martinho

    Engraçado, há muito tempo que não via o meu ” consumismo ” 2,57 GB.
    Deve ser o que eu gasto a ler os vossos comentários aqui no SAPO e PPLWARE !

  10. Avatar de tiago
    tiago

    Ótima matéria. Só uma pequena correção, ess função já existia no 8 e ainda é mais organizada, através do gerenciador de tarefas em histórico de aplicativos, da pra acompanhar quanto cada app ou processo gasta em tempo real, e a soma total aparece direto no painel de conexao, assim como da pra zerar a contagem pelo botao excluir sem precisar ir nas pastas do sistemas e deletar manualmente 😉

  11. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Boas,

    há algo semelhante para poder ver/contabilizar o tráfego mas num hotspot ou num router?

    Obrigado